Equiloc

Aluguel de equipamentos para construção civil: saiba as vantagens

aluguel de equipamentos aluguel de equipamentos

Você já pensou nas vantagens do aluguel de equipamentos na hora de construir e reformar, ao invés de comprá-los?

A economia de recursos tem sido um tema recorrente nos últimos anos. A forte retração da demanda provocada pela recessão acertou em cheio a maioria dos setores da economia brasileira, com destaque para a construção civil, que tem encontrado na eficiência a saída para atravessar essa crise.

Deve-se destacar que sempre houve uma busca constante por maior produtividade e, também, pelo aumento da eficiência e da qualidade dos produtos. Esses aspectos são fundamentais para o sucesso de um empreendimento e para que seus objetivos sejam alcançados.

Uma das práticas mais comuns e que visam, entre outras coisas, a redução de custos é o aluguel de equipamentos para construção civil, isso está se tornando cada vez mais comum em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 40% dos equipamentos são alugados, enquanto na Europa o índice chega a 70%.

Neste artigo você verá como pode se beneficiar desse mercado e reduzir ainda mais os recursos de sua empresa. Por isso, continue conosco!

O que é o aluguel de equipamentos para a construção civil?

O aluguel de equipamentos para a construção civil é um serviço comercial oferecido por uma empresa especializada em ofertar seus equipamentos especialmente pensados para suprir as demandas de suas obras, consertos ou reparos.

Nessa dinâmica de mercado, como falamos acima, ao invés de você comprar determinado equipamento para utilizá-lo em um serviço específico ou por um certo período, você aluga a peça por um determinado tempo, e devolve a mesma posteriormente.

Ou seja, nesse serviço, ao invés de deter o equipamento como um bem, você apenas contrata sua funcionalidade por um período, se transformando em uma opção de grande valia para quem não tem espaço ou mesmo não quer fazer um grande investimento.

Como é feito o aluguel de equipamentos para a construção civil?

aluguel de equipamentos como e feito
Como é feito o aluguel de equipamentos para a construção civil?

Você se lembra de quando ia à locadora de filmes, escolhia algum para ver no final de semana, rebobinava a fita para não pagar multa e a devolvia na segunda-feira posterior? Bons tempos, né?! Pois bem, a lógica é bem parecida no caso do aluguel de equipamentos para a construção civil.

Ao procurar uma empresa que presta esse tipo de serviço,  como é o caso da Equiloc, que é referência no assunto, você estabelecerá uma relação comercial na qual buscará um ou mais equipamentos necessários para sua obra e irá pagar apenas pelo período que utilizá-lo.

Porém, diferentemente de uma locadora de fitas, na qual você tinha um período já pré-determinado, neste caso você irá negociar com a empresa responsável o tempo que irá dispor da ferramenta antes de devolvê-la.

Contrato de locação de equipamentos

Se em uma locadora de filmes você tinha uma ficha de cadastro e apenas era registrado o aluguel, com a locadora de equipamentos você irá estabelecer um contrato, já que estamos falando em períodos de uso maiores, além do valor elevado dos bens em questão.

Nesse documento, as partes irão tratar de itens que são essenciais para uma locação, tais como: duração do acordo, valores e multas, obrigações do locador e locatário, entre outros, como veremos melhor abaixo.

Obrigações legais de locatário e locador

Quando pensamos em obrigações legais de locatário e locador, podemos tomar como base o que está determinado no Artigo 569 do Código Civil, que fala especificamente de contratos de locação.

Entre as obrigações do locatário, estão:

  • I a servir-se da coisa alugada para os usos convencionados ou presumidos, conforme a natureza dela e as circunstâncias, bem como tratá-la com o mesmo cuidado como se sua fosse;
  • II a pagar pontualmente o aluguel nos prazos ajustados, e, em falta de ajuste, segundo o costume do lugar;
  • III a levar ao conhecimento do locador as turbações de terceiros, que se pretendam fundadas em direito;
  • IV a restituir a coisa, finda a locação, no estado em que a recebeu, salvas as deteriorações naturais ao uso regular.

Já o locador tem como obrigação, segundo o mesmo texto:

  1. entregar o bem ao locatário, com todos os equipamentos pertencentes a ele e em bom estado;
  2. garantir que o uso do bem seja pacífico, durante o tempo de contrato firmado.

Prazo de duração do contrato de aluguel de equipamentos

O prazo de duração do contrato de aluguel é determinado no momento em que é estabelecido o contrato entre as partes. Tudo vai depender da disponibilidade, tanto da empresa responsável pela cessão dos bens, quanto da necessidade de uso das ferramentas ao longo da obra.

