O compressor de ar faz parte do nosso dia-a-dia. Ele está presente nas mecânicas e postos combustível, nas pinturas residencial e predial, nas clínicas odontológicas e também nas indústrias.
Esse equipamento é responsável por transformar energia mecânica em energia pneumática, e pode ser utilizado em diversos setores de produção e manutenção dos processos fabris, bem como no acionamento de máquinas, ferramentas e de todos os setores produtivos e de prestação de serviços, inclusive no uso doméstico.
Você sabe para que serve um compressor de ar e como escolher o melhor equipamento para a sua necessidade? Neste post vamos esclarecer todas as dúvidas sobre o tema.
O quê é um compressor de ar?
Um compressor de ar é um dispositivo que converte a energia mecânica (usando um motor elétrico, diesel ou motor a gasolina) em energia pneumática, armazenada em ar pressurizado (ar comprimido ).
Essa energia de ar comprimido pode ser utilizada para uma grande variedade de aplicações e podem ser classificados de acordo com a pressão entregue ou com o design e o princípio da operação.
De acordo com a pressão entregue ele pode ser:
- De baixa pressão (LPACs): tem uma pressão de descarga de 150 psi ou menos;
- Com pressão média: tem uma pressão de descarga de 151 psi a 1000 psi;
- De alta pressão (HPACs): tem uma pressão de descarga acima de 1.000 psi.
E conforme o design e o princípio da operação ele pode ser:
- Compressor de Êmbolo: comprime mecanicamente um volume fixo de ar por ciclo;
- Compressor Rotativo: funciona da mesma maneira que o compressor de êmbolo;
- Turbocompressor: comprime o ar forçando o seu deslocamento por um difusor, ou seja, transformando energia cinética em energia pressão de ar comprimido.
Para quê serve o compressor de ar?
Podemos dizer que os compressores de ar têm diversas finalidades e podem ser indicados para uso doméstico, uso profissional ou grandes pinturas em indústrias.
No uso doméstico, eles podem servir para pintar peças ou pequenas paredes, encher balões, pneus de bicicleta e carros, entre outros. Na indústria, eles são muito utilizados para pintura de peças e, eventualmente, para limpeza de objetos. Existem ainda os modelos industriais que são comumente usados em construções, hospitais, consultórios odontológicos e indústrias farmacêuticas.
A principal vantagem em usar compressores de ar é que o ar comprimido gerado pelo equipamento não emite poluentes que prejudicam o ambiente.
Quais os tipos de compressor de ar?
É possível separar os compressores de ar em dois tipos: os volumétricos ou rotativos e as centrífugas ou dinâmicos.
Os compressores volumétricos possuem dois rotores em forma de parafusos que giram em sentido contrário, mantendo entre si uma condição de engrenamento. Eles podem ser classificados de acordo com o tipo de acesso ao seu interior, como herméticos, semi-herméticos ou abertos. Eles também podem ser subdivididos em compressores de parafuso duplo e simples.
Já as centrífugas são compressores onde o ar é comprimido através de força centrífuga. Eles possuem um alto rendimento e são usados em grandes indústrias.
Como funciona o compressor de ar?
O compressor de ar funciona da seguinte maneira: ele retira o ar da atmosfera, armazena em um reservatório e compacta o ar em alta pressão, tornando-se uma tecnologia indispensável em qualquer oficina.
Ele ainda permite a realização de várias funções, como acionamento de diversas ferramentas manuais pneumáticas, acionamento de diversas máquinas com sistema pneumático e a utilização de seu ar comprimido para limpeza em geral.
Como escolher um compressor de ar?
Quer saber como escolher um compressor de ar levando em consideração as suas necessidades? Então confira abaixo as nossas dicas para optar pelo melhor equipamento de acordo com os seus objetivos.
Qual o melhor compressor de ar para uso doméstico?
Na hora de escolher um compressor de ar para uso doméstico é necessário pensar para qual finalidade você empregará este compressor. E um ponto que pode influenciar é a forma de uso do equipamento, se ele ficará estático ou permite movimento.
