Equiloc

Você sabe como montar um cronograma de obra? Aprenda aqui

concretagem obra

Começar uma obra sem nenhum tipo de planejamento não é uma situação ideal. Com a ajuda de um cronograma de obra fica muito mais fácil conhecer os prazos, fazer o controle financeiro, programar compras e gerir a mão de obra. Com isso, a execução da sua obra se torna muito mais eficiente.

A falta de um cronograma de obra pode acarretar em desperdício de tempo e dinheiro, além de uso inadequado dos recursos. Para garantir que tudo vai correr como o esperado e sem sustos durante a sua obra, é fundamental fazer um bom planejamento — afinal, só podemos controlar aquilo que medimos.

Com o intuito de ajudar a resolver os seus problemas, vamos explicar o que é esse cronograma, a sua importância e dicas de como você deve montá-lo. Acompanhe!

O que é um cronograma de obra?

Vamos começar esclarecendo essa que deve ser a sua primeira pergunta. O cronograma de obra nada mais é do que um documento criado, geralmente em formato de planilha, com o objetivo organizar toda a execução da sua obra.

Nesse documento estão inseridas todas as etapas do seu projeto, sequenciadas e divididas em meses ou em semanas — variando de acordo com a duração da obra.

É muito importante conhecer bem o projeto, suas características, os objetivos e saber o tempo e a verba disponíveis. Um bom cronograma é aquele que tem todos os aspectos do projeto muito bem detalhados. Sabendo quando uma etapa começa e acaba, quais serão os materiais utilizados, o fornecedor escolhido, e qual atividade é mais crítica você consegue controlar melhor o andamento da obra.

Hoje em dia existem algumas ferramentas que auxiliam na montagem do cronograma, tornando tudo mais fácil e rápido. No entanto, não adianta montar o seu cronograma e não seguir o que foi estabelecido e planejado — e esse é um erro comum que se comete durante o planejamento e a execução de uma obra.

Por que é preciso fazer um cronograma de obra?

Como já vimos, esse documento é muito importante durante o planejamento da sua obra. O que alguém mais tem medo ao iniciar uma obra é que ela acabe durando mais tempo do que o previsto, afinal, isso gera um aumento de gastos significante.

Justamente para evitar esse tipo de situação existe o cronograma de obra, para que todos conheçam cada etapa do projeto e saibam tudo o que deve ser feito, em que tempo. Com um planejamento bem estruturado, qualquer etapa que sair “dos trilhos” pode ser rapidamente percebida e corrigida.

Em um gerenciamento de obra eficiente, é preciso medir para fazer um bom controle, e o cronograma ajuda nessa questão. Ele é peça fundamental no processo e não deve ser esquecido ou negligenciado.

Quais são os passos para montar um cronograma de obra?

1. Definir as atividades que serão executadas

A primeira coisa a se fazer ao iniciar o seu cronograma de obra é definir, detalhadamente, todas as atividades que serão executadas — isso vai dar uma ideia do tamanho do seu projeto e fazer com que fique mais fácil dimensioná-lo.

No entanto, você pode detalhar ainda mais o seu cronograma dividindo as tarefas em subtarefas. Dessa forma, ele fica bem mais rico em detalhes e mais fácil de ser controlado e entendido.

Para exemplificar, algumas tarefas podem ser:

  •  fundação e estrutura;
  •  concreto;
  •  serviços elétricos;
  •  alvenaria.

Lembre-se: você pode sempre recorrer aos modelos que já existem para verificar se não está se esquecendo de nada. No entanto, tenha em mente que cada obra é única e tem suas especificidades.

2. Sequenciar as atividades

Uma vez que você definiu quais atividades serão executadas, é hora de colocá-las em ordem cronológica de execução. Para que isso aconteça, você tem que saber quais atividades dependem de outras para serem executadas, pois essas só poderão começar quando as outras forem finalizadas.

Aqui é possível detalhar ainda mais as atividades listadas no item anterior, já que uma macroatividade pode ser dividida em diversas microatividades.

3. Estimar a duração de realização de cada atividade

Agora que suas atividades estão sequenciadas, chegou a hora de você estimar o tempo de duração de cada uma. É importante levar em consideração a sua capacidade de produção e a sua mão de obra disponível para o projeto. Uma boa estimativa leva todos os fatores em consideração, evitando dois problemas: estimar o tempo para mais ou estimar o tempo para menos.

Para garantir que o seu cronograma de obra vai ter atividades com duração bem definidas, você pode consultar outros cronogramas parecidos — mas também é válido levar em consideração que imprevistos sempre acontecem.

4. Desenvolver o cronograma

Esse é o momento de fazer uso das ferramentas que estão disponíveis no mercado para montar o seu cronograma. As mais conhecidas são o MS Project, o Primavera e o Excel. Todas elas vão oferecer um retorno graficamente do escopo do seu projeto.

Assim que os dados são inseridos na ferramenta que você escolher, o programa vai gerar uma linha temporal com todas as suas atividades, respeitando a duração de cada uma. Por meio dessa linha temporal você vai conseguir visualizar o seu “caminho crítico”, ou seja, as atividades sequenciais que não apresentam folga e, consequentemente, não podem sofrer atrasos.

Essas atividades devem ser monitoradas de perto para que ocorram exatamente como o estipulado no seu cronograma de obra. No entanto, as atividades que não estão no seu “caminho crítico” podem apresentar algumas folgas, dando a elas alguma tranquilidade para serem executadas.

5. Fiscalizar e observar as atividades

Todos sabemos que imprevistos acontecem durante uma obra. Por esse motivo, devemos acompanhar o andamento do nosso projeto de perto. Fiscalizar se as atividades estão acontecendo de acordo com o planejado é fundamental para o sucesso do projeto.

É preciso medir os resultados, verificando se tudo está ocorrendo conforme estabelecido no cronograma e se os prazos estão sendo cumpridos. Dessa forma você não vai ser pego desprevenido durante a obra.

Qual é a importância de não cometer erros na hora de montar o cronograma?

Até aqui mostramos como é importante fazer um cronograma de obra para o seu projeto. Dito isso, não custa reforçar que cometer erros na montagem do cronograma podem gerar vários problemas e dores de cabeça. Tire o tempo necessário para analisar todas as variáveis e economizar na sua obra por meio de um cronograma benfeito e sem erros.

Não trabalhe com prazos muito apertados, otimize todas as etapas que puderem ser otimizadas, garanta uma boa comunicação entre funcionários e também fornecedores. Tudo isso vai ser importante para minimizar os erros no seu projeto e garantir a conclusão da sua obra gastando apenas o necessário.

Agora que você já recebeu as nossas dicas e se sente seguro para montar o seu cronograma, não deixe de entrar em contato conosco para verificar qual é o melhor maquinário para a sua obra e sanar outras possíveis dúvidas!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.