Equiloc

Afinal, como calcular o custo de mão de obra para construção?

Afinal, como calcular o custo de mão de obra para construção?

O planejamento e o orçamento são duas etapas fundamentais para o sucesso de uma reforma. Quando eles são realizados de maneira correta, você alcança seus objetivos sem se prejudicar financeiramente. Por isso, é muito importante conhecer todas as despesas existentes, e o custo de mão de obra para construção é uma das mais importantes.

Antes de tomar qualquer decisão, você deve focar seus esforços na criação de um orçamento adequado à sua condição financeira. Como a construção civil tem várias técnicas, ferramentas e metodologias de trabalho, uma pessoa despreparada pode ter dificuldades.

Por isso, é fundamental o apoio de um profissional do setor que o apresente todos esses métodos e as técnicas construtivas existentes no mercado, levando em consideração o preço dos materiais, de projetos e mão de obra.

No nosso post de hoje, você vai encontrar um exemplo superficial sobre as principais informações e critérios para estimar o custo de mão de obra para construção.

Esperamos que com ele você consiga um parâmetro inicial para seu projeto e siga em frente com mais planejamento e tranquilidade financeira.

Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite.

O que é o custo unitário básico (CUB)?

O custo unitário básico é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) em todo o país. Ele determina o custo global da obra conforme estabelecido na Lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio.

O CUB é um indicador que orienta o setor construtivo, utilizado como referência para os profissionais que atuam nessa área. Suas variações mensais servem como mecanismo de reajuste de preços em propostas e contratos da construção civil.

Por exemplo, segundo o Sinduscon de Minas Gerais, o CUB/m² para edificações residenciais de padrão normal variou entre R$ 1.280,16 e R$ 1.645,59 em setembro de 2017. Com esses dados em mãos, é possível criar um planejamento atualizado com a atual situação do mercado e descobrir quais são as possibilidades de investimentos que você tem.

Quais são as particularidades da contratação de mão de obra no setor da construção civil?

O orçamento da construção civil é composto por várias parcelas, de forma que cada uma delas deve utilizar uma metodologia diferente para ser avaliada. As despesas com funcionários representam uma boa quantidade desses valores e precisam de um estudo minucioso. Caso isso não aconteça, você corre sérios riscos de ser surpreendido e não conseguir deixar as contas no positivo no decorrer de sua obra.

Os gastos com mão de obra podem ser subdivididos em duas classificações em um projeto:

  • mão de obra direta: representada pelos profissionais responsáveis pela execução das atividades ligadas diretamente aos projetos.
  • mão de obra indireta: trabalhadores que atuam nos serviços de apoio.

Ambas as situações devem ser calculadas e somadas, a fim de estipular um custo de mão de obra para construção adequados às suas necessidades.

Qual etapa da obra tem maior custo para construção?

Tentar orçar uma obra pode parecer uma tarefa complicada. Sem os conhecimentos básicos sobre o assunto, muitas pessoas podem cometer atitudes equivocadas e que trazem péssimas consequências para suas obras. Além disso, uma reforma necessita de vários insumos, projetos e profissionais para ser executada.

Sendo assim, mostramos quais etapas devem ser realizadas e quanto cada uma delas custa em relação ao preço total de uma reforma.

Projetos e aprovações

Os projetos são essenciais para a execução de uma obra. Eles determinam as soluções construtivas e os materiais a serem utilizados. Alguns exemplos de projetos são:

  • projeto arquitetônico;
  • projeto de instalações prediais hidráulicas e elétricas;
  • projeto de estruturas;
  • projeto de ar-condicionado.

Tentar realizar qualquer atividade sem a orientação de um projeto e de um especialista no assunto é uma péssima ideia. Sua parcela de contribuição nos custos da construção variam entre 3% a 5% das despesas totais. Como você pode perceber, esses valores representam uma porcentagem mínima em relação à sua importância para a qualidade da obra.

Então, faça questão de trabalhar com projetos eficientes e de acordo com os seus desejos.

Preparações preliminares

Um canteiro de obras precisa ser organizado e mobilizado para ser funcional e prático. A mobilização de equipes e as instalações provisórias garantem o funcionamento da infraestrutura construtiva. Esses gastos não ultrapassam 3% do orçamento do canteiro.

Fundações

As fundações fazem a transmissão das cargas da estrutura para o solo, garantindo a segurança e a estabilidade para os usuários da construção. Desse modo, é necessário ter muito cuidado e atenção para dimensioná-las e executá-las. Cada tipo de obra exige uma fundação diferente. Então, não tente adaptar soluções de projetos similares ao que você está executando.

Como existem fundações rasas e profundas, os valores podem variar bastante, mas, em média, ele fica entre 3% e 7%.

Estrutura

A estrutura de uma edificação é composta por pilares, vigas e lajes que sustentam todo conjunto. Por ser extremamente importante para a segurança de uma casa, ela é uma das etapas que mais exigem recursos financeiros e materiais, variando de 12% a 20%.

Fechamentos

Os fechamentos são elementos que vedam a estrutura. Compostos por tijolos, portas e janelas eles garantem o isolamento térmico e acústico de uma residência. Além disso, eles facilitam a movimentação de pessoas, a circulação do ar e a entrada de radiação solar. Essas despesas compõe de 10% a 19% do preço da obra.

Cobertura

As coberturas protegem a estrutura e servem para o escoamento da água de chuva. Seus principais integrantes são as telhas cerâmicas, os telhados de madeira ou de metal, rufos e calhas. A inclinação desses elementos determina o preço de uma cobertura, fazendo com que ela custe entre 3% a 5%.

Instalações elétricas e hidráulicas

Elas são fundamentais para o funcionamento de todos os sistemas de uma casa, garantindo a comodidade e o bem-estar de quem for utilizar o edifício. Desse modo, devem ser bem executadas e instaladas, em média, elas custam 8% do valor da obra.

Acabamentos

Etapa em que a reforma ganha a cara do cliente. Nessas horas, é possível escolher materiais mais simples ou muito luxuosos. Assim, a variação de preço é grande: entre 20% a 38%.

A determinação do custo de mão de obra para construção é um passo imprescindível para o sucesso de uma reforma. Portanto, esse valor deve ser calculado para que você faça escolhas eficientes e que facilitam a realização da obra no menor custo possível.

E então, gostou do nosso conteúdo? Quer aprender mais sobre a construção civil? Agora descubra como calcular o custo por metro quadrado em sua obra!

 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.