Equiloc

Guia para Discos de Corte: Tipos, Utilidades e Dicas

nr 18 operario

Este artigo reúne informações detalhadas sobre os Discos de Corte, tipos disponíveis no mercado, utilidades e boas práticas de uso para que você saiba a forma correta de selecionar e utilizar esses acessórios.

Discos de corte são acessórios utilizados para diferentes fins pelas ferramentas de corte, como, por exemplo, Cortadora de Piso (Serra Clipper), Serra Mármore (Maquita), Serra Circular de 7 e 9 polegadas, Esmerilhadeiras e Cortadora de Metais (Policorte).

No mercado existem diferentes tipos de discos de corte que são instalados nesses equipamentos de acordo com qual material será trabalhado. Encontram-se discos de corte específicos para trabalhos em madeira, pisos (mármores e granitos), cerâmicas, metal ou plástico.

Cortam-se peças em forma de barras, placas, chapas, perfis, tubos, entre outros, sempre utilizados nas etapas iniciais dos processos produtivos, aplicados em um ângulo de 90º perpendicular à peça a ser cortada durante toda a operação.

Os discos de corte são da família dos abrasivos rígidos, construídos a partir de grãos abrasivos, resinas e telas de fibra de vibro aglomerados e podem ser encontrados em diferentes tipos. Confira abaixo as classificações mais comuns para esses acessórios:

 

Disco de Corte Diamantado Liso

Este tipo é ideal para cortes precisos e de alta resistência, com competência para atuar em materiais de diferentes tipos. Existem, entretanto, diferentes modelos de Discos de Corte Diamantados.

Os Discos de Corte Diamantados Segmentados possuem “dentes” separados por cisões, ideais para cortar alvenaria e pedras como granito e mármore. O modelo Diamantado Contínuo é um anel contínuo, sem cisões, e é indicado para trabalhos em porcelanato, ardósia, azulejos e pisos cerâmicos.

Os Discos de Cortes Diamantados realizam o corte por desbaste linear feito pelas chamadas “bandas de corte”, pequenos grãos de diamante que são fixados no disco por meio de uma liga metálica.

 

Tipos de Bandas Contínuas ou Segmentadas

Os Discos de Corte com Bandas Contínuas são utilizados para cortes em pisos, azulejos, porcelanatos e mármores. Esse modelo oferece uma superfície plana e contínua que impede que o material cortado apresente irregularidades, reduzindo também o “lascamento” da superfície do material.

Os Discos de Corte Segmentados são indicados para materiais brutos que não necessitam de precisão e qualidade de acabamento como o tijolo, concreto, reboco, refratários e basalto. Esse modelo confere menos atrito no corte, já que possui “gargantas” que atenuam o contato contínuo com o material, auxiliando assim a refrigeração da peça.

Os Discos de Corte Diamantados Segmentados podem ser classificados ainda de acordo com as categorias abaixo:

Segmentados para Concreto: para cortes em concreto curado, refratários duros e alvenaria.

Segmentados para Asfalto: para cortes em asfaltos sobre concreto, concreto verde, refratários abrasivos e materiais abrasivos.

Segmentados para Granito e Mármore: para cortes em granito, mármore e pedras naturais.

Segmentados Multiuso: que servem para diversos cortes em materiais duros, pedras naturais, concreto e alvenaria.

 

Discos de Corte Turbo

Utilizados para cortes em concretos, rebocos, refratários, tijolos, basalto e outros materiais que não necessitam de um acabamento perfeito. Esse tipo combina a velocidade, o acabamento e a estabilidade da banda lisa com a refrigeração da banda segmentada. Encontram-se também Discos Turbo específicos para trabalhos em porcelanatos.

 

Corte a Seco ou com Água?

Encontram-se no mercado Discos de Corte a Seco ou Discos de Corte “com Água”. A utilização da água tem a finalidade de resfriar o material durante a operação e também remover a poeira residual. Os chamados Discos de Corte a Seco utilizam a própria ventilação gerada pela rotação do disco para o resfriamento.

Na prática, tanto os Secos quanto os com Água podem ser utilizados com água ou sem, a diferença portanto está na consequência para a vida útil da peça. A ausência da utilização da água no processo reduz em aproximadamente 70% o rendimento do acessório. Por isso, recomenda-se sempre independentemente do tipo de disco utilizado, a utilização de água para o resfriamento e limpeza dos resíduos.

 

Máquinas Estacionárias ou Portáteis

Os Discos de Corte podem ser utilizados em dois tipos de máquinas, as Estacionárias e as Portáteis.

As Portáteis, como o próprio nome já sugere, são as máquinas manuais, utilizadas com discos de até 230 mm/9” de diâmetro e podem ser elétricas ou pneumáticas. Esse tipo de máquina exige uma atenção, perícia e segurança do operador para evitar a flexão e, consequentemente, a quebra do disco.

Já as Máquinas Estacionárias são aquelas de grande porte, que aceitam discos de diversos tamanhos e podem realizar trabalhos mais pesados. Dessa forma, é necessário muita prática e bom senso do operador para evitar acidentes. Recomenda-se que o operador desse tipo de máquina tenha a qualificação adequada para o seu manuseio.

 

Cuidados na Operação dos Equipamentos que Utilizam os Discos de Corte

 

Protetor auricular

Para proteção do aparelho auditivo contra ruídos.

Óculos de segurança ou viseira

Para proteção dos olhos contra eventuais partículas projetadas.

Máscara

Para proteção contra inalação de partículas.

Avental de raspa

Protege a parte frontal do usuário contra agentes abrasivos e escoriantes.

 

  • Antes de utilizar os discos, preste atenção nas exigências do material a ser cortado. É uma questão de economia, praticidade e segurança.
  • O operador da máquina deve ter a qualificação e experiência necessárias para a realização da tarefa. Realizar o procedimento sem a devida perícia para o ofício pode ser perigoso.
  • Sempre que possível utilize água para refrigerar e limpar os resíduos, dessa forma você confere maior vida útil ao material. Lembre-se, contudo, de utilizar a água de forma responsável. Já publicamos um artigo específico sobre a água e sua utilização consciente no canteiro de obras. Acesse e confira as sacadas.
  • Utilize somente máquinas que foram revisadas e inspecionadas de forma preventiva. Esse procedimento é muito importante para a sua segurança.
  • A capacidade de rotação do disco utilizado precisa ser sempre superior à rotação executada pelo equipamento, caso contrário há riscos de rompimentos e acidentes graves.
  • Lembre-se: na execução do corte, o disco deve estar, em relação à pele, a um ângulo de 90 graus.

Na Locadora Equiloc você encontra diversos tipos de discos de corte com disponibilidade, qualidade e preço baixo. Acesse o nosso site e entre em contato com um dos nossos consultores!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.