Equiloc

Tipos de Forro: Conheça os melhores tipos e seus preços

tipos de forro tipos de forro de gesso

Escolher entre os tipos de forro ao construir ou reformar a sua casa pode ser complicado. Afinal, há tantos tipos de forro no mercado, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Além disso, as características variam muito além da qualidade. Por exemplo, o preço, a viabilidade, ou mesmo o comportamento físico dos materiais podem influenciar bastante no processo de compra ou na contratação de um serviço.

Os tipos de forro de teto, por exemplo, estão disponíveis no mercado em diversas modalidades. Nesse sentido, eles podem variar quanto ao material, se são modulados ou inteiriços, além de outras características.

Neste artigo trouxemos informações essenciais para ajudar você no processo de escolha do melhor tipo de forro para a sua obra.

Além disso, confira os principais materiais e as técnicas relacionadas a esse componente construtivo, além das vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de forro.

O quê é um forro e para quê serve?

tipos de forro forro de teto (2)

Além de ser um elemento arquitetônico e estético, um forro é um revestimento interno do teto de uma edificação. Nesse sentido, ele deve oferecer um baixo custo e manutenção e durabilidade.

Além disso, o forro oferece um espaço vazio entre o forro e o teto, esse espaço vazio possibilita atender as necessidades do ambiente. Por exemplo, ele pode abrigar os sistemas elétricos e hidráulicos. Bem como, oferecer isolamento acústico.

Para atender a diversas necessidades e usos, hoje no mercado há diversos tipos de forro. Entre eles, os mais comuns são sobretudo os forros de gesso, PVC, madeira, metálico e de concreto.

Quais são os tipos de forro?

tipos de forro tipos de forro pvc

Atualmente, no mercado de construção civil há diversos tipos de forro. Sendo os mais comuns:

Forro de gesso

À primeira vista, o gesso é um insumo amplamente utilizado na construção civil. Afinal, esse  material permite um acabamento minucioso e refinado. Por isso, a maioria das pessoas gosta de aplicar esse tipo de forro em suas construções.

Nesse sentido, os forros de gesso não modulados são geralmente compostos por placas pequenas dispostas lado a lado. Após a disposição das placas, elas são cobertas por uma massa que fará com que os elementos aparentam uma peça única.

Entretanto, algumas construções podem optar por placas maiores de gesso acartonado ou drywall, que são revestidas por papel acartonado. Essas placas são compostas sobretudo pelo gesso e aditivos, envoltos por um papel que garante mais rigidez à peça.

Como o gesso é um material maleável, esse tipo de acabamento permite ainda a criação de formas e desenhos no teto. Isso por sua vez, proporciona um detalhamento arquitetônico mais sofisticado e bonito.

Vantagens

Entre as vantagens de utilização do forro de gesso, podemos citar:

  • Instalação rápida e fácil, com bom custo benefício e fácil manutenção;
  • Mais liberdade para trabalhar detalhes arquitetônicos;
  • Possibilidade de realizar um projeto de iluminação com as instalações elétricas embutidas no teto;
  • É um tipo de forro com espessura fina, isso permite um aumento da área útil do ambiente, sem que o teto fique muito baixo;
  • Por ser um material comum, há uma grande disponibilidade de mão de obra para aplicação do forro de gesso.

Desvantagens

Como os outros tipos de forro, o forro de gesso possui alguns problemas, no entanto, os mais frequentes para esse tipo de forro são:

  • Grande sensibilidade à água — mesmo em pequenas quantidades já é capaz de danificar a placa inteira. Dessa forma, não pode ser usado em áreas externas ou úmidas;
  • A instalação das placas de gesso normais (não acartonadas ou drywall) gera muita sujeira. Afinal, o gesso é um material fino e ao ser lixado libera uma grande quantidade de poeira;
  • O gesso é um material relativamente mais frágil que os demais tipos de forro. Além disso, o gesso suporta um peso máximo, o que pode inviabilizar elementos decorativos, tais como ventiladores ou lustres muito pesados;
  • Devido ao contato natural do gesso com a umidade e o ar, o gesso pode amarelar ou mofar com o tempo e também pode ficar suscetível à proliferação de microrganismos;
  • É muito comum que ao remover as placas de gesso as mesmas sejam destruídas e descartadas.

Forro de PVC

A princípio, o forro de PVC é um dos tipos de forro mais usados pelas casas brasileiras. O PVC (policloreto de polivinila) é um plástico fabricado a partir da adição do elemento cloro ao monômero etileno.

Além disso, o PVC é um material leve, e quando utilizado na construção civil, pode representar ganhos diversos no orçamento da obra. Em síntese, os tipos de forro de PVC são comumente montados sob uma estrutura metálica ou de madeira.

E podem ser aplicados tanto em áreas internas quanto em áreas externas, incluindo as áreas que tenham acesso a água, como banheiro e cozinha. Afinal, o PVC tem excelente resistência à água, garantindo mais durabilidade ao forro nesses ambientes.

