Equiloc

Canteiros de obras: O que é, tipos e normas NR 18

Canteiros de obras: O que é, tipos e normas NR 18

As principais tomadas de decisão para o desenvolvimento das cidades passam pelas obras que envolvem construção de viadutos, readequação da malha viária, entre outras. Para manter a organização do fluxo em locais com obras o planejamento é primordial.

Na construção civil, o objetivo dessa fase é aumentar a eficiência do canteiro de obras, a logística e a segurança do projeto, englobando previsões de metas, andamento e evolução e programação e controle dos resultados depende, fundamentalmente, da função do engenheiro civil.

Uma etapa bem planejada pode trazer diversos benefícios, como detecção de situações adversas, agilidade nas decisões, controle de orçamento, aplicação otimizada dos recursos, acompanhamento da obra, padronização, entre outros.

O profissional, por sua vez, conta com um item importantíssimo para o sucesso da obra, mas que, em alguns casos, é esquecido ou negligenciado na elaboração do projeto: o canteiro de obras.

Planejar o canteiro de obras é tão essencial quanto elaborar um projeto que contemple todas as etapas, desde a segurança dos  profissionais, lista de materiais, até a execução final.

Esta área de trabalho – fixa e/ou temporária, é onde se desenvolvem operações de apoio e execução total da obra. É no canteiro de obras que o engenheiro civil deve compor as áreas de vivência e operacionais de acordo com o número de trabalhadores e dimensão da obra.

Vestiários, sanitários, refeitórios, possíveis áreas de lazer, além de alojamento e ambulatório – dependendo o período estimado de obra, podem ser considerados itens imprescindíveis no canteiro de obras.

Este espaço deve ser construído pensando, além de cumprir as exigências relativas à segurança do trabalho, para ser um local onde tudo acontece. É nele onde os trabalhadores irão transitar com cargas, ferramentas e materiais em geral, portanto, deve ser construído com extremo cuidado e atenção para contribuir também com a segurança de todos.

O que é canteiro de obras segundo a NR 18?

canteiro de obras engenheiro com capacete e projeto

O canteiro de obras é a área da construção civil planejada especificamente para alocar e distribuir materiais, mão de obra e equipamentos de maneira eficiente e inteligente.

A Norma regulamentadora 18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, do planejamento e de organização, que objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

De forma geral, um canteiro de obras é o local onde se desenvolvem ações de apoio e execução de uma obra e é construída e pensada logisticamente conforme a quantidade de trabalhadores, tipo de obra e período de execução, sendo fixa ou temporária.

Quais são os tipos de canteiro de obras?

Para o planejamento adequado do canteiro de obras deve ser observada a logística da obra, como a disposição das instalações provisórias, armazenamento de materiais, movimentação de trabalhadores e máquinas, entre outros.

O canteiro de obras é dividido de acordo com o tamanho e o período de execução do empreendimento, podendo ser classificado em três tipos:

Restrito

Geralmente localizado em áreas urbanas, esse tipo de canteiro de obras pode ser delimitado por tapumes ou muros provisórios. Neste caso, a obra fica limitada ao cercado e, em alguns casos, exige que o espaço – não muito extenso -, seja bem organizado para evitar desorganização e possíveis acidentes durante a obra.

Este tipo de canteiro de obras é mais comum em edifícios e residências e possuem o formato de lote onde a obra será realizada.

Amplo

Já este modelo é  mais encontrado nas grandes cidades em obras como construção de indústrias e/ou conjuntos habitacionais e possuem uma pequena parcela de terreno ocupada pela construção. Nele, é possível que o engenheiro instale vários acessos para máquinas e veículos, usados para armazenamento de materiais e acomodação para os trabalhadores.

Nesta disposição, as estações do canteiro podem ficar distantes umas das outras e precisam de um planejamento logístico que otimize o fluxo de produção. Por serem instalados em grandes construções, esses canteiros ocorrem grande circulação de máquinas e veículos, o que pode demandar atenção no gerenciamento do espaço.

Os canteiros de obra da categoria ampla, normalmente, se enquadram nas construções de pontes, viadutos, barragens, entre outras.

Longitudinal

Já nesta categoria se enquadram as obras com largura estreita, mas de grande comprimento, entre elas, construção de ferrovias, rodovias, canais pluviais e fluviais.

A categoria longitudinal exige uma preparação estratégica em seu layout, pois as distâncias entre as estações podem ser muito distantes ou, também, pode ocorrer de o canteiro precisar ser deslocado ou readequado durante a obra.

O maquinário e os veículos deverão circular, muitas vezes, por vielas estreitas e desfavoráveis, aumentando o risco de acidente e colocando a segurança de todos envolvidos na obra em risco.

O engenheiro, por sua vez, deve fazer um planejamento prévio ao da construção, com visitas regulares ao local, antes do início das obras.

Principais elementos do Canteiro de Obras

A NR 18 exige que um canteiro de obras seja um local organizado, com um fluxo estabelecido e que contribua para boas condições de trabalho. Portanto, o layout do canteiro de obras define a disposição de pessoas, equipamentos e materiais de uma maneira diferente.

