Equiloc

Aplicativos para construção civil: confira os 6 mais indicados

Aplicativos para construção civil: confira os 6 mais indicados

Os aplicativos (ou apps) estão revolucionando a forma como vivemos. Utilizamos esses apps para quase tudo hoje em dia: fazemos transações financeiras, nos conectamos com amigos distantes, escutamos música, organizamos nossas tarefas e outras diversas atividades do dia a dia. Tudo por meio de smartphones com potentes ferramentas.

Na construção civil, não poderia ser diferente. Aplicativos estão se inserindo em vários processos — tais como a gestão de projetos, a criação de orçamentos, o levantamento quantitativo para reformas e medições etc. —, trazendo consigo mais produtividade e qualidade pra obra.

Pensando nisso, neste artigo apresentaremos alguns benefícios de se utilizar um aplicativo para construção civil. Também veremos exemplos de ferramentas populares do mercado e como elas funcionam para auxiliar a vida do engenheiro. Continue lendo para conferir!

Por que utilizar um aplicativo para construção civil

Os apps surgiram para facilitar as tarefas do nosso cotidiano. Aplicativos de bancos, por exemplo, agilizam muito as nossas transações financeiras — fazemos todo esse processo de casa, sem idas ao banco, sem filas, economizando tempo e dinheiro.

Da mesma forma, na construção civil essas ferramentas são usadas para melhorar e agilizar as atividades do canteiro e da gestão da obra. Seu objetivo principal é trazer mais produtividade para os colaboradores e os processos, no geral.

Um aplicativo para construção civil também pode trazer ganhos financeiros, uma vez que, com ele, os processos ficarão mais rápidos e melhorados, reduzindo custos com retrabalhos e mão de obra ou equipamentos improdutivos.

Para lhe ajudar a aproveitar essas vantagens, vejamos agora os 7 aplicativos para construção civil mais populares atualmente.

1. Construct App

O Construct App é uma ferramenta móvel para gestão de projetos. Utilizando um sistema que integra computadores e smartphones, esse aplicativo permite resolver problemas recorrentes na gestão dos processos construtivos, tomar decisões, alocar e acompanhar as tarefas e gerenciar a mão de obra e os equipamentos.

Empresas que incorporaram o aplicativo relataram uma redução de até 50% do volume de horas trabalhadas, dependendo do tipo de projeto.

O principal benefício desse aplicativo é a economia de tempo e dinheiro que ele gera. Isso é possível justamente porque diversos processos são otimizados, tais como a realização de relatórios fotográficos, o relatório diário de obra, as vistorias, e outras atividades rotineiras da construção.

2. Safesite

Manter a segurança do canteiro de obras é regra para qualquer construtor, porém, nem sempre é fácil. Então, o aplicativo Safesite surgiu para auxiliar gestores e a equipe de segurança do trabalho a manter o canteiro livre de riscos e acidentes — e, consequentemente, manter as atividades em andamento.

As operações do app são diversas, mas, basicamente, se resumem a identificar riscos antes que eles transformem em incidentes. Isso é feito por meio de uma plataforma que permite a análise da segurança e administração do canteiro com base em dados coletados em campo.

3. JobFLEX

O JobFlex permite a criação de estimativas de preço e orçamentos em pouco tempo.

Para isso, a ferramenta deve ser alimentada inicialmente com os possíveis serviços a serem executados. Então, quando um orçamento é solicitado pelo cliente, o engenheiro orçamentista deverá apenas listar os serviços pertinentes — assim, a estimativa de preço é calculada automaticamente.

Uma das vantagens de utilizar esse aplicativo é que o seu funcionamento independe de rede ou internet. Uma vez que o escopo de serviço é cadastrado, é possível gerar orçamentos no escritório, no campo ou em qualquer lugar, mesmo que não haja sinal de rede ou Wi-Fi.

Outro recurso interessante é a possibilidade de elaboração automática de faturas, facilitando também as transações financeiras, tanto para a empresa que presta o serviço quanto para o cliente.

4. Reforma Simples

O app Reforma Simples tem uma função similar ao JobFlex: auxiliar no orçamento de obras. Seu objetivo, no entanto, é um pouco mais específico.

O Reforma Simples permite gerar quantitativos e preços de materiais e mão de obra para serviços de construção ou reforma, baseando-se em valores automaticamente sincronizados com a tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI).

Ele ainda gera o orçamento analítico com todos os serviços informados e a lista de insumos, além de fornecer a curva ABC do projeto orçado. Os relatórios obtidos podem ser salvos no aplicativo ou enviados para o cliente com um e-mail específico, informado pelo usuário.

Essa ferramenta está disponível para download no próprio site em uma versão gratuita, mas também há outra paga, com mais funções.

5. Construction Master Pro

Grosso modo, esse aplicativo funciona como uma ferramenta para cálculos avançados de engenharia. Entre as vantagens de utilizá-lo estão a conversão de cálculos em metros para polegadas, e vice-versa, e cálculos rápidos de volumes, áreas, dimensões de escadas, telhado, vigas etc.

Assim, o Construction Master Pro é útil para engenheiros, arquitetos, carpinteiros, pedreiros, projetistas, gestores de obra e outros profissionais da construção civil.

6. Photo Measures

O app Photo Measures é usado para identificar as dimensões de um local para reforma ou mesmo na etapa de medição da obra, por meio de fotografias que conseguem medir e registrar objetos.

Essa ferramenta pode ser muito útil durante a fase de levantamento arquitetônico dos projetos, já que também permite fazer anotações sobre o local e salvá-las como PDF ou imagem.

Enfim, muitas vezes as inovações tecnológicas encontram grande resistência para entrada no mercado. Isso porque costumam ser vistas como sinônimo de alto custo ou um gasto desnecessário. No entanto, essa tecnologia deve ser encarada como um investimento, pois proporciona ganhos de produtividade e qualidade que acarretam em maiores lucros.

Os aplicativos, especificamente, podem representar uma alternativa poderosa para substituir processos e ferramentas com custo ainda mais alto, pouco eficazes para o construtor. Além disso, como vimos, eles trazem mais integração entre as equipes e os processos — agregando, portanto, mais valor ao serviço.

Gostou do post? Agora que você conheceu um pouco mais sobre as vantagens de um aplicativo para construção civil, que tal ficar por dentro de outras inovações desse campo da engenharia? Confira também estas 5 novas tecnologias da construção civil que você precisa conhecer!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.