Equiloc

Como tirar risco de porcelanato? Conheça os métodos aqui!

como tirar risco de porcelanato mulher

O porcelanato é um revestimento nobre, que pode ser instalado em piso, revestimento de parede e até bancada.

A versatilidade desse produto se dá também por conta da variedade de modelos, como o porcelanato que imita madeira ou a versão do produto polido, por exemplo.

Trata-se de um material altamente resistente e durável, que permite o uso de rejuntes menos espessos, principalmente no caso do porcelanato retificado, criando um visual incrível e dando uma sensação de amplitude no ambiente.

Além disso, o porcelanato pode ser muito caro, mas tudo parece valer a pena por causa de sua aparência incrível.

No entanto, tudo isso será arruinado se houver marcas de arranhões e outros defeitos, aliás, arranhões podem desviar completamente a atenção do resto de suas belas superfícies.

A importância do cuidado com porcelanato

Na hora de limpar porcelanato, muitas pessoas encontram inúmeras dificuldades. Isso porque o seu uso para revestimento tem sido muito amplo, mas as pessoas não têm acesso à informação de maneira adequada.

Assim sendo, é de suma importância estar atento aos cuidados ao limpar um chão revestido com porcelanato.

Pois nem todos os produtos são indicados, e alguns deles podem fazer com que o chão perca o brilho e a até mesmo a bela aparência que esse revestimento possui.

Leia também: Tratamento de piso: saiba as etapas e vantagens

Como tirar risco de porcelanato?

como tirar risco de porcelanato piso

Os porcelanatos se destacam em projetos residenciais não apenas por sua beleza, variedade e alta qualidade, mas também por características técnicas como alta resistência a danos e facilidade de manutenção e limpeza.

Mas apesar de serem resistentes a diversos produtos químicos e impactos, é muito importante ficar atento aos tipos de materiais e soluções adotadas na hora de limpar o porcelanato para evitar manchas, desgastes e sulcos.

E para auxiliar nos cuidados necessários na limpeza e manutenção do seu porcelanato, separamos diferentes dicas de como tirar risco de porcelanato, confira!

Saponáceo Cremoso

O saponáceo cremoso, ou em pó, é um produto de limpeza derivado do sabão, mas com poder de limpeza muito maior do que o do seu parente.

Sua fórmula contém substâncias abrasivas que além de deixar os acessórios metálicos limpos, também atua como um ótimo desengordurante.

O saponáceo líquido, também chamado de cremoso, é o mais indicado para superfícies que não podem riscar, tal como o porcelanato.

Esse produto é ideal para limpeza pesada, já que remove a sujeira com bastante facilidade.

Além disso, possui componentes abrasivos que ajudam a eliminar sujeiras e manchas resistentes de diversos objetos, sobretudo metálicos, devolvendo o brilho.

Veja como é descomplicado tirar arranhões do porcelanato assim, e o que você vai precisar para tirar o riscado é basicamente: saponáceo cremoso e flanelas.

Diferentemente dos demais produtos, o saponáceo precisa agir durante 30 minutos para a retirada do risco e a limpeza seja efetiva.

Detergente neutro

O detergente neutro possui pH próximo de 7, no ponto de equilíbrio entre acidez e alcalinidade.

Além disso, sua grande vantagem é o fato de que ele age diretamente na sujeira, não agredindo ou danificando a superfície a ser limpada.

Um outro ponto forte do detergente neutro é o fato de que ele possui uma grande versatilidade.

Pode ser utilizado tanto na higienização de mármores como também de, granitos, cerâmicas, porcelanatos, laminados, pisos de madeira, etc.

Para tirar o risco do seu porcelanato, você vai precisar de detergente neutro e um pano, basicamente.

Desinfetante a base de cloro

A utilização do cloro vai muito além da limpeza. Umas das suas principais funções é exercida no tratamento da água, impedindo a proliferação de bactérias e protozoários ao torná-los compostos orgânicos inativos.

