Equiloc

Derrubar paredes: quais equipamentos são mais indicados?

Derrubar paredes: quais equipamentos são mais indicados?

As reformas são realizadas com o intuito de melhorar a qualidade do local, otimizando alguns aspectos, como mais luminosidade e maior espaço.

E há uma característica marcante em muitos desses projetos: normalmente, o proprietário ou locatário deseja derrubar paredes.

Apesar de não ser uma tarefa complicada — ela pode inclusive ser realizada pelo próprio morador — esse procedimento exige alguns cuidados importantes, como análise da planta do local, verificação dos materiais que compõem a parede e uso dos equipamentos corretos.

Para te ajudar, vamos citar aqui 4 equipamentos mais indicados para derrubar paredes. Quer saber quais são eles? Então vamos lá!

1. Serra

A serra é comumente usada para fazer cortes no concreto, já que possui uma lâmina de alvenaria de corte abrasivo, facilitando o procedimento.

É uma ferramenta feita de mármore com discos diamantados, sendo indicada para materiais resistentes, como concreto.

Esse é um equipamento de corte automático, movido a gasolina ou eletricidade, que permite cortes com uma profundidade de até 152 mm — a maioria das paredes de concreto possui essa dimensão.

A serra é uma ferramenta semi-portátil, podendo ser deslocada por toda a extensão da parede. Porém, deve ser usada com as duas mãos, para garantir melhor precisão e segurança ao movimento.

2. Martelo demolidor

O martelo demolidor é um equipamento rápido e eficiente para demolir e quebrar estruturas de concreto presentes nas paredes. É uma ferramenta que se assemelha a uma britadeira, porém, em um tamanho menor.

O martelo utiliza um mecanismo elétrico pneumático para perfurar a parede, absorvendo assim o impacto e resultando em uma menor força do usuário no manuseio.

É um equipamento veloz, já que age rapidamente como várias talhadeiras — o que resulta em um serviço mais ágil, sem a necessidade de quebrar vários lugares da parede para depois derrubá-la.

Existem diversos tipos de martelo demolidor, que variam de acordo com o peso — o martelo de 5 kg, por exemplo, é a categoria mais leve e de melhor manuseio, indicado para serviços que não necessitem levantar a ferramenta.

3. Marreta

A marreta é, talvez, a ferramenta mais antiga utilizada para derrubar paredes! Ela é operada de maneira manual: o usuário deve martelar a parede, aplicando assim uma força contra a superfície.

A função da marreta é semelhante ao martelo, porém, essa ferramenta quebra a superfície em pedaços.

Pode ser do tipo pneumática, como uma furadeira que funciona com ar comprimido, ou hidráulica, com o mesmo princípio de uma britadeira.

A marreta possui variações no comprimento do cabo e tamanho da cabeça – essa diferença varia de acordo com o uso da ferramenta. O peso vai de 3 até 7 quilos, e o comprimento do cabo fica entre 0,9 e 1,5 metros.

É importante que o usuário utilize equipamentos de segurança ao manusear a marreta, pois ela não absorve o impacto da martelada. 

4. Cortador de concreto

É uma versão maior da serra, sendo usado para preparação da demolição em grandes superfícies de concreto. Essa ferramenta que deve ser usada em conjunto com outras, pois ela não faz a demolição por completo.

O cortador de concreto é um equipamento de porte maior, especialmente quando comparado aos que citamos antes — por isso, é necessário que o usuário se adapte a ele antes de manuseá-lo.

Como o cortador serra o concreto antes de quebrá-lo, o processo de demolição é mais eficiente — já que os blocos que possuem extensão maior se quebram facilmente em pedaços menores ao se utilizar outras ferramentas na mesma superfície.

Percebeu como derrubar paredes pode se tornar um procedimento mais fácil quando se utiliza os equipamentos corretos? Com as ferramentas adequadas e os cuidados necessários, essa vai ser uma tarefa fácil para você! 

Quer conhecer mais sobre o assunto? Então assine já a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades! 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.