Você sabe o que é o concreto usinado? Pois saiba que é diferente dos outros tipos de concretos.
O concreto está presente em todas as obras de construção e pensando nisso, nós da Equiloc criamos esse guia completo sobre o concreto usinado. Tire suas dúvidas aqui!
Vem comigo!
O que é o concreto usinado?
Em primeiro lugar, você sabe o que é o concreto usinado? Pois bem, é um concreto diferente dos tradicionais com aplicação ampla. Sendo utilizado em lajes, escadas, vigas e pilares, por exemplo.
Há quem diga que utilizar esse concreto é de extrema vantagem nas construções, contudo, é importante ter em mente seus pontos negativos. E claro, pesar se utilizar o concreto usinado na sua obra será o ideal.
De modo geral, o concreto usinado se difere dos demais por ser dosado em central (CDC). Esse tipo de concreto passa por todo o procedimento de preparo e mistura em uma usina e em seguida, é transportado até o canteiro de obras. Aqui ele já está pronto para ser aplicado.
Quanto aos materiais utilizados no concreto usinado são controlados e monitorados. Aqui são agregados a água, como areia, brita e aditivos, por exemplo. De acordo com a norma NBR 7212/2012 que estabelece a Execução de Concreto dosado em Central.
O transporte do concreto usinado pode ser feito por caminhões, betoneiras ou em veículos sem agitação. Além disso, é comum que seja bombeado através de mangueiras diretamente em seu local de aplicação, já que se trata de uma mistura mais fluida.
O esperado desse tipo de concreto é que sua qualidade seja ainda maior que o convencional utilizado em obra.
Quais as principais aplicações do concreto usinado?
Bem, e quanto a aplicação do concreto usinado? Como é de se esperar, tem ampla utilidade dentro de construções, principalmente devido a sua consistência.
Aqui é importante considerar o custo benefício. Em obras de pequeno porte, muitas vezes o concreto usinado é trocado pelo convencional, tendo em vista o seu custo elevado. Sendo assim, é importante considerar suas vantagens e desvantagens.
A sua escolha deve levar em consideração os elementos estruturais de sua obra.
A Norma NBR 6118 (Estruturas de Concreto Armado) é responsável por fornecer uma especificação das principais características do concreto usinado.
Lajes
Primeiramente, as lajes. O concreto usinado é amplamente utilizado na construção de lajes, porém é importante que seja aplicado nas proporções corretas. Visando maior durabilidade e qualidade a obra.
Escadas
Para aplicação de concreto usinado em escadas, leva-se em consideração o mesmo princípio das lajes. Aqui são utilizados cálculos visando preencher corretamente as escadas.
Vigas
Em terceiro lugar, temos a aplicação do concreto usinado em vigas. Uma das suas maiores utilidades devido ao consumo menor. Contudo, não é indicado sua utilização através de bombeamento.
Pilares
Por fim, a utilização do concreto usinado em pilares.
Sua aplicação leva em consideração a sua qualidade superior que permite desenvolver traços específicos aos pilares. Porém, assim como em vigas, o uso do concreto usinado não é indicado por bombeamento.
Qual a diferença entre o concreto usinado e o concreto virado em obra?
Pois bem, agora falemos um pouco sobre as diferenças do concreto usinado e virado em obra. As diferenças são muitas, como as 3 que falaremos a seguir.
De modo geral, a maiores diferenças entre o concreto usinado e o virado em obra está em suas formas de preparo. Assim como o termo remete, o concreto virado em obra é preparado na hora da construção e nas condições do momento. Enquanto o concreto usinado possui tratamentos mais refinados e medições de matérias primas.
Você sabia que existem diversos tipos de concreto? Sendo assim, conheça os 7 principais tipos de concreto utilizados no Brasil. É só clicar aqui!
Preço de compra e custo de aplicação
Primeiramente falemos sobre custos. Em muitas obras o concreto usinado é deixado de lado, principalmente se for uma construção de porte pequeno. Às vezes são necessárias grandes quantidades e ainda, seu preço acaba sendo mais elevado que o concreto virado em obra.
