Em vista da crise hídrica dos últimos anos no país, as construtoras e empresas do setor ligadas à gestão de canteiros de obras têm buscado soluções alternativas e procedimentos para otimizar o aproveitamento da água e evitar desperdícios.
Infelizmente as construtoras, historicamente, têm uma média de taxa de desperdício de recursos de 20% a 30%. Isso vale dizer que para cada 10 empreendimentos construídos, poderiam ser erguidas outras 3 unidades. Atividades com as máquinas de corte e a produção de cimento são exemplos de processos que consomem grandes volumes de água.
Os dados mostram que 16% da água consumida no mundo são de atividades ligadas à construção civil. O baixo valor percentual no custo da construção é um dos principais fatores para a não conscientização sobre o tema.
O surgimento de novas tecnologias, a pressão exercida pelos consumidores e o surgimento de novas regras da legislação estão incentivando várias empresas a buscarem alternativas para a redução de desperdícios e do impacto ambiental. O conceito de sustentabilidade tem se tornado um tema frequente entre os gestores, mas ainda estamos longe de uma situação ideal.
Há, também, um importante papel das prefeituras e do governo em fomentar as atitudes sustentáveis no canteiro de obras por meio de incentivos à utilização de prática alternativas.
As ações para o uso consciente da água podem ser aplicadas em várias etapas do processo de construção, desde o planejamento e execução até a demolição. Dessa forma, é preciso dedicação do time gestor para implantação dessas práticas. As empresas que fazem uso de soluções sustentáveis para utilização da água garantem que o custo para adoção é muito insignificante se comparado aos ganhos.
Separamos abaixo alguns pilares para o uso consciente da água nos canteiros de obra, confira:
Reutilize a água
A reutilização de água ainda é a principal atividade para a economia de água. Estoque água utilizada em certas atividades para ser reaproveitada em outros processos como, por exemplo, a descarga em banheiros, lavagens de materiais e até na alvenaria. Existem empresas que também estão comprando água de reuso de caminhões-pipa como recurso alternativo.
Faça a captação de água da chuva
A instalação de um sistema de captação de água da chuva é também um excelente recurso para a utilização consciente do recurso. Entretanto, essa água não é potável e deve ser utilizada somente na descarga em bacias sanitárias, limpeza de pisos, garagens, rega de jardins e uso em equipamentos para resfriamento de máquinas.
Aluguel de equipamentos
A locação de equipamentos para construção civil também é uma atividade que pode influenciar na economia dos recursos hídricos. Os equipamentos alugados são comumente mais modernos e atualizados, portanto, mais preparados para a utilização eficiente dos recursos, minimizando o desperdício.
Poço artesiano
A utilização da água do poço artesiano no canteiro de obras está atrelada a uma autorização do poder público, dessa forma, é preciso solicitar a licença para a realização da perfuração e outorga. É preciso, entretanto, avaliar a qualidade da água previamente para a sua utilização.
Quais práticas você tem adotado na sua obra para economizar água? Conte pra gente nos comentários abaixo!