Equiloc

Aluguel de Betoneiras: descubra porque é a melhor opção!

Betoneiras

Porque o aluguel de betoneira é uma excelente opção? Em uma obra de construção civil, não importa a sua complexidade (se é a construção de um grande shopping ou uma simples reforma residencial), existe um pré-requisito muito importante para que todo o andamento da obra seja bem-sucedido: o planejamento logístico.

Dentre as questões mais relevantes que são apontadas nas etapas do planejamento, certamente há um assunto que todo gestor de construtora acaba se deparando: vale a pena comprar ou alugar determinados equipamentos que serão utilizados na obra?

Por isso, no artigo de hoje, separamos informações importantes para que você possa tomar essa decisão de maneira assertiva. Alguns equipamentos, como a betoneira, por exemplo, ficam muito tempo na obra e geram dúvidas sobre a aquisição ou aluguel. Também daremos dicas sobre como conservar a betoneira e como escolher a melhor betoneira para comprar ou alugar.

Continue a leitura para entender o que vale mais a pena: se comprar ou alugar uma betoneira. Além disso, como proceder nessa operação e como fazer a manutenção do objeto. Vamos nessa?

Como saber quando vale a pena comprar ou alugar uma betoneira?

aluguel de betoneira em obra de casa

Há um mercado bastante abrangente para o aluguel de betoneiras, o que o torna muito viável e adequado aos mais variados padrões de obras, já que o alto índice de concorrência influencia positivamente no preço da prestação de serviços de aluguel.

Dado esse contexto, podemos afirmar que o valor do aluguel de uma betoneira, geralmente, compensa quando a obra possui um curto tempo de duração, pois o valor para alugar uma betoneira é muito mais baixo do que o que seria gasto na compra de um equipamento novo.

Nesses casos, o melhor a se fazer é buscar uma empresa com credibilidade no mercado para ajudar nesta tomada de decisão.

Porte da obra, tamanho da betoneira e consumo de energia

Outro aspecto muito relevante que tem influência direta na decisão entre comprar ou alugar uma betoneira, certamente, é o porte da obra. Nesse contexto, o aluguel se torna viável de acordo com o tamanho da construção que está sendo realizada.

Normalmente, os modelos de betoneiras fixas são menores e podem ser usados tanto em espaços abertos quanto em ambientes fechados. Também consomem menos energia e, consequentemente, apresentam um índice de produção mais baixo.

Para decidir o tamanho da betoneira a ser usada é preciso pensar na eficiência necessária para cobrir a área física da obra. Uma betoneira com capacidade para 400 litros no tambor e carga ideal de 230 litros, produz cerca de 3,45 metros quadrados por hora, sendo até 15 ciclos por dia.

Caso seja necessário aumentar a demanda, é preciso investir em modelos mais robustos, como uma betoneira móvel, por exemplo, também conhecida como caminhão betoneira, que trabalha com uma capacidade exponencialmente elevada e produz muito mais material em períodos de tempo inferiores.

É claro que os custos com energia elétrica também devem ser levados em consideração. Uma betoneira pequena, com capacidade de 400 litros, comumente utilizada em obras domésticas, consome em média 1,5 kWh, segundo o fabricante.

Vantagens do aluguel de betoneira

cimento aluguel de betoneira

No caso de uma empresa ou profissional autônomo, que têm um bom terreno para construção sob sua responsabilidade, os valores podem ser reduzidos com simples e essenciais escolhas na hora do planejamento da obra.

Por exemplo, o aluguel de uma betoneira pode ser a solução ideal para agilizar todo o serviço e avançar diversas etapas do projeto com êxito.

Dentre as principais vantagens em alugar uma betoneira, podemos citar:

O fato de se poder contar com uma empresa oferecendo suporte durante todo o contrato de aluguel garante resultados rápidos e mais segurança, já que a maioria dos possíveis problemas que podem ocorrer com o equipamento, durante a obra, são assegurados pela prestadora de serviços.

Em outras palavras, a obra não fica parada caso ocorra algum problema com a betoneira, pois em vez de gastar com manutenção e precisar aguardar o término dos reparos para dar continuidade à operação, basta entrar em contato com a prestadora de serviços para que a substituição do equipamento seja efetuada.

Lembramos, mais uma vez, que a pesquisa de preços e marcas é um dos aspectos fundamentais em todo o processo, principalmente durante a compra de materiais e equipamentos de construção.

Além disso, o fator tempo é o principal determinante em todo o processo, pois, em geral, o valor do aluguel de uma betoneira, por exemplo, equivale a 6% do seu preço de aquisição. Por exemplo, se a obra for durar apenas alguns meses, como geralmente é o caso de uma reforma, a opção de alugar uma betoneira é, sem dúvidas, a melhor escolha.

Quais são os cuidados que devo tomar ao escolher uma betoneira para alugar?

Confira abaixo os principais cuidados ao escolher uma betoneira para alugar.

Certifique-se que os equipamentos tem procedência e suporte

Os cuidados são os mesmos que devem ser tomados quando você vai alugar qualquer outra coisa em sua vida: se certificar se o material encontra-se em boas condições e atende às suas necessidades.

Não adianta nada alugar uma betoneira mal conservada, que não realiza a mistura do concreto de forma eficaz, prejudicando a qualidade da construção e da obra.

Dessa forma, deve-se optar por betoneiras visivelmente bem conservadas, que não apresentem amassados, danos nas pás, ferrugem e outras marcas de usos inadequados anteriores.