Além disso, você poderá ter até mesmo períodos distintos para uso das ferramentas. Por exemplo: a necessidade de uso de um andaime tubular pode ser menor que a de um martelo, apesar de você ter a chance de alugar os dois em empresas como a Equiloc.

Qual o tipo de equipamento da construção civil que pode ser alugado?

aluguel de equipamentos tipo de equipamento
Qual o tipo de equipamento da construção civil que pode ser alugado?

Basicamente, quase todos os equipamentos necessários para o andamento de sua obra ou reforma podem ser alugados. Atualmente, empresas como a Equiloc dispõem de quase toda a aparelhagem necessária para a construção civil, sempre com peças de qualidade.

Nela, você pode alugar, por exemplo, betoneiras, martelos, réguas vibratórias, compactadores, serras, martelos, bombas submersasandaimes dos mais diversos tipos  e até mesmo medidas, tudo se encaixando na necessidade de sua obra.

Quais as vantagens do aluguel de equipamentos frente a compra de equipamentos?

aluguel de equipamentos vantagens
Quais as vantagens do aluguel de equipamentos frente a compra de equipamentos?

Chegou a hora de entender quais são as vantagens do aluguel de equipamentos. Abaixo, listamos oito motivos para ver seus benefícios. Confira!

Economia de recursos

Como já destacado, o aluguel de máquinas e equipamentos é uma prática muito comum para reduzir custos e economizar recursos em um empreendimento. É preciso lembrar que o custo de aquisição de um equipamento é extremamente elevado, o que impacta não só o projeto, mas a empresa como um todo, até mesmo no lado ambiental.

Além disso, deve-se ressaltar que após a locação de um maquinário, todo o processo de manutenção, logística, armazenamento, combustível e o treinamento de profissionais especializados também ficarão a cargo da empresa. Não se esqueça disso!

Risco da compra

É preciso mensurar o risco da compra. Além dos fatores elencados, deve-se considerar a instabilidade do mercado, por exemplo. Hoje, sua empresa pode ter algumas obras em execução, mas daqui alguns meses, esse cenário poderá ser totalmente diferente.

Não é possível garantir que os equipamentos serão utilizados com frequência. Assim, eles poderão ficar longos períodos parados, gerando custos como inspeções, armazenamento, logística, manutenção, entre outros.

Caso se opte pela locação, não será preciso arcar com essas despesas, pois a empresa contará com os equipamentos apenas por um tempo determinado.

Além disso, a aquisição fará com que a companhia tenha de arcar com mais impostos, devido à incorporação do equipamento ao patrimônio, o que não ocorrerá no caso da locação.

Equipamentos modernos

aluguel de equipamentos equipamentos modernos
Aluguel de equipamentos.

As construtoras que preferem o aluguel de equipamentos para a construção civil também se beneficiam por poderem contar com opções mais modernas e tecnológicas. Toda a obra sente o impacto de equipamentos mais atuais, principalmente na produtividade dos serviços e em sua qualidade.

É possível, em alguns casos, realizar testes e comparações de desempenho entre o maquinário mais moderno e o antigo. Caso não seja vantajoso, basta permanecer com os equipamentos antigos e continuar a execução das atividades.

Devemos destacar que algumas empresas locadoras buscam, sempre, contar com as opções mais modernas e de qualidade no mercado. Assim, há a constante renovação da frota e de seu estoque, garantindo que sempre tenha o que há de mais moderno neste setor.

Máxima produtividade

O aluguel de equipamentos para a construção civil está diretamente relacionado com a produtividade dos serviços. A utilização de máquinas e ferramentas alugadas permitirá que você conte sempre com materiais em perfeito estado de conservação e próprios para a execução das atividades.

Não será preciso adaptar equipamentos para executar determinada função e, muito menos, paralisar os serviços devido a um maquinário estragado ou parado devido à manutenção periódica. Todo esse serviço é realizado pela locadora, que garante a continuidade dos serviços. Muito bom, não é?

Redução de mão de obra

Ao optar pelo aluguel de equipamentos é possível reduzir os custos com mão de obra. As empresas especializadas possuem profissionais capacitados e devidamente treinados para operarem as máquinas.

Portanto, ao contratar um equipamento por um período limitado ou para a execução de um serviço único, por exemplo, o profissional também será designado para tal função. Dessa maneira, não será preciso contratar um operador de máquinas, evitando esse tipo de custo.

