Equiloc

Conserto de Telhado:Tudo que você precisa saber

Conserto de Telhado:Tudo que você precisa saber

Você sabe quando é a hora de fazer o conserto de telhado?

A melhor forma de identificar essa necessidade é olhando se tem goteiras ou vazamentos. Mesmo que eles sejam feitos com materiais fortes e duráveis, os telhados podem ter falhas que necessitam de consertos.

No post de hoje, separamos algumas dicas sobre qual a melhor forma de fazer o conserto de telhado. Então, continue a leitura!

O que é conserto de telhado?

O conserto de telhado nada mais é do que arrumar alguma parte do mesmo que esteja estragada ou quebrada.

Geralmente, pode-se efetuar o reparo na própria telha, vedando-a. Em outros casos, é preciso fazer a troca de algumas ou todas as telhas.

conserto de telhado prototipo de casa com telhado azul

Como consertar um telhado?

Para arrumar um telhado, é importante ver qual é a falha. Então, caso seja apenas nas telhas, o indicado é:

  • Se a telha estiver quebrada, providencie a sua substituição;
  • Se for necessário substituir várias telhas, lembre-se da ordem correta na hora de recolocá-las;
  • Caso a telha esteja apenas deslocada, faça o ajuste fixando-a com cimento;
  • Observe se as outras telhas estão em perfeita ordem e antecipe futuros reparos;
  • Dependendo da idade das suas telhas, talvez seja a hora de substituí-las;

Agora se o estrago estiver na madeira do telhado, o ideal é chamar um profissional para que ele faça o conserto ou a troca da peça danificada.

Identificando o defeito do telhado

Para identificar o defeito do telhado, você deve prestar atenção se há goteiras ou observando se há incidência de raio solares através do telhado. Mas, se não conseguir ver as falhas, use uma lanterna ou, se possível, suba ao telhado para encontrar o problema.

Existem casos em que o defeito está na madeira do telhado, que pode estar envergada ou até mesmo corroída por cupins. Então, caso isso aconteça, a substituição deve ser feita o mais breve possível para evitar danos maiores à estrutura da residência.

conserto de telhado planta de projeto de telhado

Como consertar diferentes tipos de defeitos nos telhados

Abaixo listamos algumas dicas de como consertar os diferentes tipos de telhados. Então, confira!

Telhado fora do esquadro

O ideal é chamar um técnico em edificações para que ele possa avaliar o que está acontecendo com o seu telhado. Se você tentar fazer o reparo sozinho, pode acabar piorando ainda mais o problema e tendo um prejuízo maior. 

Telhado de zinco

Também conhecido como telha galvanizada, o telhado de zinco possui um bom custo-benefício e deixa um visual mais industrial à construção. É uma opção mais resistente às intempéries quando bem instalada. Mas não é das melhores no quesito isolamento térmico e acústico.

Telhado de amianto

O problema no telhado de amianto pode estar sendo provocado por diversas causas, como a construção com vãos livres maiores do que é determinado pela norma, o aperto excessivo dos parafusos de fixação, a falta de cortes nos cantos ou desalinhamento da cobertura. 

É por isso que todo fabricante disponibiliza nas lojas ou nos sites as recomendações específicas para cada tipo de telha. A solução é corrigir a causa da irregularidade e depois fazer a substituição das telhas trincadas. 

Em alguns casos, dependendo da posição das trincas (se forem nas ondas altas da telha), pode-se fazer a vedação dessas trincas usando massa de calafetar ou fitas aluminizadas adesivas, que permitem uma rápida solução, porém não têm grande durabilidade.

Telhado empenado

Em grande parte das edificações, a estrutura do telhado não está exposta diretamente ao sol, à chuva, e às intempéries em geral. Por isso, é menos comum que aconteçam problemas. Contudo, nenhuma parte da edificação está 100% protegida, e é preciso tomar alguns cuidados.

O problema mais comum nas estruturas de telhado, ainda que aconteça com pouca frequência, ocorre quando ela é feita de madeira. Como se trata de um produto natural, mesmo aplicando produtos químicos de proteção, eventualmente pode acontecer de a madeira empenar ou apodrecer.  

No caso das estrutura de madeira, é preciso avaliar o grau da falha das peças. Se o problema for identificado no início, é possível trocar as ripas com defeitos, sem precisar refazer toda a estrutura. Já quando o problema é generalizado, quase sempre a solução é refazer o telhado como um todo.

Telhado brasilit

O telhado basilit, de fibrocimento, apesar de serem ótimos, demandam uma boa manutenção de tempos em tempos. 

Então, para que você faça a manutenção com cuidado, o ideal é:

  • Use uma escada segura e confiável para subir no telhado;
  • Não suba nas telhas úmidas ou rachadas;
  • Troque as telhas trincadas e evite remendos ou colagens, pois podem causar acidentes e infiltrações;
  • Verifique periodicamente as calhas, removendo sujeira, folhas ou até mesmo objetos que ficam presos no local;
  • Reforce as emendas das calhas e rufos com selante base PU ou manta asfáltica aluminizada autoadesiva, pois isso auxilia no combate aos vazamentos e infiltrações;
  • Verifique a fixação e o alinhamento das peças, pois podem ter sido danificadas ao longo do tempo;
  • Antes de pintar o telhado, certifique-se de remover toda a sujeira e o pó das telhas. 

conserto de telhado planta de construção

Como consertar telhado com goteiras e infiltrações?

