Equiloc

Bomba d’água submersa: o que é, para que serve e sua aplicabilidade

bomba dagua submersa jorrando

Quando é necessário obter um alto fluxo de fluido para transportar até a superfície ou encher um reservatório, é comum o uso de bomba d’água submersa, como na exploração de lençóis freáticos ou mesmo no enchimento de uma piscina.

Em situações em que a gravidade ou a pressão não favorecem esse transporte ou não podem fornecer o fluxo necessário, esses dispositivos são responsáveis ​​por forçar o movimento da água.

Existem muitos tipos de bombas no mercado e variam de acordo com a aplicação e o custo.

Neste artigo, falaremos mais sobre as bombas submersíveis. Você irá entender o que é esse dispositivo, como usá-lo e como ele difere de outros tipos.

O que é a bomba d’água submersa?

bomba dagua submersa torneiras

A bomba d’água submersa é aquela que funciona completamente embaixo da água, ou seja, pode contornar o fluido bombeado. Dependendo do modelo da bomba, a profundidade de trabalho pode alcançar até os 20 metros, configurando em alguns casos um equipamento importante na construção civil.

Para trabalhar no poço, a bomba d’água é geralmente feita em uma forma cilíndrica para acomodar vários diâmetros. Seu motor possui um dispositivo de proteção, de forma que o crivo fica imerso abaixo do nível padrão, que atua como um selo mecânico.

Isso evita possível contato entre o líquido e o motor, o que pode causar um curto-circuito. A maioria dos modelos usa um sistema de bombeamento elétrico submersível (ESP), que reduz a pressão do fluxo e aumenta o empuxo no fundo do poço.

Desta forma, o líquido envolvido pode ser transportado de um nível de líquido inferior para um nível de líquido superior. Este tipo de bomba pode ter diferentes velocidades de trabalho.

Para que serve a bomba d’água submersa?

As bombas d’água submersas podem ser aplicadas em diversas ocasiões e para vários usos diferentes. Pelo fato desse tipo de aparelho ter diversas variações e preços, consequentemente existe um equipamento para cada uso que você deseja.

Isso realça mais uma vez a importância de selecionar a bomba certa para a atividade que será praticada, com o intuito de fazer um bom trabalho e não prejudicar a máquina. Em geral, a bomba serve para aumentar o fluxo natural da água.

Aqui vai um exemplo para que você entenda melhor:

Uma piscina mantém a água parada caso nenhum sistema seja ativado, o que pode gerar proliferação de mosquitos e uma água suja. Então, a bomba d’água submersa entra com a função de movimentar a água pelo esquema de drenagem da piscina aplicando força sobre ela, o que permite que o processo ocorra de forma correta.

Quais as recomendações de uso?

bomba dagua submersa tubos

As condições de serviço da bomba d’água submersa têm grande influência na sua durabilidade. O uso impróprio do equipamento pode causar vibrações e ruídos desnecessários e fazer com que ele pare.

Portanto, as seguintes diretrizes são recomendadas:

  • Não use a bomba a seco (esta situação causará problemas nos mancais e até na bomba inteira);
  • Não bombeie fluidos contendo sólidos em suspensão;
  • Não bombeie fluidos contendo substâncias que podem lixar ou desgastar o equipamento;
  • Ao iniciar a bomba, o impulsor deve estar sempre submerso;
  • Verifique a tensão da rede à qual o dispositivo está conectado para evitar sobrecarregar o aparelho.

É importante reiterar que operar a bomba em imersão parcial ou totalmente seca pode causar superaquecimento de componentes internos e colocar em risco todo o funcionamento do equipamento.

Sendo assim, certifique-se sempre de que o sistema esteja totalmente imerso na operação que será realizada.

Aplicabilidade da bomba d’água submersa

bomba dagua submersa piscina

As bombas d’água submersas podem ser utilizadas em diferentes ocasiões. No entanto, antes de alugar um novo equipamento, é necessário determinar quais as condições de acionamento da bomba de que você precisa.

Uma variável muito importante a se considerar é qual líquido é bombeado. Substâncias de consistência mais alta, como água muito turva, podem exigir um tipo específico de bomba para evitar danos ao equipamento e garantir a vazão necessária.

