Equiloc

Demolição: O que é necessário e quais os tipos de demolição?

demolicao predio

A demolição é um procedimento comum na construção civil. E existem diversos fatores para ocasionar a necessidade de uma demolição. Um dos mais comuns é a demolição para a construção de outros empreendimentos no local.

Para realizar qualquer tipo de demolição, são necessários planejamento e orçamento sérios e que devem ser seguidos. Além disso, é necessária a obtenção de um alvará específico.

Ou seja, a demolição pode também trazer muitas dores de cabeça.

Por isso, o artigo de hoje vai te ajudar a compreender melhor sobre a demolição e seus principais aspectos. Pois assim, você poderá evitar incontáveis dores de cabeça.

O que é a demolição na construção civil?

Na construção civil, é comum observar casas e prédios sendo destruídos para dar origem a um novo empreendimento. Quando não, provavelmente você já ouviu falar de uma casa que estava condenada e por isso foi demolida.

Independente da razão, na construção civil é dado o nome de demolição para o processo de “desmonte” de alguma construção civil em um ambiente controlado.

Em quais casos optar pela demolição?

Sem dúvidas, a maior demanda para demolição é a substituição por um outro empreendimento. Principalmente em centros urbanos em expansão, as casas têm sido cada vez mais substituídas por prédios, casarões por shoppings, e por aí vai.

Mas, você também pode optar pela demolição de uma casa ou apartamento para construir um novo imóvel. Essa demolição é muito trabalhosa e irá compensar se os problemas da reforma forem extensos.

Imóveis antigos, por exemplo, devem ter sua estrutura elétrica e hidráulica trocadas por peças mais modernas. Essa necessidade não é apenas estética, mas também por questão de segurança.

Além disso, é importante que sejam avaliadas a estrutura do imóvel, uma vez que imóveis antigos podem contar com falhas ou estruturas enfraquecidas.

Por isso, para saber se vale a pena reformar ou demolir, você deve:

  • Verificar, no cartório de registro do imóvel, todo o histórico de obras realizadas no imóvel. Dessa forma, você poderá ter uma verdadeira noção das atuais condições do imóvel, e não apenas o que pode ser visto “de fora”;
  • Contate um engenheiro de estruturas para verificar a qualidade da estrutura de seu imóvel. Além disso, esse profissional também pode lhe fornecer um parecer sobre a viabilidade ou não de uma reforma. Ou seja, se você deve ou não demolir;
  • É de extrema importância que você consulte a atual legislação e verifique se o imóvel está dentro de todas as normas. Caso não esteja, você pode ser obrigado a adequá-lo em uma reforma, e claro, terá que construir em seus moldes caso opte pela demolição. Para facilitar, busque um engenheiro e arquiteto qualificado;
  • Realize o orçamento e projeto das duas possibilidades. Para isso, não se esqueça de levar em consideração as modificações estruturais, elétrica e hidráulica que serão necessárias. Com os orçamentos em mãos, você será capaz de avaliar qual será o custo de cada um dos projetos.

A contratação de um profissional cadastrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) não é uma opção, ela é obrigatória.

Afinal, é de suma importância que um profissional habilitado faça a avaliação do imóvel para verificar se o mesmo pode ou não ser demolido. Isso porque existem imóveis que são considerados Patrimônio Histórico.

Quando demolidos ou reformados, esses imóveis devem ter mantido algumas características originais e, portanto, a demolição deve ocorrer de forma ainda mais cuidadosa.

Além disso, a obtenção de alvará para demolição de um edifício histórico é um pouco mais complicada. E, caso demolida sem o devido licenciamento, os responsáveis podem pagar multas que chegam a seis dígitos!

Em outros casos, a demolição não é uma opção. Casas ou qualquer instalação que tenha risco de desabamento, pode ser declarada como condenada e deve ser demolida.

Esses riscos de desabamentos podem ser causados por diversos fatores: construções irregulares, intempéries como tempestades e enchentes, ou até mesmo por incêndio.

Por exemplo, em julho um prédio foi tomado por chamas na famosa 25 de março, em São Paulo. Após o incêndio, constatou-se que a estrutura foi danificada e terá que ser demolida.

Quais são os tipos de demolição?

Seja qual for o motivo da demolição, existem formas corretas de realizá-la e deve ser planejada com muita cautela.

Afinal, uma demolição mal planejada pode causar desde danos em construções vizinhas, causando prejuízo, até o ferimento de alguma pessoa.