Quer ficar livre de goteiras e infiltrações, então veja abaixo o que você pode fazer para evitá-las.

Detecte as infiltrações

Normalmente, as goteiras e infiltrações podem ser ocasionadas durante o verão, pois devido ao calor excessivo, as tempestades fortes acabam sendo mais comuns e os reparos não conseguem ser feitos.

Outras causas comuns de goteiras e infiltrações são os vazamentos da caixa da água e nos encanamentos.

Além de denegrir a aparência do ambiente, a presença de goteiras pode ocasionar o aumento das contas de água e quando não solucionado imediatamente, o problema tende a causar mais gastos com reformas.

Acabe com o vazamento

Então, para acabar com o vazamento você deve:

  • Fechar o registro geral e abrir as torneiras para esvaziar os canos;
  • Caso haja aquecimento e você tiver canos de metal, desligue-o para não os danificar;
  • No caso de vazamento perto de tomadas, desligue a chave geral;
  • Não ligar interruptor e acender a lâmpada quando a água estiver pingando, pois isto pode acarretar um curto-circuito em toda a rede elétrica da residência;
  • Troque a telha ou faça o reparo geral do telhado. O ideal é procurar um profissional especialista no assunto.

Saiba como prevenir as goteiras e infiltrações

Para prevenir as goteiras e infiltrações é recomendado vistoriar a qualidade da cobertura. Além disso, em épocas de chuva é comum o acúmulo de sujeiras nas telhas como as folhas, o que pode dificultar a passagem da água e resultar em bolor.

Também é recomendado instalar um papel impermeabilizante entre o forro e o telhado, o trabalho pode ser fazendo ainda na construção da residência. A inserção de calhas para facilitar o escoamento da água da chuva é uma forma de elevar a durabilidade das telhas.

A manutenção do telhado também impede o surgimento de infiltrações e goteiras no local, pois com a limpeza das telhas é possível detectar vazamentos e rachaduras. Os reparos da cobertura podem ser feitos com o auxílio de materiais de limpeza e reposição de telhas.

conserto de telhado pessoa usando a mão para simbolizar um telhado em cima de um prototipo de casa

Quais os cuidados você deve tomar ao consertar um telhado?

Além de identificar o problema e procurar a melhor solução, você deve tomar alguns cuidados ao consertar um telhado. Então, veja abaixo quais são eles:

  • Evite consertar telhados em dias chuvosos, já que as telhas ficam escorregadias e há riscos de acidentes;
  • Evite dias com ventos fortes;
  • Tome cuidado com a fiação elétrica do local e certifique-se de desligar o registro geral do imóvel;
  • Use escadas bem fixadas ao chão para chegar até o telhado;
  • Use equipamentos de proteção como, capacetes específicos para operários de construção;
  • Não pise nas telhas. É importante não andar sobre o telhado. Se for o caso, coloque uma tábua ou uma escada deitada e amarrada para andar por cima.

conserto de telhado materiais para reforma

Quanto custa o conserto de um telhado?

A primeira coisa que você precisa levar em conta é o tipo de conserto. Um orçamento para consertar goteiras é totalmente diferente de um para trocar telhas.

Outro ponto que entra no orçamento do conserto de um telhado é a mão de obra. Dependendo do tipo de conserto, ela pode representar até 60% do valor total do orçamento.

Por isso, não é tão simples dizer quando custa o conserto de um telhado. Somente após um orçamento do material e das diárias necessárias para que o profissional finalize o serviço será possível prever esse gasto.

conserto de telhado com telhas vermelhas

Onde encontrar equipamentos para consertar telhado em BH e região?

Todos os equipamentos necessários para consertar telhado em BH e região você encontra na Equiloc. 

Oferecemos um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado, logística ágil e o máximo em conforto para você fazer suas locações.

Além disso, nossos equipamentos estão sempre em dia para garantir a melhor qualidade e durabilidade, além de serem revisados antes de cada entrega para certificar que estão em perfeitas condições.

Está precisando de algum equipamento específico e não quer comprá-lo? Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso.

conserto de telhado telhado de casa branca

Conclusão

Não existe uma única causa para o surgimento de goteiras. Por isso, antes de fazer a prevenção, devemos observar onde elas podem surgir. A chuva intensa com vento, telhados com inclinação baixa, calhas entupidas e até um vazamento hidráulico são fatores que podem contribuir para o aparecimento desse problema.

Para evitar que o problema se agrave, é necessário fazer sempre as manutenções necessárias no telhado, limpando as calhas e, de tempos em tempos, fazendo uma inspeção em todas as telhas para ver se existem furos ou rachaduras.

Ao identificar uma goteira, no primeiro momento, é possível usar tapar o buraco com diversos materiais que podem ser encontrados em lojas de materiais de construção. Porém, é recomendado que, posteriormente, a telha danificada seja trocada.

Agora que você sabe como funciona o conserto de telhado, vistorie, pesquise e sempre se preocupe com a sua casa.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.