Equiloc

Construção modular: o que é, benefícios, tipos, como é feita

construcao modular construcao modular

Dizem que tempo é dinheiro. E esse ditado traduz muito bem o que a construção modular é para a construção civil.  Afinal, nesse processo, todas as etapas que envolvem um canteiro de obras são otimizadas através de uma estruturação que vai desde o pensar o projeto como todo em uma linha de montagem, até a execução eficiente.

Não à toa, esse método é utilizado há mais de cinco séculos para promover construções em massa, para evitar o déficit habitacional ou mesmo para dar segurança ou celeridade quando um projeto peça por esses atributos.

Abaixo, explicaremos melhor porque essa técnica pode trazer mais segurança, flexibilidade e celeridade ao seu projeto. Continue conosco, pois abordaremos tudo que a envolve e mostraremos seus benefícios.

O que é construção modular?

Falando de uma forma bem simples, pode ser definida como uma obra prévia que é transportada de forma escalonada para a construção final, sendo montada aos poucos.

Nesse tipo de construção, cada módulo é determinado pelo meio de transporte que irá levá-lo do lugar onde é pré-fabricado até o destino.

Além disso, a legislação vigente no país também pode limitar a largura e comprimento do bloco. No Brasil, por exemplo, os caminhões podem andar com pranchas de até 3,20m de largura, com, no máximo, 4m de altura. O comprimento dependerá da carreta, podendo chegar a até 15m.

Qual a finalidade da construção modular?

construcao modular finalidade
Construções modulares.

A construção modular tem como objetivo acelerar os processos que envolvem uma obra, sendo que são pré-fabricadas em um local e tomam como destino final o canteiro de obras.

Com essa nova perspectiva de otimização de espaço e tempo, você pode, por exemplo, fazer a terraplanagem de um terreno ao mesmo tempo em que fabrica, em outro local, cada um dos módulos que irá compor a edificação.

Ou seja, essas peças pré-moldadas trazem:

  • Melhoria constante no processo de fabricação de pré-moldados, se adaptando à obra;
  • Redução do desperdício de um canteiro de obras;
  • Produtos flexíveis e simplificados, se adaptando diretamente à edificação;
  • Otimização de tempo e espaço.

Quais são os benefícios da construção modular?

Além dos benefícios acima descritos, vamos entrar mais a fundo em tudo que é possível agregar a sua obra. Confira a seguir.

Economia na obra

O principal trunfo da construção modular é a economia. Como você consegue promover a construção dos módulos ao mesmo tempo em que mobiliza sua equipe para operar em outras etapas do projeto, terá economia de tempo e dinheiro.

Além disso, estudos recentes apontam que a construção modular ainda promove uma redução de dejetos e entulhos, o que também impacta diretamente na redução de custos.

Agilidade no cronograma da obra

E essa perspectiva de produção de módulos em local distinto da obra promove agilidade, uma vez que você consegue fazer dois processos no tempo que normalmente ocorreria um só. Ou seja, paralelamente, tanto canteiro de obras quanto a fábrica estarão operando.

Além disso, imagine um período de fortes chuvas. Nele, o canteiro de obras terá de paralisar suas operações. Como a fábrica é um ambiente fechado, suas ações não seriam momentaneamente cessadas.

Previsibilidade de custo e prazo da obra

Com essas condições acima descritas, as construções modulares garantem maior previsibilidade e custos para uma obra, uma vez que há maior controle dos processos, das entradas e saídas dos mesmos, sem que fatores externos impactam nessa cadeia.

Redução de impactos ambientais

Como vimos mais acima, a construção modular, ao trazer maior controle de todos os recursos de uma obra, diminui consequentemente a quantidade de insumos e desertos que são jogados fora. Consequentemente, o volume de entulhos é menor, trazendo mais sustentabilidade à sua construção.

Qual a durabilidade e segurança de uma construção modular?

construcao modular durabilidade e seguranca
Qual a durabilidade e segurança?

Por serem pré-moldadas, as construções modulares modernas promovem maior durabilidade e segurança para sua obra, uma vez que todo o processo é adaptado às suas necessidades e recebe menos impacto de fatores externos durante sua concepção, como o clima.