Este tipo de equipamento de bombeamento é geralmente utilizado em caixas d’água, afluentes ou poços artesianos.

Esses sistemas são amplamente utilizados por grandes empresas e apartamentos residenciais que não têm o desejo de racionar água de forma inesperada ou até que precisam de certo líquido a mais para executar o funcionamento do sistema como um todo.

Outras aplicações de bombas submersíveis incluem:

  • Tanques de coleta;
  • Águas residuais químicas;
  • Sistemas de recirculação de fluidos;
  • Transferência de produtos químicos.

É possível notar que as bombas submersas podem trabalhar tanto com águas limpas e próprias para uso quanto com substâncias poluentes. Por isso, costumam ser utilizadas por construtores, vendo que esses modos de uso fazem deste investimento algo bom.

Utilização de bombas submersas em poços semi artesianos

Um poço artesiano é uma estrutura construída para explorar o nível do lençol freático ou aquífero e pode produzir grandes quantidades de água sem equipamento de bombeamento.

No entanto, quando a pressão de saída do líquido ou outras condições físicas não conduzem ao seu fluxo natural, é necessária uma bomba para fazer a água fluir. Nesse caso, esses poços são chamados de poços semi artesianos.

Para escolher a melhor bomba, neste caso, vários fatores precisam ser considerados, tais como:

  • tamanho do poço;
  • cabeçote de sucção e de elevação;
  • pressão.

A situação ideal é encontrar um especialista que possa avaliar todas as condições do poço e determinar o melhor tamanho de bomba para sua situação.

Diferenças entre bomba d’água submersa, submersível e centrífuga

bomba dagua submersa cano

Você leu por diversas vezes neste artigo que é essencial saber qual será o tipo de atividade escolhida para selecionar a bomba ideal para essa aplicação. Chegou o momento de entender quais são as categorias e as peculiaridades de cada uma.

Apesar de existirem outras variações, elas se resumem em: bomba d’água submersa, submersível e centrífuga. Não se preocupe, pois cada uma das 3 será explicada com detalhes para que não reste nenhuma dúvida.

É importante salientar, antes de começarmos, que os valores podem variar bastante conforme o tipo de bomba, porém esse não deve ser o fator principal na escolha dela.

Você sempre deve prezar pelo tipo de atividade, pois estragar uma bomba barata selecionada para a função errada irá te obrigar a comprar outra. No fim das contas, o barato poderá sair caro, então preze pela qualidade ao invés do preço, sempre!

Bomba d’água submersa

A bomba d’água submersa, como já explicada anteriormente, funciona totalmente dentro da água, podendo alcançar até os 20 metros de profundidade. Ela tem a capacidade de “contornar” os fluidos que passam sobre ela pela sua estrutura.

O que você talvez não saiba é que essa categoria pode ser dividida em 2 estilos de bombas diferentes: bombas d’água submersas e submersíveis. Para iniciar, falaremos sobre o primeiro item.

Ela tem uma grande vantagem, que é o fato de poder funcionar durante todo o tempo debaixo da água, sem a necessidade de ser secada e guardada ao final do uso. Por conta disso, é amplamente utilizada em piscinas, esgotos, caixas d’água etc.

Caso seja do seu desejo controlar o volume de água que fica dentro do reservatório, é recomendada a instalação de um acessório chamado “bóia de nível”.

Bomba d’água submersível

O sistema submersível funciona no fluido por um período predeterminado e precisa ser removido do meio imediatamente após o uso. Esse equipamento deve ser guardado seco o tempo todo, e o tempo de uso da bomba no composto é determinado pelo fabricante.

As aplicações das bombas submersíveis também são diversas. Porém, devido ao tempo limitado de uso, é normalmente utilizado para caixas d’água, inundações e drenagem, e em alguns casos também é utilizado para líquidos combustíveis em sedimentos.

A bomba submersível não pode ser usada seca, pois assim como a submersa, também precisa da ação da água em sua volta. Este é o erro mais comum durante o uso do dispositivo e afeta seu funcionamento.

Bomba d’água centrífuga

A última espécie de bomba d’água submersa amplamente usada é a centrífuga. Essa parte de sistemas de bombeamento funciona de forma muito diferente das bombas submersas.

