Equiloc

Andaimes Fachadeiros: Saiba tudo sobre o equipamento

aluguel de betoneira em obra de casa

Quando falamos de trabalhos em altura na construção civil, os andaimes fachadeiros aparecem como uma das principais soluções para garantir a segurança e mobilidade do trabalhador. 

Essas plataformas podem ser usadas para serviços em locais externos, como por exemplo em edificações, na reforma e manutenção de fachadas, montagem de eventos e diversos outros trabalhos. 

Quer conhecer um pouco mais sobre os andaimes fachadeiros? Então, continue a leitura do texto!

andaimes fachadeiros dois homens trabalhando

O que são andaimes fachadeiros?

O andaime fachadeiro é uma estrutura composta por uma série de elementos, que possibilita a circulação horizontal de trabalhadores e de materiais, seja essa circulação por toda a área da fachada ou por algum espaço específico, como em um ponto elevado.

NR18

Seguindo a NR18, Norma Regulamentadora que estabelece as condições e o meio ambiente adequados para o trabalhador na indústria da construção, uma das principais características do andaime fachadeiro é a existência de um mecanismo de travamento e do guarda-corpo, que aumentam a segurança dos trabalhadores durante a execução da obra.

Além disso, na hora de locar andaimes fachadeiros para sua obra, deve-se observar se os itens atendem às especificações técnicas exigidas. São elas:

  • Piso antiderrapante;
  • Guarda corpo;
  • Painéis;
  • Sapatas;
  • Diagonais em “x”;
  • Barras e escadas incorporadas à estrutura. 

Além da segurança dos operários,  a presença desses itens na plataforma traz maior agilidade para as ações desenvolvidas.

Então, vale lembrar que, apesar da segurança obtida com as exigências da NR18 para a plataforma de andaimes fachadeiros, todos os trabalhadores da obra precisam utilizar seus equipamentos de proteção individual (EPIs) de forma completa e em período integral de trabalho.

Para que servem os andaimes fachadeiros?

Ideal para a execução de serviços em fachadas, o andaime fachadeiro é indispensável para o trabalho em grandes áreas, pois permite o acesso do operário aos pontos mais altos do da obra de forma segura. 

Sendo assim, com a instalação dos andaimes, é possível o trabalho simultâneo de diversos operários no local, aumentando a agilidade do serviço.

Além disso, sua utilização traz versatilidade, devido ao processo modular de montagem, e promove a fácil circulação dos profissionais pela área de trabalho, de maneira ágil, ao mesmo tempo em que amplia a segurança dos usuários.

O andaime fachadeiro pode ser utilizado principalmente nas rotinas de limpeza e de pintura de edificações, revestimento de fachadas, montagem de estrutura pré-moldada e estrutura metálica, manutenções prediais, residenciais e industriais, reformas e obras de modo geral.

Além disso, outro uso que se dá para os andaimes fachadeiros é na montagem de eventos. O escoramento e reescoramento de vigas e lajes também pode ser feito com o uso desse tipo de plataforma. 

andaimes fachadeiros construção de casa

Onde utilizar andaimes fachadeiros?

É possível utilizar os andaimes fachadeiros em diversas situações. Sendo assim, veja abaixo as principais delas.

Manutenção industrial e predial

O andaime fachadeiro é um equipamento amplamente utilizado durante trabalhos realizados nas fachadas dos edifícios, tanto para a manutenção predial, quanto para a manutenção industrial. 

Serviços de alvenaria

Os serviços de alvenaria e acabamento nas fachadas requerem a utilização dos andaimes fachadeiros. A facilidade de movimentação de materiais e de operários em diversos níveis de altura, torna esse modelo de plataforma ideal para a execução dos serviços de alvenaria.

Reformas

Para as reformas, a estrutura do andaime fachadeiro é interessante tanto para acesso, quanto para escoramento. Por fornecer acesso tanto vertical quanto horizontal, a plataforma otimiza a produtividade da reforma. 

Além disso, vale o destaque para a facilidade de instalação de telas de proteção, que, no caso de reformas, previne infortúnios com a queda de materiais.

Pinturas

Grande aliado para os serviços de pintura, os andaimes fachadeiros tem rápida montagem e desmontagem, e, observando a estrutura do solo, podem ser estruturados  praticamente em todo o entorno das edificações. 

Por permitir um trabalho contínuo e com segurança, traz o dinamismo que o serviço de pintura exige.

