Equiloc

Como usar uma serra de mármore? Confira o passo a passo!

Como usar uma serra de mármore? Confira o passo a passo!

As serras são ferramentas imprescindíveis em serviços de construção, podendo ser empregadas tanto no acabamento de edifícios quanto em reformas residenciais. Há uma variedade de tipos no mercado, com características e finalidades específicas. Você saberia dizer, por exemplo, para que serve e como usar uma serra de mármore?

Esse modelo tem discos diamantados bastante resistentes para cortar materiais como pedra, revestimentos de cerâmica, azulejos, alvenaria e até concreto. Como toda máquina, ela exige alguns cuidados e o uso de acessórios para que não ofereça riscos à segurança do profissional que a manuseia.

Que tal conferir as nossas dicas para operar o equipamento corretamente e evitar problemas? Acompanhe!

Como usar uma serra de mármore?

Aprender a manipular uma ferramenta exige paciência e atenção aos mínimos detalhes. Portanto, sempre que você adquirir um equipamento novo, com o qual não tem familiaridade, reserve um momento tranquilo para utilizá-lo pela primeira vez.

Veja, a seguir, os passos necessários para operar uma serra mármore.

Ler o manual

Muitas pessoas ignoram as instruções do fabricante por acharem que a intuição é o suficiente para lidar com um equipamento. Trata-se de um erro gravíssimo, já que a falta de experiência com a máquina pode resultar em acidentes.

Mesmo quem já utilizou uma ferramenta específica precisa consultar o manual para ter certeza de que todas as medidas de segurança foram tomadas. Lembre-se, inclusive, que os cuidados podem variar de acordo com o modelo/marca do produto.

Colocar os acessórios

Existem vários discos de corte para instalar em uma serra mármore, de acordo com o trabalho a ser realizado. Os diamantados lisos, por exemplo, são divididos entre segmentados (com dentes separados por cisões) e contínuos (sem cisões).

Enquanto os primeiros servem para corte de alvenaria, granito e mármore, os segundos são mais indicados para cortar ardósia, porcelanato e pisos cerâmicos. Vale a pena conferir a utilidade de cada modelo para fazer a escolha certa.

Para colocar o disco, mantenha a máquina desconectada da rede elétrica. Em seguida, identifique a flange de apoio no corpo da serra, apoie o disco na região certa e utilize as chaves do kit (esses acessórios vêm com o produto) para fixá-lo.

Também é importante instalar o protetor de lâmina. Esse item foi desenvolvido para proteger o operador, evitando que se machuque ou seja atingido por estilhaços do material que receberá o corte.

Fazer os devidos ajustes

A serra de mármore permite que você faça dois tipos de ajuste. O primeiro é em relação ao ângulo de corte, que parte de 90 graus. O segundo tem a ver com a profundidade do corte e pode chegar a 3,5cm.

Para ajustar o ângulo, basta desapertar e apertar o parafuso que se encontra na parte da frente da ferramenta. Para ajustar a profundidade o processo é o mesmo, mas deve ser realizado no parafuso que fica ao lado da alça de apoio para as mãos.

Verificar a máquina

Com tudo preparado para o uso, é fundamental verificar a situação da serra e dos demais componentes antes de ligá-la. Certifique-se de que o disco e o protetor de lâmina estão firmes e observe se nenhuma chave ficou conectada ao equipamento.

Em seguida, mantenha o interruptor da serra no modo desligado antes de conectar o plugue à rede elétrica. Esse cuidado evita que você se assuste com o funcionamento da máquina, correndo o risco de soltá-la sem querer.

Por fim, antes de operar, observe se a tomada escolhida é compatível com a voltagem do equipamento. Com todos esses cuidados, você já pode começar a trabalhar com a ferramenta em segurança.

Operar a serra mármore

Utilizar essa máquina é bem simples. Ao ligá-la, aguarde alguns segundos até que ela atinja a velocidade máxima. Então, mantendo o disco a um ângulo de 90 graus em relação à pele, posicione a serra sobre a superfície que deseja cortar.

Segure firme o equipamento para evitar que ele trave, tomando o cuidado de sempre realizar o corte na horizontal. Se possível, invista em uma bancada para serra mármore. Essa peça trará segurança e fornecerá apoio para a realização de cortes mais precisos.

Importante: junto ao interruptor existe um botão de bloqueio que atua como trava de segurança. Portanto, caso queira que o equipamento trabalhe continuamente, é só apertar o gatilho para que empurre o botão de bloqueio e evite interrupções durante o corte.

Quais são os cuidados necessários?

Agora que você já sabe como usar uma serra de mármore, precisa conhecer as medidas básicas de segurança para evitar acidentes e obter melhores resultados no corte das peças. Fique de olho nas orientações e saiba o que fazer.

Preparar o local

Seja dentro ou fora de casa, o ambiente de trabalho precisa estar devidamente limpo e iluminado. Esse cuidado mantém o espaço organizado, livre de barreiras físicas que possam criar sombras e prejudicar a visualização de máquinas e equipamentos.

Também analise o local e remova qualquer embalagem composta por gases ou líquidos inflamáveis. A serra mármore produz faíscas que, em contato com determinadas substâncias, podem causar explosões.

Providenciar os EPIs

Preocupar-se com a própria segurança e com a de outras pessoas é fundamental. Por isso, qualquer indivíduo que estiver no local (seja operando a máquina, seja próximo dela) precisa fazer uso de equipamentos de proteção individual.

Os EPIs, nesse caso, incluem luva, avental, macacão, bota ou sapato antiderrapante, óculos de proteção, máscara, capacete e protetor auricular. Também é aconselhável prender os cabelos e evitar o uso de joias que possam ficar presas à máquina.

Respeitar a finalidade da serra

Toda ferramenta é projetada para exercer uma função específica, e você precisa respeitar isso. Ainda há pessoas que confundem, por exemplo, a serra mármore com a circular e tendem a usá-las para o mesmo tipo de trabalho.

Não cometa esse erro. Devido à alta rotação, a serra mármore pode se tornar muito perigosa quando apoiada sobre materiais menos resistentes, como a madeira. Ela foi desenvolvida para corte de pedras, concreto, porcelanato e deve ficar limitada a esses recursos.

Armazenar corretamente

Cuidar da máquina é outro ponto necessário para ter um bom desempenho e minimizar riscos. Portanto, escolha um local protegido da umidade para guardar sua serra mármore. O fio do equipamento deve ser manipulado com cuidado e mantido longe de peças cortantes e de fontes de calor.

Se em algum momento a máquina apresentar defeito ou falha técnica, não tente consertá-la por conta própria. Entre em contato com um profissional especializado e certifique-se de que as peças usadas para substituir os componentes antigos são originais.

Essas são algumas dicas importantes para você saber como usar uma serra de mármore em segurança e conservá-la por mais tempo. Uma alternativa para reduzir custos e não se preocupar com a manutenção do equipamento é procurar uma locadora de ferramentas.

Uma empresa da área oferece ampla variedade de máquinas e instrumentos para que o cliente encontre o modelo adequado para cada trabalho. Além da comodidade de poder alugar apenas o necessário, você ainda conta com a qualidade das ferramentas, que passam por constantes inspeções e revisões.

Gostou de aprender como usar uma serra de mármore sem deixar a segurança de lado? Esperamos que as dicas sirvam como ponto de partida para que você desenvolva excelentes projetos com o equipamento.

Agora, aproveitando que o assunto é ferramenta de trabalho, leia o próximo post e descubra como escolher martelo demolidor para a sua obra!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.