Equiloc

Voltagem de equipamentos: quais as diferenças de 110V e 220V

terraplanagem terra

É fundamental verificar a voltagem de equipamentos antes de plugá-los na tomada. Isso porque o seu número está relacionado à quantidade de tensão que passa pela rede elétrica e chega até a máquina, de modo que ela possa funcionar corretamente.

No Brasil, os dois padrões mais comuns são 110 V e 220 V. A maior parte do país utiliza a tensão menor, mas alguns estados empregam a versão de 220 V. Há ainda os itens bivolt, ou seja, que funcionam em qualquer rede.

Como resultado desse cenário, os usuários comuns podem ficar na dúvida sobre qual é a diferença entre as duas voltagens. Então, para esclarecer essa questão, trouxemos neste post as principais distinções quanto à voltagem de equipamentos. Continue lendo e entenda melhor o assunto!

Quais são as diferenças entre equipamentos de 110 V e 220 V?

Basicamente, a voltagem (ou tensão) corresponde ao esforço que é feito para que a movimentação dos elétrons gere a energia necessária para o funcionamento de dispositivos eletrônicos. Em outras palavras, a tensão de um equipamento é a “força” que “empurra” os elétrons da corrente.

Esse volume de energia utilizado pode ser chamado de potência, que é a “intensidade” com a qual um equipamento atua. Para atingir a mesma potência, uma corrente maior precisa de uma tensão menor — e vice-versa. Assim, uma máquina de 110 V tem uma voltagem menor, mas uma corrente mais elevada. Já uma de 220 V tem maior tensão, mas uma corrente menor.

Para ilustrar isso, imagine as tomadas como torneiras, em que será avaliada a velocidade da água que sai (a voltagem) e o volume desse água (a corrente).

Na hora de encher dois potes iguais (a potência) no mesmo tempo, uma torneira com velocidade elevada de vazão não exigirá tanto volume de água. Já a torneira que apenas goteja precisa de uma corrente maior para compensar a falta de velocidade, certo?

Quanto aos equipamentos eletrônicos é o mesmo. Para efeitos práticos, a única coisa que muda, de fato, entre os aparelhos 110 V e 220 V é a corrente que passa nos fios — no caso dos de 110 V, esse valor é maior.

Isso, contudo, gera três pequenas diferenças, que são:

Geração de calor

Quanto mais corrente passa por um fio, maior é o calor dissipado nessa região. Nos equipamentos de 220 V, como a corrente é menor, o volume de calor perdido nos fios também é menor. É por isso que certos elementos, como secadores, são mais eficientes se forem de 220 V.

No caso da tensão de 110 V, há um volume elevado de calor conduzido. Assim, há a exigência de fios mais grossos, para evitar o derretimento ou acidentes, por exemplo.

Riscos de choque

Desde que sejam observadas as condições de funcionamento e as boas práticas de segurança, tanto faz se um equipamento é 110 V ou 220 V. Ainda mais os dispositivos mais modernos, que oferecem proteção ampliada contra choques e outras descargas.

Ainda assim, em situações atípicas, sofrer um choque de 110 V é duas vezes menos intenso do que um de 220 V. Então, desse ponto de vista, um aparelho de tensão menor se mostra menos perigoso em condições especiais.

Sobrecarga de rede

Os aparelhos 220 V puxam um volume menor de corrente de uma vez, o que faz com que solicitem menos da rede elétrica. Embora o consumo geral não seja diferente, o impacto é ligeiramente menor do que o apresentado pelos equipamentos de 110 V.

Como os aparelhos de tensão menor exigem maior volume de corrente, há uma chance um pouco maior de haver a sobrecarga da rede. Em alguns casos, isso é algo que pode desarmar o disjuntor ou causar a exigência de reparos.

Como a voltagem de equipamentos influencia o funcionamento?

Como a única diferença diz respeito ao uso de tensão e de corrente, o funcionamento dos aparelhos não é afetado por esses números. Trata-se apenas de uma característica que considera certos aspectos, como estado da rede, utilização do equipamento e nível exigido de segurança. Assim, ambas as decisões são favoráveis.

Se você faz questão de um item que funcione com mais intensidade ou que aguente uma carga maior, então é preciso pensar em trocar a potência. Do contrário, não serão sentidas diferenças robustas na escolha de tensão.

Qual é a voltagem mais indicada para obras e residências?

Quando se fala em obras de pequeno e médio porte e uso de equipamentos nas residências, a indicação da voltagem depende das preferências e das qualidades da rede. No Sudeste do Brasil, por exemplo, a voltagem de 110 V domina a infraestrutura. Então, o melhor é investir nessa opção.

Contudo, se a obra vai exigir uma grande quantidade de itens ligados ao mesmo tempo, pode ser melhor optar pelo 220 V, se for possível. Assim, há menores riscos de sobrecarga.

Por padrão, é comum que equipamentos de uso mais intenso sejam escolhidos como 220 V, já que isso garantiria menor sobrecarga e uma necessidade menor quanto ao diâmetro dos fios.

Há variações no consumo de energia?

O que faz um aparelho usar mais energia elétrica não é a sua corrente ou a sua tensão, e sim a sua potência. Quanto mais potente for o item, maior é a quantidade de energia que ele utilizará da rede, o que gerará um aumento na conta de luz.

Ao avaliar a voltagem de equipamentos, portanto, não existe um que seja muito mais econômico do que o outro. Se as condições da instalação forem adequadas, o consumo será igual em ambas as escolhas.

Por solicitar uma corrente menor, os aparelhos de 220 V são levemente mais econômicos. Mas, a menos que se trate de um consumo em larga escala, essa diferença quase não é notada. Então, esse não deve ser um critério de decisão.

Como escolher na hora de alugar?

Ao alugar equipamentos para a obra, é fundamental conhecer quais são as características da rede. Verifique, em primeiro lugar, qual é a tensão aceita. Ligar um aparelho de 110 V em uma área 220 V, por exemplo, pode gerar acidentes ou, no mínimo, não levará ao funcionamento adequado.

Considere também quais são as qualidades da rede. Fios antigos e com muitas emendas geram fuga de corrente e aumento dos custos na conta de energia elétrica. Para diminuir esse desperdício, os aparelhos de 220 V são uma boa pedida, bem como se os fios forem muito finos.

Veja, ainda, se o equipamento gera calor. Um item que funciona à base do aumento de temperatura, provavelmente, obterá maior economia se a voltagem for mais elevada. Assim, para economizar e conquistar um desempenho melhor, deixe o 110 V de lado e escolha a outra opção.

Por fim, se tiver quaisquer dúvidas, não hesite em procurar profissionais capacitados, como um arquiteto ou engenheiro. Ele poderá dizer qual é a alternativa que se encaixa melhor nas suas necessidades, o que facilitará o aluguel.

A diferença na voltagem de equipamentos, como vimos até aqui, é bastante pequena e não influencia o rendimento das máquinas. Entretanto, ao considerar as características da rede, você deve usar estas dicas para fazer a melhor escolha na hora de alugar elementos.

Gostou deste post? Agora, para ter uma obra segura e com equipamentos com as qualidades de que você precisa, entre em contato com a Equiloc e veja como podemos lhe ajudar!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.