Equiloc

Esmerilhadeira angular: saiba tudo sobre a ferramenta

Esmerilhadeira angular: saiba tudo sobre a ferramenta

Os equipamentos são ótimos aliados de quem trabalha na indústria, na construção civil ou com serviços domésticos. Muitos modelos são multifuncionais, como é o caso da esmerilhadeira angular — empregada em trabalhos de caldeirarias, funilarias, metalúrgicas e até oficinas.

Por permitir processos de lixamento, corte e soldagem de materiais, é considerada uma das principais ferramentas para serralheria. Também pode ser utilizada na hora de polir, aparar rebarbas e realizar acabamentos em superfícies de aço ou de concreto aparente.

Quer saber mais sobre as funções, modelos disponíveis e formas de uso desse equipamento? Fique conosco e confira todas essas questões!

Quais são os tipos de esmerilhadeira angular?

Como ocorre com a maioria das máquinas, as esmerilhadeiras angulares podem ser encontradas em diferentes versões no mercado. A variedade de opções é importante para adaptar as configurações da ferramenta ao tipo de serviço que você pretende realizar.

Veja os principais tamanhos dos modelos (em polegadas) e suas utilidades.

Esmerilhadeira angular 4.1/2”

Ideal para desbastar itens metálicos, fazer o acabamento sobre soldas, remover rebarbas de componentes fundidos e limpar peças enferrujadas ou com tinta. Pode até cortar superfícies de alvenaria ou de concreto se for utilizada com disco diamantado.

Esmerilhadeira angular 5”

Indicada para o corte e o desbaste de pedras e elementos metálicos. Também permite a execução de acabamentos, remoção de rebarbas e a limpeza de superfícies com ferrugem. 

Esmerilhadeira angular 7”

Com ela é possível desbastar partes metálicas, limpar superfícies oxidadas ou manchadas com tinta, eliminar rebarbas e acabar por cima de processos de solda.

Esmerilhadeira angular 9”

É uma ferramenta indispensável para fazer o corte e o desbaste de pedras e metais com eficiência. O modelo exige bastante potência do motor para que atinja bons resultados.

Como utilizar e quais são os cuidados necessários?

Alguns fatores devem ser considerados antes de operar uma esmerilhadeira angular, seja em um ambiente doméstico, seja na indústria. O objetivo é prevenir acidentes e garantir que todo trabalho seja bem executado.

A seguir, você confere os principais passos necessários para utilizar essa ferramenta.

Preparar o local de trabalho

O ambiente deve estar limpo, organizado e apresentar claridade suficiente. Se possível, peça que outras pessoas se afastem do local antes de operar o equipamento. Se o espaço for uma oficina ampla ou uma área aberta, vale a pena utilizar biombos que ajudem a isolar o campo de trabalho.

Além disso, como se trata de uma máquina elétrica, é importante se certificar de que o ambiente não tem foco de umidade ou superfícies molhadas.

Providenciar equipamentos de proteção

A prevenção de acidentes começa com um bom kit de equipamentos de segurança. Nos trabalhos que envolvem a esmerilhadeira angular, o operador deve utilizar capacete, protetor auditivo e respiratório, óculos de segurança, luvas justas e de boa aderência.

Além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), é importante vestir roupas confortáveis e que permitam mobilidade. Prender os cabelos e evitar peças que possam ser agarradas pelo disco (joias, aventais e jaquetas largas, por exemplo) também são ações que potencializam a segurança.

Escolher o disco adequado para a função

Os discos de corte são combinados com diferentes ferramentas para a execução de uma série de tarefas. O material empregado nessas peças varia de acordo com o material que será cortado, lixado ou soldado.

Portanto, sempre que você for desenvolver um serviço específico, observe a composição da superfície que será trabalhada. Para colocar os discos menores, basta encaixar o eixo na área reservada e girá-lo até ouvir o barulho da trava.

No caso de discos maiores, pode ser necessário o uso de uma chave especial que acompanha o modelo da esmerilhadeira. Não deixe de ler o manual para tirar dúvidas e fazer o encaixe correto.

Verificar a voltagem da ferramenta

As esmerilhadeiras angulares se diferenciam dos modelos pneumáticos e a bateria por utilizarem energia elétrica. Isso significa que demandam acesso a tomadas de 100 ou 220 volts para que funcionem. 

Em todo caso, verifique se a voltagem do equipamento que você possui é compatível com a tomada presente no local de trabalho. Essa observação é crucial para não danificar o equipamento e garantir um ótimo desempenho.

Faça um teste antes de operar

Antes de começar, ligue e mantenha a máquina em funcionamento por 30 segundos. Nesse período, deixe a face de operação voltada para o solo e não encoste no equipamento. Se você perceber folgas, vibrações ou ruídos anormais, desligue a esmerilhadeira angular e encaminhe-a para a manutenção especializada.

Trabalhe com atenção

Se tudo der certo após o teste, você já pode operar a ferramenta com segurança. Para isso, é crucial segurar a esmerilhadeira com as duas mãos e manter uma boa distância do aparelho (jamais se debruce sobre ela).

As superfícies de trabalho devem ser cortadas no sentido do centro para fora, nunca a partir das extremidades. Começar pelas bordas aumenta o risco de quebrar o material, o que pode provocar acidentes.

Durante a operação, evite exercer pressão excessiva. O próprio peso da máquina, aliado à velocidade e potência, é suficiente para executar todo o processo sem esforço.

Por fim, nunca desligue a esmerilhadeira quando ela ainda estiver em contato com a superfície de trabalho. Tal prática pode fazer com que você se assuste ou perca o controle do equipamento, direcionando o disco para o lado errado.

Onde encontrar a esmerilhadeira angular ideal?

Esse tipo de ferramenta pode ser encontrado em lojas especializadas, tanto em pontos de venda físicos quanto em e-commerces. Há várias marcas disponíveis para você comparar preços, pesar os prós e contras e fazer a melhor escolha.

Caso não queira se preocupar com um investimento desse tipo e com despesas relacionadas à manutenção da máquina, a saída é buscar uma locadora de ferramentas e selecionar a esmerilhadeira angular adequada para o seu projeto.

A vantagem de alugar está na garantia da qualidade dos produtos, já que constantemente passam por inspeções e revisões. Dessa forma, é possível contar com itens em ótimo estado de conservação toda vez que você precisar executar um novo serviço.

Gostou de aprender mais sobre a esmerilhadeira angular e os passos envolvidos na operação desse equipamento tão versátil? Agora, basta ir atrás do modelo ideal e caprichar na criação de novas peças.

Ainda não conhece os diferenciais da Equiloc? Aproveite para entrar em contato conosco, explorar as possibilidades de locação e fazer um orçamento!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.