Em algum momento você já deve ter ouvido falar sobre a soldagem. Ela nada mais é do que um processo de fabricação que une dois metais materiais diferentes e, na maioria das vezes, são metais.
Esse procedimento pode ser realizado através de chama de gás, um arco elétrico, um laser, um feixe de elétrons, um processo de fricção por ultrassom, entre outros. Normalmente, a energia necessária para unir duas peças de metal provém de um arco elétrico.
Como se trata de um método que exige cuidado e atenção, é fundamental utilizar técnicas de segurança para evitar qualquer tipo de acidente, como por exemplo: queimaduras, descargas elétricas ou sobre-exposição à luz ultravioleta.
No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre a soldagem, os seus tipos e as medidas de segurança importantes.
O que é Soldagem?
Como falamos brevemente acima, a soldagem é a maneira mais econômica e eficiente de juntar metais permanentemente, ou seja, é a única forma de unir dois ou mais pedaços de metal para transformá-los em uma peça única.
Até o século 20, a técnica era feita através de um processo chamado de soldagem forjada, que consiste em aquecer as peças a serem consertadas e depois martelar até que elas se unam.
Contudo, com o avanço nessa área, o processo foi se tornando cada vez mais fácil e rápido, até chegar ao modelo que é realizado hoje em dia.
Para que serve soldagem?
A soldagem serve para unir dois materiais por meio de solda, tornando-os um só, e apresentando versatilidade e fácil operação.
Como a união das peças industriais deve ser permanente, alguns tipos de máquinas de solda possuem maior facilidade de inversão na corrente elétrica e, consequentemente, maior economia da energia elétrica.
Quais os tipos de processos de soldagem?
Existem, basicamente, três tipos de processos de soldagem. Abaixo falaremos um pouco mais sobre cada um deles.
Eletrodo Revestido (Arco Manual)
A solda com eletrodo revestido é o método mais utilizado pelos soldadores, devido a sua facilidade. Ela oferece uma maior flexibilidade quando comparada aos demais tipos de solda e pode ser realizada em locais de difícil acesso ou mobilidade.
Normalmente, ela é utilizada na fabricação e montagem de diversos equipamentos e estruturas, já que permite soldar uma grande variedade de materiais, como por exemplo: aço inoxidável, ferro fundido, alumínio, cobre e níquel.
TIG
A soldagem TIG é um pouco mais complexa e exige conhecimentos do operador, pois é um processo muito complexo.
Este método costuma ser empregado para realizar trabalhos de alta qualidade quando um padrão de acabamento superior é necessário, sem que se faça uso de limpeza excessiva por lixagem ou moagem.
MIG/MAG
A soldagem MIG/MAG é o tipo mais usado e também considerado o mais facilmente dominado para uso industrial e doméstico. Ele é adequado para fusão de aço suave, aço inoxidável e alumínio.
Neste tipo de processo de soldagem, é utilizado um gás blindado ao longo do eletrodo de arame, que aquece os dois metais a serem unidos. Para isso, uma fonte de energia de tensão constante e corrente contínua é necessária.
Medidas de segurança na soldagem
Para garantir a segurança do soldador, uma série de equipamentos de proteção individual (EPIs) são recomendados para uso enquanto ele estiver operando. Veja abaixo quais são eles:
- Luvas: elas servem para proteger as mãos e são, geralmente, feitas com raspas de couro;
- Avental: para proteção do tronco, confeccionado em raspa de couro ou aluminizado;
- Mangas e ombreiras: também feitas de raspas de couro, servem para a proteção de braços e ombros;
- Touca: para proteção da cabeça e do pescoço contra o calor excessivo durante as atividades realizadas. Deve ser fabricada com tecido de alta qualidade, capaz de impedir que fagulhas atinjam a pele e causem danos à integridade física do soldador;
- Botas: com biqueira de aço e perneiras com polainas, a fim de cobrir o peito dos pés e proteger contra fagulhas e respingos que possam entrar pelas aberturas existentes nas botinas;
- Máscaras ou escudos: eles servem para a proteção facial e possuem lentes que filtram as radiações infravermelhas e ultravioleta, além de atenuar a intensidade luminosa. É um dos equipamentos mais fundamentais na soldagem, evitando queimaduras ou outros acidentes mais graves. Além disso, ela também contribui para que os olhos do trabalhador sejam protegidos pela alta luminosidade;
- Óculos de proteção: o modelo ideal para esse tipo de trabalho é o transparente com proteção lateral, pois possibilita uma melhor visão para o soldador, sem colocá-la em risco;
- Vestuário: as roupas do soldador devem ser de tecido não inflamável e estar sempre limpas, secas e isentas de graxa e óleo para evitar que peguem fogo com facilidade. Elas também não devem causar prejuízos à movimentação do soldador.
- Abafador de ruído: por possuírem um formato de concha revestida por espuma, ele consegue abafar de forma muito mais eficientes ruídos externos, garantindo maior segurança e evitando doenças ocupacionais.
É importante ressaltar que, além desses cuidados com a proteção individual, o operador também deve ficar sempre atento ao ambiente, a fim de evitar erros ou provocar acidentes a terceiros.
No ramo de soldagem, também são essenciais os equipamentos de proteção coletiva. A principal função deles é proteger toda uma equipe ou setor. Um ótimo exemplo disso são as cortinas de solda. Elas servem para eliminar a radiação dos raios ultravioleta, extremamente perigosos para os olhos, além de minimizar o clarão do arco de solda.
Normalmente, são instaladas próximo aos maquinários e são fabricadas em tecido anti-chamas, o que garante também proteção contra incêndios.
Onde alugar máquina de solda?
Se você deseja alugar uma máquina de solda, na Equiloc oferecemos a locação de diversos tipos de equipamentos para a construção, com garantia de qualidade, atendimento preparado e logística ágil, e o máximo em comodidade.
Equiloc
Para quem pretende alugar uma máquina de solda, na Equiloc é possível encontrar a melhor opção para atender a todos os tipos de necessidade.
Isso sem falar que oferecemos um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil. Tudo para que os nossos clientes tenham o máximo de comodidade para realizar suas locações.
O nosso time de atendimento é altamente qualificado, eficiente e ágil para encontrar o que você precisa ou solucionar dúvidas. Também disponibilizamos uma frota exclusiva e motoristas à disposição para os serviços de entrega, coleta e manutenção em nossos equipamentos.
Entre os principais benefícios de alugar uma máquina de solda com a Equiloc, para que você possa realizar o seu trabalho com total segurança, estão:
- Não é necessário ter um espaço específico para estocar o equipamento quando o mesmo não estiver em uso;
- Pague pelo equipamento apenas pelo tempo que usar;
- Caso aconteça algo com a máquina de solda, você não precisa parar o seu trabalho por muito tempo, pois é possível substituir por outra;
- Toda a manutenção do equipamento fica sob responsabilidade da locadora.
Entre em contato conosco agora mesmo e faça um orçamento sem compromisso!
Conclusão
Como falamos ao longo do texto, a soldagem foi se tornando muito popular após o século XX, quando o processo se tornou mais ágil e fácil, até chegar ao que é feito atualmente.
Essa técnica é considerada a forma mais econômica e eficiente de juntar metais permanentemente, que nada mais é do que unir dois ou mais pedaços de metal para transformá-los em uma peça única.
No entanto, o soldador deve tomar muito cuidado ao realizar o trabalho, para que não coloque em risco a sua vida ou de outra pessoa que esteja trabalhando no mesmo ambiente.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Equiloc!