Equiloc

Como fazer um cálculo de escada?

nr 18 trabalhadores

Um dos grandes desafios na hora de desenhar uma escada, independentemente do seu tipo, é fazer o cálculo correto seguindo as normas técnicas.

É preciso conhecer em detalhes as regras para fazer um cálculo de escada perfeito, pois caso tenha algum erro, pode comprometer não apenas a estética, como também a sua funcionalidade.

No post de hoje falaremos mais sobre os tipos de escada e como projetá-las de forma segura.

Tipos de escada

cálculo de escada

As escadas são projetadas há muitos anos e acabaram marcando a arquitetura de diferentes civilizações, representando alguma crença ou identidade, para transmitir poder e status.

Atualmente, os arquitetos possuem liberdade para escolher o estilo das escadas para que cumpram com a sua função, que é vencer desníveis, com segurança e conforto para quem irá utilizá-la.

Conheça abaixo os principais tipos de escada que você pode encontrar em uma obra.

Escada em U

A escada em U é um dos tipos de escada mais utilizados nos projetos arquitetônicos. Além de possibilitar criar um projeto diferenciado, ela utiliza pouco espaço na planta baixa e tem grande funcionalidade no dia a dia. O seu objetivo é unir os ambientes com diferentes alturas.

De modo geral, a sua largura mínima em edificações e ambientes de uso público é de 120 centímetros. Já nas edificações privadas, a largura mínima é de 60 centímetros. Quanto mais larga a escada, mais confortável, segura e prática.

Escada Reta

A escada reta é aquela considerada mais tradicional, compacta e comprida. Ela pode ter um ou mais lances, com patamares intermediários entre eles, mas não muda de direção, isso significa que não faz curvas nem viradas.

Esse tipo de escada funciona bem em ambientes pequenos e médios e, para que ela fique em harmonia com o espaço, o ideal é que o cômodo seja retangular.

Escada Circular

A escada circular, como o nome diz, tem o formato em curva e é mais indicada para ambientes maiores. Esse foi um dos primeiros modelos que surgiu no mundo, estando presente nos castelos medievais.

Escada caracol

Se você reparar bem, a escada caracol é um tipo específico de escada, com lance curvo, muito comum em edifícios residenciais, ambientes pequenos ou contextos específicos. Ela é indicada para locais onde é necessário otimizar espaços.

Elementos de uma escada

Projetar uma escada é uma tarefa que requer atenção especial, já que é preciso combinar necessidades estéticas, funcionais e estruturais. Definir seu tipo, forma, material e estrutura, assim como colocá-la na posição correta, são escolhas que afetam a qualidade final de um projeto.

Abaixo listamos os principais elementos de uma escada, que devem ser levados em conta na hora de projetá-la.

  • Degrau: um degrau é composto pelo piso (onde apoiamos o pé) e pelo espelho (altura do degrau).
  • Piso: também conhecido como passo, é o plano horizontal da escada, onde a pessoa utiliza para apoiar o pé e ter equilíbrio para alcançar o próximo degrau. Segundo a NBR 9077, para uma pessoa de estatura média, a medida mínima do passo é de 28 centímetros.
  • Espelho: é a superfície vertical entre um piso (degrau) e outro, que pode ser maciço ou vazado, dependendo do efeito que você deseja atingir. É onde batemos com a ponta do nosso pé ao subir uma escada. Caso você deseje um efeito mais leve e moderno, opte pelo degrau vazado, que permite a permeabilidade visual e luminosa. A altura do espelho em uma escada pode variar entre 16 e 18 centímetros, considerando uma pessoa de estatura média.
  • Lance: é a sequência de degraus e o seu final é nível em que se deseja chegar. Um lance não deve ter mais do que 16 degraus, nem exceder 2,90 metros de altura a vencer.
  • Patamar: é a superfície horizontal mais comprida que os pisos (degraus). Servem como descanso ao subir uma escada que vence uma grande altura, acima de 2,90m. Nem toda escada possui patamar.
  • Guarda-corpo: também chamado de parapeito, é o elemento vertical ao longo das escadas que serve de proteção para as pessoas não caírem da escada. A altura do guarda corpo exigida é entre 90 a 120 cm.
  • Corrimão: é uma estrutura fixada nas laterais da escada e serve para as pessoas apoiarem as mãos ao subir ou descer uma escada. O material do corrimão deve ser resistente para suportar o peso e a força de uma pessoa, com superfície lisa, e forma circular para maior segurança.

