Equiloc

Confira 4 exemplos de projetos sustentáveis ao redor do mundo

Confira 4 exemplos de projetos sustentáveis ao redor do mundo

Sustentabilidade é a ideia da vez. Encontrar soluções amigáveis ao meio ambiente é a saída para que as gerações futuras também tenham qualidade de vida e possam aproveitar a natureza.

Pode parecer difícil ser sustentável, mas projetos como captar a água da chuva ou fazer a separação do lixo fazem a diferença no planeta.

Neste post selecionamos alguns exemplos de projetos sustentáveis que estão revolucionando a arquitetura no mundo. Confira!

Arquitetura sustentável

A arquitetura sustentável é uma ideia que visa a superar os impactos ambientais gerados pela construção civil. Ela se baseia em 3 pilares:

  • preservação ambiental;
  • desenvolvimento social;
  • viabilidade econômica.

Projeto sustentáveis devem causar o menos possível de danos como poluição, exploração excessiva de recursos como água e madeira e consumo demasiado de energia.

Além disso, eles são pensados de modo a tirar o melhor proveito possível de recursos naturais que não impactem o ambiente. São comuns, por exemplo, construções projetadas com o objetivo de aproveitar ao máximo a iluminação natural do dia, as correntes de vento ou até mesmo as águas da chuva.

Exemplos de projetos sustentáveis

1. Sustainability Treehouse

Quem nunca sonhou em ter uma casa na árvore? Essa é a versão moderna e adulta de uma, construída em meio a uma floresta em Virginia, nos Estados Unidos. O projeto é um espaço voltado ao ensino de ecologia, conservação de recursos naturais e design sustentável.

A casa capta a água da chuva — que fica guardada em grandes cisternas de quase 4 mil litros — para reutilização e possui, entre suas tecnologias, sistemas de captação de energia eólica e solar.

Com uma altura que chega ao nível da copa das árvores, tem também uma vista da floresta de tirar o fôlego.

2. Casa Folha

Esse projeto sustentável foi desenvolvido em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com inspiração na arquitetura indígena brasileira. Diferentemente do anterior, a Casa Folha é realmente um espaço residencial.

Para garantir o conforto térmico dos moradores, ela possui um pé direito bastante alto — o que permite a circulação do vento que vem do mar por todos os espaços — e uma cobertura que protege do sol todos os cômodos e as áreas livres.

A cobertura, inclusive, é toda feita com madeira de reflorestamento — o que contribui para evitar o desmatamento. Quando chove, as águas são captadas por um pilar central, para serem reaproveitadas.

A vista aqui é para o mar, e também estonteante, integrando moradores à natureza.

3. Edifício Citibank

Nem todo projeto sustentável precisa ser uma construção completa. O edifício Citibank é um exemplo de ação pontual que traz a sustentabilidade para a arquitetura, realizado na cidade de São Paulo.

Foi criada uma parede verde, com revestimento de plantas. Nela foi usada um tipo de terra que pode ficar por mais de 20 anos sem a necessidade de troca da vegetação.

O projeto conta com um sistema de irrigação que funciona por gotejamento e apenas no horário de menor evaporação do dia. Assim, evita-se o desperdício da água que evapora com o calor.

A parede verde contribui para diminuir a temperatura do ar local — devido à respiração das plantas — e ainda reduz a poluição sonora no prédio.

4. Ospedale dell”Angelo

E se a arquitetura sustentável pudesse ser usada em nome da cura? Essa é a ideia desse hospital — o primeiro do tipo — localizado em Veneto, na Itália.

Seu lobby é envidraçado, aproveitando a iluminação natural ao longo do dia. Além disso, toda a sua estrutura foi pensada de forma a integrá-lo à natureza, proporcionando bem-estar aos seus pacientes.

Possui ainda um terraço verde e alto investimento em paisagismo em toda a construção. Isso garante conforto térmico aos pacientes e um ar mais puro — renovado pela grande quantidade de plantas do local.

E aí, gostou desses projetos sustentáveis? Conhece outros interessantes? Deixe um comentário!

 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.