Equiloc

Cimento Queimado: Saiba o que é, onde usar e as vantagens

Cimento Queimado: Saiba o que é, onde usar e as vantagens

O que antes era comum em de campo, hoje é facilmente encontrado em casas luxuosas. O cimento queimado é uma tendência de arquitetura que vem se consolidando e já está presente em muitos projetos de interiores. 

Sua aparência de inacabado é ideal para quem gosta dos estilos contemporâneo e industrial de decoração, mas também combina bem com o rústico.

Esse tipo de material ainda desperta dúvidas, como por exemplo, em relação aos cuidados necessários para conservação. Se você pensa em usar o cimento queimado e quer saber mais sobre ele, continue a leitura.

cimento queimado tres blocos de queimado

O que é o cimento queimado?

O cimento queimado é um revestimento com uma estética mais rústica, em que a aparência é de um acabamento estilo industrial e mais simples. Essa linha de arquitetura e decoração vem fazendo sucesso e está presente em muitos imóveis.

A técnica pode ser aplicada como piso, que foi a ideia inicial, mas também como revestimento de parede. Ambas funcionam muito bem e dão ao ambiente um ar moderno e sofisticado, mesmo tendo uma aplicação bem simples e uma estética mais natural.

A primeira impressão que se tem do cimento queimado é de que há algo inacabado naquele ambiente. Parte do conceito é apresentar uma proposta mais rudimentar, como se não houvesse a preocupação em usar um piso bonito ou um revestimento de parede mais delicado. Porém, quando essa estética industrial é harmonizada com os elementos certos, traz a ideia de modernidade e enriquece o conceito.

cimento queimado revestimento na parede

Onde usar o cimento queimado?

O cimento queimado normalmente é associado a um estilo industrial e urbano, mas isso não significa que sua casa deve seguir unicamente essa linha para aderir à tendência. Hoje em dia, pode-se variar nas combinações. A mistura de estilos de forma harmônica é muito comum nas exposições e revistas. 

A técnica é muito versátil e por isso permite a aplicação em diferentes superfícies. 

Piso de cimento queimado

O piso de cimento queimado é uma das aplicações mais comuns e é ideal para criar um ambiente com estilo rústico e ao mesmo tempo com um toque de modernidade.

A durabilidade desse tipo de piso é alta quando feito por um profissional especializado. Caso contrário, é comum que trincas apareçam e posteriormente possam vir a comprometer o piso.

No quarto, o piso dá ideia de modernidade e pode ser mesclado a outros materiais, como madeira. Assim, o frio se mistura com o quente, garantindo o aconchego esperado de um dormitório. O único contra de utilizar a técnica no piso do quarto é justamente o frio, já que ele deixa o ambiente gelado. Então, se você mora em uma região fria, pode ser um ponto negativo, mas se você mora em um lugar quente, pode ser uma ótima alternativa.

O piso de cimento queimado pode ser utilizado na sala para dar um estilo despojado ao ambiente, e quando combinado com cores claras, pode contribuir para um projeto mais clean. As cores são importantes pois criam pontos de destaque e dão vida ao espaço que, sem elas, ficaria muito monótono e gélido.

A técnica também é indicada para a cozinha, devido a facilidade de limpeza do piso. Isso é um ponto positivo para essa área da casa.

No banheiro ou no lavabo é válido o uso da técnica, desde que não seja aplicada no interior do box, já que ele é poroso e produtos como shampoo, condicionador e sabonete podem reagir com o recurso utilizado e mudar suas características iniciais. Sua contraindicação para o uso no box também se justifica pelo fato de ficar escorregadio em contato com a água.

Parede de cimento queimado

Na parede a técnica também é uma boa aposta. Ao invés de usar textura ou papel de parede, optar pelo cimento queimado é um modo mais econômico de realçar a parede e torná-la um verdadeiro elemento surpresa.

Bancada de cimento queimado

Além de usar o cimento queimado no piso e na parede, outra possibilidade está nas bancadas. É uma opção inovadora para fugir do tradicional granito. O resultado final fica lindo e permite combinações com diferentes materiais e estilos. 

Dá para usar, por exemplo, em uma cozinha toda branca, combinar com eletrodomésticos em inox, combinar com madeira e até mesmo fazer um revestimento com outro material sobre a bancada, como pastilhas coloridas.

cimento queimado fazendo revestimento

Vantagens do cimento queimado

O cimento queimado tem muitas vantagens em termos de estilo, por causa da sua aparência e versatilidade, e também no que diz respeito à execução e ao uso no cotidiano. Conheça as razões que justificam a escolha dessa técnica de revestimento.

Uso versátil

O cimento queimado pode ser utilizado tanto em pisos quanto paredes, mas não para por aí. Há também aplicações mais variadas, como em bancadas de cozinha americana, pias de lavabo, colunas, escadas e até mesmo em nichos.