Pela sua alta ação desinfetante e oxidante, o cloro remove sujeiras resistentes de diversas superfícies, como manchas causadas por mofo e limo, e gorduras acumuladas em azulejos de cozinha.

Uma pequena quantidade desse produto já é o suficiente para matar diversas bactérias e deixar o ambiente esterilizado além de limpo e sem manchas e riscos.

Vinagre de álcool

como tirar risco de porcelanato garrafa

O vinagre de álcool para limpeza age como um produto natural e atóxico, sendo ótimo para trabalhos pequenos e específicos.

Ele pode ser utilizado especialmente quando os ingredientes dos produtos comerciais são muito fortes para a tarefa ou material em questão.

Além disso, a limpeza com vinagre de álcool é uma alternativa ecológica e também segura para uma casa com crianças pequenas e animais de estimação.

Por isso, para tirar a mancha ou o riscado do seu porcelanato com vinagre precisará apenas de uma solução de água e vinagre e um pano de microfibra, como veremos a seguir:

Como tirar risco de porcelanato com lixa?

São a ferramenta mais usada no pré-acabamento, livrando a peça de farpas, desníveis, desigualdades, dando um aspecto uniforme e agradável ao toque.

E para auxiliar na remoção de riscos no porcelanato, a lixa d’água é a ideal, pois é usada molhada com água, e, a maneira que vai trabalhando a própria água vai limpando as impurezas retiradas do objeto lixado.

E para retirar a mancha do porcelanato, você vai precisar apenas de uma lixa d’água 360, 300 ml de água e uma flanela. Vale a pena lembrar que você vai precisar lixar com bastante vontade!

Mas atenção! Tenha cuidado ao escolher a lixa, pois há modelos que são muito ásperos para essa finalidade.

Por isso, recomendamos a utilização da lixa d’água 360, uma vez que ela tira os arranhados sem causar novos riscos.

Como tirar risco de porcelanato com cera automotiva?

A principal função da cera para porcelanato é melhorar o aspecto do piso, deixando-o brilhante, além de manter uma camada protetora contra o desgaste causado pelo trânsito das pessoas pela casa.

Por conta disso, muitas pessoas pensam na cera para porcelanato como uma solução para restaurar o brilho deste tipo de piso.

Se você tem cera automotiva em casa, além de aplicar para polir o carro, também pode ser útil na tarefa de tirar risco de porcelanato.

Aplique um pouco de cera em um pano seco e esfregue sobre o risco até sair. Antes de aplicar o produto, limpe o piso com pano úmido e depois com pano seco. Não use materiais abrasivos.

Creme dental

Existem muitas dicas de limpeza caseiras que incluem o creme dental e ele funciona mesmo, inclusive para tirar risco de porcelanato. Só que dependendo da profundidade do risco, pode dar mais trabalho.

Por isso, aplique um pouco de pasta pura sobre o risco e depois esfregue com um pano seco para esquentar o local. Vai precisar de um pouco de força, mas vai funcionar.

Como saber se o porcelanato risca facilmente?

Como tirar risco de porcelanato? Conheça os métodos aqui!

Essa é uma dúvida comum. Mas para afastar a preocupação, saiba que o porcelanato não risca fácil. Agora, é verdade que alguns tipos são mais resistentes que outros.

Assim, é bom ficar de olho na dureza do produto escolhido na hora de realizar a compra. Isso ajuda a entender também o que pode danificá-lo.

A chamada escala Mohs é internacionalmente conhecida e vai de 1 a 10. O primeiro nível representa o material mais mole na natureza, ou seja, o gesso. Já o décimo é o mais rígido: o diamante.

Para saber em qual posição da escala um material se encontra, ele risca e é riscado por outro. O que for afetado vai para uma categoria abaixo e assim sucessivamente.

Para você ter uma ideia, o porcelanato polido, que é aquele brilhante, tem uma classificação na escala Mohs entre 3 e 4.

