O teste de slump tem como objetivo determinar a trabalhabilidade e consistência da mistura de concreto preparada no laboratório ou no canteiro de obras durante o andamento dos trabalhos.
Nesse sentido, o teste de slump é realizado de lote em lote para verificar a qualidade uniforme do concreto durante a construção. Além disso, o teste de slump é o teste de trabalhabilidade mais simples para concreto, envolve baixo custo e fornece resultados imediatos.
Geralmente o valor do o teste de slump é usado para encontrar a trabalhabilidade, o que indica a relação água-cimento, mas há vários fatores, incluindo propriedades dos materiais, métodos de mistura, dosagem, aditivos, etc., que também afetam o valor da queda de concreto.
Por isso, nós da Equiloc, elaboramos este texto com tudo o que você precisa saber sobre o teste de Slump, para quê serve, as vantagens e como fazer.
O que é o teste de slump?
O teste de slump ou teste de abatimento do concreto é um ensaio com a finalidade de definir a consistência do concreto fresco pouco antes da concretagem. Em outras palavras, ele serve para realizar o controle tecnológico e da qualidade dos materiais.
Para isso, é analisada a consistência do concreto que permite determinar a trabalhabilidade do concreto. Sendo assim, é possível trabalhar com o concreto na especificação correta e seguir com a obra de forma segura e correta.
Além disso, esse é um ensaio simples de ser realizado e não querer muito material para sua realização. Entretanto, apenas um profissional qualificado pode realizar o teste, até mesmo para garantir que o mesmo seja feito conforme a norma.
Para quê serve o teste de slump?
A princípio, o objetivo do teste de slump é determinar a consistência do concreto. Em outras palavras, ele determina a mobilidade do concreto na massa. Quanto maior o resultado obtido maior será a fluidez do concreto.
Ou seja, ele terá mais água em sua composição e menor resistência. Dessa forma, é necessário aumentar a quantidade de cimento na massa. Isso, por sua vez, aumenta o valor total da obra.
Por isso é de suma importância determinar a consistência correta do concreto em cada tipo de obra.
Quando deve ser feito o teste de slump?
A princípio, o teste de slump deve ser realizado no recebimento de concretos usinados ou para controle do concreto feito no próprio canteiro de obras.
Além disso, o teste de slump é muito fácil e simples. Bem como, é muito útil verificar a variação lote a lote ou de hora a hora do concreto no canteiro de obras.
Afinal, o aumento do slump significa que a umidade do concreto aumentou de forma inesperada ou que por algum motivo houve a deficiência de agregado fino.
Este teste não requer nenhum equipamento especial de alto custo, bem como a amostra não precisa ser enviada a um laboratório e pode ser feita na área de construção em alguns minutos, por exemplo.
Nesse sentido, uma queda muito alta ou muito baixa é um indicador da trabalhabilidade indesejável do concreto e o operador da betoneira recebe um aviso para encontrar uma solução para remediar o problema.
Como deve ser feito o teste de slump?
Instrumentos que fazem parte do teste de slump
Os instrumentos que fazem parte do teste de slump são:
- funil;
- uma base;
- um cone e uma haste especiais para o teste.
Passo a passo do teste de slump
Como dito anteriormente, a realização do teste de slump é bem rápida e simples, em resumo o teste consiste em:
- Colher uma amostra do concreto;
- Escolher uma área plana para colocar o cone e realizar o teste;
- Colocar um molde tronco-cônico com diâmetro superior de 10 cm, diâmetro inferior de 20 cm e altura de 30 cm, a maior base fica voltada para baixo;
- Encher o molde com 10 cm de altura de concreto;
- Com uma barra de 16 mm de diâmetro é feito 25 golpes;
- Após os golpes, encher com mais 10 cm de concreto e golpear 25 vezes novamente;
- Em seguida, adicionar mais 10 cm de concreto ao molde e repetir o processo pela última vez;
- Após 10 segundos do último golpe, deve-se retirar o molde;
- Uma vez sem o molde, deve-se virar o molde e colocar a menor base voltada para o chão;
- Agora deve-se comparar a diferença de altura entre o molde e o tronco do cone;
- Essa diferença será então, o slump medido em centímetros.
Quais são as normas que regulamentam o teste de slump?
No Brasil, a ABNT estabelece o procedimento de teste de slump na NBR NM 67:1998. Esta norma, por sua vez, trata dos ensaios de concreto – determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone.
Além disso, a norma aponta o procedimento tanto em laboratório quanto em canteiro de obras. Nesse sentido, a ABNT também estabelece uma norma para determinar a influência do tempo no abatimento do concreto fresco, a NBR 10342:2012.
Qual é o slump ideal?
Cada tipo de concreto requer um valor ideal de slump, esse valor dependerá da aplicação final do concreto. Por exemplo, para a construção de sapatas e blocos de fundação o slump ideal é de 4 cm.
O slump entre 6 cm e 8 cm é ideal para a construção de lajes, pilares e vigas que são feitas com o lançamento manual ou por caçambas.
Já para concretos bombeados é importante manter um slump ideal com valores entre 8 cm a 12 cm.
Conclusão
Como tratado no texto, é fundamental identificar a consistência do concreto. Afinal, isso permite a redução de custos na obra e o melhor acabamento do material.
Além disso, foi visto como o passo a passo do teste de slump e os instrumentos necessários para a realização do teste. Precisa de locação de equipamentos para construção civil? Entre em contato conosco!
Temos um sistema rápido e 100% online para você solicitar e aprovar orçamentos em poucos cliques. Quer saber mais sobre construção civil? Acesse o nosso blog e confira as últimas notícias do setor.