Equiloc

Conheça 7 ferramentais indispensáveis para serralheria!

manutenção preventiva homem trabalhando com equipamento de proteção

Já parou para pensar nos materiais e equipamentos que são essenciais ao seu negócio? Assim como muitas famílias têm seu kit doméstico para realizar reparos básicos, profissionais de diferentes áreas precisam de instrumentos adequados para executar seus serviços com maestria.

Isso também vale para quem trabalha com soldas, cortes e furações para construir grades, esquadrias, janelas e outros componentes. Se você se encaixa nesse grupo, precisa conhecer as principais ferramentas para serralheria e suas funções.

Que tal dar uma olhada na lista agora mesmo? Acompanhe as nossas indicações de modelos e descubra onde encontrar bons produtos!

Quais ferramentas são fundamentais?

A qualidade das peças desenvolvidas por serralheiros depende muito dos equipamentos utilizados. Portanto, mesmo que você seja um excelente profissional, pode se beneficiar da escolha de boas máquinas e colher resultados ainda melhores.

Veja, a seguir, 7 opções de ferramentas consideradas indispensáveis nessa profissão.

1. Serra tico-tico

Foi criada para executar cortes complexos (retos e curvos), rasgos, chanfros e cortes de imersão. A precisão é tanta que a serra tico-tico pode ser empregada em componentes feitos de madeira, de plástico, de metal e outros materiais.

É um equipamento bastante resistente e garante movimento contínuo, permitindo ao profissional realizar cortes em diferentes sentidos sem errar. Alguns modelos, inclusive, podem ser operados com uma só mão, proporcionando maior eficiência no trabalho.

2. Serra circular

Ideal para fazer cortes retos em diferentes materiais, especialmente a madeira. O termo circular se refere ao formato do disco de metal, também muito empregado em trabalhos da construção civil e da indústria moveleira.

Existem, pelo menos, quatro tipos de serras circulares: manual (portátil), de bancada (fica presa a uma mesa), de esquadria (faz cortes transversais e longitudinais) e esquadrejadeira. Esta também é fixada em uma mesa e tem mais variação de ângulo de corte.

3. Esmerilhadeira

Comum em funilarias, caldeirarias e metalúrgicas, essa ferramenta tem como principal função soldar materiais. Também permite lixar, polir, aparar rebarbas e fazer acabamentos em estruturas metálicas e em componentes de aço.

Há três modelos básicos no mercado: angular, à bateria (para locais que não têm acesso à energia elétrica) e pneumática. Todas são portáteis, podendo ser facilmente levadas de um lugar a outro.

4. Lixadeira

É uma das ferramentas para serralheria mais comuns e serve tanto para o desbaste de superfícies quanto para o lixamento de peças. Veja alguns dos principais tipos e seus diferenciais:

  • orbital: promove movimentos circulares rápidos;
  • roto-orbital: tem controle de velocidade e é ideal para tarefas realizadas sobre superfícies planas;
  • vibratória: permite lixar grandes superfícies;
  • delta: perfeita para trabalhar com arestas e cantos difíceis que outros modelos não alcançam;
  • cinta: utilizada para desbastar e tratar superfícies de metal, de plástico ou de madeira.

Para encontrar a opção certa, basta avaliar as funções de cada modelo e definir qual melhor atende suas necessidades. Também é fundamental verificar a voltagem do equipamento para adequá-lo à quantidade de tensão que passa pela rede elétrica.

5. Jogos de chaves

As chaves são verdadeiras aliadas de serralheiros porque podem ser empregadas em diversos trabalhos manuais. Elas permitem unir peças por meio de parafusos e preparar estruturas modulares.

Vale a pena investir em um jogo de chaves combinadas (com boca e unit drive) que tenha modelos de vários tamanhos — para apertar e afrouxar porcas ou parafusos quadrados, sextavados e dodecagonais, por exemplo. 

As chaves de fenda também são importantes porque apresentam formato específico para manipular os parafusos com cabeça de cruz. Assim como no caso das combinadas, é interessante investir em um jogo diversificado para otimizar os trabalhos.

6. Tesoura para chapa

Esse tipo de tesoura serve para cortar chapas não endurecidas em trabalhos de caldeirarias, funilarias e serralheria industrial. Também é bastante utilizada durante a montagem de calhas e de condutores.

Os modelos costumam ser forjados em aço-carbono e recebem têmpera por indução na região do corte. Embora simples e pequenas, são ferramentas bastante úteis em um kit profissional.

7. Transformador de solda

Esse equipamento tem utilidade em serralherias, indústrias e oficinas de produção leve. Trabalha com corrente alternada, podendo ser monofásico ou trifásico, além de servir para soldar eletrodos revestidos.

A inversora de solda é semelhante ao transformador e tem a mesma finalidade, com a diferença de que é menor e mais leve. Em alguns casos, o peso reduzido se torna uma vantagem, principalmente para profissionais envolvidos com trabalhos em altura ou que precisam transportar a máquina de solda várias vezes ao dia.

Onde encontrar ferramentas para serralheria?

Todo profissional quer valorizar os investimentos destinados à obtenção de máquinas e de instrumentos de trabalho. Sendo assim, é fundamental avaliar diferentes fornecedores de materiais para serralheria, sempre focando em empresas idôneas e reconhecidas no mercado.

Há duas opções para quem procura ferramentas de qualidade. Veja a seguir.

Lojas especializadas

Físicos ou virtuais, os espaços dedicados à venda de produtos para serralherias são diversos. No entanto, se o seu negócio for novo e ainda não estiver consolidado, comprar equipamentos pode não ser vantajoso.

Nessas situações, você corre o risco de adquirir máquinas de alto valor que talvez nem utilize com tanta frequência. Também é preciso considerar as despesas com manutenção, armazenamento, reparos e eventuais substituições de peças para que tudo funcione corretamente.

Locadora de ferramentas 

O aluguel de equipamentos é outra possibilidade para quem trabalha em serralheria. Hoje, é possível encontrar locadoras de ferramentas com aparelhos diversificados e de qualidade para usar em inúmeros trabalhos.

As opções variam desde máquinas para a construção civil, como as betoneiras, até instrumentos menores — furadeiras, serras, marteletes etc. A vantagem está na possibilidade de locar itens por períodos específicos, que variam de 1 dia a 1 mês.

Muitas locadoras, inclusive, vendem os acessórios utilizados na operação de determinados equipamentos. Assim, o cliente consegue exercer suas atividades de maneira rápida, eficaz e sem se preocupar com a falta de recursos.

Gostou de conhecer as principais ferramentas para serralheria e suas funções? Caso tenha interesse em testar e aproveitar o serviço de locação, procure uma empresa com credibilidade na área e faça valer cada centavo investido.

Ainda não conhece as soluções da Equiloc? Entre em contato conosco e descubra o melhor caminho para obter equipamentos em perfeitas condições.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.