Por sua vez, o porcelanato natural, que tem aspecto opaco, é mais resistente, ficando entre as posições 6 e 7.

Fazendo uma comparação com outros materiais, a areia tem classificação 7 e, inclusive, é um dos que oferecem mais riscos ao porcelanato.

Por isso, é sempre bom fazer sua pesquisa!

Leia também: Tipos de rodapé: por que usar, quais os tipos e materiais mais usados

Cuidados para evitar riscos no porcelanato

como tirar risco de porcelanato familia

A porcelana é suscetível a arranhões e lascas que podem expor a superfície abaixo, o que torna vital evitar a queda de objetos de metal pesados . Por isso, alguns cuidados são necessários para ajudar a protegê-lo.

Dispor de tapetes emborrachados

Os tapetes emborrachados em uso residencial assumem o papel de garantir a integridade física, principalmente de idosos e crianças.

Nesses casos é extremamente indicado que tenha um tapete emborrachado para evitar possíveis quedas e escorregões.

Esses tapetes emborrachados são peças fixadas ao chão através da sua superfície antiderrapante, impedindo que se movam facilmente, garantindo a segurança do ambiente.

Outra função que o tapete emborrachado cumpre muito bem, é a de proteger o piso contra manchas de gorduras ou de outros produtos.

Ou seja, ele preserva a integridade do seu piso, seja madeira, cerâmica, porcelanato ou qualquer outro.

Proteger com feltro os pés das mesas e das cadeira

Para limpar a cerâmica, muitas pessoas precisam mudar os móveis de lugar.

O problema é que esse processo também causa danos, afinal, os pés de mesas e cadeiras e outras partes da mobília são duros e capazes de riscar o revestimento.

A melhor maneira de evitar o surgimento de novos arranhões é colocar pedaços de feltro sob os móveis, em todas as partes que têm contato direto com o piso.

Cantos e quinas também devem ser cobertos com algum material macio para que não danifiquem a cerâmica presente nas paredes.

Alguns modelos de móveis têm rodinhas de silicone justamente para evitar esse tipo de problema, mas é sempre bom conferir as condições da peça antes de arrastá-la sobre o piso.

Usar tapetes em áreas de grande circulação

como tirar risco de porcelanato reuniao

Os tapetes são considerados extremamente versáteis na decoração, principalmente nas salas de estar.

Independente do tamanho do seu cômodo, o uso desse artigo decorativo é sempre bem-vindo.

Seus tamanhos diversos, cores, estampas e materiais, fazem com que a escolha do modelo ideal seja tão difícil quanto a de qualquer outro mobiliário da casa.

São muitas as funções atribuídas aos tapetes: eles podem separar ambientes, deixá-los mais acolhedor, esconder algum defeito no piso, além de proteger de riscos causados por móveis ou sapatos.

Cobrir o porcelanato caso a obra continue

Quando tem-se reforma parcial, é necessário se ter uma dose extra de cuidado para não danificar as estruturas que deverão permanecer, nesse caso em específico, estamos falando do porcelanato.

Por isso, você pode utilizar tanto jornal como lona ou até mesmo o chamado salva-piso. Porém, o uso de jornal para forrar o piso só é recomendável se a reforma for bem pequena, como a pintura de uma única parede.

Já a lona, está entre os materiais mais recomendados, visto que oferece diversos benefícios, como, por exemplo, o recobrimento de grandes áreas sem emendas, como seria o caso do jornal. Também oferece um baixo custo quando comparado ao salva-piso.

Por fim, o salva-piso é um material elaborado especificamente para a proteção dos assoalhos durante obras e reformas. É formado por papel kraft e plástico bolha, sendo bastante resistente, fixo e uniforme.

Além disso, diminui o impacto de ferramentas que caem no chão e até mesmo do carrinho de mão transitando pelo local.

