Equiloc

8 dicas para segurança no canteiro de obras

aluguel de transformador energia

Quando o assunto é canteiro de obras, a primeira coisa que vem à mente do responsável pela construção é a preocupação com a segurança dos trabalhadores. No Brasil essa preocupação é ainda maior, tendo em vista que a construção civil lidera os números de acidentes no local de trabalho, junto com o setor de serviços.

Aproveitando que agora, no dia 27 de julho, se comemorou o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, preparamos este artigo com 8 dicas para que a sua obra seja realizada com toda segurança possível. Confira!

1. Realize o planejamento da obra

Em qualquer atividade ou tarefa, realizar um planejamento antes de dar início à ação é uma prática que pode evitar o surgimento de vários problemas, como um custo maior do que o esperado, tempo de execução elevado ou até mesmo questões relacionadas à saúde e segurança das pessoas envolvidas.

Hoje, existem diversas ferramentas de gestão que podem auxiliar no planejamento de um canteiro de obras. Com a ajuda dessas técnicas, é possível fazer uma análise minuciosa para se ter uma ideia dos riscos a que os trabalhadores estarão sujeitos.

Consequentemente, fica mais fácil estudar os meios de prevenção que vão gerar mais segurança ou até modificar procedimentos preexistentes.

2. Abuse de EPIs e sinalizações

Na construção civil é comum ver os profissionais de segurança no trabalho baterem constantemente nessa tecla. O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) previne que acontecimentos mais graves ocorram. Exemplos de EPIs são a luva, o capacete, o protetor auricular e o calçado de segurança.

Além dos EPIs, também existem os EPCs, que são os Equipamentos de Proteção Coletiva. Como o próprio nome diz, esses aparatos têm a função de proteger toda a equipe de trabalho.

Sinalizações indicando as corretas vias de acesso para a circulação, ou então contendo informações importantes sobre um tipo de produto ou local, também são eficazes no combate a acidentes e no auxílio do fluxo de pessoas dentro do canteiro de obras.

No entanto, não basta ter EPIs, EPCs e sinalizações no ambiente de trabalho. É necessário que toda essa instrumentação seja utilizada da maneira correta e de acordo com a tarefa que está sendo realizada.

3. Siga as normas de segurança

Por mais que algumas pareçam ser insignificantes, todas as normas de segurança são estabelecidas porque ajudam, de alguma maneira, a diminuir o número de acidentes. Por conta disso, é necessário seguir as recomendações dos profissionais especializados.

Existe uma série de Normas Regulamentadoras (NRs) que tratam do assunto e podem ser utilizadas pelos empregadores para aumentar a segurança do canteiro de obras, As mais conhecidas são a NR-6, que fala justamente dos EPIs, e a NR-35 que regulamenta o trabalho em altura.

4. Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado

Limpeza e organização são desejáveis em qualquer ambiente de trabalho. No caso do canteiro de obras esse desejo é ainda mais forte, pois envolve a segurança de todos.

Se o local não estiver limpo e organizado as chances do trabalhador se machucar ao entrar em contato com ferramentas e outros materiais aumentam bastante. Dessa forma, mantenha os locais de alto fluxo de pessoas sempre limpos e arrumados e sem materiais que obstruam a passagem espalhados pelo chão.

5. Use a tecnologia a seu favor

A evolução tecnológica vem trazendo diversas vantagens para a sociedade. Na construção civil não é diferente. Empresas de software produzem ótimas ferramentas  de planejamento e acompanhamento que ajudam a manter o andamento da obra em dia e fazer análise de indicadores.

Dessa forma, com uma correta leitura dos dados obtidos pode-se atacar os problemas no momento certo e no local correto, sem o desperdício de recursos.

6. Conscientize, treine e fiscalize

A execução correta dessas três tarefas tem um grande poder na prevenção de acidentes. São três etapas que começam com a conscientização do trabalhador. Quando a pessoa entende o porquê das ações que estão sendo tomadas fica muito mais fácil alcançar o objetivo. Então, conscientize os seus funcionários sobre os riscos e as vantagens de se utilizar os EPIs, por exemplo.

O segundo passo é o treinamento. De nada adianta ter a vontade e a consciência de fazer o trabalho da forma correta, se não há conhecimento técnico para tal. Por isso, investir em treinamento é recomendado não só para aumentar a eficiência no trabalho, mas também para evitar que incidentes aconteçam.

Por fim, fiscalize. A fiscalização é o último dos três passos e deve ser realizada com frequência. Mesmo após serem treinados e terem a consciência do que é correto, alguns trabalhadores esquecem ou até acabam ganhando uma confiança exagerada por realizar a tarefa diariamente. Portanto, é necessário sempre manter viva a importância da segurança.

7. Tome ações preventivas

Inspeções periódicas dos equipamentos utilizados diariamente é um bom exemplo de uma ação preventiva. Por meio dessa precaução, evita-se que alguém se machuque por conta de uma falha de um equipamento.

O mau funcionamento de máquinas também é um dos motivos de acidentes no canteiro de obras. Dessa forma, realizar uma manutenção preventiva dos equipamentos vai preservar a saúde dos trabalhadores e ainda melhorará o seu desempenho na obra.

Para conhecer mais ações preventivas conheça a NR-18, que trata especificamente desse tema.

8. Contrate profissionais especializados

A sua função está direcionada para esse objetivo e pode ajudar bastante na diminuição e na prevenção de incidentes.

O técnico de segurança do trabalho é um exemplo desse tipo de profissional que deve ser encontrado com frequência em grandes obras. Suas mais de 10 funções englobam todos os pontos aqui descritos.

Se você pretende realizar uma obra, é muito importante estar atento a essas dicas. O não cumprimento de algumas delas pode causar graves acidentes no local de trabalho, pondo em risco a vida dos envolvidos na obra e causando problema para os responsáveis. Portanto, siga essas dicas rigorosamente para não ter nenhuma dor de cabeça no seu canteiro de obras.

Gostou das nossas dicas a respeito de segurança em obras? Então nos siga nas redes sociais para continuar por dentro de conteúdos sobre construção civil, equipamentos e produtividade: estamos no Facebook e LinkedIn!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.