Equiloc

Você sabe o que é uma alisadora de concreto?

Você sabe o que é uma alisadora de concreto?

Seja durante a construção de um pequeno galpão industrial, seja na edificação de um shopping com centenas de metros quadrados, ficar atento à qualidade do piso e do acabamento é indispensável. Nesse contexto, ganha destaque a alisadora de concreto, um equipamento de engenharia com papel fundamental em qualquer obra. 

Conhecido também como acabadora de piso, esse equipamento é utilizado após o lançamento e o nivelamento do concreto. Ou seja, ele faz o acabamento do piso de maneira automatizada e no menor tempo possível.  

Por isso, continue a leitura para conhecer mais detalhes sobre o funcionamento dessa importante máquina e os benefícios para a obra!

O que é uma alisadora de concreto?  

Como já descrito acima, a acabadora de concreto é uma máquina que otimiza a etapa de acabamento do piso, após a colocação do concreto. Esse equipamento será usado, principalmente, se o material a ser usado na obra vier a ser de alta resistência.

A alisadora de concreto é usada em piso argamassado epóxi ou em pavimentos de concreto. O funcionamento é baseado na rotação de hélices que entram em contato direto com o piso, por isso o nome de alisadora. 

Ela pode ser encontrada no mercado com diferentes pesos. O uso correto, portanto, está diretamente ligado ao tamanho do piso a ser alisado, ao peso da máquina e à velocidade de rotação das pás. 

Como funciona esse equipamento?

Existem basicamente dois modelos distintos de acabadoras de concreto: a simples e a versão dupla. A alisadora simples trabalha apenas com um jogo de lâmina. Os movimentos de deslocamento são realizados manualmente, ou seja, há a necessidade de um operador para empurrá-la. 

Já a alisadora dupla, como o próprio nome sugere, funciona a partir da rotação de duas lâminas em conjunto. Assim, consegue varrer uma maior área de trabalho. Outra diferença em relação à simples é o fato de os movimentos de deslocamento serem automatizados. O operador, nesse caso, vai guiá-la sentado sobre a máquina.

Entretanto, a lógica de funcionamento é a mesma para ambos os modelos. Para a primeira aplicação, usa-se o disco de flotação (passado no piso geralmente de duas a três vezes). Após essa etapa, aplica-se uma lâmina combinada com 5 graus de regulagem — para eliminar os micropolos ainda presentes no concreto.

Por fim, utiliza-se uma lâmina de acabamento com o intuito de dar brilho e um aspecto melhor ao piso. São aconselháveis 3 aplicações com diferentes regulagens nessa etapa: 5 graus, 10 graus e 15 graus. Vale destacar também que é necessário elevar a velocidade da máquina na terceira e última passada (regulagem de 15 graus).

Quais são os principais modelos de alisadora?

Os modelos de alisadora de concreto, usualmente, são classificados de acordo com o diâmetro da hélice. Geralmente movidas por um motor de 4 tempos a gasolina, as acabadoras de piso mais comuns são as que têm as pás com o dimensionamento de 24″, 36″, 48″ e 60″.

Desse modo, quanto maior a hélice (ou o número delas), maior também a produtividade alcançada pelo equipamento, pois a área de trabalho nesse caso é aumentada. 

As alisadoras de 24 polegadas por serem menos robustas são utilizadas, muitas vezes, para o acabamento nos cantos de parede e em pequenas áreas de trabalho em geral. Já para os grandes galpões e outras obras de maior porte, onde há a combinação de extensas áreas com piso de alta resistência, aplicam-se os modelos de 36″, 48″ e 60″.

Existem vantagens no uso desse equipamento?

São inúmeros os benefícios proporcionados por esse equipamento de engenharia. Veja alguns deles a seguir:

  • otimiza o serviço e traz economia de tempo. O trabalho de alisar concreto pode ser feito manualmente, entretanto, ao utilizar uma máquina, é possível garantir agilidade e um melhor acabamento;
  • reduz consideravelmente a mão de obra, pois uma única máquina operada por apenas uma pessoa é capaz de substituir o trabalho de muitos colaboradores;
  • exerce elevada pressão sobre piso, característica essa essencial para alcançar um bom acabamento;
  • tem fácil manuseio, com a possibilidade de troca das pás, de regulagem de inclinação ajustável e de trabalho em diferentes rotações;
  • é relativamente leve e eficiente, com modelos de apenas 90kg;
  • requer baixo custo de manutenção quando utilizada e conservada da maneira correta (o que envolve, principalmente, a limpeza após o uso para evitar acúmulo de concreto endurecido nas hélices e no eixo de rotação e a verificação do nível de óleo do motor). 

Quais as principais medidas de segurança?

Por ser um equipamento que funciona à base de elevada rotação de hélices, bem como a emissão de intensos ruídos, é preciso atentar-se para algumas medidas de segurança durante a utilização da alisadora de concreto. 

Inicialmente, todos os colaboradores que atuam na região de trabalho desse equipamento, obrigatoriamente, devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). 

O abafador de ruídos para a proteção sonora, bem como o uso do capacete são essenciais para a segurança dos colaboradores, principalmente, para quem conduz a alisadora de concreto. Sinalizar a área com indicação de máquinas em funcionamento no local também faz parte das medidas preventivas. 

Outra forma de garantir a segurança é em relação às hélices. Como descrito no texto, as etapas de alisamento demandam diferentes pás. Ao trocá-las, o colaborador deve se certificar de que o motor esteja desligado para evitar acidentes de trabalho na obra.    

Como adquirir uma alisadora de concreto? 

O ramo da construção civil, geralmente, é movido por temporadas e especificidade, ou seja, a quantidade e particularidade das obras variam constantemente. Desse modo, muitas construtoras optam por alugar grande parte dos equipamentos a serem usados em cada obra. 

Essa prática se mostra mais viável economicamente para muitas empresas e ganha tendência no mercado de construção. Para a alisadora de concreto não é diferente. Há variadas opções de locações disponíveis no mercado de pequeno, médio e grande porte. 

Portanto, fica clara a relevância de se adquirir uma alisadora de concreto, visto que as vantagens envolvem pontos cruciais acerca de uma construção: elevada produtividade e economia de recursos financeiros. Em outras palavras, não é considerado como um custo, mas sim um investimento.

Você achou interessante este conteúdo? Então, visite o site da Equiloc e conheça também outros equipamentos de construção para locação. 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.