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Vai construir ou reformar? Confira os 7 passos para ter sucesso na contratação da mão de obra

Vai construir ou reformar? Confira os 7 passos para ter sucesso na contratação da mão de obra

A mão de obra representa boa parte do orçamento de um projeto de reforma ou construção e está diretamente ligada a sua produtividade. Os profissionais encarregados da obra são os principais responsáveis por atrasos, falhas e desperdícios.

Por isso, é muito importante tomar certos cuidados na hora da contratação a fim de garantir uma equipe qualificada e comprometida com o trabalho. Preparamos uma lista completa com todos os pontos de atenção que você deve observar caso decida contratar diretamente os operários, sem o gerenciamento de um engenheiro ou arquiteto.

 

  1. Qual é o profissional que você procura?

É fundamental que essa informação esteja bem clara na oferta da vaga para encontrar profissionais capacitados que possam executar cada uma das funções previstas no projeto. Não é recomendado, por exemplo, colocar um pedreiro para pintar. A falta de especialização ocasiona atrasos por causa de serviços que precisam ser refeitos, sem falar no desperdício de dinheiro e de materiais.

 

  1. Fique atento às referências.

Busque indicações e sempre contrate pessoas recomendadas, que já tenham realizado serviços da mesma natureza para amigos e colegas. Se for alguém pouco conhecido, vale conversar com um antigo empregador ou até mesmo visitar uma obra que ele tenha feito. E se não há referência nenhuma, desconfie. O mercado está cheio de profissionais que se dizem “faz tudo”, mas não são especializados e capacitados.

 

  1. Elabore um projeto.

A complexidade deste documento varia muito de acordo com o tamanho da obra, mas é sempre bom ter um projeto em mãos, mesmo que simplificado. Além de ter um valor legal quando anexado ao contrato, ele funciona como orientador durante a execução da obra e ajuda a prever custos. Observe se todos os aspectos estão contemplados e repasse as informações com o encarregado da obra, principalmente no que se refere a pontos elétricos, de som, alarme, hidráulica e outros. Se esquecidos, fica complicado realizá-los depois.

 

  1. Preços e prazos. Tudo deve estar no contrato.

Como vimos no projeto, a complexidade do contrato também varia de acordo com o tamanho da obra, mas é indispensável registrar prazos, formas de pagamento, descrição das atividade e multas, se for o caso. O fator que gera maior preocupação em uma obra é mesmo o prazo, já que os atrasos, infelizmente, são comuns. Para minimizar os impactos negativos, estabeleça um tempo para a obra e mais um adicional para contornar problemas como chuvas e outras interferências. Quanto ao pagamento, uma boa dica é deixar ao menos uma parcela para ser paga depois da entrega. Outro cuidado é pagar por serviço e não por dia. Quando você paga por dia, a tendência é que tudo demore mais. Por outro lado, pagar por serviço exige que você conheça bem todas as etapas da obra para que nenhuma delas seja pulada e o serviço seja dado como concluído pelo operário apenas com o objetivo de receber o pagamento.

 

  1. Compra de materiais.

Muitas vezes, os atrasos e discussões durante uma obra estão relacionados aos materiais. É preciso fazer uma lista completa, por mais extensa que ela seja, de tudo o que precisa ser comprado. Melhor ainda se o encarregado da obra puder realizar as compras. Às vezes, a lista é muito pequena e contempla apenas a primeira etapa. Isso é ruim porque, além de prejudicar o andamento da obra caso o material acabe no meio do dia, você perde seu poder de negociação na loja ao fazer várias compras pequenas. Procure entender do assunto para estimar os materiais e comprar as quantidades certas. É bom considerar uma margem de erro de 10 a 15% para os eventuais desperdícios. Faça cálculos de metragem e tire suas dúvidas com o vendedor. Você só paga o frete uma vez e ainda ganha desconto pela quantidade.

 

  1. Acompanhe o trabalho.

Faça um acompanhamento de perto durante a obra, mas tome cuidado para não sufocar os profissionais. Certifique-se de que eles entenderam o que você disse e estão executando corretamente o serviço, porém lembre-se: eles também precisam de espaço para realizar o trabalho. Se a obra estiver atrasada, seja firme para exigir correções e resultados, mas preze sempre pela manutenção de um clima agradável para que os operários não pensem em deixar a obra inacabada, tornando tudo ainda mais difícil. Procure aprender o máximo que puder: quanto mais conhecimento você demonstra, mais será respeitado.

 

  1. Hora do recebimento.

O serviço está pronto. Este é o momento de fazer o chamado recebimento formal da obra, também conhecido como aceite. Confira se os pontos contemplados no projeto e previstos no contrato foram realizados e estão funcionando corretamente. Se estiver tudo certo, acerte a última parcela e, caso você esteja satisfeito, um bônus é uma opção interessante para que o trabalhador volte e resolva algum pequeno problema que surgir.

E você, está pronto para o desafio? Então mãos à obra.

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