Com esse tipo de equipamento, são impulsores que movimentam os fluidos, que acabam por transformar a energia gerada pelo processo de centrifugação em sucção do líquido.

Na maioria dos casos, as bombas centrífugas são usadas no bombeamento para abastecimento e tratamento de água, além de poços para irrigação de lavouras.

Qual a melhor bomba d’água submersa?

bomba dagua submersa fontes

Infelizmente, é impossível indicar o melhor modelo para resolver qualquer problema, já que a melhor bomba depende do que você deseja fazer com ela.

Para inundações, escolha a bomba submersível, para piscinas e poços artesianos, vai com a máquina submersa, e caso indústrias e saneamento básico sejam a questão, use a centrífuga.

Uma dica que podemos oferecer é para que você não confunda qualidade pura com custo-benefício. Isso é dito pois, obviamente é possível encontrar equipamentos bons e relativamente baratos no mercado, mas os melhores são opções mais caras.

Isso não significa que você deve se guiar apenas pelo preço, mas tenha em mente que marcas renomadas e confiáveis não estarão entre as mais baratas. Um exercício que ajuda nesse quesito é assistir e ler as análises do produto em questão que você deseja.

Precisa de bomba d’água submersa para aluguel? Conheça a Locadora Equiloc

Às vezes surgem necessidades nas obras de equipamentos que precisam ser usados apenas uma vez, e pode custar muito para apenas um único uso. Em outras ocasiões, podem ocorrer casos em que seja de desejo da empresa testar equipamentos.

Independente de qual seja o motivo da sua empresa, a Locadora Equiloc tem opções para você, não somente de bombas d’água, mas de diversos outros itens. De aluguel de andaimes a concretagem, tudo está disponível para aluguel na Equiloc.

Para alugar um produto, entre em nosso site e clique no botão “quero alugar um produto agora”. Após isso, selecione a categoria de desejo, o produto em específico e coloque as informações pedidas, depois é só esperar.

Em caso de dúvidas a respeito da empresa ou dos produtos, entre em contato pela guia “fale conosco” também pelo nosso site e em apenas 30 minutos você será atendido. Pode confiar na Equiloc, você não vai se arrepender!

Modelos de bomba d’água submersa disponíveis na Locadora Equiloc

Como o tema do artigo são os modelos de bombas disponíveis, gostaríamos de salientar que na Equiloc você também pode alugar diferentes tipos de bombas d’água. Para facilitar sua informação, falaremos sobre os tipos 2 e 3, os disponíveis na Equiloc.

Bomba d’água submersa “2

Com a bomba d’água submersa 2, você pode escolher entre a tensão/voltagem monofásica de 220v e trifásica com a mesma voltagem. A vazão do produto é de 1.800 litros/hora e o diâmetro, como dito no nome, é de duas polegadas.

Bomba d’água submersa “3

Já na bomba d’água submersa 3, a principal diferença é entre a vazão do produto, que é de 2.600 litros/hora e seu diâmetro de 3 polegadas. Suas opções de tensão/voltagem são as mesmas da alternativa anterior.

Conclusão

bomba dagua submersa esgoto

Entender como esses aparelhos funcionam é importante para aqueles que trabalham em ambientes molhados, como piscinas, esgotos, drenagem, entre outros. Considerando isso, todos os conceitos necessários foram apresentados para você.

Bombas d’água submersas nada mais são que equipamentos responsáveis por movimentar fluidos em condições totalmente submersas.  Elas precisam de algumas recomendações de uso, mas em geral são simples de serem utilizadas.

Apesar de ter como foco principal líquidos limpos e sem compostos mais fortes, elas também conseguem trabalhar com produtos químicos muito bem. Para trabalhar com poços semi artesianos é preciso obter uma classificação específica de aparelho.

Existem 3 tipos principais, utilizados de diferentes formas e para diferentes funcionalidades. Pode-se citar o modelo submerso que é usado para piscinas, o modelo submerso para inundações e a centrífuga, para indústrias em geral.

Após analisar o tipo de trabalho que você fará e quais são suas condições, estará pronto para decidir qual bomba escolher.

Agora que você entende sobre esse assunto, leia também nosso artigo sobre terraplanagem para resolver esse problema no início de todas as suas obras!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.