Dentro dessa categoria, existem diferentes acabamentos de forros de PVC, conforme a aparência e as características que se deseja obter, tais como:

Vantagens

Entre as vantagens de utilização do forro de PVC, podemos citar:

  • Rápida instalação, sem geração de sujeira;
  • Excelente custo-benefício, afinal o PVC possui boa durabilidade e praticidade tanto em ambientes internos quanto externos;
  • Ótima resistência à umidade e fácil limpeza, por isso não exige manutenção periódica;
  • Ao retirar o forro de PVC é possível reciclar o material, pois o forro sai inteiro ao ser removido.

Desvantagens

Como os outros tipos de forro, o forro de PVC possui alguns problemas, no entanto, os mais frequentes para esse tipo de forro são:

  • O PVC é um material com baixo desempenho térmico e acústico;
  • Além disso, dependendo do tipo de PVC utilizado o acabamento estético pode ficar ruim ou simples.

Forro de madeira

À primeira vista, a madeira sempre foi sinônimo de sofisticação quando utilizada na decoração. Por isso, os forros de madeira são os mais empregados quando se deseja um acabamento mais sofisticado.

Nesse sentido, essa categoria de forro também pode ser considerada como a de melhor qualidade. Além disso, o isolamento acústico e térmico que a madeira realiza permite que esse tipo de forro garanta um ambiente muito confortável, além de esteticamente bonito.

Em suma, a instalação das placas de madeira é feita por meio de ripas pregadas e parafusadas na estrutura — sendo bem rápida e prática. Nessa etapa podem ser usados diversos equipamentos, como furadeiras e andaimes por exemplo, facilitando o processo.

Vantagens

Entre as vantagens de utilização do forro de madeira, podemos citar:

  • Sofisticação, bem como a possibilidade de receber acabamentos diversos como vernizes e tintas;
  • O forro de madeira proporciona conforto térmico e acústico;
  • Além disso, esse tipo de forro pode ser aplicado em ambientes internos e externos.

Desvantagens

Como os outros tipos de forro, o forro de madeira possui alguns problemas, no entanto, os mais frequentes para esse tipo de forro são:

  • A madeira apresenta baixa resistência ao fogo e à umidade;
  • É necessário realizar manutenção periódica, afinal cupins e outros insetos podem danificar o forro;
  • A madeira apresenta um valor mais alto em relação aos outros materiais.

Forro metálico

Os forros metálicos são comumente aplicados em ambientes agressivos (como indústrias, comércios e aeroportos), uma vez que os materiais metálicos apresentam mais resistência a agentes destrutivos.

Entretanto, o metal usado na fabricação das placas pode variar. Por exemplo, o alumínio é o que apresenta mais resistência à oxidação, e por isso é muito empregado em edificações que estão próximas ao mar.

Já o aço zincado também tem boa resistência à corrosão, mas pode ser afetado caso seja perfurado ou cortado.

Vantagens

Entre as vantagens de utilização do forro metálico, podemos citar:

  • O forro metálico apresenta excelente resistência a agentes agressivos (como a umidade, cupins e traças);
  • É um material de fácil remoção, principalmente nos casos em que é preciso fazer uma reforma ou substituir o forro.

Desvantagens

Como os outros tipos de forro, o forro metálico possui alguns problemas, no entanto, os mais frequentes para esse tipo de forro são:

  • Baixo isolamento térmico e acústico, afinal o metal conduz som e propaga calor com facilidade;
  • O forro metálico não pode ser aplicado em regiões próximas ao mar quando empregados determinados tipos de aços;
  • É um material relativamente caro, além disso, o preço pode variar de acordo com o tipo de material e da localização.

Forro de concreto

A princípio o forro de concreto é um tipo de forro ideal para ambientes mais rústicos e industriais. Afinal, o objetivo desse tipo de forro é trazer um acabamento com o cimento aparente.

Além disso, esse tipo de forro dispensa pintura e acabamento. Por isso, pode ser uma opção mais barata, pois reduz o valor do projeto e não apresenta risco de infiltração.

Vantagens

Entre as vantagens de utilização do forro de concreto, podemos citar:

  • O forro de concreto é a própria laje do ambiente, nesse sentido, não é necessário realizar nenhum tipo de rebaixamento ou modificação;
  • É mais rápido e barato, afinal não é necessário realizar o acabamento nem pintura do forro;
  • É uma alternativa de decoração, pois oferece um visual industrial a qualquer tipo de ambiente;
  • O concreto é um material resistente a umidade, por isso pode ser aplicado em ambientes internos e externos.

Desvantagens

Como os outros tipos de forro, o forro de concreto possui alguns problemas, no entanto, os mais frequentes para esse tipo de forro são:

  • O concreto pode escurecer o ambiente, afinal o cinza do concreto pode diminuir a luminosidade do ambiente. Por isso é importante colocar pontos de iluminação no ambiente, seja ela natural ou artificial.