Além da versatilidade no uso, há também a amplitude de combinações. Nem sempre o estilo rústico e industrial precisam ser as escolhas na hora de escolher móveis e as cores que compõem o ambiente.

Baixo custo de investimento

O cimento queimado tem um custo muito menor do que pisos de porcelanato, por exemplo, outra referência de beleza. Na aplicação em pisos, o cimento queimado tem um custo médio de R$ 15,00 a R$ 25,00 o m². Dessa forma, você pode ter modernidade, beleza e itens em alta, aliados ao baixo custo.

Estética sofisticada

A proposta industrial e rústica está em alta, principalmente quando composta com itens mais modernos. O uso dessa técnica é a certeza de construir um ambiente moderno, bonito e que traz um conceito muito atual para o seu apartamento.

Facilidade na aplicação

A aplicação do cimento queimado é feita de maneira muito simples e prática. Com o uso da mistura já pronta, o processo ficou ainda mais ágil. Outro ponto de destaque que reforça essa facilidade é a ausência do rejunte, que geralmente toma bastante tempo ao aplicar pisos. Para quem está reformando um imóvel antes de morar, o cimento queimado ajuda a deixar o processo mais rápido.

cimento queimado fazendo reforma na parede

Como deve ser feita a limpeza do cimento queimado?

O cimento queimado pode ficar ainda mais bonito e ter uma durabilidade mais satisfatória se for cuidado adequadamente. As medidas devem ser tomadas tanto no cotidiano, quanto no momento após a aplicação do revestimento.

No dia a dia, a limpeza deve ser feita de maneira simples, com água e sabão neutro. Isso é o suficiente para mantê-lo higienizado e sem prejudicar a estrutura ou causar manchas. Assim, você consegue ter por mais tempo uma tonalidade mais fiel ao momento de execução do trabalho.

Mesmo com todos esses cuidados, é sempre importante lembrar que as pequenas rachaduras podem aparecer no piso. Dessa forma, esteja preparado e saiba que a maioria delas é bem pequena e não influencia em nada a conservação do piso, podendo trazer, inclusive, um charme especial.

Cuidados com o cimento queimado

O cimento queimado, além da beleza, se popularizou devido à sua durabilidade. Se você vai colocá-lo em sua casa, saiba que alguns cuidados devem ser tomados antes e depois da aplicação.

Trincas

Homogeneidade não é algo que você deve esperar dos pisos e revestimentos de cimento queimado. Parte do seu charme é a coloração com efeito manchado e as pequenas trincas, que normalmente aparecem nele devido à dilatação e contração que acontece quando seca, e devido a mudanças climáticas.

Porém, o surgimento de rachaduras maiores e mais profundas não é normal. Por isso, para evitá-las e aumentar a durabilidade do seu piso de cimento queimado, temos algumas dicas:

  • Use juntas de dilatação a cada dois metros;
  • Acrescente aditivos à argamassa para aumentar a resistência do material;
  • Retarde a cura do cimento, ou seja, seu processo de secagem, usando umidificador doméstico no ambiente, resinas de base acrílica ou ainda uma manta geotêxtil.

O processo de cura deve levar de 15 a 28 dias e deve ser realizado por um profissional capacitado. O segredo para evitar fissuras no cimento queimado é manter sua umidade constante na cura. 

A cura só necessita de um componente, que é a água. Passado o tempo de pega do cimento, é preciso deixar uma lâmina d’água sobre a superfície do piso executado. Isso garante que o cimento não se aqueça a ponto de dilatar, e impede que a água da massa misturada evapore.

Dilatação e retração são os motivos pelo qual o piso de cimento queimado fissure rapidamente. Isso, porque o cimento é um produto químico que reage com água, em reação libera calor. A reação aquece o material, que se dilata, fazendo com que ele se expanda milimetricamente para depois contrair-se com seu resfriamento. 

Outra técnica para manter a umidade sobre superfície ao longo deste período de tempo é forrar a área com sacos de cimento vazios e molhá-los sempre que estiverem quase secos ou usar tinta específica para cura, que tem o mesmo efeito da lâmina d’água. 

Manchas

O tratamento de superfícies com resinas acrílicas ou a base d’água é indispensável para o cimento queimado. As resinas diminuem a porosidade, evitando a formação de fungos e a absorção de sujeira.

Os acabamentos disponíveis são foscos e brilhantes. A maioria das resinas no mercado são brilhantes, não há opção semi brilho, mas as foscas deixam o cimento com aparência mais próxima do natural.

Os cuidados prévios com a superfície de cimento queimado, antes de receber a resina, são exatamente os mesmos da pintura, ou seja, se houver partes soltas de concreto ou cimento, manchas e mofos, devem ser reparados com lixa ou espátula, corrigindo todas as imperfeições para que a tonalidade final do piso ou da parede seja homogênea.