Os diferentes tipos de demolição (mecânica, explosiva e manual) são indicados para diferentes casos. Além disso, é comum a combinação da demolição mecânica e manual para uma demolição total.

Demolição mecânica

demolicao obra

A demolição mecânica é utilizada para retirada total ou parcial de paredes e lajes de concreto, elementos de estrutura metálica, pisos cerâmicos, estruturas de madeira e outros.

Esse tipo de demolição diz respeito a toda aquela que envolve o uso de equipamentos e ferramentas mecânicas. Normalmente, é realizada por máquinas de médio e grande porte, como martelos pneumáticos, carregadeiras, escavadeiras e guindastes.

Devido ao maquinário utilizado, a demolição mecânica requer profissional qualificado para operação devida das máquinas. Além disso, a demolição mecânica gera muita poeira e possui risco de acidentes que são intrínsecos à operação.

Contudo, quando realizada por profissionais qualificados, as demolições mecânicas ocorrem sem muitos problemas. Entretanto, a demolição mecânica possui muitas vantagens em comparação com a demolição manual:

  • Execução mais rápida;
  • Menor mão de obra;
  • Capacidade de demolição maior (vigas e estruturas metálicas, por exemplo).

Essas características tornam a demolição mecânica mais vantajosa financeiramente do que a demolição manual.

Afinal, mesmo que seja necessário o aluguel do maquinário, o serviço será feito de forma rápida, o que pode gerar uma considerável economia.

Demolição com o uso de explosivos

demolicao rio

Essas demolições são muito comuns em áreas urbanas e para a demolição de grandes estruturas como arranha-céus e pontes. Uma vez que são grandes estruturas, não é viável economicamente a demolição por máquinas.

Por isso, são utilizados explosivos que são instalados estrategicamente no interior do edifício. Antes dos explosivos serem instalados, a construção é avaliada detalhadamente sobre a sua estrutura e também as construções em seu entorno.

Então, a estrutura começa a ser preparada para a demolição: são instauradas zonas de segurança nos arredores e nos andares mais baixos são instaladas telas para proteção externa.

Uma vez que os explosivos são acionados, a construção implode, vindo a baixo.

Demolição manual

demolicao parede

Na demolição manual, são utilizadas ferramentas manuais como marteletes, rompedor de concreto e até mesmo marretas.

Nessas demolições, você pode optar por materiais que pretende ou não reutilizar. Além disso, permite que você mantenha a estrutura da casa. Por isso, esse tipo de demolição é muito utilizado em reformas ou quando se pretende demolir apartamentos.

Embora seja realizada de forma mais “delicada”, a demolição manual é um processo mais demorado que a demolição mecânica. Em contrapartida, ela permite que você reaproveite materiais, evitando a quantidade de resíduos gerados pela demolição.

Além disso, esse tipo de demolição não precisa ser realizado por mão de obra especial. Entretanto, ela deve ser supervisionada por um profissional qualificado.

Qual o custo da demolição?

Já deu para perceber que a demolição pode custar muito caro, não é? Mas, assim como uma construção, o planejamento pode te salvar muito dinheiro e muitas noites de sono.

Como fazer um orçamento para demolição?

Para fazer um orçamento acurado para sua demolição, considere os seguintes pontos:

  • O tipo de demolição você pretende fazer;
  • Qual será a área a ser demolida;
  • Quais serão os cuidados a serem tomados durante o processo? (Por exemplo, se será necessária corda de proteção).

Uma vez que você tenha o planejamento de quando fazer e como será feito, você pode pesquisar prestadores que realizam esse tipo de serviço e realizar orçamentos. Nunca se esqueça de pegar referências de trabalhos anteriores.

Para demolições mecânicas, você também precisará alugar os equipamentos indicados pelos profissionais. Para um orçamento do aluguel, consulte a Equiloc.

Valor médio do metro quadrado

O valor médio de demolição é totalmente dependente de serviços como terraplanagem e também do maquinário, mão de obra a ser empregado e quantidade de entulho gerado.

Em média, os valores para demolição variam entre R$ 140,00 e R$ 300,00 por metro quadrado.

Contudo, você pode buscar alternativas para reduzir um pouco esse valor.

Por exemplo, você pode optar por demolir manualmente cômodos da casa que contenham móveis e outros aparelhos embutidos que podem ser reaproveitados ou revendidos.

