Equiloc

Medidas de Andaime: Descubra a metragem e o tipo de Andaime ideal

Medidas de Andaime: Descubra a metragem e o tipo de Andaime ideal

O andaime é uma estrutura temporária feita de madeira ou aço sobre a qual os trabalhadores podem se sentar e realizar os trabalhos de construção. Os andaimes são necessários para a novas construções, reparos de estrutura ou até mesmo demolição de um edifício .

O andaime é geralmente necessário quando a altura do elemento estrutural (parede, coluna, etc.) é superior a 1,5m.

Esse equipamento deve ser feito com materiais suficientemente fortes e estáveis ​​para que possa suportar e transportar facilmente o trabalhador e os materiais de construção colocados nele.

Durante a construção, à medida que o trabalho avança, a altura do andaime aumenta. Por isso, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre as medidas andaime e tipos para melhor planejar a sua construção.

Como calcular as medidas de andaime?

Na hora de fazer o orçamento de andaime para uma obra, é preciso identificar a quantidade de equipamento ideal para atender às necessidades da construção.

De modo geral, o cálculo do metro quadrado é feito através da multiplicação do comprimento pela altura da peça.

Veja mais em: Calculo de Andaime: Descubra a metragem e o tipo de Andaime ideal

Tipos e medidas de andaime

Como definição geral, andaime é uma estrutura temporária que é usada para apoiar trabalhadores e materiais durante os trabalhos de construção ou manutenção.

No entanto, o andaime é usado para uma ampla gama de propósitos específicos, dependendo das circunstâncias.

Para atender a essas distinções, existem muitos tipos e medidas de andaimes. Por isso, listamos os tipos mais comuns de medidas de andaimes usados ​​na construção.

Andaime sobre cavaletes

Esse andaime possui sua estrutura apoiada de forma simples, ou seja, em cima de cavaletes.

Além disso, é mais utilizado por pintores e carpinteiros em razão da altura de até 2 metros.

Andaime fachadeiro modular

Esse andaime é composto por painéis metálicos simples e/ou com escada tipo marinheiro acoplada, diagonal X de travamento, guarda-corpo horizontal, barras de ligação, pisos metálicos e/ou elementos horizontais e escada interna com alçapão.

É indicado para obras onde há necessidade de acesso a qualquer ponto da parede, pois sua montagem permite acompanhar o andamento da obra, já que seu tamanho aumenta para cima e para os lados.

Andaime tubular

O andaime tubular, também conhecido como andaime simplesmente apoiado, são andaimes que têm a sua estrutura apoiada de forma simples e independente daquilo que está para ser construído.

Existem os modelos e medidas de andaime tubular ou andaime simplesmente apoiado leves, bem como estruturas mais pesadas, que conseguem suportar cargas mais pesadas.

Vale lembrar que o andaime tubular quando montado nas fachadas das edificações, deve ser externamente revestido por tela, de modo a impedir a projeção e queda de trabalhadores e materiais.

Andaime fachadeiro

medidas de andaime estrutura

O andaime fachadeiro é um sistema indicado para uso em obras ou fachadas elevadas, onde a circulação livre de funcionários e a repetição de tarefas, como reboco ou pintura, são necessárias.

No ato da locação deste tipo de estrutura, é importante saber que o andaime fachadeiro deve possuir painéis, barras, piso antiderrapante, guarda corpo, sapatas, diagonais em X e escada incorporada à estrutura, formando um painel que forra a superfície e permite um trabalho contínuo e em vários níveis de trabalho.

Além disso,  é obrigatório em obras acima de 4 metros de altura e também confere muitos benefícios para a construção, como a segurança dos trabalhadores e a melhora na mobilidade dos envolvidos no trabalho, além de ser fácil de montar e manter organizado.

Andaime móvel

O andaime móvel, também conhecido como andaime rolante, é um tipo de andaime com plataformas de trabalho móveis.

Usado principalmente para uso doméstico, projetos de pequena escala ou trabalhos que envolvam uma pequena equipe necessária acesso a uma série de locais específicos.