Não é indicado que se aplique seladora em superfícies de concreto ou cimento. Depois de corrigida e adequadamente limpa, é indicado aplicar com rolo, pincel ou pistola uma base protetora, antes da resina. Após seis horas de aplicada a base, a superfície receberá a resina, também com rolo, pincel ou pistola.

Para obter melhores resultados, o ideal é dar duas demãos de resina, com intervalo de 12 horas entre elas. Se a construção for nova, vai ser necessário respeitar o tempo de cura do concreto, que leva 28 dias em média, para só depois resinar. Resinas devem ser reaplicadas a cada três anos.

cimento queimado fazendo o acabamento

Onde adquirir o cimento queimado?

Ao buscar onde comprar cimento queimado pronto há fabricantes especializados no mercado que oferecem os mais modernos revestimentos cimentícios. O produto é conhecido como cimento queimado, marmorizado ou tecnocimento, e consiste em um revestimento polimérico à base de cimento com efeito marmorizado, além de aderência superior.

Preço médio do cimento queimado?

O valor médio do m² de cimento queimado pode variar conforme uma série de fatores, mas geralmente fica entre R$ 80,00 e R$ 110,00. Dentre os principais motivos capazes de influenciar o preço do cimento queimado, podemos destacar os seguintes:

  • Cores: revestimentos de cimento queimado pigmentados tendem a apresentar um valor mais elevado do que os tradicionais, ficando em torno de R$ 105,00 o m²;
  • Local de aplicação: a depender de onde você deseja utilizar o cimento queimado, os custos também podem variar, ficando em torno de R$ 80,00, no caso dos pisos, e em média R$ 95,00 para as paredes;
  • Metragem total a ser aplicada: embora quanto maior for a área em que você deseja aplicar o cimento queimado, maiores sejam os gastos, alguns profissionais fazem descontos por m² quando a metragem total é alta.

Para garantir que o cimento queimado não irá apresentar problemas relacionados à umidade, principalmente se for instalado no banheiro ou na cozinha, é fundamental que esse material receba uma impermeabilização adequada feita com uma resina própria para essa finalidade. Esse cuidado irá garantir maior resistência e durabilidade ao cimento queimado, e o valor médio a ser investido na impermeabilização fica em torno de R$ 15,00 o m², mas geralmente os profissionais já incluem esse custo no preço total cobrado pelo trabalho.

Opções alternativas para o cimento queimado

De argamassas especiais a porcelanatos e laje acabada, existem produtos e técnicas que permitem obter a aparência despojada e contemporânea do cimento queimado.

Porcelanato de cimento queimado

O porcelanato de cimento queimado é uma opção moderna de piso que combina com as tendências atuais de decoração. O visual do cimento queimado é garantido com praticidade na versão do porcelanato. Isso porque cada peça reproduz de forma fiel a textura desejada e cria um efeito marmorizado no chão. 

Há modelos mais tradicionais e que seguem tonalidades graduais do cinza, e outras versões mais claras e mais escuras de bege, branco e marrom. Com esse leque de possibilidades, você consegue adquirir o produto ideal.

A vantagem do porcelanato em relação à instalação do cimento queimado comum é a sua aplicabilidade pelos ambientes da casa. Por promover uma absorção reduzida em sua superfície, oferece eficiência e segurança para ambientes úmidos.

Por outro lado, é importante saber que existem diferentes tipos de porcelanato. Alguns modelos, como o esmaltado, se tornam bem escorregadios em contato com a água e precisam ser escolhidos com atenção. Os do tipo brilhante, contam com uma cobertura de esmalte em sua superfície. Por isso, são ótimos para tornar a sala de estar ainda mais elegante, pois criam um efeito espelhado no chão e valorizam os móveis dispostos no cômodo. 

Há ainda os porcelanatos polidos, que passam por um processo especial de polimento e são ainda mais lisos que os anteriores. Os acetinados, por sua vez, não chegam a ser foscos, mas possuem um reflexo mais suave. Sua superfície desliza menos que a brilhante, e é, portanto, mais segura para locais onde as crianças costumam realizar suas brincadeiras. O porcelanato de cimento apresenta uma estampa mais mesclada e que mistura todas essas tonalidades. 

Tinta de cimento queimado

A tinta de cimento queimado é recomendada para as paredes e é fácil de ser aplicada. Essa tinta não faz tanta sujeira quanto uma obra dentro de casa, porém é preciso prestar atenção para as demãos ficarem homogêneas. Cada marca é indicada para um espaço diferente. Algumas, por exemplo, não podem ser aplicadas em fachadas e outras são ideais para todos os ambientes. É preciso verificar, antes de usar.

cimento queimado cadeira branca fundo parede de cimento queimado

Conclusão

Viu só, como o cimento queimado tem muitas vantagens e ainda pode ser substituído por outros produtos? Deixe sua casa ou apartamento com um ar despojado e dentro das tendências de decoração. 

Para saber tudo sobre reformas, canteiro de obras ou construção civil, continue acessando nossas publicações.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.