Considerando a variedade de máquinas e de ferramentas empregadas em uma obra de construção civil, todo profissional quer contar com os melhores produtos do mercado. Disponível em diversos modelos, o vibrador para concreto entra na lista de aparelhos indispensáveis e deve ser escolhido com bastante cuidado.
Seu uso é bastante amplo e impacta na qualidade de processos importantes, como o adensamento e a compactação do concreto aplicado em determinadas superfícies.
Que tal saber mais sobre esse equipamento para buscar o modelo ideal? Acompanhe as nossas orientações e tome a melhor decisão!
O que é vibrador para concreto?
Trata-se de um aparelho utilizado para vibrar o concreto empregado em itens como lajes, colunas, vigas e pavimentações, além de acomodar misturas em fôrmas para deixar as superfícies mais lisas. A transferência dos impulsos de vibração ocorre por meio da rotação de um excêntrico presente no interior da máquina.
O processo resultado da vibração é conhecido como adensamento e serve para remover, com eficiência e rapidez, bolhas de ar presentes no concreto fresco. Se não forem eliminados, esses bolsões vazios podem prejudicar a resistência e a impermeabilidade da superfície de concreto, comprometendo sua durabilidade.
Para um bom resultado, o adensamento deve ser realizado imediatamente após o bombeamento de concreto. Dessa forma, a mistura estará em estado pastoso e poderá ser movida facilmente para entrar em contato com as ferragens e garantir uma boa aderência.
Outro cuidado está relacionado à escolha do modelo. Afinal, cada aparelho para adensamento de concreto tem indicações específicas que devem ser levadas em consideração para obter um trabalho mais eficiente.
Também é preciso treinar as equipes para operar o equipamento corretamente e evitar riscos. Muitos modelos têm interruptor de segurança para impedir choques em caso de fuga de corrente, bem como fusível que desliga a máquina em caso de travamento do mangote.
Cabe lembrar, ainda, que a imersão do aparelho no concreto não deve ser mantida por muito tempo, já que pode provocar a separação dos componentes da mistura — areia, agregados, água, aditivos, cimento — e comprometer a qualidade da construção.
Quais são os tipos disponíveis?
Há vários tipos de equipamentos para adensamento e compactação de concreto no mercado. Todos têm vantagens e substituem os processos manuais (como apiloamento e socamento) ou mecânicos (como centrifugação).
Conheça os principais modelos disponíveis e suas características.
Vibrador por imersão
Tem motor e um mangote composto por mangueira e uma ponteira (ou agulha). A ponteira é inserida no concreto fresco para emitir ondas geradas por um pêndulo localizado dentro do vibrador.
Esse modelo é bastante empregado na execução de vigas, pavimentos e colunas. Há, inclusive, versões portáteis que garantem mobilidade em diversas aplicações. São máquinas leves e muitas têm carcaça vedada que suporta a umidade.
Régua vibratória
Esse equipamento desliza sobre elementos de concreto para adensar, nivelar e dar acabamento. Por fazer tudo isso simultaneamente, a régua vibratória costuma ser utilizada na construção de diferentes tipos de pisos (chão de armazéns ou pátios abertos), lajes e grandes superfícies planas.
Mesa vibratória
Como o próprio nome indica, esse modelo tem formato de mesa. Sua estrutura geralmente é metálica e traz vibradores na parte externa, além de amortecedores.
O uso é mais comum em fábricas de pré-moldados ou de objetos como placas e blocos. Nesses casos, basta colocar as peças de concreto sobre o tampo da mesa para que ela exerça vibração e garanta o adensamento.
Placa vibratória
Também é conhecida como plataforma e tem função parecida com a da mesa vibratória, sendo indicada para o adensamento e nivelamento de áreas de piso.