É adequado também para tarefas que exigem mudanças frequentes de posição, como pintura e reboco. É uma alternativa mais segura e resistente a uma escada.

O andaime móvel é essencialmente uma torre independente montada sobre rodas ou rodízios. Quatro padrões verticais são conectados horizontalmente e transversalmente para criar um vão de andaime. As rodas vêm com freios de roda que devem ser travados quando um trabalhador está em pé no andaime para garantir a segurança.

Andaime suspenso

Andaime suspenso é um tipo de andaime que é suspenso do topo de um edifício. Existem diversos tipos e medidas de andaimes suspensos, incluindo catenária, dois pontos (estágio de balanço), flutuador, suspenso interior, multinível, ajustável multiponto, ajustável de ponto único e feixe de agulha.

Além disso, esses andaimes são usados ​​para tarefas que exigem que os trabalhadores subam e desçam várias alturas, como lavagem de janelas, manutenção contínua de arranha-céus bem como a pintura dos mesmos.

Este tipo de andaime consiste em uma plataforma suspensa por cima por cabos e estribos de cada lado da plataforma. Em alguns casos, um motor elétrico é usado para levantar e abaixar a plataforma conforme a situação exigir.

Leia também: Aluguel de andaimes: vantagens e melhores preços

Como solicitar o andaime correto para sua obra?

medidas de andaime montagem

Na hora de escolher qual andaime você irá locar é necessário que você tenha em mãos a metragem da sua obra. Por isso, você deve:

  1. Medir o comprimento e a altura total da área ou fachada onde irá realizar a obra utilizando uma fita métrica ou uma ferramenta semelhante de medição.
  2. Tenha sempre em mãos, as informações necessárias para a definição de qual andaime melhor te atenderá. Dentre as principais informações, podemos destacar:
  • Altura e comprimento de onde será executado o serviço;
  • Em qual estágio está a obra, se é reforma, manutenção, ou construção nova;
  • Qual será o serviço a ser executado;
  • Período em que o andaime ficará locado, para saber o melhor custo benefício;
  • Se o piso ou lugar onde será montado o andaime é plano ou acidentado, terra ou já com piso pronto, para que seja analisada a demanda de acessórios.

Além disso, quando for solicitar os andaimes para sua obra, dê preferência à empresas qualificadas e especializadas em locação de equipamentos.

Seja detalhista nesse momento, dores de cabeça podem ser evitadas com uma negociação bastante clara no momento do aluguel, evitando inconvenientes e gastos extras.

Cuidados na montagem, execução e legislação

medidas de andaime profissional

Montar o andaime é algo tão importante para a segurança do trabalhador. A atividade exige que o projeto e a instalação sejam realizados e acompanhados por um profissional habilitado.

De acordo com as orientações quanto a dimensionamento, uso e montagem que estão presentes na NR 18 que veremos abaixo. Além disso, existem alguns cuidados que você deve tomar na hora de montar algum andaime, sendo eles:

  • A escolha da área em que ele será montado, pois a escolha inadequada é uma das principais causas de acidentes;
  • O isolamento correto da área, pois os andaimes não devem ficar em locais com grande tráfego de pessoas;
  • Sempre verificar a qualidade dos andaimes, para que os trabalhadores fiquem em segurança;
  • Se atentar ao piso, pois o  mesmo deve ser completamente forrado, fixado, nivelado e com material antiderrapante, proporcionando um conjunto resistente e seguro;
  • Uso de EPIs, que é obrigatório para os profissionais que trabalham montando os andaimes e os que executarão os serviços.

Norma: NR 18

A NR 18 talvez seja a norma regulamentadora mais importante para o setor da construção civil.

Ela estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Em relação a andaimes, essa NR ressalta primeiramente que os mesmos devem ser dimensionados por profissional legalmente habilitado.