Ações bem pensadas na elaboração de um canteiro de obras melhoram o fluxo de colaboradores, máquinas e materiais, tornando os processos seguros, reduzindo riscos e otimizando o tempo da obra.

Quais os benefícios do planejamento do canteiro de obras?

canteiro de obras notebok e papel

Conheça abaixo os principais benefícios do planejamento do canteiro de obras.

Segurança do trabalho

Item essencial no projeto do canteiro de obras, assegurar a integridade física de todos os envolvidos em uma construção é a premissa principal do canteiro de obras. Por meio dele é possível prever riscos relacionados à dinâmica da obra.

Dessa forma, ao planejar a localização dos suportes logísticos, a equipe de gerenciamento da obra deve tentar estabelecer que o fluxo de pessoas e veículos siga uma lógica sequencial. Isso evita que haja congestionamentos e conflitos no trânsito interno à obra.

Produtividade

De maneira similar, alocar as estações da obra em uma lógica sequencial influenciará também na produtividade do processo construtivo. Por exemplo: se os armazéns estiverem distantes dos locais de execução de algumas tarefas, o operador poderá despender muito tempo para buscar o material necessário.

A desorganização do canteiro de obras impacta, diretamente,  no desempenho dos trabalhadores, bem como na dificuldade dos equipamentos de transporte onde a construção está alocada.

Profissionais especializados no estudo do tempo de pessoas e equipamentos podem auxiliar no layout mais adequado do canteiro de obras para otimizar o rendimento da construção. Esses profissionais calculam o tempo médio de  trajetos e da utilização de equipamentos, identificando possíveis conflitos de trajeto e tempo de espera.

Imagem corporativa

Um viés que as construtoras nem sempre estão atentas é como a disposição do canteiro de obras pode influenciar na percepção da imagem da empresa. Uma construção bem planejada demonstra um caráter mais profissional e organizado dos colaboradores e gerentes.

Um canteiro de obras mal planejado pode impactar diretamente na venda dos imóveis, no caso de um empreendimento de grande porte. Neste aspecto, ele atua como uma vitrine mostrando a organização e cuidado da empresa desde o início do projeto.

Geralmente, os engenheiros civis utilizam o conceito dos 5S para definir um bom planejamento de um canteiro de obras, ou seja, itens como limpeza, utilização, arrumação, higiene e disciplina são levados em conta.

Saúde dos colaboradores e da comunidade local

A limpeza e a organização são itens primordiais que asseguram a saúde dos trabalhadores em um canteiro de obras, pois evitam a propagação de doenças como dengue e leptospirose, que podem comprometer também a saúde da população localizada no entorno da obra.

Durante a crise do novo Coronavírus que já chega aos dez meses, manter a organização do canteiro de obras tem sido um grande desafio para o setor, uma vez que a circulação de pessoas nestes locais é intensa. Neste caso, é preciso atrelar ao planejamento uma campanha de conscientização dos trabalhadores também.

Em relação às exigências de órgãos como a Segurança e Saúde no Trabalho, por exemplo, tem se destacado as medidas baseadas nas Normas Regulamentadoras tornando imperativo o cuidado da população local que usufrui dos canteiros como trabalho evitar contato próximo com demais colegas e que mantenham o foco na prevenção da Covid-19.

Além disso, o desenho do canteiro pode evitar desgaste e cansaço excessivos da equipe de construção com o transporte manual de materiais e equipamentos pesados, caminhadas longas, subidas e descidas de escadas etc. Tudo isso acaba contribuindo também para evitar afastamento dos colaboradores por doenças ocupacionais.

Segurança patrimonial

Outro benefício encontrado no planejamento adequado do canteiro de obras está na segurança patrimonial, onde em algumas construções é corriqueiro o roubo ou extravio de equipamentos. Dessa forma, é preciso que o planejamento do canteiro inclua também a proteção dos ativos da empresa para evitar essas perdas.

É preciso investir tempo planejando a melhor forma de cercar a área da construção e proteger os armazéns, além de considerar a possível instalação de uma guarita. O controle dos equipamentos e materiais também é facilitado pela organização dos estoques desses bens.

De forma geral, o planejamento ajuda os engenheiros também a pouparem gastos com recursos, controlar os resultados, manter o orçamento, garantir a saúde e segurança da equipe como um todo e ainda melhorar a perspectiva dos clientes e investidores em relação ao negócio.

Quais são as normas técnicas que devem ser seguidas?

canteiro de obras homem apontando

As principais normas para o planejamento do canteiro de obras são a NR 18 e a NBR 12284 (NB 1367). São essas leis que estabelecem as condições e o meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil.

Nelas constam diretrizes de ordem administrativa, planejamento e organização, com o objetivo de implantar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos.

