O bom andamento de uma obra é resultado de diversos fatores interligados, entre eles a mão de obra e também os equipamentos funcionando perfeitamente. Prezar a segurança dos funcionários é primordial para que não haja imprevistos que possam atrasar a entrega do projeto.
Nesse sentido, também é importante observar o funcionamento das máquinas que eventualmente são usadas nos canteiros. O ramo de segurança do trabalho destaca a manutenção preventiva de equipamentos, com o objetivo de evitar ou reparar falhas nas máquinas.
Assim, é possível garantir a integridade física não só dos operadores, mas do maquinário em si. Para que você fique por dentro desse assunto, preparamos um guia sobre manutenção de máquinas e equipamentos que devem ser adotadas para evitar danos e assim permitir que tudo corra como o previsto. Confira!
Tipos de manutenção
O cronograma e o tipo usado variam de acordo com as empresas. Para garantir uma obra mais segura, é bom certificar-se de que os dispositivos passem ao menos por um dos seguintes modelos de manutenção:
Manutenção preditiva
Essa prevenção é feita com o auxílio de programas que analisam o desempenho da máquina em uso, apontando os aspectos que podem vir a causar falhas futuramente. A manutenção preditiva é muito eficaz, pois garante que se tome providências assim que o mau funcionamento é detectado.
Prevendo o defeito, possíveis acidentes com os operadores são evitados e assim, o cronograma da obra é respeitado. Além disso, o índice de periculosidade do equipamento reduz consideravelmente. Um ponto negativo nesse acompanhamento é que nem todas as máquinas possuem esse tipo de mecanismo.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva, como o nome já sugere, acontece com o intuito de prevenir acidentes ou a parada do equipamento em virtude de danos. Ela deve ser planejada periodicamente, por isso também é chamada de “parada programada”.
Na parada programada são realizadas a limpeza das máquinas e também o reparo das peças que já dão indícios de falhas ou apresentam avarias. Esse procedimento de segurança do trabalho gera também redução de custos e aumenta consideravelmente a segurança dos operadores das máquinas.
Manutenção corretiva
Essa modalidade de prevenção acontece depois da ocorrência do dano. Ela visa corrigir o defeito, substituindo as peças quebradas. De todas as categorias, esta é sem dúvida a mais onerosa para o empresário. Principalmente quando o defeito desencadeia não só a parada da máquina, mas também algum dano físico a quem a opera.
Além disso, o andamento da obra é comprometido, pois a máquina ficará parada pelo tempo necessário para a substituição das peças. É muito importante também executar testes no equipamento para certificar-se de que o dano está corrigido e não há perigo para o operador.
Manutenção Produtiva Total – TPM
A manutenção produtiva total é um sistema mais complexo e completo de gestão de equipamentos. Ele identifica erros que causam perdas não só na produtividade, mas também nos processos administrativos.
Esse modelo visa a eficácia máxima do dispositivo, contando com um sistema de manutenção produtiva. Todos os setores que planejam, usam e mantêm os equipamentos da empresa são incluídos nesse processo.
Assim, a organização como um todo fica focada em prevenir perdas e assegurar que não haja falhas, defeitos e consequentemente, zero acidentes. Em termos práticos, se todos os setores da empresa conhecem detalhadamente o maquinário, é possível extrair o máximo de produtividade do equipamento.
Detalhes a serem observados na manutenção de máquinas e equipamentos
A manutenção do maquinário de um canteiro de obras é uma das partes mais importantes neste processo. Seja em qualquer um dos tipos citados, é sempre bom observar os seguintes detalhes:
Limpeza
Em canteiros é bastante comum que ferramentas e dispositivos fiquem cobertos com poeira e outros tipo se sujeira como massa ou cimento. É fundamental que após o turno de trabalho ou pouco antes dele acabar, os funcionários façam a limpeza do material. Isso porque areia, cascalho e outros podem corroer peças e causar acidentes.
Lubrificação
Lubrificar as peças é fundamental para garantir uma longa vida útil do equipamento, pois evita o desgaste das mesmas em função do atrito e das partículas que se dispersam durante a obra.
Manutenções periódicas
Diariamente ou conforme o necessário, os aparelhos devem passar por manutenções para garantir a segurança do pessoal e também a integridade do maquinário.
Planejamento é fundamental para economizar na obra
Vale lembrar que, com um bom planejamento, não é preciso se envolver com todos esses processos preventivos. Por exemplo, terceirizar os equipamentos é uma opção viável e vantajosa, que elimina toda esta preocupação com manutenção, sendo um item a menos em meio a tantos outros que envolvem uma obra.
Além disso, não é preciso parar totalmente a obra em caso de máquina quebrada, pois ao optar por alugar os equipamentos, o contratante terá assistência em tempo integral. Assim, a substituição imediata fica a cargo da empresa contratada, sem que seja necessário parar a obra e aguardar até o conserto.
Certifique-se de que a empresa contratada oferece variedade de produtos
É importante avaliar a empresa também pela variedade de produtos que ela oferece para as diversas fases da obra. Com uma vasta gama de material que cubra a obra desde a fundação até os acabamentos, o construtor reduz consideravelmente o tempo com a busca por equipamentos e a construção correrá conforme o cronograma.
Fazer uma obra com custo reduzido passa também pela atenção ao bom funcionamento dos equipamentos e a observação de práticas seguras no ambiente de trabalho. Obra 100% segura significa mais produtividade. Busque uma empresa que atenda esses requisitos e também seja flexível nas negociações de prazos e pagamentos.
Para evitar qualquer tipo de problema, alugue os equipamentos com uma empresa de qualidade, que garanta a integridade das máquinas e sua rápida substituição em caso de problemas. Importante observar também se a empresa costuma entregar os equipamentos revisados e em perfeitas condições de uso.
E você? Está precisando encontrar uma empresa de qualidade que mantenha o maquinário sempre atualizado e se responsabilize pela manutenção de máquinas e equipamentos, além oferecer material de qualidade para a sua obra? Deixe seu comentário no post!