O dimensionamento e construção dos andaimes devem considerar devidamente as cargas a suportar. Além disso, os materiais utilizados na confecção dos andaimes devem ser de boa qualidade, sem quaisquer defeitos que possam comprometer a sua resistência.

O piso de trabalho deve ter forração completa, antiderrapante, ser nivelado e fixado com segurança e resistência.

Ressalta-se ainda que nenhum dispositivo de segurança dos andaimes pode ser retirado e nem anulado. Dentre estes dispositivos constam o guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo o perímetro exceto na face de trabalho.

Além disso, o acesso aos andaimes também deve ser devidamente seguro. Ressalta-se ainda que nenhum tipo de escada ou meio para se atingir lugares mais altos deve ser instalado sobre os andaimes.

Dicas para segurança e prevenção de acidentes em andaimes

Por se tratar de um trabalho em que há risco de quedas, é essencial que se mantenha a segurança em andaimes a fim de evitar danos à saúde do trabalhador.

Para isso, é recomendado seguir práticas e protocolos de segurança adequados. Além disso, é importante que esses andaimes sejam estáveis ​​e fortes, para que o trabalho possa ser realizado adequadamente.

Uso de equipamentos EPI

O uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é essencial para proteger os trabalhadores dos riscos a que eles estão submetidos na sua função de trabalho.

Por exemplo, para as pessoas que trabalham em andaimes há certos EPIs indispensáveis, como:

  • Cinto de segurança tipo paraquedista;
  • Talabarte;
  • Absorvedor de energia;
  • Capacete;
  • Trava quedas;
  • Botinas.

Os EPIs devem ser disponibilizados pela empresa aos seus funcionários. Além disso, é responsabilidade da empresa o treinamento para uso correto dos EPIs e a fiscalização de que eles estão sendo utilizados.

Checklist do cinto de segurança

Verificar a integridade do produto é um item essencial para se ter segurança. Pois, os cintos de segurança para trabalho em altura exercem um papel fundamental para a proteção.

Eles tem como objetivo criar pontos de conexão no corpo do trabalhador e distribuir, nestes pontos, o impacto gerado em uma possível queda.

Assim sendo, é um item indispensável para assegurar que o trabalhador esteja seguro enquanto realiza suas atividades em altura.

Não movimentar andaimes no processo de uso

É proibido o deslocamento dos andaimes quando houver trabalhadores sobre a estrutura, pois isso pode provocar quedas e outros acidentes.

Dessa forma, a movimentação do equipamento deve ser realizada somente quando todos os trabalhadores estiverem fora da estrutura e em segurança.

No entanto, vale ressaltar que os andaimes só podem ser movimentados quando a altura da estrutura não ultrapassar quatro vezes o tamanho da sua menor base. Para alturas superiores, o andaime deve ficar fixado a uma estrutura rígida.

Notificar-se de que está bem fixado e na posição correta

medidas de andaime colaborador

Os andaimes não devem ser instalados diretamente no solo. Por isso, no momento da montagem é necessário que a base de apoio seja rígida e nivelada o suficiente para receber as cargas, evitando o recalque da estrutura e a perda de prumo.

Quando o solo ou a base não forem capazes de suportar as cargas exigidas, deve ocorrer a troca do solo ou a execução de base.

Não recomenda-se o apoio de estruturas de carga em solos moles ou argilosos de baixa consistência.

Já os andaimes móveis devem ser equipados com rodízios capazes de suportar, ao menos, uma vez e meia o peso médio da estrutura com sobrecargas, além de contarem com travas de segurança.

Reprimir trabalhos em condições de tempo não favoráveis

A probabilidade de um profissional ser atingido por raio ou sofrer queda, é maior do que em dias ensolarados, ou seja, não se deve permitir que pessoas trabalhem em andaimes sob intempéries, tais como chuva ou vento forte.

Dúvidas comuns sobre medidas de andaime

medidas de andaime trabalho

O andaime tem uma importância muito grande na área de construção civil. Em primeiro lugar, todo trabalho em altura deve ser feito de forma que evite a exposição ao risco.

