Equiloc

Veja quais são os tipos de tijolos que podem ser usados na construção

serra de bancada manuseada

Escolher quais materiais utilizar na sua obra nem sempre é uma tarefa fácil. No mercado atual, encontramos uma grande variedade de produtos disponíveis, cada um com aplicabilidade, funcionalidade e aparência distintas.

Os tipos de tijolos ou blocos de construção, por exemplo, podem variar muito em relação ao tamanho, à resistência mecânica, à aparência física e ao desempenho térmico, acústico etc.

Esses elementos construtivos são as peças principais para a execução da alvenaria, uma das principais etapas de uma obra. Sendo assim, devem ser criteriosamente escolhidos para garantir uma boa qualidade na construção final.

Neste artigo trouxemos informações essenciais para a execução dessa etapa. Confira a seguir os tipos de tijolos mais comuns no mercado e quais características e aplicações desses produtos você precisa conhecer.

Tijolo cerâmico

Os tijolos ou blocos cerâmicos são os mais utilizados nas construções comuns, em razão do seu baixo preço. Podem ser cozidos, apresentando uma cor mais clara, ou recozidos, com a aparência mais escura.

São materiais fabricados a partir da queima da argila vermelha ou comum. Os tamanhos são variados, mas geralmente se encaixam em 4 categorias:

  • 25 blocos por m²;

  • 20 blocos por m²;

  • 16,5 blocos por m²;

  • 12,5 blocos por m².

O peso varia conforme a dimensão do tijolo.

Esse tipo de elemento construtivo pode ter a função de vedar ambientes, atuando como parte da alvenaria de vedação, ou de suportar cargas, integrando a alvenaria estrutural.

Para o primeiro caso, não é necessário utilizar um produto com grande resistência mecânica. Já no segundo caso, o requisito mínimo é de 3MPa, sendo o de 6MPa o bloco mais comumente encontrado. No entanto, é possível adquirir blocos com resistência de até 18MPa.

Vantagens e desvantagens

Além das características mecânicas, os tijolos cerâmicos oferecem bom conforto termoacústico, absorvem menos água e podem ser usados com grandes juntas de dilatação.

Também são úteis para aumentar a produtividade da construção devido ao seu peso relativamente baixo (até 40% a menos do que os blocos de concreto), facilitando o transporte e o manuseio dentro do canteiro de obras.

Entretanto, essa mesma característica pode favorecer a quebra das peças e aumentar o desperdício do processo construtivo. Além disso, esses tipos de tijolos têm as desvantagens de serem peças irregulares e necessitarem grande quantidade de revestimento, pois não têm boa aderência à argamassa.

Em comparação aos blocos de concreto, 1m² de alvenaria estrutural de blocos cerâmicos pode representar uma economia de até 13%. Deve-se, no entanto, ter um bom controle sobre as quebras para diminuir o desperdício desses materiais e não impactar negativamente no custo total da obra.

Tijolo ou bloco de concreto

Os blocos de concreto são fabricados a partir da mistura de cimento, areia, agregado, aditivos e água. Durante o processo, esses itens são controladamente dosados e misturados para a obtenção de diferentes classes de resistência.

A mistura é vibrada e moldada, adquirindo o formato do bloco. Após alcançar determinada consistência, é feito o desmolde e o concreto é curado até atingir a resistência buscada.

Atualmente, os tijolos de concreto são classificados em classe A, B, C e D. As três primeiras classes se referem aos blocos estruturais, mas os blocos B e C só devem ser usados em alvenarias acima do nível do solo. A classe D tem a resistência mais baixa, e por isso é utilizada apenas para vedação.

As dimensões mais comuns para os blocos inteiros são:

  • 19 x 19 x 39cm;

  • 14 x 19 x 39cm;

  • 11,5 x 19 x 39cm;

  • 9 x 19 x 39cm.

São encontrados também como meio bloco, canaleta, compensador e 3/4 de bloco.

As resistências à compressão variam entre 4MPa a 30MPa, e os pesos ficam de acordo com o tamanho do bloco.

Vantagens e desvantagens

Em uma construção racionalizada, os blocos de concreto deixam a parede modulada, com boa integração com os elementos estruturais, e permitem a passagem de tubos e conduítes. São melhores em rendimento e redução do desperdício do que os cerâmicos.

No entanto, os blocos de concreto são mais pesados, dificultando o transporte e o manuseio no canteiro de obra. Além disso, esses tipos de tijolos têm desempenho térmico menor e, por absorverem muita água, a umidade pode se tornar um problema para a construção.

Tijolo maciço

O tijolo maciço é um tipo de elemento construtivo que não tem septos ou furos internos, sendo de formato retangular e com aplicações geralmente decorativas. Pode ser chamado também de tijolo aparente ou tijolo à vista.

É bastante utilizado aparente em paredes internas e externas, com o objetivo de tornar o ambiente mais rústico e aconchegante. Esses tipos de tijolos também podem ser encontrados em versões refratárias, com resistência às altas temperaturas, aos produtos químicos e ao impacto, para as aplicações que exijam esse desempenho — tais como em churrasqueiras, fornos etc.

O tijolo maciço é fabricado com argila e moldado por extrusão ou prensagem. É posteriormente queimado para atender às condições estabelecidas nas normas.

Esses tijolos são encontrados em três categorias: A, B e C. As resistências mínimas de cada uma das classes são:

  • A, de 1,5MPa;

  • B, de 2,5MPa;

  • C, de 4MPa.

O tamanho mais comum para esse tipo é o de 20 x 10 x 5cm, mas é possível encontrar dimensões diversas no mercado.

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem de utilização desse tipo de elemento é a boa aparência proporcionada, não sendo necessária a utilização de pintura, além das resistências química, térmica e ao impacto. Como desvantagem, os blocos maciços são muito pesados e em tamanho reduzidos, o que piora a produtividade do processo construtivo.

Tijolo ecológico

Os tijolos ecológicos são alternativas sustentáveis, confeccionados a partir de água, terra e cimento, e se diferenciam dos demais materiais por ter cura hidráulica, que não consome madeira para queima e não emite gases poluentes.

A proporção de cimento usada é pequena (10%) e o tipo de solo usado pode ser retirado, basicamente, de qualquer região. Há uma grande variedade de tamanhos disponíveis para esses blocos no mercado.

Vantagens e desvantagens

As resistências apresentadas por esses blocos não são muito elevadas, ficando em torno de 2MPa. A absorção média de água é abaixo de 20% e a variação dimensional é de mais ou menos 1mm.

No entanto, além das vantagens sustentáveis, os blocos ecológicos são geralmente fabricados em formatos que permitem o encaixe entre uma peça e outra sem a utilização de argamassa, o que se traduz em mais produtividade para obra e em redução dos desperdícios.

Ficou clara a necessidade de conhecer mais profundamente as características de cada tipo de tijolo disponível no mercado? A aplicação incorreta desse material pode ser muito prejudicial para o desempenho e para a qualidade da construção.

Agora, que tal compartilhar conosco um pouco mais sobre o que você sabe sobre os tipos de tijolos? Deixe um comentário neste post!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.