Equiloc

Você sabe o que é diário de obra e qual a sua importância?

aluguel de andaimes ceu

Toda construção ou reforma costuma envolver uma série de processos. Nesse sentido, para dar conta de diversas etapas e concluí-las no prazo determinado pelo cronograma, muitos profissionais fazem uso de instrumentos que facilitam o acompanhamento. Um bom exemplo é o diário de obra.

Você já deve ter ouvido falar sobre esse recurso, mas realmente sabe qual é a sua finalidade e relevância? Acompanhe tudo neste post e tire as suas dúvidas!

O que é um diário de obra?

Como o nome indica, trata-se de um relatório detalhado diariamente. Serve para anotar tudo o que ocorre durante o desenvolvimento do projeto, incluindo os serviços executados, a disponibilidade de recursos, as condições do tempo, entre outros fatores.

Esse documento também é alimentado com informações sobre possíveis problemas que surgem ao longo dos trabalhos. Assim, qualquer imprevisto fica registrado e, em alguns casos, isso pode funcionar como justificativa para as alterações realizadas no cronograma.

Por conter descrições de várias situações e tipos de atividades (execução das fundações, levantamento de alvenaria, aplicação de acabamentos etc.), o diário de obra se torna uma fonte rica de dados que auxiliam na gestão do canteiro.

Por que adotar esse relatório?

Dada a sua importância, o diário de obra deve ser elaborado por todos os profissionais que atuam em obras e serviços da construção civil. Inclusive, a obrigatoriedade desse memorial foi determinada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Seu preenchimento pode ser feito pelo técnico ou engenheiro responsável. Em alguns casos, suas páginas são alimentadas em três vias: a da construtora, a do canteiro e a do cliente — demonstrando que todas as partes acompanharam o andamento dos trabalhos.

Mas a obrigatoriedade não precisa ser o único motivo para adotar esse relatório. Veja, a seguir, as vantagens proporcionadas pelo uso do diário de obra:

  • cumprimento de prazos: o acesso à lista de afazeres em ordem cronológica ajuda a controlar o tempo gasto pelas equipes em cada tarefa;
  • qualidade: o controle feito por meio do diário permite que os padrões técnicos sejam seguidos em cada projeto;
  • melhora do desempenho: o documento aponta quem fará cada serviço, desenvolvendo, assim, o senso de responsabilidade, que potencializa a produtividade dos profissionais;
  • maior transparência: o registro de cada procedimento permite que nenhum detalhe passe batido, evitando enganos e mensagens mal interpretadas;
  • garantia de melhorias: a montagem de um relatório completo gera oportunidades constantes de aprendizado. Assim, é possível identificar o que tem funcionado e o que precisa ser aprimorado no futuro.

Como preencher o diário de obra?

Esse documento pode ser físico (ficha/caderno) ou digital (planilha/software) e conter diferentes materiais para facilitar a interpretação do leitor. Portanto, vale fazer uso de textos, imagens e até vídeos, se necessário.

Como dito, a parte observada no canteiro de obras deve ser preenchida pelo técnico ou engenheiro que acompanha todos os trabalhos. Ainda que não exista um padrão para a montagem dos arquivos que farão parte do relatório, é importante incluir o máximo de dados possível.

Em geral, são inclusos os seguintes itens:

  • nome do empreendimento e de seu proprietário;
  • nomes de empreiteiras e construtoras, bem como suas atividades e encargos;
  • datas da obra (início e previsão de término);
  • identificação do responsável técnico;
  • posição física da construção no momento de cada visita técnica;
  • condição do tempo e quantidade de funcionários (incluindo terceirizados);
  • lista de maquinário, ferramentas e outros recursos utilizados;
  • atividades executadas e observações relacionadas a elas;
  • total de horas trabalhadas;
  • períodos de interrupção dos trabalhos com as devidas justificativas;
  • danos materiais e acidentes ocorridos durante os serviços.

Outros fatores considerados essenciais devem ser adicionados ao conjunto. O objetivo é compor um registro histórico que comprove cada ação realizada e sirva de base para a tomada de decisões importantes — antes, durante e após a obra.

Portanto, valorize esse instrumento incrível e não perca mais nenhuma informação relevante. Com um diário de obra completo, você sempre terá um material de consulta confiável para verificar se os resultados propostos foram alcançados.

Gostou do artigo? Caso queria acompanhar as nossas publicações em outros espaços, aproveite para seguir o nosso perfil nas redes sociais! Estamos no LinkedIn e no Facebook!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.