Equiloc

Veja como funciona a locação de equipamentos para obras

Veja como funciona a locação de equipamentos para obras

Quem trabalha com construção civil ou precisa comandar uma reforma em casa mesmo sem ser da área já deve ter se visto na dúvida entre comprar ou alugar as máquinas necessárias para a obra. A locação de equipamentos tem muitas vantagens, principalmente quando você vai fazer uso apenas pontual do maquinário.

Mas como saber onde alugar os materiais que você está precisando? Além de ter o suporte de um profissional experiente, é muito importante que você entenda como funciona o aluguel para tomar boas decisões. Quer fazer o melhor negócio e evitar problemas e prejuízos? Leia nosso post e saiba tudo sobre o assunto!

O que é a locação de equipamentos para obra?

É uma modalidade de negócio por meio da qual você adquire temporariamente um maquinário. Existem muitas empresas especializadas nesse serviço e, além delas, algumas construtoras também oferecem o aluguel de máquinas que estão paradas nos canteiros.

Por ser uma ótima opção para quem não precisa ou não pretende investir na compra de um equipamento, o mercado de aluguel está em crescimento. Sem dúvida, ele é o caminho mais viável para quem está fazendo uma reforma e não fará uso futuro de materiais de construção, como os andaimes utilizados na pintura de muros.

Como funciona o aluguel?

É uma relação comercial bem simples. Basicamente, você define os dias que precisa do equipamento e fecha contrato com a empresa de locação. Antes de escolher um fornecedor, é importante fazer uma pesquisa de mercado e pegar indicação com pessoas que já utilizaram esse serviço.

Além disso, conheça todas as condições de aluguel e escolha o melhor custo-benefício. Muitas empresas oferecem, por exemplo, o transporte do equipamento. Essa é uma vantagem interessante, já que você não precisará se preocupar em contratar um frete ou se responsabilizar sozinho pelo deslocamento da máquina.

A flexibilidade é uma condição muito importante nesse tipo de contrato. Se você já fez uma obra em casa, ou acompanhou familiares e amigos que fizeram, sabe que imprevistos sempre costumam acontecer para modificar o cronograma inicial. Assim, ao fechar um período de locação é essencial que o fornecedor seja flexível em relação às datas e ao número de produtos.

Que tipos de equipamentos podem ser alugados?

Qualquer um, desde pequenos aparelhos até grandes máquinas. Isso vai depender das necessidades da sua obra e da disponibilidade dos fornecedores. Como esse serviço vem crescendo nos últimos anos, não é difícil encontrar empresas que ofereçam o que você precisa.

Para decidir se é melhor comprar ou alugar um material, você deve pensar sobre a demanda atual e futura, além do custo das duas opções. Em geral, para o aluguel ser a opção mais econômica o valor do serviço deve custar menos de 60% do preço da máquina, caso você fosse comprar.

O ideal é que você conte com as orientações de um profissional da construção civil, pois ele poderá dizer quais são os equipamentos necessários e por quanto tempo eles devem ser alugados. Ele também pode ajudar muito na comparação dos orçamentos e da qualidade das máquinas oferecidas por cada empresa.

Quais são as vantagens desse serviço?

É mais barato do que comprar

Esse é um dos principais benefícios da locação de equipamentos. Ela promove mais economia do que a compra da máquina, já que a empresa fornecedora dilui o custo da aquisição nos diversos alugueis ao longo da vida útil do material.

Além disso, alugando um equipamento você também se livra de custos com a manutenção e com a depreciação dele. O fornecedor é o único responsável por manter a máquina em boas condições e atualizar seu catálogo.

Com todos esses pontos de economia, o aluguel com certeza otimiza o orçamento da sua obra. Nada mal, considerando que mesmo pequenas reformas costumam dar dores de cabeça com aumento dos custos, não é?

Tem mais variedade de equipamentos

Outra vantagem da locação de equipamentos é que você tem mais opções disponíveis para escolha. Se uma empresa de construção civil comprou um equipamento no ano passado e o mercado lançou uma variação mais moderna esse ano, ela provavelmente não pode se atualizar, pois a máquina adquirida anteriormente ainda está se pagando.

Isso não acontece com as empresas de aluguel, que podem atualizar suas opções mais frequentemente, oferecendo sempre equipamentos modernos para você. Tendo um amplo catálogo disponível, fica mais fácil conhecer mais equipamentos e saber qual se adequa melhor ao que você precisa hoje.

Conta com manutenção especializada

Se você não é da área da construção civil, dificilmente vai entender sobre o funcionamento das máquinas ou sua manutenção. Assim, comprar um equipamento poderia se converter em um prejuízo. Alugando, você pode atestar a qualidade da ferramenta e sabe que, caso seja necessário, o fornecedor realizará a manutenção.

Além de promover economia, esse serviço agrega mais segurança, protegendo você contra acidentes de trabalho. A empresa de locação se responsabiliza por equipamentos quebrados e pode realizar rapidamente o conserto ou a troca, caso ocorram problemas técnicos. Assim, você ainda evita mais atrasos na obra.

Evita desperdícios por subutilização

Cada vez mais as pequenas construtoras estão se rendendo à economia e trocando a compra pela locação de equipamentos. Isso porque há muito prejuízo financeiro em ficar com uma máquina parada no canteiro de obras. Além dela não estar compensando o valor que foi gasto com a aquisição, ficar muito tempo sem uso aumenta os custos com manutenções.

Assim, tanto para construtoras menores quanto para donos de casas em reforma, o aluguel é uma ótima opção. Você calcula exatamente o período que aquele material é necessário e paga apenas pelo uso que faz dele. É possível alugar uma ou mais unidades de um equipamento, dependendo do número de profissionais e do cronograma da sua obra.

Promove aumento da produtividade.

Com todos os benefícios citados até aqui, a locação de equipamentos sem dúvida aumenta a produtividade da equipe. Alugando o material ideal para a reforma, você conta com ferramentas modernas e em boas condições de uso, otimizando o trabalho de todos.

Além disso, você não terá prejuízos com subutilização de materiais ou com paradas na obra. É possível seguir o cronograma fielmente, locando as máquinas necessárias para cada etapa da obra em um número que seja suficiente para evitar a ociosidade de funcionários e garantir a qualidade do trabalho.

Agora você já sabe como funciona a locação de equipamentos e quais são os principais benefícios desse serviço. Procure sempre a opinião de um profissional de confiança, para ajudar você a fazer boas escolhas.

Para continuar bem informado, leia nosso post sobre a melhor opção entre alugar ou comprar betoneiras!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.