Podemos tomar como exemplo os casos de hotéis-cápsula que foram projetados no início do século passado e ainda estão como novos.

Um de seus trunfos é que, como é pré-moldado, esse tipo de estrutura precisa passar por mais processos de certificação de qualidade e segurança. Porém, como toda e qualquer construção, precisa de manutenção para garantir que sua vida útil seja mais longa.

Quais as características da construção modular?

Em suma, tem como principal característica a entrega em um prazo muito menor se comparado aos processos de edificações que vemos por aí. Ela também tem suas peculiaridades devido à finalidade dos mesmos. Abaixo, mostraremos quais são elas.

Construção modular residencial

No caso da construção modular residencial, que data desde o Século XVII, temos projetos que são entregues de acordo com a necessidade do cliente, além do espaço que ele irá ocupar dentro de um terreno.

Nesse tipo de variação, um projeto é desenvolvido por uma equipe de arquitetos e engenheiros, que entregam a planta à empresa responsável pela execução da mesma. Ou seja, você pode incluir uma sala, quartos, varanda, banheiros ou o cômodo que quiser, pensando até mesmo em uma eventual expansão posterior.

Na construção modular residencial, uma obra de 100m² pode ser inaugurada em cerca de 22 dias.

Construção modular de prédios executivos

Em prédios executivos, a construção modular vira um trunfo devido à agilidade com que a edificação consegue ser entregue. Estima-se que uma obra de 2.000m² possa ser entregue em cerca de 90 dias.

Sua principal peculiaridade nesse caso é conseguir criar módulos uniformes que serão montados como se um Lego fosse, para criar várias salas para venda direta para clientes comerciais.

Tipos de construção modular

construcao modular tipos
Tipos de construção modular.

Além dessas entregas acima descritas, existem tipos específicos de construção modular. Abaixo, vamos falar de cada um deles.

Construção modular em madeira

As casas modulares de madeira são bem comuns nos Estados Unidos. Por aqui, está mais voltada para clientes de alta renda, com projetos de luxo.

Por ser um material leve, durável e de fácil adaptação, é um tipo de produto dos mais procurados quando pensamos em construção modular, já que a adaptação aos anseios do cliente é mais fácil.

Além disso, a madeira traz um tom rústico e belo para qualquer projeto, o que costuma atrair quem tem melhor condição financeira para investir na obra.

Há também a combinação de madeira e aço, como no caso da MINIMOD, da MAPA Arquitetura.

Construção modular em betão

Já a construção modular em betão é uma das mais procuradas por envolver um material que transmite enorme sensação de segurança, principalmente devido às mais diversas tormentas meteorológicas, já que é uma matéria-prima durável e resistente.

Construção modular em aço

Tão usados quanto betão e madeira, os módulos de aço se adequam facilmente a casas e comércios, uma vez que são construídos de acordo com a necessidade do projeto, sendo facilmente soldados para garantir a resistência da estrutura.

Como são mais resistentes que todos os materiais entregues normalmente, as construções em aço são procuradas em países com grande atividade sísmica, como Japão e México.

Outro trunfo é a capacidade de isolamento acústico, que é amplificado, garantindo mais paz aos moradores e residentes que estão instalados em um projeto com essa estrutura.

Construção modular em granito

Pouco comum no Brasil, a construção modular em granito tem como grande trunfo a durabilidade e resistência. Porém, seu custo elevado faz com que seja pouco acessível, o que diminui a procura por esse tipo de estrutura.

Construção modular em concreto

construcao modular de concreto
Construção modular em concreto.

A construção modular em concreto tem como vantagem a racionalização do projeto e da mão de obra.

Nela, as estruturas são pré-moldadas em fábricas, que deixam todos os blocos otimizados e homogêneos, o que garante sempre a mesma textura e aparência.

Esse caráter uniforme permite que vários tipos de projetos possam ser executados nessa vertente.

Construção modular básica

Normalmente, as estruturas básicas de uma construção modular são feitas com poucos cômodos, geralmente sala, quarto, cozinha e banheiro.

Esse tipo de projetos são usados em plantas de construtoras para grandes edificações, mas é possível criar diferentes layouts, tamanhos e formas de utilização.