Como escolher o melhor tipo de forro?

tipos de forro forro de teto

Agora que você conhece os tipos de forro existentes no mercado, como escolher o melhor? Primeiramente, é necessário identificar qual tipo de forro faz mais sentido para os futuros moradores.

Além disso, deve-se analisar a durabilidade e estética, bem como o orçamento disponível para a aplicação do forro. Por isso, é fundamental analisar as vantagens e desvantagens dos tipos de forro e a partir disso verificar a melhor opção.

Por isso, além de conhecer os diferentes tipos de forro, é importante avaliar ao escolher o melhor tipo de forro para sua obra são:

  • Orçamento: O orçamento é um fator primordial, afinal é ele que dita o andamento da obra e quais materiais serão utilizados. Nesse sentido, deve-se estabelecer um orçamento para cada fase da obra. Com um orçamento definido, fica mais fácil escolher a opção de forro que ofereça a opção mais vantajosa para o cliente;
  • Mão de obra: Como dito anteriormente, cada tipo de forro requer um profissional qualificado para a sua instalação. Afinal, um bom profissional faz toda a diferença no acabamento do forro. Nesse sentido, não basta escolher um material bom para o forro e contratar um profissional não qualificado;
  • Características do forro: Esse é outro fator importante, pois cada um dos forros possui características específicas e por isso não podem ser usados em qualquer ambiente. Um exemplo disso, é a umidade e presença de água que podem danificar um forro em pouco tempo;
  • Estilo de decoração: Além das características físicas do forro, a estética também é importante. Afinal, ninguém quer um ambiente feio ou simples. Por isso, todo o projeto arquitetônico da obra deve conversar entre si. Desse modo, o ambiente terá personalidade e será único;
  • Instalação e manutenção: Do mesmo modo que o forro deve ser bonito e bom para o ambiente, ele também deve ter fácil manutenção e instalação. Afinal, até o forro mais bonito e caro é danificado se não for realizada as manutenções necessárias. Por exemplo, o cliente pode ter um orçamento alto para a obra e se encantar por um material de difícil manutenção.

Qual o melhor tipo de forro para diminuir o calor?

tipos de forro tipos de forro de madeira

Além de ser um elemento arquitetônico, o forro tem um papel fundamental no isolamento térmico e acústico do ambiente. Nesse sentido, é importante saber qual o melhor tipo de forro para diminuir o calor.

Por exemplo, entre os tipos de forro citados, o forro de PVC e o forro de gesso são mais funcionais, enquanto o forro de madeira tem o maior potencial decorativo.

Por isso, quando o assunto é diminuir o calor, as melhores opções de forro são os de PVC e os de gesso. Afinal, ambos possuem um excelente isolamento térmico, e a escolha deve ser de acordo com o ambiente selecionado.

Por exemplo, o gesso não possui resistência a umidade e a água, por isso pode não ser uma boa opção para um banheiro. Enquanto o forro de PVC pode ser usado em qualquer ambiente, mesmo aqueles com umidade.

Qual tipo de forro é o mais barato?

Em relação ao custo benefício, o forro de PVC é a opção mais barata do mercado. Afinal, o material do PVC é um material sintético de plástico, sendo um dos mais produzidos no mundo.

Nesse sentido, um forro de PVC pode durar mais de 40 anos em qualquer ambiente quando instalado corretamente. Por isso, em obras onde o orçamento é limitado e o fator estético não é prioridade, o forro de PVC será a melhor opção.

Conclusão

tipos de forro tipos de forro de fibra mineral

Ao construir e reformar uma casa é importante saber sobretudo a funcionalidade dos materiais. Nesse sentido, desde a fundação até o acabamento, todos os materiais são importantes.

Por isso, saber escolher o melhor tipo de forro para sua obra e que além disso atenda suas necessidades é fundamental. Afinal, a sua casa é um investimento a longo prazo, e o acabamento de cada ambiente impactará de forma direta na vida diária do lugar.

Por exemplo, para algumas pessoas o isolamento acústico é fundamental, e um bom forro que atenda a esse requisito poderá reduzir bastante o ruído do ambiente. Outras pessoas, porém, preferem um ambiente mais sofisticado e com mais elementos arquitetônicos.

Devido à variedade de técnicas e materiais utilizados, os forros podem ter aplicações e características diversas. Sendo assim, é preciso fazer uma pesquisa aprofundada na hora de escolher o tipo de forro ideal para a sua construção.

Agora que você sabe tudo sobre os tipos de forro, que tal saber um pouco mais sobre a técnica de assentamento de piso sobre piso?

Aprenda como isso pode facilitar a vida de quem está reformando um ambiente, quais são os equipamentos necessários e os cuidados a serem tomados durante a sua execução.

Quer saber mais? Acesse nosso site e veja as últimas notícias.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.