O custo mais alto do concreto usinado também está atrelado a sua qualidade superior, como melhor mistura e homogeneização, por exemplo.
Qualidade da mistura
Em segundo lugar, a qualidade da mistura formada pelo concreto usinado e virado em obra são bem diferentes. Isso se deve justamente a forma como são preparados.
Enquanto o concreto usinado é preparado a partir de usinas misturadoras ou dosadoras, o concreto virado em obra é preparado no decorrer da própria construção: através de pás, enxadas ou betoneiras elétricas.
Como consequência, temos uma qualidade superior no concreto usinado.
Homogeneidade
Quanto a homogeneidade, como é de se esperar, é melhor no concreto usinado. Isto se deve ao motivo apresentado no tópico anterior: a mistura.
De modo geral, a homogeneidade apresentada no concreto é dependente da mistura. Logo, quanto melhor for, melhor será a homogeneização dos componentes presentes em um concreto. Além do rigor da indústria ao utilizar e medir insumos utilizados no procedimento.
Quais as vantagens do uso do concreto usinado?
Agora falemos um pouquinho sobre as vantagens do concreto usinado! Aqui neste tópico separamos 5 delas, confira:
Possui uma qualidade superior
Em primeiro lugar, se você está na dúvida se compensa ou não o uso do concreto usinado, considere a qualidade.
Nas indústrias são considerados diversos critérios na produção do concreto usinado. A dosagem, mistura e homogeneização são algumas, por exemplo. Tudo é realizado a partir de procedimentos testados e calculados, o que faz grande diferença.
Podemos dizer que por ser fabricado a partir de equipamentos, é um concreto mais sofisticado.
Além disso, todos esses critérios, juntamente ao uso de aditivos, promovem ao concreto usinado características específicas, garantia de capacidade estrutural e grande resistência.
Ou seja, o seu custo benefício se prova ainda melhor que os demais para uma construção.
Ocupa menos espaço na obra
Outro ponto a ser considerado em uma obra é o espaço. Este sem dúvidas acaba ficando muito reduzido se considerarmos todos os materiais ali presentes.
Pois bem, com o uso do concreto usinado, você poupa espaço na obra!
Em construções é necessário o uso de diversos sacos de areia, cimento e brita para constituir a mistura. Agora, com o concreto usinado, você já recebe o produto pronto e com muita qualidade. Então é só usar.
Necessidade de menos mão de obra
Em terceiro lugar, o uso do concreto usinado faz com que não seja necessário o uso de muitas pessoas trabalhando durante a aplicação. Isso é uma grande vantagem em todos os cenários, assim como financeiro.
Assim, é possível reduzir terceirizados na contratação e trabalhar com uma equipe própria.
Devido à falta de necessidade de preparar o concreto a ser utilizado, ainda se poupa energia dos profissionais que trabalham na obra e se ganha tempo na entrega.
Redução do tempo gasto na obra
Se tem uma coisa complicada de lidar, são atrasos na obra, não é mesmo? Lidar com a expectativa do cliente ou esperar sua moradia. Difícil imaginar um cenário agradável.
Pois bem, o concreto usinado também pode ajudar a diminuir o tempo gasto na obra!
Com o concreto virado em obra, por exemplo, temos o preparo na hora a partir dos materiais presentes. Sendo assim, uma grande mão de obra e tempo são perdidos até que finalmente possa dar seguimento na construção.
Evita desperdício de material
Por fim, sem desperdício de material!
Com o concreto tradicional, é necessário comprar materiais, como cimento, brita e areia, por exemplo. Seu preparo leva em consideração proporção a olho, então fica difícil ter noção do quanto será utilizado até o final da obra. É comum que materiais sejam comprados a mais.
Levando em consideração que o concreto usinado é preparado na indústria, não há porque se preocupar com materiais adicionais, e logo, diminui desperdício de materiais e dinheiro.
Quais as desvantagens do uso do concreto usinado?
Certo, o concreto usinado parece muito atrativo, não é mesmo? Contudo, também existem algumas desvantagens, sendo assim, as trouxemos neste tópico.