O que deve ser feito antes da demolição?

demolicao funcionarios

Na demolição de uma construção civil, planejamento é tudo. Diferente de uma simples “repaginada” em algum cômodo, o orçamento é apenas alguns dos pontos que você deve se ater.

Como conseguir o alvará?

O Alvará de Execução de Demolição é obrigatório para qualquer tipo de demolição. Ele deve ser expedido pela prefeitura da cidade. Essa etapa é obrigatória e, caso não seja cumprida, seu imóvel estará irregular e você, passível de multa.

Para o requerimento de alvará, você já deve ter consultado um profissional qualificado para validar a necessidade de demolição.

Além disso, são necessários alguns documentos.

Documentos necessários para Alvará de Execução de Demolição

  • Requerimento padronizado previamente preenchido com identificação de seu objetivo. Esse requerimento pode ser encontrado no portal eletrônico da prefeitura de sua cidade;
  • Cópia da notificação/recibo do IPTU mais atual;
  • Título de Propriedade (cópia) registrado no Registro de Imóveis;
  • Guia quitada de arrecadação da taxa e preço público devidos ao órgão municipal;
  • R.G. (cópia) e CPF (cópia) do requerente. Se for empresa, são necessários CNPJ (cópia) e Contrato Social da Empresa (cópia);
  • CREA do profissional (cópia) e Ficha de Inscrição no C.C.M. (cópia), se o prédio possuir mais de 2 (dois) andares;
  • Autorização do órgão responsável pela preservação (CONPRESP / CONDEPHAAT/IPHAN), quando necessário.

Esses documentos devem ser apresentados na prefeitura junto ao requerimento e são imprescindíveis para a liberação do alvará.

Após realizado o pedido, a prefeitura possui um prazo de até 30 dias para aceitar ou não o requerimento. Por isso, atente-se bastante para os requisitos e documentos necessários para a apresentação do requerimento.

Afinal, um erro pequeno pode atrasar meses de seu planejamento inicial.

Vistoria de um perito e relatório das condições do local

demolicao profissionais

Antes de iniciar qualquer trabalho para a demolição, é de extrema importância que o entorno do local também seja vistoriado.

Afinal, os equipamentos utilizados podem estragar calçadas e dependendo do grau da demolição, pode também afetar construções vizinhas. Principalmente quando falamos de imóveis residenciais próximos um do outro.

Por isso, um perito deve ser contratado para avaliação. Esse profissional será responsável por registrar a conservação dos ambientes vizinhos ao da demolição. Esse registro é realizado por fotos e formalizados em cartório.

Então, o “Laudo de Vistoria de Vizinhança” passa a ser um documento que demonstra quais eram as condições das redondezas. Isso pode, no futuro, evitar processos oriundos de reclamações externas de danos.

Ao avaliar as condições do local, o perito também será capaz de identificar quais imóveis podem sofrer impacto durante a demolição; o que pode ajudar o engenheiro responsável a buscar outras estratégias.

O seguro de responsabilidade civil 

O seguro de responsabilidade civil é um serviço prestado por seguradoras. Para a construção civil, o seguro de responsabilidade civil é fundamental.

Pois esse seguro prevê que qualquer dano corporal ou material é segurado pela empresa. Ou seja, caso alguma casa seja afetada pela demolição, as indenizações são pagas pela seguradora.

Mesmo que o local tenha passado por vistorias e nenhum perigo tenha sido detectado, a contratação do seguro de responsabilidade civil deve ser feita.

Lembre-se, quando se trata de construção civil, qualquer erro pode sair muito caro! Por isso, o seguro de responsabilidade civil lhe dará tranquilidade para o andamento da sua obra.

O que é preciso para fazer uma demolição?

Para fazer uma demolição, principalmente a demolição mecânica, são utilizados equipamentos de médio e grande porte, como carregadeiras, escavadeiras, guindastes e martelos pneumáticos.

E tudo isso você pode alugar na Equiloc, pois não há espaço para estocar o equipamento quando o mesmo não estiver em uso e toda a manutenção do equipamento fica sob responsabilidade da locadora.

Aluguel de máquinas e equipamentos na Equiloc

Na Equiloc você encontra máquinas e equipamentos utilizados em uma demolição para alugar. Oferecemos um serviço de total segurança e eficiência.

Todos os nossos equipamentos estão sempre atualizados para garantir a melhor qualidade e durabilidade, além de serem revisados antes de cada entrega para certificar que estão em perfeitas condições.

