Equiloc

Conheça 5 benefícios da reciclagem na construção civil

Conheça 5 benefícios da reciclagem na construção civil

Os estudos recentes sobre os impactos ambientais provocados pela ação humana, têm aumentado as exigências de promoção da sustentabilidade nas atividades de todos os ramos industriais. 

Na construção civil, por exemplo, o desperdício de materiais é um fator problemático. Esse fato tem sido minimizado com soluções simples de gerenciamento de resíduos. 

Essas alternativas, além de diminuir o impacto causado pelos processos construtivos, também agregam outros valores ao negócio, como diminuição dos custos e melhoria da imagem corporativa.

Confira, no nosso artigo, como o desperdício de materiais afeta o setor da construção civil e de que forma a reciclagem de resíduos construtivos pode trazer benefícios para solucionar esses problemas nos novos empreendimentos. 

O que é desperdiçado durante as obras?

Um estudo realizado pela USP mediu o desperdício de vários tipos de materiais durante os processos construtivos. Entre eles estão: areia, cimento, concreto, agregados, concreto usinado, aço, chapas de madeira compensadas, blocos, argamassas e materiais elétricos.

O número mais preocupante estava relacionado ao desperdício de argamassa. As perdas desse material durante as obras analisadas poderiam chegar à metade de tudo que foi adquirido. A principal causa estava nas falhas da concretagem que implicaram na necessidade de mais materiais para execução do acabamento.

Outro dado preocupante, eram as perdas de cimento nos processos de armazenagem, transporte e execução das argamassas de revestimento. O número poderia variar entre 8% e 288%, dependendo da construção. 

Além disso, diversos materiais são desperdiçados durante as demolições e retrabalhos gerados por atividades mal executadas. 

Quanto é desperdiçado?

As estimativas realizadas pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo propõem que cerca de 8% de todo material adquirido para a construção é desperdiçado durante a obra. Esse número contradiz ao que é normalmente divulgado no meio da construção civil de 30% de perdas.

Apesar disso, devido ao aumento da competitividade do mercado atual, as construturas estão cada vez mais empenhadas em minimizar os custos para aumentar a margem de lucro. Uma grande oportunidade encontrada é a de redução dos desperdícios por meio da reciclagem de materiais.

A partir dessas alternativas, as empresas estão agregando valor econômico com a redução dos custos e diminuindo os impactos ambientais provocados pela construção.

Como deve ser feito o descarte dos materiais?

No Brasil, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010, prevê a destinação dos resíduos da construção civil para: tratamento, reciclagem, reutilização e a tentativa de não geração.

Para esses casos, e quando se fizer necessário o despejo ambiental, a PNRS sugere a criação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, para caracterizar, controlar, designar as responsabilidades e propor soluções para o descarte dos resíduos.

O despejo deve ser feito pela empresa geradora do resíduo e em conformidade com as legislações de cada município. As empresas estão sujeitas a penalidades em caso de descumprimento das regulamentações. 

O que pode ser reciclado?

Quase todos os resíduos de construção e demolição (RCD) podem ser tratados e reciclados.

Os resíduos de classe A, tais como os restos de tijolos, argamassa, concreto, pedras e cerâmicas, podem ser triturados para utilização como agregados. Esses materiais são transformados em rachão, pedrisco, brita ou areia e possuem propriedades muito parecidas com agregados naturais.

Os resíduos de vidro, madeira, plástico, papel e gesso, conhecidos como resíduos classe B, também podem ser reciclados de diversas maneiras. O Gesso, por exemplo, pode ser empregado na fabricação de cimento ou utilizado como o gesso agrícola. 

Os resíduos líquidos, como a lama bentonítica, gerada durante as escavações, e os esgotos domésticos, podem ser tratados e devolvidos à natureza. O lodo gerado durante o tratamento destes efluentes é comumente transformado em fertilizantes orgânicos e substrato para plantas.

Quais são os benefícios da reciclagem na construção civil?

1. Sustentabilidade

O primeiro e evidente benefício da reciclagem de resíduos na construção civil está atrelado à sustentabilidade. Esse processo garante que os resíduos sejam destinados corretamente após a construção e que, portanto, não sejam colocados em aterros clandestinos (sem tratamento).

Assim, evita-se que os materiais sejam dispostos no meio ambiente causando problemas, como o assoreamento de rios e enchentes.

Além disso, reutilizar pode ser fundamental para diminuir os impactos ambientais causados durante os processos de fabricação dos materiais, uma vez que reduzirá a necessidade de compras de mais matéria-prima para a obra.

2. Saúde

O acúmulo de entulhos em despejos irregulares pode trazer doenças para a comunidade local.

Os aterros irregulares de resíduos construtivos acabam atraindo animais como ratos, baratas e moscas e podem funcionar como berço reprodutor para mosquitos que transmitem doenças aos humanos. 

3. Economia

A reciclagem de alguns resíduos, como vimos, pode transformá-los em materiais úteis à própria obra. Os agregados reciclados, por exemplo, podem ser utilizados para revestimento ou na argamassa de assentamento, implicando em um ganho financeiro na redução da compra de mais materiais. 

Além disso, o descarte de resíduos também é um gerador de custo para o empreendimento. Reciclar e reutilizar os materiais diminui este custo de descarte, trazendo mais economia ao negócio.

4. Imagem corporativa

Todos os fatores citados acima são essenciais para agregar valores à imagem corporativa da empresa. Atualmente, o mercado tem exigido que as empresas busquem o máximo de qualidade para os produtos que oferecem, mas que, sobretudo, minimizem os impactos causados durante os processos de produção.

Algumas organizações internacionais certificam as construções que se preocuparem com a destinação correta dos resíduos gerados durante o processo construtivo e isso tem se tornado uma excelente ferramenta de promoção do empreendimento.

5. Geração de novos postos de trabalho

Como uma nova atividade a ser executada na construção, a reciclagem poderá funcionar como uma forma de gerar outros postos de trabalhos na empresa. A geração de empregos e funções poderá influenciar positivamente na relação entre a construtora e a comunidade ou com as instituições governamentais, agregando ainda mais valores ao empreendimento. 

Fica fácil visualizar os benefícios que a reciclagem na construção civil pode trazer para as construtoras. É uma alternativa que associará diversos valores ao negócio, tornando-o mais atrativo aos olhares de cliente do séculos XXI. 

Se você gostou deste artigo e gostaria de saber mais sobre conteúdos como este, não perca a visita e assine a nossa newsletter. Dessa forma, você receberá as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.