Em caso de residências, também é possível acrescentar mais cômodos, sem a necessidade de quebrar paredes ou reforçar a estrutura.

Construção modular sofisticada

Engana-se quem pensa que a construção modular é apenas para edificações simples. Construções desse tipo também podem ganhar mais sofisticação. Existem projetos que permitem a incorporação, por exemplo, de janelas, clarabóias ou até mesmo painéis de energia solar, o que proporciona desconto na energia elétrica.

Construção de dois andares

E além da sofisticação, existem projetos com mais de um andar de modulação. A tecnologia evoluiu tanto que existem até construções com dois ou mais andares já são projetadas e saem de fábrica.

É o exemplo da North Fork Bluff House, nos Estados Unidos, que foi projetada para receber várias gerações de uma mesma família, e conta com dois andares, com vários cômodos internos, que vão de sala, banheiros, quartos e cozinhas. Além disso, até mesmo um porão e um salão de jogos fazem parte da planta.

Como é feita uma construção modular?

construcao modular como e feita
Como é feita?

Chegou o momento de entender melhor como é feita a construção modular. Abaixo, listaremos cada uma das etapas.

Preparação do terreno para construção modular

Antes de tudo, é preciso preparar o terreno onde receberá a estrutura modular. Por isso, o nivelamento e a terraplanagem são as principais etapas pregressas à instalação, já que trarão segurança para todo o projeto.

Além disso, é preciso obter as licenças necessárias para a obra junto aos órgãos responsáveis.

Produção da construção modular

Com a terraplanagem feita e as licenças obtidas, é o momento de produzir os módulos que serão inseridos em todo o projeto.

Assim, os engenheiros e os arquitetos responsáveis entenderão as dinâmicas e necessidades dos clientes, criando o projeto e entregando à empresa responsável pela produção.

Tão logo entregue, a empresa iniciará a fabricação dos módulos de forma individual, mas sempre focando no produto final. Esse processo será feito em uma linha de montagem.

Montagem da construção modular no local

Posteriormente, após a fabricação de todos os módulos, eles serão transportados e entregues ao canteiro de obras, onde serão inseridos na ordem em que devem ser instalados.
Nessa etapa, cada módulo é projetado para se encaixar perfeitamente no próximo. Ou seja, é como se fosse um grande processo de linha de montagem de blocos que se encaixam tal qual um Lego.

Encaixados, esses blocos serão conectados, com o acabamento interno suavizando determinadas inconsistências que apareçam.

Exemplos clássicos da construção modular

construcao modular exemplos classicos
Exemplos clássicos.

Depois de entender o que é e como funciona, chegou a hora de ver alguns exemplos clássicos de construção modular. Confira a seguir.

Ásia

Devido à alta taxa demográfica, a China encontrou na construção modular um método de otimizar e baratear a construção de moradias para seus habitantes.

Devido à alta tecnologia em processos, a construção modular também é buscada em países que são comumente afetados por terremotos, como o Japão.

EUA

Como observamos mais acima, nos Estados Unidos a construção modular já está intrínseca à cultura. Um dos exemplos de maior sucesso foi a Lady Liberty Alliance Charter School, localizada no estado de New Jersey, que demorou apenas 263 dias para ficar pronta. Na escola foi utilizado um sistema modular híbrido de aço e madeira.

Brasil

No Brasil, projetos de Companhias de Habitação, as populares Cohab’s, levam em conta a implantação de projetos modulares.

Também foi utilizada na implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s) em comunidades, devido à necessidade de agilidade nas obras.

Conclusão

construcao modular otimizacao obra
Construção modular.

A construção modular, como bem visto ao longo deste artigo, trará inúmeros benefícios para sua obra. Se tempo é dinheiro, como dizem por aí, esse tipo de processo consegue otimizar toda sua construção, seja na parte financeira, seja durante o período de execução do projeto.

Caso tenha em mente incluir módulos pré-projetos em seu imóvel, procure um engenheiro especializado, que lhe dará o melhor caminho, além de indicar uma empresa que consiga entregar a planta de acordo com o que planeja.

Conte também com a Locadora Equiloc caso precise de materiais para execução de sua obra. Estamos à disposição para fazer de seu sonho, realidade!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.