Equiloc

Mandril: o que é, para que serve, tipos de mandril e faixa de preço

mandril operario

Grandes reformas ou mesmo pequenas intervenções para melhorar a casa costumam exigir equipamentos que, muitas vezes, não fazem parte do kit básico de ferramentas do cidadão comum ou mesmo do pequeno empreiteiro.

Aliás, com tantas opções de ferramentas no mercado fica difícil saber exatamente para o que cada uma delas serve e quais delas são realmente essenciais durante a execução de um trabalho.

O mandril, por exemplo, é uma das ferramentas mais importantes para quem planeja trabalhar com furadeiras.  Com este acessório, você transformará sua furadeira em uma ferramenta multifuncional, capaz de implementar novas funções em seu equipamento, como perfurar e parafusar.

Parar no meio de uma tarefa só pra trocar de ferramenta é algo que ninguém gosta. Sendo assim, se você trabalha com furadeiras, o mandril é algo que evita estas interrupções.

Veja a seguir dicas e informações que você precisa saber sobre esses acessórios.

O que é o mandril?

mandril operario

O mandril é um utensílio cilíndrico responsável por manter os acessórios necessários para realizar o trabalho. Normalmente, o mandril é utilizado para brocas de perfuração e impacto, pontas de parafusadeiras e escovas. A qualidade do mandril será proporcional à estabilidade que ele oferece enquanto você trabalha.

Ou seja, os mandris são elementos que se adaptam e transformam sua ferramenta. Por exemplo, uma pequena furadeira de bateria não tem capacidade para brocas maiores. Mas, se você adicionar um mandril, poderá usar qualquer tamanho de broca sem problemas.

Os melhores mandris são aqueles que oferecem o melhor controle da máquina. E sabendo-se que o mandril é usado para conectar brocas maiores às furadeiras, com ele você pode conectar pontas e brocas entre 3 e 25mm.

Eles são acessórios muito simples e você pode usá-los em tarefas profissionais e domésticas.

Para que serve o mandril?

O mandril serve para muitas funções, principalmente se você pretende expandir a variedade de tarefas a serem executadas com a furadeira.

Uma delas é quando a broca ou utensílio que você deseja usar não é compatível. Outra utilidade do mandril é quando as brocas são maiores que a capacidade do mandril da própria máquina.

Quanto à compatibilidade, é importante saber qual sistema de ancoragem a sua furadeira utiliza. Existem dois sistemas: padrão e SDS (Slotted Drive System), e partindo desta base, você saberá quais necessidades deve atender. Se você possui um mandril padrão, poderá utilizar quase todas as brocas, exceto as SDS, e vice-versa. Entraremos em mais detalhes no decorrer do artigo.

Mandril para furadeira

mandril pontas

O mandril para furadeira que você precisa vai depender de algumas características: o tipo de furadeira e da broca que você pretende usar. Além disso, o material no qual você trabalhará é que irá definir esse aspecto, pois há variações entre uma broca de metal, uma madeira ou uma de concreto.

Existem dois tipos básicos de mandril para furadeira: o de aperto rápido e o com chave de aperto. A escolha deve ser feita a partir do seu uso principal da ferramenta como falamos anteriormente.

A maior parte das furadeiras traz de fábrica um mandril com chave. Ele é recomendado para quem usa por bastante tempo a mesma broca e faz poucas trocas. Isso por oferecer bastante segurança, sendo firme, robusto e não permitindo giros em falso.

O mandril de aperto rápido, por sua vez, é manual: Basta rosqueá-lo para trocar a broca, sem necessidade de uma chave. A robustez não é a mesma, mas há um enorme ganho de velocidade.

Todavia, independente do tipo de mandril que você escolher, lembre-se de que existem diferentes modelos com um mecanismo reversível, que permite parafusar e desparafusar sem precisar reverter o movimento rotacional da broca.

Diferenças entre os diversos tipos de mandril

Como podemos imaginar, existem diferentes tipos de mandril, dependendo da forma e do design da haste. Cada tipo e tamanho é melhor para uma furadeira específica. E o mercado está repleto de opções para você escolher. Como, por exemplo:

Mandril com fechamento manual da chave

Esse é o modelo mais simples de todos. O mandril tradicional se encaixa na chave e é o mais comum em ferramentas domésticas, além de ser econômico.

Mandril com sistema SDS automático

Este sistema está nas furadeiras de impacto e furadeiras com função martelo. É o mais simples, pois as brocas são facilmente colocadas. Para madeira e metal, é necessário um mandril SDS Plus.

Mandril para furadeira de bancada

Esse acessório oferece uma série de vantagem perante a opção manual. Na maioria das ocasiões, o movimento do mandril e do eixo possibilita realizar trabalhos em série de forma rápida.

Mandril para furadeira manual

Trata-se de um produto de excelente custo-benefício e que dispensa o uso de energia elétrica, além de ser leve e versátil. Com ele você faz de maneira prática e eficiente furos em diferentes materiais de baixa dureza sem utilização de energia elétrica.