Disponibilidade imediata

aluguel de equipamentos disponibilidade imediata

Aluguel de equipamentos.A ampla concorrência do mercado de locação oferece uma grande vantagem para as construtoras. Para melhor atender seus clientes, essas empresas estão buscando melhores atendimentos, facilidades no pagamento, descontos e outras práticas para fidelizar mais e mais parceiros.

Neste sentido, a disponibilidade imediata de alguns equipamentos se torna um grande diferencial. É possível, sem burocracia nenhuma, fechar contratos de aluguel e as máquinas estarem disponíveis rapidamente, agilizando o desenvolvimento das etapas da obra. O imediatismo, neste caso, faz muita diferença, concorda?

Sistema Acessível

Outra vantagem que merece destaque é o sistema acessível. O aluguel de equipamentos é uma prática utilizada em todos os níveis da construção civil. Anos atrás, essa prática só era possível de ser realizada por grandes construtoras.

Porém, hoje em dia é possível encontrar empresas de qualidade e, até mesmo, profissionais autônomos que trabalham com o aluguel de máquinas.

Menor investimento

O último benefício do aluguel de equipamentos para a construção civil é o menor investimento que é feito. O recurso para a locação de equipamentos e máquinas é inferior do que para a compra desses itens.

Portanto, pode-se afirmar que o capital da empresa fica livre, podendo ser investido em outros setores, focando no que realmente importa. O crédito da empresa não estará comprometido e os benefícios desse panorama podem ser fundamentais para a expansão do negócio.

Similarmente, é possível contabilizar as despesas de forma individual, separando-as por obra, empreitadas, serviços e, até mesmo, etapas de um empreendimento. Assim, é possível atuar de acordo com as melhores práticas de orçamento e planejamento, uma vez que o custo e a alocação dos equipamentos será considerado em cada uma dessas etapas.

Deve-se destacar também que, com o passar do tempo, os recursos se tornarão obsoletos, perdendo valor e impactando diretamente na forma de execução dos serviços e na qualidade destes. E, esse tipo de problema pode ser erradicado pelo aluguel de equipamentos.

O que avaliar antes de fazer o aluguel de equipamentos?

aluguel de equipamentos o que avaliar
O que avaliar antes de fazer o aluguel de equipamentos?

Antes de fazer qualquer aluguel de equipamentos, você precisará entender as necessidades de sua obra, além do pessoal que terá para executá-la e qual a qualificação deles. Por exemplo: do que adiantará contratar um andaime tubular se o colaborador em questão não tem aptidão para executá-lo.

Avaliando esses fatores, você poderá encaixá-los diretamente ao seu projeto, que será negociado com a empresa em questão, podendo ela oferecer equipamentos que julga que poderão suprir as necessidades de sua obra, além de oferecer o treinamento necessário para suprir as necessidades técnicas de operação dos equipamentos.

Onde realizar o aluguel de equipamentos?

Antes de alugar o equipamento necessário para sua obra, além dos fatores acima descritos, é preciso observar quais empresas possuem know how necessário para atender suas expectativas.

E no mercado mineiro, nenhuma se iguala à Equiloc, que tornou-se referência no aluguel de maquinário e ferramentas por sempre buscar entender as demandas de seus clientes e supri-las com seus equipamentos de última geração.

Locadora Equiloc

Se você precisar de algum equipamento para sua obra, entre em contato com o time de profissionais da Equiloc, que avaliará as suas necessidades e buscará a melhor forma de supri-las.

Você pode nos visitar na nossa sede e conversar com um de nossos consultores no endereço abaixo:

Av. Edméia Mattos Lazzarotti, 3251
Betim – Minas Gerais
CEP: 32604-555

Entretanto, se a comodidade é sua palavra de ordem, você também pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp, onde oferecemos o melhor atendimento e todas as explicações necessárias.

Nosso horário de funcionamento é:

  • De segunda a sexta: 7h30 às 17h30
  • Sábados: 8h às 12h00

Conclusão

aluguel de equipamentos equiloc
Aluguel de equipamentos.

Alugar equipamentos, como mostramos ao longo do texto, é uma prática que pode minimizar seus custos, além de, principalmente, otimizar sua atuação em uma construção ou reforma.

De quebra, você terá sempre acesso ao que há de mais moderno no maquinário, uma vez que empresas, como a Locadora Equiloc, contam sempre com atualização frequente de suas ferramentas.

Por isso, sempre pense na segurança da sua equipe, para que ela consiga entregar a sua obra com o máximo de qualidade e agilidade possível. Entre em contato conosco e garanta os melhores equipamentos.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.