Além disso, também possuímos um time de atendimento altamente qualificado, eficiente e ágil para encontrar o que você precisa ou solucionar dúvidas.

E, para garantir maior agilidade em nossa logística, disponibilizamos uma frota exclusiva e motoristas à disposição para os serviços de entrega, coleta e manutenção em nossos equipamentos.

Como funciona a demolição na prática?

Até aqui, explicamos como é realizada toda a parte teórica por trás da demolição: os cuidados necessários, o planejamento e o orçamento. Mas, a demolição vai muito além disso. Por isso, aqui está um passo a passo sobre como funciona a demolição.

Como demolir uma edificação?

  1. Pedido de alvará de demolição junto ao órgão competente de sua cidade;
  2. Visita da prefeitura ao imóvel para avaliar a expedição do alvará;
  3. Uma vez que o alvará foi obtido, você pode iniciar o processo de demolição;
  4. Solicite a interrupção no fornecimento de água, energia elétrica, gás e etc;
  5. Certifique-se de isolar ao máximo o ambiente, avise aos vizinhos sobre as obras e peça para permanecerem de janelas fechadas para evitar poeira e ruídos.
  6. Demolição manual de paredes próximas a vizinhos. Para isso, são utilizadas ferramentas como martelo demolidor, martelo rompedor e marretas;
  7. Demolição da parte interna:
  • Manual: são retirados primeiro telhados, pontos de energia elétrica e encanamento;
  • Mecânica: uso de retroescavadeira e outros maquinários;
  1. Após a demolição realizar a retirada do entulho. Atenção: é de extrema importância dar ao seu entulho o fim adequado. Não se esqueça de guardar a nota de serviço;
  2. Notifique a prefeitura que a demolição foi executada;
  3. Pagamento do imposto “INSS de obra”;
  4. Pedido de averbação da construção no registro do imóvel.

Cuidados que devem ser tomados na demolição

demolicao edificios

Além dos cuidados necessários com as construções vizinhas, a segurança dos profissionais em sua obra também é de extrema importância. Afinal, o ambiente de construção civil está passível a diversos acidentes de trabalho.

Por isso, é importante que todos os trabalhadores da obra tenham conhecimento do local a ser demolido e qual será o planejamento.

Outra fonte comum de acidentes de trabalho na construção civil é o improviso de ferramentas é um dos fatores causadores de acidentes de trabalho. Então, certifique-se que todas as ferramentas necessárias estão disponíveis.

Para garantir o andamento de sua demolição, não deixe de contratar profissionais qualificados que possuam noções de segurança do trabalho.

Com os cuidados e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), com certeza haverá redução dos riscos na demolição.

Quais os principais riscos de trabalho na etapa de demolição?

  • Soterramento;
  • Queda de objetos;
  • Queda de pessoas;
  • Poluição por poeira;
  • Poluição sonora

Qual NR fala sobre demolição?

A Normativa Regulamentar 18 trata sobre a implementação de sistemas preventivos e também medidas de controle tanto nos processos da construção civil quanto nas condições e ambiente de trabalho.

Nessa NR, as demolições são tratadas nos itens 18.5.

De acordo com essa NR, são obrigatórios cuidados que falamos aqui como:

  • Linhas de fornecimento devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas;
  • Avaliação de edificações vizinhas;
  • Necessidade de profissional qualificado;

Além disso, a NR também trata sobre os cuidados com os pavimentos:

  • Todas as aberturas existentes no piso devem ser fechadas antes da demolição de um pavimento;
  • Caso seja identificado um pavimento que pode ser afetado pela demolição, ninguém pode ficar no local no momento da explosão;
  • As escadas são os últimos itens a serem demolidos, e devem ficar desimpedidas para circulação de emergência;
  • As paredes devem ser removidas apenas depois da estrutura, salvo quando for metálica ou de concreto.

Quanto à remoção de objetos e entulhos, a NR 18 diz que:

  • Vidros, ripados e demais elementos frágeis devem ser retirados antes do início das demolições;
  • As escadas de acesso ao pavimento só pode ser retirada à medida que os materiais do pavimento superior foi retirado;
  • Objetos volumosos/pesados devem ser retirados de forma mecânica (como roldanas). É proibido que qualquer material seja lançado em queda livre;
  • Os elementos da construção em demolição não devem ser abandonados em posição que torne possível o seu desabamento;
  •  Os materiais das edificações, durante a demolição e remoção, devem ser previamente umedecidos.