Acabamento e manutenção de fachadas e edifícios

A fachada certamente é um dos itens que mais possibilita a valorização de um imóvel. Nesse sentido, nada mais justo do que investir em um acabamento de excelência para essa etapa da obra. 

E a forma mais segura e rápida para se conseguir um fino acabamento e manutenção de fachadas e edifícios é com a utilização dos andaimes fachadeiros.

Isso porque, ao garantir a livre circulação dos trabalhadores e dos materiais no local, é possível alcançar um nível de trabalho completo e qualidade. 

Montagens de eventos

Podemos observar a forte presença dos andaimes fachadeiros na montagem de estrutura para eventos de diversos formatos e portes, como eventos educacionais, políticos, culturais, religiosos e esportivos.

Vários são os usos para esse setor, para o qual são feitos desde camarotes, fechamentos e delimitação de espaços, a palcos e palanques, passarelas, cenários, estrutura para arquibancadas, espaços de exposição de obras de arte, entre outros.

Portanto, as possibilidades de uso dos andaimes fachadeiros nesse setor crescem à medida da criatividade dos produtores de eventos. 

andaimes fachadeiros homem em obra

Dicas importantes sobre a utilização de andaimes fachadeiros

Então, confira as nossas dicas sobre como utilizar andaimes fachadeiros com segurança.

Faça instalação em um ambiente adequado

Ao iniciar a instalação dos andaimes fachadeiros, observe a regularidade do terreno.

Por isso, os primeiros andaimes sejam assentados se forma correta, nivelados e ajustados com o esquadro correto junto à fachada.

Desta forma,  garante a base íntegra para as próximas peças a serem encaixadas. 

O solo precisa ser compacto e antiderrapante e é preciso também que receba uma forração antes de iniciar a montagem da estrutura. 

Muitas vezes, será necessário também realizar a devida marcação do entorno da obra, de forma a evitar, por exemplo, a circulação de pedestres no espaço dos andaimes. 

Apesar da facilidade de encaixe das peças, dispensando inclusive o uso de ferramentas para a montagem da plataforma, essa estruturação das peças precisa ser realizada levando em consideração um projeto elaborado por um engenheiro. 

É imprescindível que no projeto de engenharia sejam levados em consideração fatores como:

  • Tipo e nivelamento do solo;
  • Quantidade de níveis de trabalho;
  • Número de amarrações por metro quadrado;
  • Quantidade de diagonais por cada nível de trabalho;
  • Carga nos postes e eventuais sobrecargas que podem ocorrer, dependendo do tipo de atividades realizadas.

Observe a estrutura durante a utilização

A estrutura dos andaimes fachadeiros deve ser observada durante a sua utilização, de forma a minimizar os riscos. Instabilidades podem ser corrigidas com amarrações, criação de mais pontos de ancoragem, uso de contrapeso, entre outras soluções. 

No entando, é importante seguir à risca as recomendações técnicas para a instalação da estrutura, como o esquadro, nível e prumo, ao mesmo tempo em que se dá atenção às variáveis que podem ocorrer no decorrer na obra. 

Além disso, é importante conferir os andaimes após a montagem e antes da sua utilização. 

Caso algum andaime apresente problemas que impossibilitem o seu uso, seja na fase de montagem, pós-montagem ou utilização, é recomendável que os mesmos sejam sinalizados com placas visíveis, indicando “acesso proibido”. 

Atenção a altura máxima permitida

A instalação de andaimes fachadeiros, com amarração e entroncamentos, pode ser feita até o limite de 40 metros de altura. 

Amarrações na fachada são de fundamental importância no que diz respeito à utilização dos andaimes fachadeiros, visto que garantirão sua firmeza e, por consequência, a segurança dos usuários.

Com relação aos andaimes em metal, é importante observar outra exigência da norma regulamentadora: quando não estaiadas, as torres de andaimes não podem exceder, em altura, quatro vezes a menor dimensão da base de apoio.

Cuidado com o excesso de peso

Os andaimes fachadeiros não poderão receber cargas superiores às especificadas pelo fabricante. Então, a carga deve ser distribuída de maneira uniforme, sem obstruir a circulação dos operários. 

No caso os andaimes fachadeiros da Equiloc, buscamos fornecer ao mercado um material de extrema qualidade, produzido com a observação de todos os requisitos de segurança. 

andaimes fachadeiros em obra

Quais equipamentos de preleção utilizar nos andaimes fachadeiros?