Diferença de diâmetro de um mandril para outro

Um dos critérios mais importantes na hora de adquirir um mandril é o diâmetro, pois é através dele que você terá bem clara a capacidade de trabalho e desempenho do acessório. E não se trata apenas do  diâmetro da haste ou encaixe na furadeira, mas do diâmetro de abertura para as brocas.

Quanto maior o diâmetro do eixo do mandril, mais força a furadeira precisará para operar.

No entanto, é importante destacar que o diâmetro de um mandril de broca não pode ser muito maior que o eixo de sua furadeira. Quanto maior o diâmetro do eixo do mandril, mais força a furadeira precisará para operar.

Para deixar claro, o diâmetro do mandril é a espessura máxima da broca que ele pode suportar. O mandril de 1/2 suporta brocas de até 13mm, enquanto o mandril de 3/8 suporta brocas de até 10mm. Geralmente, as furadeiras domésticas possuem mandril de 3/8, enquanto as profissionais possuem mandril de 1/2.

Se você exagerar no diâmetro, poderá acabar queimando o motor, por isso é muito importante observar muito bem esse aspecto antes de escolher.

Como escolher um mandril na hora de comprar?

mandril operaria

No decorrer do artigo conseguimos perceber a simplicidade desse acessório, assim como o seu uso pode facilitar a sua rotina de trabalho. Ele é ótimo para melhorar os recursos da sua furadeira e, assim, você não precisa parar para trocar de ferramenta.

Entretanto, para adquirir a opção correta é muito importante saber escolher o melhor mandril.

Um dos principais critérios para a compra de um mandril é o seu sistema de fechamento. Você encontrará modelos com fechamento manual da chave e com sistemas SDS automáticos. O SDS é mais conveniente e mais rápido, mas o de chave é mais seguro.

O tipo de fechamento é outra característica importante,  se a sua furadeira tiver um fechamento padrão, o tipo de fechamento escolhido altera o uso e a eficácia do seu mandril. Por exemplo, você pode escolher entre fechamentos automáticos, semi-automáticos, com chave, hexagonais ou totalmente manuais.

Como vimos anteriormente, outro critério importante de compra é o diâmetro do mandril. Antes de comprar, a primeira coisa que você deve fazer é observar o diâmetro para ter bem clara a capacidade de trabalho e desempenho que você terá com o acessório.

O material de fabricação do mandril é outro fator que você não deve ignorar. Eles geralmente são feitos de ligas metálicas, com eixos de ferro fundido ou aço HSS. É necessário escolher um modelo com peças de alta qualidade, que não travem ao abrir e fechar. Se você tiver fechamento automático, a rosca deve ser fácil de manusear.

A segurança é uma característica determinante, por isso, um mandril com um fechamento seguro, que é fixado na furadeira e fixe bem a broca é fundamental. Um mandril inadequado ficará solto e fará a broca se movimentar. Isso fará com que seu trabalho seja impreciso e você poderá ter problemas se a broca ou o eixo se separarem.

Uma das principais funções de um mandril é evitar a troca constante de ferramentas. Ou seja, são acessórios projetados com o único objetivo de tornar o trabalho mais leve e confortável.

Por isso, a escolha correta irá beneficiar o seu trabalho que será mais preciso e de qualidade.

Modelos e marcas de mandril populares no mercado

Já sabemos que o mandril é um acessório muito útil e simples, tanto que no mercado é possível encontrar modelos diferentes de acordo com o tipo de furadeira que você usa. Alguns modelos são projetados para furadeiras de bancada e outros para modelos manuais.

Para te ajudar nessa escolha selecionamos alguns modelos de mandris do mercado. Veja abaixo:

  • Mandril Bosch com adaptador SDS-Plus: é conhecido por contar com inúmeros benefícios que envolvem comodidade, praticidade e eficiência para resolver a maioria dos problemas dos usuários. A montagem é fácil, inclui chave, aceita praticamente todos os tipos de broca (entre 1,5 e 13 mm) e é compatível com a maioria das furadeiras.
  • Mandril com rosca aperto rápido 3/8” Eda, 8YM: um modelo econômico, simples, prático e eficiente. Ideal para a maioria dos tipos de furadeiras e parafusadeiras, tem conexão com a rosca. A medida do encaixe é de 3/8 e o acessório pesa cerca de 200 gramas. O mandril funciona por meio de fixação manual, bastante simples e muito rápida de manusear e fazer as trocas.
  • Dremel 4486, Mandril de aperto rápido para microrretíficas:  possui alta precisão e sistema de aperto rápido e prático. A troca das brocas é bastante rápida e sem a necessidade de uma porca de aperto ou chaves. É indicado para uso variado e pode trabalhar em vidro, acrílico, plástico, PVC, madeira, metal, cerâmica, alumínio, couro e pedra.

Qual a faixa de preço um mandril?

Um mandril para furadeira é uma peça barata, tanto que modelos simples e eficientes podem ser comprados por menos de R $10. Alguns um pouco mais complexos, que podem durar um pouco mais, chegam ao máximo a R $40.