Aprenda o cálculo de escada

cálculo de escada 3

Como já mencionamos no início do texto, saber como calcular uma escada é fundamental para qualquer obra ou projeto. Isso porque uma escada bem calculada é confortável, segura e atende as normas e recomendações do Corpo de Bombeiros.

Cálculo do conforto da escada através da fórmula de Blondel

Antes de mais nada é importante ressaltar que o cálculo de escada deve estar alinhado às exigências do Corpo de Bombeiros do seu município e também em concordância com a Norma NBR 9050 da arquitetura.

Contudo, um terceiro fator determinante é a Fórmula de Blondel, desenvolvida por Nicolas François Blondel, que explica a relação entre altura e profundidade considerando a energia de uma pessoa ao subir e descer escadas.

Basicamente, a Fórmula de Blondel consiste no valor da altura de 2 degraus acrescidos do valor da largura de 1 degrau. Seguindo este raciocínio, temos a seguinte equação no cálculo de escada:

2 alturas do espelho + 1 piso = variação de 1 passo (que deve ser entre 63 cm e 64 cm).

Ou seja: 2E + P = 64 cm.

Foi a partir deste cálculo de escada inicial que chegou-se ao dimensionamento dos degraus. Essa proporção está automaticamente relacionada a uma condição de escada confortável e adequada para o uso, sem esforços excessivos de quem a usa.

Para que esse cálculo esteja perfeito, o degrau posto em um espelho deve ter sua altura entre 16 cm e 18 cm, e a pisada de uma pessoa deve ter 25 cm.

Calcule a altura do espelho

Para prosseguir com o cálculo de escada, é necessário calcular a altura do espelho. Uma vez que você já tenha em mente a norma ABNT 9050 e a Fórmula de Blondel, basta seguir o passo a passo abaixo para saber como calcular uma escada sem erros.

Para calcular a altura do espelho é preciso usar a medida mínima exigida de 28 cm para a largura do piso.

Usando a fórmula de Blondel:

2E + P = 64 cm

2E + 28 = 64

2E  = 64 – 28

2E = 36

E= 36 ÷ 2

E = 18 cm

Sendo assim, ficou definido que a altura do espelho dos degraus da sua escada é de 18 cm.

Calcule a quantidade de pisos

Uma vez calculada a altura do espelho, é hora de prosseguir com o cálculo de escada, para se chegar à quantidade de pisos necessários.

Nesse caso, começamos calculando o número de espelhos e depois o cálculo de pisos por metro quadrado.

Se a altura entre o pavimento inferior e o superior for de 288 cm (2,88 m), fica fácil achar o número de espelhos necessários para que sua escada fique confortável, segura e dentro das normas.

Basta dividir a altura total (H) pela altura dos degraus (Espelhos = E), que definimos acima como 18 cm. Sendo assim, temos:

Número de espelhos = H / E

Número de espelhos = 280 ÷ 18

Número de espelhos = 16

Sabendo que o número de pisos é sempre uma unidade menor que o número de espelhos, chegamos à conclusão que se precisarmos de 16 espelhos, o número de pisos será 15.

Conclusão

senhor subindo escada cálculo de escada

Uma escada consiste basicamente de uma série de degraus, que por sua vez consistem em um piso (sua parte horizontal) e um espelho (sua parte vertical).

Dependendo do projeto, pode existir um ou mais patamares, corrimão e uma pequena saliência que se projeta do piso sobre o degrau inferior, permitindo aumentar seu tamanho sem acrescentar centímetros às dimensões gerais da escada.

De início, pode até parecer difícil realizar o cálculo de uma escada, mas com prática e atenção você consegue calcular qualquer tipo de escada, para todos os tipos de ambiente.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.