Equiloc

Como descartar entulho de obra? Descubra aqui!

Como descartar entulho de obra? Descubra aqui!

O setor da construção civil é um dos principais geradores de resíduos na sociedade, sendo eles de difícil decomposição. Dessa maneira, a responsabilidade com a correta destinação do entulho de obra gerado não é apenas do poder público, mas também das construtoras e dos donos de obras independentes.  

Toda construção, reforma ou demolição gera resíduos de materiais variados, com peso e volume grandes, o que gera dúvidas quanto a sua destinação. Se você está planejando uma construção ou já passou por isso, talvez tenha ficado com essa preocupação também, mas não se preocupe! Ela é frequente e justificada: é preciso seguir os padrões estabelecidos por lei para não prejudicar o seu negócio e o meio ambiente.

Quer saber mais? Siga a leitura e veja como descartar entulho de obra corretamente!

1. O que é considerado entulho?

Pode ser considerado entulho tudo o que resta do processo da construção civil, seja um projeto novo, uma reforma ou demolição.  Nessa categoria, estão enquadrados materiais como tijolos, telhas, cimento e até tintas. É preciso entender que entre esses resíduos existem duas categorias:

Recicláveis

Muitos materiais que sobram da construção civil podem ser reaproveitados, tais como revestimentos de porcelanato, cimento, madeira e vidro. Esses entulhos podem ser utilizados de diversas maneiras e assim você garante os benefícios da reciclagem. Alguns itens também podem ser reutilizados, sem necessariamente passarem por um processo de reciclagem. Tijolos e madeiras de demolição, por exemplo, são valorizados no mercado e restos de azulejos podem ser usados em mosaicos artísticos.

Não recicláveis

Todos os materiais que não se enquadram na categoria acima são considerados entulhos não recicláveis. Para alguns, ainda não foi desenvolvida uma tecnologia que permita o seu reaproveitamento adequado. Outros, como tintas e solventes, são considerados resíduos muito perigosos, com potencial de contaminação do meio ambiente.

2. Quem é responsável pelo entulho?

O responsável pela construção é também encarregado de definir como descartar entulho de obra. Pode ser uma construtora, uma incorporadora ou mesmo uma pessoa física. A prefeitura do município tem responsabilidade somente pelo lixo doméstico em pequenas quantidades.

Uma construção sustentável pede que seus responsáveis considerem os entulhos e garantam o destino correto de todos os resíduos da obra realizada. Assim, é importante que seja contratada uma caçamba estacionária.

3. Como contratar uma caçamba estacionária?

Empresas especializadas oferecem o serviço de locação de caçambas estacionárias e, dependendo do volume da sua obra, será preciso contratar mais de uma unidade. O ideal é conseguir alguns orçamentos para comparação de valores e serviços oferecidos, de acordo com a sua necessidade.

4. Quais são as regras para o uso de caçambas?

O primeiro ponto é respeitar a capacidade de armazenamento da caçamba contratada. O local onde ela será estacionada também precisa respeitar as leis de trânsito. Em alguns municípios, por exemplo, o tempo máximo de permissão para permanência é de três dias. Por isso, vale conferir com a empresa contratada e até mesmo com a prefeitura quais são as regras aplicadas. De qualquer maneira, é importante organizar o entulho para que esse processo seja rápido e eficiente.

5. O que não pode ser descartado na caçamba de entulho?

O lixo doméstico não deve ser descartado na caçamba estacionária. Isso porque ele pode contaminar os resíduos e impedir a reciclagem e reaproveitamento. Além disso, a destinação desses dois tipos de material é bem diferente. No mesmo sentido, lixo hospitalar, por exemplo, pede o seu recolhimento e descarte específico, de acordo com as normas necessárias para proteção do meio ambiente e saúde da população.

6. Onde o entulho é descartado?

Isso depende do tipo de resíduo. Justamente por esse motivo, é importante que haja uma separação dentro das caçambas, evitando a mistura de materiais. Os itens recicláveis podem ser encaminhados para centros especializados e o restante é encaminhado para áreas de transbordo, de erosões e até aterros sanitários, dependendo da disponibilidade de cada região.

7. O que a legislação diz sobre como descartar entulho de obra?

A resolução do CONAMA número 307, de 2012, estabelece as diretrizes e procedimentos para definir como descartar entulho de obra. Além dela, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determina a divisão da responsabilidade sobre o lixo produzido entre todos os envolvidos no processo da construção civil.

Existem outras normas que tratam da correta destinação de resíduos e cada prefeitura pode estabelecer algumas regras específicas. Assim, é importante conferir as políticas da sua região e procurar o auxílio de empresas especializadas.

8. Como planejar o descarte de entulho?

É essencial desenvolver um cronograma de obra, independentemente de ser uma construção ou reforma. Nele, serão definidas todas as etapas do seu projeto, a sequência em que devem acontecer e o tempo necessário para cada uma. Assim, é possível saber quando os resíduos serão produzidos e planejar a contratação das caçambas para recolhimento. No caso de reformas, é provável que você precise de duas retiradas: uma na demolição e remoção e outra quando finalizar os acabamentos.

O essencial é organizar o entulho por tipo e manter tudo pronto para a retirada. Como falamos anteriormente, é comum que haja um limite de tempo em que a caçamba pode ficar estacionada, o que impede que ela fique disponível durante toda a obra. Além disso, as empresas cobram aluguel por hora, gerando um impacto negativo no seu orçamento, se o cronograma não for bem planejado.

Como você pode ver, lidar com o entulho resultante da construção civil requer alguns cuidados, mas não é uma tarefa complexa. Caso sua obra seja pequena, é possível conferir a existência de ecopontos na região e levar os resíduos diretamente lá.

É importante seguir as dicas de separação dos materiais. Catadores e pequenas empresas de reciclagem podem recolher os itens que são aproveitáveis. Assim, você mantém sua obra organizada, evita penalidades como multas e ainda colabora com a manutenção e preservação do meio ambiente.

Agora que você já sabe mais sobre como descartar entulho de obra, que tal compartilhar sua experiência com a gente? Ficou com alguma dúvida? Tem uma dica especial? Deixe seu comentário!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.