Todas as obras necessitam de diversas camadas, e o reboco de gesso pode ser a opção ideal para você que deseja algo simples, barato e prático. Com diversas vantagens e variantes, esse tipo de revestimento é muito popular e precisa ser conhecido.
Sendo assim, para entender o que é reboco de gesso, como é aplicado, vantagens e desvantagens, além de alternativas para a mesma função, nos acompanhem!
O que é reboco de gesso?
Ele consiste basicamente num revestimento utilizado nas paredes e tetos de ambientes internos, feito de pasta de gesso, dando o nome ao reboco. O fato de serem recomendados para a parte de dentro das construções é pela fuga da umidade.
É ideal possuir o acabamento nesses ambientes devido a fragilidade do gesso em relação à água, já que se trata de um material solúvel. Podem existir dilatações também, considerando que o material possui fragilidade a temperaturas de 50° C ou mais.
Como é utilizado o reboco de gesso?
A aplicação do revestimento pode ser colocada de maneira simples, na própria alvenaria, não importando se ela é de cerâmica ou outro material. Tudo o que importa é ter uma ótima impermeabilização para evitar infiltrações e problemas futuros.
Apesar de ser indicado para ambientes internos, ele não é aplicável para todos, como cozinhas e banheiros que são úmidos e podem causar complicações. A espessura pode ser de 5 até 7 mm, normalmente sendo usada de maneira fina pelo menor custo.
Tipos de reboco de gesso e como são feitos
Por mais que à primeira vista parecem todos iguais, existem duas variações do reboco de gesso, sendo relativamente diferentes uma da outra. Os materiais de fabricação e aplicação divergem, além da necessidade que cada um supre, é claro.
Levando isso em consideração, veja agora quais são as diferenças e usos para o reboco de gesso desempenado e sarrafeado:
Reboco de Gesso Desempenado
O reboco desempenado tem como sua principal característica ser mais simples que o sarrafeado, impactando diretamente no valor dele. Como dito anteriormente, a espessura é um fator determinante para o valor da obra, e esse gesso costuma ser fino.
Contudo, o principal ponto negativo é seu resultado insatisfatório quando colocado sobre superfícies rugosas, ou seja, irregulares. A relação custo-benefício pode interessar aqueles que não precisam de um acabamento perfeito ou alto orçamento para a obra.
Reboco de Gesso Sarrafeado
Já o modelo sarrafeado possui um custo mais alto em relação ao anterior, mas acompanha maior espessura, fornecendo um isolamento térmico e acústico melhores. Também esconde todas as irregularidades da superfície que são aplicadas com perfeição.
Diferente do modelo desempenado, os movimentos ideais para aplicar o gesso não são de vai-e-vem, mas sim em movimentos de cima para baixo com uma desempenadeira.
Reboco de gesso pode molhar?
O material não é resistente à água, sendo assim, podem ocorrer infiltrações e outros problemas relacionados, afetando até a estrutura.
Por conta disso, é indicado que o material seja aplicado em lugares sem umidade alta e a manutenção preventiva realizada sempre, a fim de evitar acidentes.
Ainda é possível ocorrer um fenômeno chamado eflorescência, que consiste em manchas na parede formadas pelos sais das chuvas que evaporaram.
O que fazer para protegê-lo da ação da água
Apesar do impermeabilizante ser popular no controle de infiltrações, o gesso não permite que suas características sejam mudadas a ponto de suportar a água. Por conta disso, outro produto é recomendado, o chamado hidrofugante.
Ele repele a água ao invés de tentar absorvê-la em partes, como o impermeabilizante faz. Como o produto mais famoso não é o adequado, muitas construções continuam suscetíveis a problemas de infiltração.
Reboco de gesso x reboco tradicional
Cada um possui características próprias e devem ser considerados em diversos tipos diferentes de obras e ambientes. O produto à base de gesso possui uma ótima agilidade em seu processo de instalação, além de ser barato.
Enquanto isso, o reboco tradicional, também chamado de cimento, é ótimo para quem está buscando maior resistência e durabilidade em suas construções.
Vantagens e desvantagens do reboco de gesso
Como dito anteriormente, a rapidez e baixo custo são fatores determinantes para quem deseja escolher o modelo de gesso, que conta também com bons acabamentos. Contudo, ele precisa ser aplicado junto de outro produto em ambientes externos.
Outros fatores negativos são que ele não consegue reter umidade, não pode ser levado e possui uma resistência menor que o cimento.
Outras formas de reboco
Para aqueles que não desejam um acabamento impecável nas obras, o revestimento em camada única é recomendado. Sua massa é mais densa que as demais e apenas 50 mm são o suficiente para fazer um bom trabalho, sendo barato e dando aparência rústica.
Existem também as placas de pladur, chamadas de gesso acartonado, que fornecem os acabamentos mais rápidos e secos de toda a lista. A técnica consiste na aplicação de placas de gesso com apoio de barras, fornecendo um acabamento liso e veloz.
Qual o valor de se fazer reboco de gesso em 2021?
Essa resposta é difícil de ser respondida, pois tudo depende da qualidade dos materiais utilizados e da empresa que fará as obras. Sendo assim, vale a pena consultar diversas empresas para saber qual é o melhor custo-benefício para sua empresa.
Os custos podem ser cobrados por diária ou projeto, dependendo dos desejos da companhia contratada. Segundo o site Habitissimo, conhecido por fazer médias de preço da construção civil, o valor médio de um projeto é de 881 reais.
Conheça a Locadora Equiloc
Muitas vezes são necessários equipamentos específicos ou em grande quantidade para realizar obras e a condição financeira pode faltar nesses momentos. Por isso, muitas empresas têm optado pelo aluguel de equipamentos de construção civil.
Porém, acima de tudo é muito importante fazer negócio com empresas que possuem credibilidade, confiança e oferecem os melhores equipamentos do mercado. Nessas circunstâncias, uma empresa que possui grande experiência de mercado é a Equiloc!
Como alugar equipamentos para construção civil na Locadora Equiloc?
Devido à modernização da Equiloc é possível fazer tudo de maneira totalmente digital, acessando nosso site e clicando na opção “Fazer Orçamento”. Após isso, você terá um grande catálogo com diversas categorias para escolher o que você deseja.
Após isso, selecione a categoria e produto específico de seu desejo, preencha detalhes do produto como a voltagem do aparelho, além de alguns dados, como seu e-mail. Depois do procedimento feito, entraremos em contato para finalizar o negócio.
Conclusão
O reboco é uma parte essencial da obra, afinal cada tipo possui suas características próprias e recomendações de uso. No caso do reboco de gesso, trata-se de uma camada fina aplicada na parede que fornece isolamento térmico e acústico, além de ser liso.
Eles se dividem em dois subtipos, sendo o modelo desempenado mais barato e simples, e o sarrafeado oferecendo acabamentos mais detalhados, além do isolamento. Contudo, eles também possuem desvantagens, como a fragilidade da água.
Para resolver essa questão, o recomendado é que se evite aplicar o gesso em ambientes externos ou com umidade, podendo usar um hidrofugante para resolver os problemas também.
Após entender sobre os diferentes tipos de reboco, confira nosso artigo sobre conserto de telhados, completando seu ambiente com estilo!