Frequentemente algumas pessoas fazem as mesmas perguntas sobre andaime, o que nos leva a desenvolver esse artigo para facilitar de algum modo e esclarecer as dúvidas de muitos.

Quais são as medidas de andaimes multidirecionais?

Os andaimes deste tipo possibilitam montar estruturas mais variadas, no que diz respeito ao comprimento e profundidade dos lances, pois os diversos elementos estão disponíveis num número mais variado de medidas de andaime.

Para além disso, o sistema de engate multidirecional permite criar recortes em diversos ângulos.

Em relação a largura/profundidade/comprimento, as medidas dos andaimes multidirecionais são baseadas em prumos e travessas e, podem ser iguais no que diz respeito à largura e à profundidade.

Esse tipo tanto pode ter como medidas de andaime 2,5 m de comprimento por 0,75m de profundidade, como pode ter 2,5 m por 2 m, ou 3 m por 3 m.

Já em relação a altura, as medidas dos andaimes costumam ser 2 m. No entanto, neste tipo de andaime o prumo tem um encaixe a cada 50 cm, sendo tecnicamente possível variar a altura dos pisos.

O que levar em conta na hora de investir em andaimes?

medidas de andaime homem escalando

Com certeza, o aluguel de andaimes é um bom negócio e possui uma demanda crescente. O que é necessário então para que o aluguel de andaimes se torne um negócio viável, é a administração de vendas, compras, custos e investimentos.

O aluguel de andaimes pode abranger a construção civil doméstica, a empresa poderá também locar para construtoras de vários ou subcontratação de licitações governamentais, andaimes para pintores.

Além disso, ao montar uma empresa de aluguel de andaimes é necessário avaliar fatores como a localização, estrutura, clientela a ser atendida e outros fatores.

Para isso é necessário um estudo sobre as peculiaridades do negócio e uma pesquisa de mercado sobre a demanda e as possibilidades de oferecimento do serviço.

Quais são as medidas do andaime europeu normalizado?

O andaime de fachada é o tipo de equipamento mais comum e econômico, que costumamos encontrar em obras de construção civil e fachadas de prédios, um pouco por todo o lado.

Esse tipo de andaime é adequado a obras de complexidade reduzida, para trabalhos de recuperação, pintura, limpeza de empenas e outros outros serviços de construção em estrutura de tipo simples, sem recortes técnicos demasiado exigentes.

Possui medidas mais comuns que são: 2m X 2,5m X 0,75m. Mas, estas medidas podem variar no que toca ao comprimento e largura dos módulos, tendo como constante a altura de 2 metros.

Conheça a melhor solução em locação de equipamentos para construção civil

A Equiloc vem investindo num sistema crescente na construção civil: a locação de equipamentos.

Dessa forma, por um custo bem reduzido você tem a capacidade de possuir todos os itens que deseja pelo tempo que quiser para realizar suas construções. Com a Equiloc, a burocracia e os preços são baixos, dando conforto às escolhas do cliente.

O atendimento é personalizado para cada usuário, buscando sempre atender as necessidades de maneira mais rápida e efetiva possível.

Não arrisque o bom andamento de sua obra, alugue seus andaimes com a Locadora Equiloc. Mantemos nossos equipamentos sempre atualizados e com revisões periódicas para que você tenha total segurança. Portanto, ao necessitar de equipamento, confia na Locadora Equiloc que é negócio certo!

Conclusão sobre medidas de andaime

medidas de andaime armacao

Como vimos durante todo o texto, andaimes são essenciais na construção civil, pois é neles que os trabalhadores chegam a alturas necessárias, seja ela qual seja. Também é muito utilizado em demolições, manutenções, reformas e até mesmo na pintura de imóveis.

Por conta dessa diversidade de finalidades, existem diferentes tipos e medidas de andaime – alguns com base no solo, outros suspensos por cabos. Para evitar acidentes, é fundamental escolher o modelo certo para o que deverá ser feito!

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais notícias!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.