Se você tem um imóvel antigo, essa dúvida pode surgir e, para chegar a uma boa conclusão, é preciso observar alguns aspectos importantes. Em primeiro lugar, a idade não é o principal fator determinante.
Um imóvel, na verdade, pode ser considerado antigo quando seu desempenho deixa de atender aos usuários. Por isso, as manutenções periódicas são fundamentais para manter o imóvel sempre em condições adequadas e evitar a necessidade de grandes intervenções no futuro.
Quando você deve reformar
Mesmo um imóvel com 30 anos de uso ou mais, se tiver recebido os cuidados adequados, como pintura da fachada a cada três anos e revisão do rejunte de azulejos, continuará atendendo bem aos moradores. Existem, porém, duas intervenções de grande porte que precisam ser feitas a cada 30 anos, aproximadamente: substituição das instalações elétrica e hidráulica. As construções que têm essa idade hoje, por exemplo, possuem canos de ferro galvanizado, tecnologia da época com vida útil de 15 anos. Atualmente, o material mais indicado é o PVC. A parte elétrica também merece atenção especial. Como não existia TV a cabo e internet, a estrutura de um imóvel de 30 anos não está preparada para receber tais instalações.
Quando é melhor começar do zero
Em relação à parte estrutural, as diferenças de tecnologia e materiais não são tão grandes. Mas se você quiser remodelar os ambientes, derrubando paredes e trocando telhados, pode ser mesmo o caso de iniciar uma nova construção. Em caso de significativas mudanças na fundação e na alvenaria, que representem muitas alterações na planta original, vale pensar em demolir o imóvel e começar do zero. Mas principalmente no momento atual de contenção de despesas, é muito importante levar em conta os custos. Por isso, faça orçamentos detalhados e compare sempre. Outra dica para garantir uma análise segura da melhor opção é contar com o apoio de profissionais. O mais recomendado é procurar um engenheiro calculista, especializado em projetos estruturais.
Equipamentos mais utilizados nas reformas
Você percebeu que não precisa de intervenções tão pesadas e nem quer ter grandes gastos, então optou por fazer melhorias mais simples no seu imóvel.
Chegou a hora de avaliar os equipamentos necessários para tirar o projeto do papel. Confira alguns que não podem faltar na sua reforma.
– Andaimes: a principal função de uma estrutura composta por andaimes é a de fornecer o acesso a áreas mais elevadas e servir como uma plataforma, criando uma área de trabalho com maior mobilidade. Neste artigo você pode conferir tudo sobre eles.
– Marteletes: são equipamentos úteis para diversos tipos de demolição e corte, que absorvem mais impacto e exigem menos aplicação de força na execução do trabalho. Também temos um artigo completo sobre eles.
– Betoneiras: equipamento para misturas de concreto, cimento e argamassa para os mais diversos fins e aplicações. Com o auxílio deste equipamento é possível, por exemplo, produzir uma mistura de reboco em menos de 15 minutos. Clique aqui e saiba mais sobre eles.
Para alugar estes e outros equipamentos, como réguas vibratórias, plainas, lixadeiras, esmerilhadeiras e serras tico-tico, procure a Equiloc. Oferecemos um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil. Peça aqui o seu orçamento e comprove!