Observe também a pressão de trabalho. Para saber isto, basta olhar os dados técnicos que são dispostos nos catálogos ou informações do produto. E por fim, mas não menos importante, qual a quantidade de ar efetivo consumido pelo equipamento PCM (Pés).
Sabemos que um compressor de ar para uso doméstico não necessita de tanta pressão e volume como um compressor para indústrias.
Outra coisa que pode ser considerada é que um compressor de ar para uso doméstico não necessita ser do mesmo tamanho de um compressor para utilizações fabris. Por assim ser, escolha modelos compactos que poderão ser facilmente guardados.
Sendo assim, os modelos indicados para uso residencial são os compressores de diafragma, que se caracterizam por liberar o ar direto, sem ter que possuir um reservatório.
Qual o melhor compressor de ar para oficina mecânica?
Toda oficina mecânica necessita de um compressor de ar para abastecer seus equipamentos pneumáticos, como as pistolas de pintura, politriz, cortadeira, lixadeira roto-orbital, solapadeira, furadeira, mesa de estiramento, elevador pantográfico e macaco hidropneumático.
É possível dizer que para uma oficina pequena, um compressor de 12 pés cúbicos pode ser suficiente para gerar a pressão adequada. Agora caso ela tenha uma estrutura um pouco maior, a necessidade relacionada ao compressor também cresce.
Antes de escolher o melhor compressor de ar para oficina mecânica é importante lembrar que para um bom desempenho dos equipamentos pneumáticos é necessário que a rede de ar da oficina seja bem dimensionada e que conte com um bom reservatório de ar, a fim de evitar os “apagões” de ar em seus equipamentos.
Uma dica é que a oficina mecânica adquira um compressor com capacidade um pouco acima do necessário. Assim, os riscos de queda de pressão são minimizados.
compressor-de-ar-prateado
Qual o melhor compressor de ar para construção civil?
O compressor de ar para construção civil, dependendo da sua potência e do seu porte, pode ser usado para auxiliar o funcionamento de ferramentas pneumáticas, em obras de saneamento, pavimentação e reforma de rodovias, bem como em desmonte de rocha em projetos de demolição e mineração.
Os equipamentos com maior demanda para esta finalidade são os compressores de parafuso a diesel ou elétrico, com potências entre 60 hp a 200 hp, para vazões que vão de 250 a 990 pcm.
Já no caso dos compressores portáteis, os de até 300 pcm são os mais comuns na construção civil. Os equipamentos mais robustos estão presentes em serviços de perfuração e escavação, e que normalmente demandam faixas de pressão maiores.
Quais as principais marcas de compressor de ar?
Confira abaixo algumas das principais marcas de compressor de ar.
Shulz
O compressor Shulz Air Plus é indicado para uso simples, como calibrar pneus de carros e bicicletas ou encher colchões e outros objetos infláveis. Ele possui indicador de pressão e enchimento com desligamento automático ao alcançar a pressão selecionada. Além disso, tem alimentação por bateria de 12V e vem com uma lanterna acoplada, que pode ser bem útil em emergências, acampamentos ou apenas para iluminar a área de trabalho.
Motomil
Os compressores de ar da Motomil podem ser utilizados para as mais diversas utilidades, trabalhando com limpeza, pinturas domésticas de paredes e outras superfícies maiores, pulverização de líquidos, enchimento de bolas e infláveis e calibragem pneus.
Einhell
Os compressores de ar da Einhell podem ser usados em casa, jardim, garagem ou no canteiro de obras, uma vez que a empresa disponibiliza inúmeros equipamentos móveis em vários tamanhos. Eles podem ser utilizados em conjunto com uma grande variedade de ferramentas.
Quanto custa o compressor de ar?
O valor de um compressor de ar pode variar muito de acordo com o seu tamanho e potência. Entretanto, de uma maneira geral, podemos dizer que o valor deste equipamento é entre R$ 500,00 a R$ 30.000,00.