Os Equipamentos de Proteção Individual são muito importantes em qualquer serviço que envolva riscos a integridade física dos colaboradores. Principalmente em trabalhos verticais, onde o perigo de acidentes graves ou fatais é ainda maior.

Sendo assim,uma maneira de minimizar esses riscos é utilizando EPIs ao trabalhar em andaimes. Então, veja quais são abaixo: 

Cinto de segurança tipo paraquedista

Nos serviços a partir de 2 metros de altura com relação ao piso, nos quais haja risco de queda do trabalhador, se faz obrigatória a utilização do cinto de segurança.

O modelo adequado é o tipo paraquedista, com talabarte e mosquetão de aço forjado.

É permitido aos operários prender os talabartes dos cintos nas peças dos andaimes, durante os serviços de montagem de torres de andaimes. A recomendação para segurança do trabalho é de que os ganchos dos talabartes sejam fixados nas peças principais dos andaimes, que são mais robustas, na posição horizontal.

Cinto porta-objetos

Utilizado para guardar as ferramentas próximas à cintura, de forma a manter as mãos livres para o trabalho. Facilita o acesso aos materiais, enquanto garante mais liberdade de movimentos para o trabalhador que está na plataforma. 

Capacete

Item indispensável na grande maioria das atividades da construção civil, o capacete é essencial para que o trabalho nos andaimes fachadeiros seja executado com segurança pelos trabalhadores. 

Pensando de forma preventiva, projete a cabeça do usuário contra materiais que possam cair durante a obra. Além disso, absorve impactos da própria queda do trabalhador, caso venha a ocorrer. 

Botas antiderrapantes

As botas antiderrapantes evitam que os profissionais escorreguem durante o serviço. Evento que, num trabalho em altura, tem um potencial de risco elevado. Além disso, protege os pés, caso algum material caia durante a obra.

Macacão

O macacão também é um item essencial para a proteção dos trabalhadores, tanto durante a montagem dos andaimes, quanto durante a execução da obra. 

Então, você deve projetar a pele contra a queda de materiais, para facilita a instalação dos cintos e se adequa ao uso dos demais equipamentos de proteção individual, como as botas e luvas. E é também um tipo de proteção contra o sol.

Luvas de raspa

Essenciais para o bom desempenho dos trabalhadores, as luvas de raspa protegerão contra agentes abrasivos, escoriantes, materiais cortantes, entre outros. Outra característica notória das luvas é a sua capacidade antiderrapante, que proporciona aderência à superfícies lisas.

Óculos de proteção

Uma das principais formas de se evitar acidentes com os trabalhadores, é contribuir para que mantenham sua visão intacta ao longo da execução do trabalho.

Além disso, o uso dos óculos de proteção proporcionam segurança ao lidar com faíscas, por exemplo, e previnem que os olhos recebam partículas de poeira e outros resíduos durante a obra.

Trava-queda de segurança

A trava queda de segurança é acoplada ao cinto de segurança, que é ligado a um cabo independente.

Além disso, ela é usada principalmente nos trabalhos que são realizados com movimentação vertical, em andaimes suspensos.

Onde alugar andaimes fachadeiros?

Para quem precisa alugar andaimes fachadeiros, a Equiloc – Locação de Equipamentos para construção – oferece as melhores soluções, com as melhores condições do mercado, aliando praticidade e responsabilidade. 

Além disso, colocamos à sua disposição o serviço de locação de com total segurança e eficiência, oferecendo a você equipamentos de alta qualidade e atendimento capacitado e personalizado.

andaimes fachadeiros obra

Conclusão

Portanto, se você precisa realizar trabalhos contínuos em altura, preze pela segurança! Observe com rigor todas as normas para o trabalho em altura e escolha sempre materiais de qualidade e profissionais habilitados para executar os serviços.

Opte por materiais estáveis e resistentes, como os andaimes fornecidos Equiloc – Locação de Equipamentos para construção. Possuímos um corpo técnico experiente e preparado para atender os clientes com eficiência, qualidade e segurança. 

Nosso site oferece opções completas, que se adequam perfeitamente ao seu empreendimento. Sendo assim, em poucos cliques a necessidade da sua obra estará solucionada. 

Entre em contato com a nossa equipe e receba as orientações necessárias para garantir a segurança e o prazo para o sucesso do seu empreendimento. 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.