É possível  encontrar a peça em lojas de ferramentas e de artigos elétricos. E, claro, pode realizar a sua compra pela internet.

Já, aqueles que usam o acessório esporadicamente podem aproveitar o aumento de empresas que alugam ferramentas para encontrar um bom negócio.

Precisa de suporte em obra? Decida por uma boa locadora de equipamentos para construção civil

O número de reformas aumentou consideravelmente no último ano. Esse crescimento se dá tanto pelo número de pessoas que estão ficando mais tempo em casa, quanto pela retomada de obras.

Esse aumento alavancou o número de empresas que atuam no ramo de aluguel de equipamentos de construção, aquecendo a economia global e ajudando as pessoas que desejam fazer pequenas reformas sem gastar muito ou adquirir ferramentas que não serão tão utilizadas.

Ao optar pelo aluguel de equipamentos é possível diminuir os gastos com a mão de obra. Isso se deve ao fato de que a pessoa que irá operar alguma ferramenta só vai trabalhar no período de necessidade de utilização. Além disso, não será necessário fazer a manutenção dos equipamentos.

Hoje em dia é possível encontrar no mercado uma grande diversidade de máquinas e ferramentas que aceleram o processo das construções civis e, também, ajudam nas pequenas reformas.

Tanto que você pode encontrar no mercado diversos itens para o aluguel como: furadeira, serra, máquinas de solda.  Assim como maquinários maiores como guinchos, geradores, empilhadeiras, escavadeiras entre outros.

Com tantas opções é fundamental encontrar uma locadora de equipamentos confiável. E para a escolha da locadora, você deve considerar que nem sempre o melhor não é o mais barato. O comprometimento da empresa e a boa qualidade dos equipamentos são requisitos mais importantes.

Como alugar na Locadora Equiloc?

A verdade é que o mercado de locação tem crescido bastante, principalmente pelos benefícios que essa prática proporciona para as empresas e pessoas físicas.

E pensando em contribuir para uma reforma completa, segura e de qualidade, a Equiloc oferece diversas opções de equipamentos para a construção civil. Com vasta experiência no setor, a empresa conta com um trabalho eficaz, equipamentos de qualidade, logística ágil e colaboradores preparados para te atender e sanar todas as suas dúvidas.

Mas o melhor ainda está por vir, na Equiloc você consegue alugar o equipamento ou ferramenta que precisa sem sair de casa através do atendimento online. É o máximo de comodidade para você realizar suas locações.

Para alugar basta encontrar o produto que você precisa e fazer a locação com um clique. A Equiloc garante, através de um atendimento singular, a entrega da peça escolhida de acordo com a sua demanda.

Conclusão

O fato é que a pandemia remodelou o mercado de trabalho. O número de clientes pessoa física hoje tem reduzido consideravelmente, ao contrário, dos clientes digitais que a cada dia buscam mais facilidades na hora de adquirir os produtos no conforto do seu lar.

Para acompanhar esse público, grande parte das empresas perceberam a necessidade de digitalizar a venda ou aluguel. Com isso, as lojas passaram a entregar e retirar os equipamentos na casa ou nas obras.

Isto é, o crescimento do aluguel de equipamentos se dá pela mudança no mercado que se relaciona diretamente aos custos praticados. Uma empresa que opta pela compra acaba ficando exposta aos riscos econômicos dessa escolha, principalmente se ela ainda estiver em fase inicial.

E o mesmo vale para uma pessoa física que opta por escolher comprar um equipamento que em algumas ocasiões, será usado apenas uma vez.

A verdade é que são diversas despesas geradas para quem compra equipamentos, como manutenção, inspeções, reparos, substituições, além de custos envolvidos com armazenagem.

Sendo assim, o aluguel está cada vez mais ganhando força, visto que todas as despesas contínuas ficam por conta da locadora, além de ser uma empresa especializada, fazendo com que essas máquinas e ferramentas sejam mais acertadas quando exigidas.

Posto isto, optar por uma locadora como a Equiloc te permite ter uma boa redução de custos, como também diminui o investimento inicial para aquela reforma ou construção, uma vez que comprar novos equipamentos é sempre mais caro em relação ao aluguel.

Agora que você já conhece as vantagens de escolher uma empresa de aluguel de ferramentas, fica ainda mais fácil conquistar um bom mandril, já que com ele sua furadeira deixa de ser uma ferramenta simples com a qual você pode fazer poucas coisas.

Com tamanha importância na hora de reformar, conhecer melhor as características desse acessório é essencial. Afinal, você precisa saber como fazer as trocas e que tipos de suporte são os melhores em cada caso. Aliás, os profissionais da Equiloc podem te ajudar a selecionar o melhor mandril.

Neste artigo você pode acompanhar o passo a passo de tudo o que você precisa saber sobre os mandris. Além disso, você viu quais são os principais fatores de compra. Critérios como a abertura e o diâmetro do eixo, o tipo de fechamento ou o sistema SDS.

Agora é a sua vez de escolher, entre em contato com a Equiloc e encontre o melhor modelo de mandril para a sua reforma.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.