Esses são apenas algumas das instruções da Normativa. Todas as regras dispostas na NR 18.5 dizem respeito justamente aos cuidados que devem haver em uma demolição.

Quais são as medidas de proteção para início do serviço de demolição?

Até agora vimos como você deve agir para proteger burocraticamente sua demolição:

  • Contratação de profissional qualificado;
  • Planejamento e orçamento;
  • Obtenção de alvará;
  • Realização de vistoria e laudo de Vistoria de Vizinhança;
  • Aquisição do seguro civil.

Além desses cuidados burocráticos, também é importante atentar-se às medidas de proteção para evitar acidentes de trabalho.

Por isso, também é importante que antes do início da demolição, sejam providenciados os equipamentos de segurança adequados:

  • Óculos de proteção,
  • Capacete;
  • Máscara para proteção;
  • Protetores auriculares;
  • Luvas de borracha de proteção mecânica;
  • Botas de biqueira de aço.

O que fazer após a demolição?

demolicao entulho

Após a demolição, o trabalho não acabou. Primeiro, você deve garantir a remoção de todo o entulho do local.

Vale lembrar que os entulhos são os escombros de todo o imóvel (telhas, cerâmicas, resto de concreto/cimento, ferragens). Em obras de construção, lixas, vernizes e até latas de tinta vazia também são considerados entulhos.

Esses resíduos não podem ser simplesmente jogados no lixo, e seu descarte apropriado é previsto por lei e é obrigação de todo canteiro de obra.

Além disso, você também precisa regulamentar novamente o imóvel junto à prefeitura e adicionar essa modificação nas instalações no registro do imóvel.

Para isso, você aciona a prefeitura informando que a demolição (previamente autorizada) foi realizada. Você também deve ter os comprovantes de manejo correto do entulho, para evitar multas.

Após informar a prefeitura, o imóvel será novamente vistoriado pela equipe do órgão responsável e, uma vez em conformidade, você conseguirá deixar o imóvel regular novamente.

Reutilização e reciclagem de materiais de demolição

Os entulhos de obras são classificados em quatro classes principais:

  • Classe A: resíduos que podem ser reutilizáveis/recicláveis para a construção;
  • Classe B: resíduos recicláveis para outras destinações;
  • Classe C: resíduos não recicláveis gerais (pedaços quebrados de cerâmica, por exemplo)
  • Classe D: resíduos perigosos.

Os resíduos do tipo de Classe A são aqueles entulhos que podem ser utilizados na própria construção.

Nesse caso, você pode separar os entulhos e pode reutiliza-los para o emprego de concreto não industrial. Para isso, basta uma máquina para triturar aquele entulho antigo.

Mas nem só de cimento e tijolos são feitas as obras, não é mesmo? Assim, os resíduos de classe B dizem respeito a uma grande parte de materiais que compõem os entulhos e muitas vezes são descartados. Entretanto, a lista de resíduos recicláveis engloba muitos materiais:

  • Papel e papelão;
  • Metais;
  • Vidros;
  • Plástico;
  • Madeiras

Ao dar uma destinação correta para esses entulhos (como direcionamento para centros de reciclagem), você promove a sustentabilidade de sua obra e ainda pode economizar uma considerável quantia ao destinar esses materiais para coleta seletiva.

Inclusive, caso sua demolição seja com o intuito de construir um novo imóvel, você também pode optar por usar esses recicláveis em sua nova obra. Para isso, basta buscar um arquiteto que possua conhecimento de arquitetura sustentável.

Assim, os materiais obtidos a partir da demolição podem ser empregados com criatividade e inovação em seu novo imóvel.

Por outro lado, aqueles entulhos que não possuem muita salvação e de fato precisam ser descartados devem ser retirados do canteiro de obras, seja por empresas especializadas ou pela própria prefeitura.

Por isso, antes da demolição, busque informações junto à prefeitura da sua cidade para saber como é a coleta de entulhos no município.

Ou então, contrate uma empresa transportadora para a remoção dos entulhos.

Conclusão

A demolição na construção civil é muito utilizada para derrubar um edifício para a construção de novas edificações, desconstrução de prédios com a estrutura comprometida e recuperação do espaço urbano.

E a locação de máquinas e equipamentos é fundamental para realizar a demolição de uma maneira segura e mais ágil. Faça agora mesmo o seu orçamento com a Equiloc.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.