Na prática, é a NR 18 que diz quais são os procedimentos, dispositivos e atitudes a serem observados para cada uma das atividades que se desenvolvem em um canteiro de obras. Disposta em 27 capítulos dedicados à segurança do trabalho, alguns itens se destacam:

  • Demolição;
  • Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas;
  • Armações de Aço;
  • Estruturas de Concreto;
  • Estruturas Metálicas;
  • Operações de Soldagem e Corte a Quente;
  • Medidas de Proteção contra Quedas de Altura;
  • Movimentação e Transporte de Materiais e Pessoas;
  • Andaimes e Plataformas de Trabalho;
  • Alvenaria, Revestimentos e Acabamentos;
  • Instalações Elétricas;
  • Máquinas, Equipamentos e Ferramentas Diversas;
  • Equipamentos de Proteção Individual;
  • Transporte de Trabalhadores em Veículos Automotores;
  • Proteção Contra Incêndio;
  • Sinalização de Segurança;
  • Treinamento.

Principais riscos no canteiro de obras e como evitá-los

Devido à dimensão e vertente, a construção está entre as líderes de acidentes de trabalho no Brasil, portanto, o planejamento do canteiro de obras é fundamentalmente o coração de toda uma construção.

Nele é possível que o engenheiro delimite espaços, crie ambientes e oferte ao trabalhador um local seguro e digno de trabalho.  A maioria dos acidentes acontece em decorrência de situações como a falta de treinamentos e a não utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI).

Negligenciar equipamentos, por exemplo, aumenta os riscos de choques elétricos, quedas de altura, queda de materiais e outros acidentes — que em alguns casos podem até ser fatais.

Para facilitar a atuação do engenheiro e o atendimento completo às normas reguladoras, os riscos foram classificados de acordo com cores e grupos padrões em todas as empresas. São eles:

  • Grupo 1 (verde) — Riscos físicos: umidade, ruídos, temperatura e pressão, aos quais os trabalhadores ficarão expostos.
  • Grupo 2 (vermelho) — Riscos químicos: poeiras, vapores e demais agentes que possam ser inalados pelos trabalhadores.
  • Grupo 3 (marrom) — Riscos biológicos: bactérias, parasitas e fungos, que possam entrar em contato com os trabalhadores.
  • Grupo 4 (amarelo) — Riscos ergonômicos: relacionam-se às situações como atividades repetitivas, alturas de uso dos equipamentos inapropriada, monotonia, entre outras, que podem afetar a saúde do trabalhador e causar desconforto.
  • Grupo 5 (azul) — Riscos de acidentes: relacionam-se às máquinas e equipamentos sem a proteção devida, que pode afetar a integridade física dos trabalhadores.

Para evitá-los é importante identificar os riscos, adotar as medidas contidas nas NRs, estabelecer os controles internos e, ainda, adaptar algumas situações, de acordo com cada obra, para reduzir todos os riscos.

Entre elas, realizar treinamentos com os trabalhadores, sinalizar o risco do ambiente, obrigá-los a utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e seguir as Normas Regulamentadoras (NRs).

Importância do Canteiro de obras

Aumento da segurança dos envolvidos na obra, ganho da praticidade e redução do desperdício e diminuição dos riscos de acidentes são os principais fatores importantes de um canteiro de obras adequado à realidade da construção.

Seguir à risca todas as etapas culmina em uma obra mais eficiente e, ao mesmo tempo, em que se economiza nos gastos e se mantém fiel ao cronograma planejado. Contudo, a gestão de um canteiro de obras organizado é um dos maiores desafios metodológicos para os profissionais da construção civil.

Por isso, planejar a organização do canteiro é o ponto de partida para o engenheiro criar um ambiente favorável de trabalho, combinando sustentabilidade, eficiência e lucratividade.

Conclusão

canteiro de obras maquinários no prédio

Toda obra tem sua vida própria e muda a medida que as etapas vão sendo concluídas, portanto, ao longo do processo a equipe de engenharia deve se ater em relação à evolução da construção.

Em alguns casos é preciso mudar o layout e a estrutura do canteiro de obras para atender determinada fase do projeto. Vale a pena lembrar também que, em algum momento da obra, geralmente da metade para o final, é preciso reservar um espaço para a construção de um apartamento decorado, no caso de edifícios.

Sendo assim, o engenheiro também deve avaliar a construção do canteiro de obras prevendo esses futuros espaços que permitam a visitação de potenciais clientes de forma que os atraiam para a compra do empreendimento.

Tal qual demais projetos dentro de uma construção, o canteiro de obras é o passo inicial mais importante para o andamento sem possíveis problemas. A apresentação do canteiro de obras é o cartão de visitas da empresa.

Independente do tipo de obra, proteger vidas e otimizar recursos é a medida que mais vai gerar resultados na obra e, certamente, será revertido em vendas e lucro para a construtora. Observar todos os detalhes e normas por meio de um planejamento minucioso torna possível obter uma enorme economia na obra, mantendo-se atualizado com o cronograma de entrega e proporcionando um bom ambiente de trabalho.

Técnicos e profissionais altamente qualificados fazem parte da Equiloc que busca, dia a dia, oferecer um serviço seguro e prático em todas as etapas da construção civil.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Equiloc!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.