Verifique se a empresa tem credibilidade

Uma forma de evitar certos problemas é contratando serviço de empresas renomadas no mercado da construção civil. Antes de alugar uma betoneira, faça uma pesquisa de campo, consulte seus amigos, sites e as redes sociais da empresa!

Verifique a logística de entrega

Também é importante procurar saber como funciona a logística de entrega da betoneira e, caso haja algum problema, como a empresa faz para trocar o equipamento.

Como conservar uma betoneira?

Várias são as medidas que podem ser adotadas para fazer a manutenção e a conservação de uma betoneira, já que ela realiza um trabalho extremamente pesado. Caso esses cuidados não sejam tomados, a vida útil da betoneira decai bastante.

Inserimos abaixo algumas dicas de manutenção da betoneira.

Limpe a betoneira

Essa tarefa, apesar de ser básica e primordial para a manutenção e conservação da betoneira, costuma ser deixada de lado nos canteiros de obra. Por ser um instrumento que mexe com a mistura do concreto, temos a visão que é um elemento naturalmente sujo e que não requer higienização.

Entretanto, ela necessita sim de limpeza, que auxilia tanto na vida útil do objeto quanto na qualidade do concreto produzido por ele.

Nesse quesito, enquadra-se tanto a limpeza da parte interna e externa da betoneira, incluído as pás, como a limpeza de seu motor.

Para este último, além da limpeza, é necessária sua lubrificação, diminuindo o atrito entre as peças do motor e aumentando a durabilidade delas.

Evite colisões

Colisões na betoneira deformam a sua lataria e influenciam no seu funcionamento, diminuindo a qualidade do concreto por ela produzido e diminuindo a sua vida útil.

Guarde a betoneira em local seguro

Mesmo quando não está sendo utilizada, a betoneira requer constante manutenção. Por ser um objeto feito de metal, alguns cuidados devem ser tomados para evitar sua ferrugem, como por exemplo, não deixá-la em locais abertos e úmidos.

Além de prolongar a vida útil das peças e da betoneira como um todo, guardá-la em um local seguro a protege de roubos e furtos. Recomenda-se a utilização de container para o armazenamento.

Quais são as marcas de betoneira?

aluguel de betoneira em obra

Existem diversas marcas de betoneira disponíveis no mercado. Listamos abaixo algumas das principais delas.

Betoneira FORTG

A betoneira da FORTG é fabricada em material resistente, proporcionando durabilidade e produtividade, além de ser de fácil manuseio e transporte. Adequada a obras de pequeno e grande porte.

Betoneira CSM

A betoneira da CSM é adequada para todos os tipos de obras, de fácil operação e transporte, proporciona alta produtividade e oferece um excelente custo-benefício. Ela ainda possui tambor com fundo reto, que melhora a mistura e evita o acúmulo de agregados.

Betoneira MAQTRON

A betoneira da MAQTRON é indicada para mistura de concreto na construção civil. Ela possui rodas maciças, cavalete em tubo retangular e suporte do tambor em tubo retangular.

Quanto custa uma diária de aluguel de betoneira?

O valor da diária do aluguel de betoneira pode variar bastante de acordo com a região e a empresa.

Contudo, podemos dizer que esse custo é em média de R$ 90,00 a diária ou R$ 350,00 o mês de aluguel de betoneira de 400 litros.

Aluguel de betoneira em Betim e região

Aluguel de betoneira em Betim e região é na Equiloc. Nós oferecemos a melhor opção para atender a sua necessidade, além de um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil, tudo para que os nossos clientes tenham o máximo em comodidade para realizar suas locações.

Estamos localizados em uma região de fácil acesso em Betim (MG) próximo a Via Expressa e a BR-381.

Equiloc

O time de atendimento da Equiloc é altamente qualificado e eficiente para encontrar o que você precisa ou solucionar dúvidas. Além disso, disponibilizamos uma frota exclusiva e motoristas à disposição para os serviços de entrega, coleta e manutenção em nossos equipamentos.

Entre os principais benefícios de alugar betoneiras com a Equiloc, para que você possa realizar o seu trabalho com total segurança, estão:

  • Não é necessário ter um espaço específico para estocar o equipamento quando o mesmo não estiver em uso;
  • Você paga o equipamento somente pelo tempo que ele for usado na obra;
  • Caso aconteça algo com a betoneira, você não precisa para o seu trabalho por muito tempo, pois é possível substituir por outro em perfeito estado;
  • Toda a manutenção do equipamento fica sob responsabilidade da locadora.

Entendeu agora por que a Equiloc é o melhor lugar para aluguel de betoneira? Caso esteja precisando desse ou de outros equipamentos, entre em contato conosco para um orçamento sem compromisso!

Conclusão

vale a pena aluguel de betoneira

Para finalizarmos, podemos afirmar que, a não ser que você tenha uma equipe de manutenção à sua disposição, o aluguel de uma betoneira se mostra muito mais vantajoso, pois evita gastos de manutenção e impulsiona a produtividade do projeto.

Entretanto, caso você tenha uma equipe e esteja disposto a comprar, realizar a manutenção e manter em local seguro, vale a pena comprar a sua própria betoneira.

Agora que você já sabe qual é a melhor opção na hora de alugar ou comprar uma betoneira para o porte e o tipo de sua obra, como escolhê-la e como conservá-la, não deixe de entrar em contato com a nossa empresa para tirar suas dúvidas! Temos profissionais capacitados para auxiliá-lo sobre este assunto!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.