Manter o ambiente limpo

A limpeza regular e básica com água morna e sabão neutro é suficiente para manter a porcelana linda.

Você também pode usar um limpador de spray multiuso suave e diário para remover espuma de sabão, depósitos de água dura e mofo.

Além disso, não use produtos de limpeza que contenham ácidos ou amônia (e outros produtos químicos agressivos), pois eles podem danificar as superfícies brilhantes do azulejo.

Sempre seque bem a porcelana após a limpeza e evite deixar poças na superfície da porcelana.

Como deve ser a limpeza do porcelanato para evitar riscos?

como tirar risco de porcelanato casal conversando

Após a obra, é muito importante realizar a primeira limpeza do porcelanato. É ela que vai trazer brilho ao revestimento e evitar o aparecimento de manchas superficiais nos primeiros anos.

A primeira faxina, quando bem executada, também vai facilitar a realização da higienização diária.

Os revestimentos cerâmicos se caracterizam por apresentarem as menores exigências em termos de manutenção e facilidade de limpeza no dia a dia. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados.

A primeira limpeza , pós-obra, deve ser realizada de forma cuidadosa, pois pode haver materiais abrasivos em sua superfície, como cimento e areia.

Leia também: Piso flutuante: conheça os tipos e quais as suas vantagens e desvantagens

Produtos usados para limpar porcelanato

Bonito e versátil, o porcelanato pode ser usado tanto em áreas externas quanto em áreas externas. Como se não bastasse, o produto é acessível, durável, apresenta baixa absorção de água e muita resistência à abrasão.

O passo inicial para limpar o porcelanato é remover o excesso de poeira dos pisos e revestimentos de parede.

Para tanto, utilize uma vassoura de pelos bem seca ou o aspirador de pó. Caso você opte pelo aspirador, mantenha uma distância mínima de 15 cm para impedir que o porcelanato arranhe.

Dentre os principais produtos utilizados na limpeza do porcelanato, podemos destacar:

  • Vinagre;
  • Detergente neutro;
  • Desinfetante a base de claro;
  • Saponáceo cremoso.

O que não usar em porcelanato

A utilização de produtos não indicados pode ocasionar o que chamamos de ataque químico, deixando a superfície porosa e acarretando no surgimento de manchas, riscos e opacidade no piso.

Por isso, não utilize produtos que contenham flúor e seus derivados, eles podem causar danos irreversíveis ao produto. Dessa forma, nunca utilize sobre as peças:

  • Sabão em pó;
  • Escovas;
  • Ácidos;
  • Água sanitária;
  • Soda cáustica.

Leia também: Revestimento: os tipos, normas, cuidados e a instalação

Conheça a melhor solução em locação de equipamentos para construção civil

A Equiloc vem investindo num sistema crescente na construção civil: a locação de equipamentos.

Dessa forma, por um custo bem reduzido você tem a capacidade de possuir todos os itens que deseja pelo tempo que quiser para realizar suas construções.

Com a Equiloc, a burocracia e os preços são baixos, dando conforto às escolhas do cliente.

O atendimento é personalizado para cada usuário, buscando sempre atender as necessidades de maneira mais rápida e efetiva possível.

Não arrisque o bom andamento de sua obra, alugue seus andaimes com a Locadora Equiloc.

Mantemos nossos equipamentos sempre atualizados e com revisões periódicas para que você tenha total segurança.

Portanto, ao necessitar de equipamento, confia na Locadora Equiloc que é negócio certo!

Conclusão sobre como tirar risco de porcelanato

como tirar risco de porcelanato casal

O uso de porcelanato pode agregar valor à sua obra, pois proporciona sofisticação e seu alto desempenho pode diminuir o custo de manutenção e prolongar a durabilidade.

Por essa razão, é muito importante manter seu porcelanato conservado e livre de arranhões.

Caso algum incidente ocorra e você acabe riscando seu porcelanato aproveite as dicas que trouxemos no texto para retirá-las!

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais informações!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.