Se liga:
Possui um custo maior
Antes de mais nada, é importante destacar que apesar da qualidade elevada do concreto usinado, seu preço também é maior em comparação com outros tipos de concreto.
O porte de cada obra determina o quanto deve ser utilizado de concreto, logo, em obras pequenas, muitas vezes acaba não compensando o valor a ser pago. Então nossa dica é que você considere todo o contexto antes de decidir o concreto que usará.
Variação da disponibilidade de acordo com a região
Em segundo lugar, ao optar pelo concreto usinado, você acaba ficando dependente.
Cada indústria utiliza um tipo de material em sua dosagem e talvez aquele que você deseja não esteja disponível para a sua região. Sendo assim, você acaba perdendo tempo em busca do concreto usinado para dar início a obra.
O prazo de entrega da obra fica dependente da usina
Quanto ao prazo de entrega da obra, também acaba ficando dependente da usina.
De modo geral, a usina será a responsável por dosar e preparar o concreto que será entregue na obra. Em caso de atrasos, a obra também atrasa e com isso geram-se problemas maiores com os clientes.
O grande problema aqui é a dependência da disponibilidade de entrega do concreto usinado.
Aqui só existem duas opções: comprar o concreto usinado em uma indústria de confiança e que honre com a entrega, ou optar por outros tipos de concreto em caso de pressa.
Dificuldade para trabalhar com poucas quantidades
Por fim, se você deseja trabalhar com concreto usinado em pequenas quantidades, saiba que é quase impossível.
De acordo com a Norma NBR 7212:2012 é estabelecido um volume mínimo de concreto usinado para cada pedido. Tendo em vista que o pedido mínimo é de 3m³ com um caminhão betoneira, muitas vezes seu uso não é vantajoso em obras pequenas. Ainda mais se considerarmos o seu valor um pouco mais alto.
Como comprar concreto usinado?
Se você deseja comprar concreto usinado, primeiramente você precisa mensurar o quanto de material deverá ser utilizado em metros cúbicos. Em seguida, é necessário especificar quais serão as características do produto, como resistência, por exemplo.
Por fim é só procurar empresas de concreto na região e contratar aquela que mais lhe agrade.
Cuidados que você deve ter antes de utilizar o concreto usinado na sua obra
Para utilizar o concreto usinado, não basta apenas comprá-lo em uma empresa de sua região. É importante que ele esteja de acordo com suas especificações e combinados. Então fique atento a 3 cuidados importantes:
Ao receber o concreto, confira se as informações estão de acordo com o que foi definido
Em primeiro lugar, ao receber o concreto usinado, verifique se é exatamente o que você pediu à empresa. Se contém o volume necessário e calculado para a obra, assim como, todas as especificações solicitadas.
Certifique-se de que o fornecedor é verificado e confiável
Se você nunca comprou com essa empresa, antes de fechar negócio, avalie sua reputação em sites. Verifique se outros compradores deram feedbacks positivos e assim por diante.
Garantir que o produto seja de qualidade e entregue é fundamental para o andamento da obra.
Planeje o tempo do trajeto
Por fim, planeje de forma detalhada o tempo do trajeto, tendo em vista que as betoneiras tem somente 150min para transportá-lo.
Quanto custa o concreto usinado?
Vamos então a valores!
Saiba que o custo do concreto usinado varia muito pela quantidade e região que você está buscando. Porém, o preço médio cobrado por metro cubico varia de R$200 a R$300.
Conheça a Locadora Equiloc
Para finalizarmos o post, conheça a nossa Locadora Equiloc! Localizada em Minas Gerais, presente em Belo Horizonte e região. Aqui é possível fazer orçamentos online, receber por delivery com condições de pagamento facilitadas.
Para soluções de equipamentos de construção civil, é só acessar o nosso site!
Conclusão
O concreto usinado apresenta grandes vantagens, sendo a principal, a sua qualidade. Contudo, se você pensa em utilizá-lo em obras pequenas, talvez seja mais interessante buscar outros tipos de concreto.
Esperamos que este post tenha sanado suas dúvidas quanto ao concreto usinado, caro leitor! Confira mais em nosso blog!