Rolo compactador vibratório
Rolos são máquinas desenvolvidas para compactar diversos materiais, como asfalto e, principalmente, um tipo de concreto com consistência mais seca (concreto compactado a rolo ou CCR). Assim, são perfeitos para a execução de barragens e de pistas para carros ou aeronaves.
Vibrador de parede de fôrma
Esse vibrador costuma ser acoplado às paredes dos moldes com a ajuda de parafusos. Assim, as pulsações irradiam para o concreto por meio da movimentação de superfícies verticais. Isso faz com que seja recomendado para locais estreitos e de difícil acesso, mas também é empregado em indústrias de pré-moldados.
Vibroacabadoras
Também chamadas de pavimentadoras de concreto, têm como função despejar a mistura em uma espessura ajustável e, ao mesmo tempo, compactar e nivelar a superfície. Destacam-se pelo alto desempenho e são indicadas para serviços maiores e mais complexos, como a pavimentação de grandes áreas.
Como escolher o modelo ideal?
O adensamento é uma das etapas cruciais da concretagem e deve ser feito com equipamentos adequados. Por isso, vale a pena dedicar um tempo a pesquisas e análises para encontrar o melhor modelo.
Veja, a seguir, os principais passos para acertar na escolha.
Considere o tipo de concreto
Como dito, cada vibrador tem aplicações específicas. Assim, comece a procura de um aparelho tendo como base o serviço que pretende realizar. Essa informação já dará pistas sobre o tipo de concreto a ser empregado na obra e, consequentemente, sobre o melhor modelo de equipamento.
Tomemos como exemplo o vibrador por imersão, que pode receber agulhas de diferentes tamanhos. Enquanto as ponteiras com maior diâmetro são indicadas para o adensamento de elementos robustos (sapatas e vigas mestras), as com menor diâmetro servem para estruturas estreitas (colunas e lajes).
Avalie a frequência e a amplitude
Detalhes básicos, como a voltagem dos equipamentos, são essenciais para acertar na aquisição de máquinas para a construção civil. Outras informações importantes, como as que definem a intensidade do aparelho, também devem ser avaliadas antes da escolha.
A primeira é a amplitude e define o deslocamento máximo do componente vibrador a partir de seu ponto de origem. A segunda é a frequência e consiste no número de rotações ou de vibrações por minuto.
A amplitude estabelece a intensidade de cada golpe realizado pelo vibrador para concreto, enquanto a frequência determina a quantidade de golpes recebidos pela mistura. Pode-se concluir, portanto, que a amplitude atinge os componentes maiores do concreto e a frequência, os menores.
Logo, se o objetivo é adensar um concreto com grande teor de argamassa (partículas mais finas), o ideal é optar por versões de alta frequência. Misturas mais secas, por outro lado, pedem um equipamento com maior amplitude e frequência reduzida.
Conte com o serviço de uma locadora
Os vibradores, independentemente do modelo, podem ser encontrados nas principais lojas de materiais de construção e em comércios especializados. Porém, a compra só compensa para quem costuma realizar o mesmo serviço com bastante frequência.
Como muitos projetos exigem processos de concretagem distintos, a melhor saída é buscar uma empresa que forneça locação de equipamentos. Assim, é possível economizar e ter acesso a uma variedade de modelos para atingir as propriedades previstas para o concreto endurecido.
Outro ponto positivo de alugar é eliminar as despesas com manutenção, afinal, todas as inspeções e revisões ficam por conta da empresa fornecedora. Vale a pena investir nessa solução para obter equipamentos eficientes e de alta qualidade.
Esperamos que as dicas tenham orientado sua decisão sobre o vibrador para concreto. Seguindo os passos citados, você encontrará o produto certo para construir e modelar diferentes estruturas, sem preocupações com o aparecimento de rachaduras e outras patologias.
Focada em oferecer o melhor para seus clientes, a Equiloc dispõe de grande variedade de máquinas e equipamentos para você alugar e utilizar em serviços da construção civil. Aproveite para entrar em contato e fazer um orçamento!