Na hora de escolher o piso para a sua casa é preciso muito cuidado, pois o material é responsável pelo conforto, praticidade, segurança e também a beleza do local.
Sendo assim, para tornar essa decisão é importante conhecer todas as opções de cerâmica para piso disponíveis. E é sobre isso que vamos falar hoje. Confira!
O que é uma cerâmica para piso?
A cerâmica para piso é produzida com argila e é considerada multiuso, uma vez que pode ser utilizada em pisos e revestimentos.
Atualmente, existem diversos modelos e acabamentos de piso cerâmico, variando do natural ao acetinado ou ainda estampado, imitando materiais, como madeira, pedra e tecidos.
A grande vantagem dos pisos e dos revestimentos cerâmicos é que eles são resistentes e têm um valor acessível se comparado a outras opções. Isso sem falar que eles são fáceis de limpar e podem ser usados em todos os ambientes da casa.
Quais são os tipos de cerâmica para piso?
É possível encontrar diversos tipos de piso cerâmico no mercado. Eles podem ser divididos entre A, B, C e D. Contudo, apesar das diferentes cores existes, a preferência é pelos modelos mais claros.
A
A cerâmica tipo A, também conhecida como cerâmica de primeira linha, é o tipo de piso que não apresenta defeitos visíveis e ainda tem garantia de fábrica.
B
O piso cerâmico do tipo B é considerado de segunda linha, pois ele apresenta defeitos visíveis, porém ainda são resistentes e têm garantia.
C
O piso cerâmico do tipo C, assim como o do tipo B, é considerado de segunda linha. Ele possui alguns defeitos visíveis, entretanto são resistentes e possuem garantia.
D
O piso cerâmico do tipo D é conhecido como cerâmica de terceira linha ou refugo, pois possui defeitos visíveis e não tem garantia de resistência.
Quais são as classificações da cerâmica para piso?
Podemos dizer que a classificação da cerâmica para piso por PEI (Porcelain Enamel Institute) é utilizada para medir a resistência do material ao desgaste pelo tráfego de pessoas, pela movimentação de objetos e pelo contato com sujeira. Confira abaixo quais são as possibilidades.
PEI 1
O PEI 1 é o tipo de piso cerâmico de baixa resistência, geralmente recomendado para banheiros e quartos, que são lugares onde costumamos andar descalços ou com calçados de sola mais macia.
PEI 2
O PEI 2 é o piso cerâmico com resistência média e que pode ser utilizado em todos os cômodos de uma casa, menos em cozinhas, escadas e halls de entradas.
PEI 3
O PEI 3 é o piso cerâmico de resistência média a alta e que é recomendado para qualquer ambiente residencial.
PEI 4
O PEI 4 é o piso cerâmico de resistência alta, geralmente recomendado para áreas de bastante tráfego de pessoas e locais abertos ao público.
PEI 5
O PEI 5 é o piso cerâmico de resistência muito alta e é utilizado em locais abertos ao público com trânsito intenso de pessoas.
Quais são os tamanhos da cerâmica para piso?
Já vimos que os pisos cerâmicos são excelentes opções para todos os ambientes de uma casa, inclusive para áreas externas. Além das variadas texturas e acabamentos, eles também são encontrados em diferentes tamanhos.
Geralmente, a cerâmica para piso é encontrada nos tamanhos: 20×30, 40×40, 60×60, 80×80 e 100×100.
Quais as cerâmicas para piso mais usadas?
Dependendo do local onde será utilizada, você pode optar por uma cerâmica diferente. Veja abaixo as nossas dicas.
Quarto
No quarto, o ideal é optar por um revestimento cerâmico mais liso.
Cozinha
Os modelos de cerâmica para piso mais ásperas são mais indicadas para a cozinha, pois não deslizam facilmente.
Área externa
Para a área externa e locais molhados, o piso de cerâmica mais áspero costuma ser indicado, pois ele é mais durável e menos escorregadio.
Sala
Na sala, assim como no quarto, você pode apostar em um piso cerâmico liso, que fica mais neutro para depois você decorar da melhor maneira.
Banheiro
Assim como na cozinha e na área externa, o piso de cerâmica mais áspero também é indicado para o banheiro.
Quanto custa o metro de piso da cerâmica?
O preço do metro de piso da cerâmica pode variar de acordo com a marca escolhida, o modelo definido e as lojas que você visitar. Contudo, podemos dizer que você pode encontrar desde R$ 11,00 até R$ 210,00.
Como escolher a cerâmica para piso da minha casa?
Para escolher a cerâmica ideal para a sua casa é necessário saber o cômodo onde será aplicado, uma vez que a decisão levará em conta se é um local onde há grande circulação de pessoas, se é uma área molhada ou então se é um lugar que suja muito.
É importante que você tenha em mente que em ambientes mais compactos o mais recomendado é optar por peças de piso cerâmico menores, pois dão sensação de amplitude ao espaço.Por outro lado, você pode usar peças grandes para ambientes grandes.
Quais cuidados devo ter com a cerâmica para piso?
Um dos principais pontos que fazem as pessoas optarem por cerâmica para piso é o fato de elas serem muito fáceis de limpar, dispensando o uso de muita água ou produtos químicos mais pesados.
Normalmente, no dia a dia, basta passar um aspirador de pó ou então varrer o seu piso cerâmico e ele já ficará limpo. Caso deseje fazer uma faxina mais pesada, você pode usar um pouco de detergente neutro misturado à água e esfregar o piso com uma vassoura.
Para limpar o rejunte, a dica é misturar vinagre e álcool, deixar agir por 20 minutos e depois esfregar e secar o chão.
O que passar no piso de cerâmica para dar brilho?
Para dar brilho no piso de cerâmica você pode usar ceras específicas para essa finalidade. O ideal é fugir dos produtos que contenham soda, ácido ou forem à base de cloro, pois podem acabar danificando-o.
Conclusão
Como você pode notar, a cerâmica para piso pode ser utilizada em diversos cômodos de uma casa, pois além de possuir um ótimo custo benefício, também é fácil de limpar.
Agora que você já sabe como escolher o melhor piso de cerâmica para sua casa, não hesite em optar pela sua praticidade!