Aluguel de compressor de ar na Locadora Equiloc
Se você procura uma locadora para aluguel de compressor de ar, a melhor opção é a Equiloc. Isso porque oferecemos um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil, além presentear os nossos clientes com o máximo em comodidade para realizar suas locações.
Todos os nossos equipamentos estão em constante atualização, para garantir melhor qualidade e durabilidade, além de serem revisados antes de cada entrega para certificar que estão em perfeitas condições.
Também possuímos um time de atendimento altamente qualificado, eficiente e ágil para encontrar o que você precisa ou solucionar dúvidas. E, para garantir maior agilidade em nossa logística, disponibilizamos uma frota exclusiva e motoristas à disposição para os serviços de entrega, coleta e manutenção em nossos equipamentos.
Entre os principais benefícios de alugar a um compressor de ar com a Equiloc, para que você possa realizar o seu trabalho com total segurança, estão:
- Você não precisa ter um espaço específico para estocar o equipamento quando o mesmo não estiver em uso;
- Você paga o equipamento somente pelo tempo que ele for usado na obra;
- Caso aconteça algo com o equipamento, a sua obra não vai ficar parada, pois é possível substituir por outro;
- Toda a manutenção do aspirador de obra fica sob responsabilidade da locadora.
Cuidados ao usar o compressor de ar
Os compressores de ar são um dos equipamentos mais locados no segmento de construção civil. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para a sua utilização. Confira abaixo quais são eles:
- Limpar a válvula de retenção dos compressores de ar antes de cada uso. Isso porque esta é uma das peças essenciais para o seu funcionamento, pois permite que o ar comprimido seja armazenado dentro da estrutura.
- O equipamento deve ser posicionado em local limpo e a pelo menos 30cm da parede.
- Limpar o filtro do compressor três vezes por semana para evitar superaquecimento.
- Verificar se o equipamento não apresenta vazamento de óleo, pois uma chama infiltrada no compressor de ar pode provocar uma grande explosão.
- Deixar o tambor longe de maçaricos em locais abertos e arejados, principalmente nos dias mais quentes, em que a pressão interna do tambor tende a ser maior.
- Checar se não há fissuras no equipamento. Os compressores de ar trabalham sob enorme pressão e a válvula de leitura deve ser sempre verificada na hora da operação.
- Verificar periodicamente o nível do óleo.
- Nunca mexer no equipamento sem ter absoluta certeza de que ele está desligado.
- Observar se o compressor desliga quando atinge a pressão máxima.
- O compressor de ar deve estar sempre nivelado, para que a lubrificação do equipamento não fique comprometida.
- Manter o ambiente de trabalho sempre limpo para que o ar produzido pelo compressor não fique contaminado.
Também é possível que alguns problemas sejam encontrados no momento da utilização do equipamento, como por exemplo manômetros das linhas de ar quebrados, sujeira ou excesso de poeira nos equipamentos, falta de filtros na linha de ar comprimido, mangueiras e tubulações de ar comprimido mal posicionados e outros. Por isso é tão importante tomar todos os cuidados a fim de evitar este tipo de situação.
Conclusão
Como você pode notar ao longo deste texto, o compressor de ar é indicado para diferentes funcionalidades, transformando energia mecânica em energia pneumática. Esse equipamento é muito requisitado por indústrias, oficinas mecânicas e até mesmo no uso doméstico.
São diversas as vantagens da utilização de um compressor de ar durante a execução de uma obra, como fácil mobilidade, possibilidade de ser alugado, não trabalha com fluídos inflamáveis ou tóxicos, tem um bom alcance quando se trata de distribuição de ar comprimido em todo o canteiro de obra e pode ser acoplado a uma vasta gama de ferramentas e equipamentos que funcionam a base de ar comprimido.
Para saber mais sobre o aluguel de compressores de ar, procure a Equiloc e faça agora mesmo o seu orçamento sem compromisso!