Equiloc

Esmerilhadeira: o que é, para que serve, e como usar o equipamento

esmerilhadeira funcionando

Você pode já ter ouvido falar sobre uma ferramenta chamada esmerilhadeira. Mas você sabe o que ela é? Sua história, ou suas funções? Hoje, falaremos tudo a respeito desse equipamento que pode ser mais comum do que se imagina.

Esmerilhadeiras têm funções relevantes no mercado de diversos setores, e para quem trabalha com obras ou usa ferramentas como uma espécie de passatempo, é importante saber manusear o aparelho para não causar acidentes e fazer um serviço de boa qualidade.

Portanto, para você que deseja entender tudo sobre esmerilhadeiras e garantir um serviço perfeito, acompanhe este artigo!

O que é uma esmerilhadeira?

esmerilhadeira faiscas

A esmerilhadeira é basicamente uma ferramenta multifuncional de metal, com uma serra na ponta, e tem como funções lixar, cortar, e fazer acabamentos em peças de metal; função que outras ferramentas não têm capacidade para fazer.

A esmerilhadeira também recebe o nome de “rebarbadora” e surgiu na década de 30. Com o crescimento das indústrias bélicas e automotivas quase desenfreadas pela primeira guerra mundial, uma ferramenta para trabalhar o aço se fez necessário no mercado.

Das menores às maiores, das caseiras às industriais, todas precisam de atenção na hora de serem manuseadas, pois são ferramentas extremamente potentes e nocivas em contato com o corpo humano.

Para que serve uma esmerilhadeira?

Como dito, no passado, esmerilhadeiras serviam principalmente para a indústria bélica e automotiva. Agora, o processo robotizado diminuiu o uso dessa ferramenta nesses setores.

Em compensação, as esmerilhadeiras hoje são muito usadas na indústria de construção civil, variando os tipos de discos e esmerilhadeiras para cortar diferentes tipos de materiais, desde pedras até alumínio, aço e metais.

Além disso, a esmerilhadeira também dá o acabamento para os objetos, retirando excessos e deixando-os lisos; processo que recebe o nome de desbaste.

Por fim, a esmerilhadeira pode lixar objetos, estando entrelaçada de certa forma com sua função de acabamento de produtos. Lembrando que cada função tem seu próprio disco e estilo de esmerilhadeira, assunto abordado a seguir.

Quais os tipos de esmerilhadeiras?

esmerilhadeira funcionando

Assim como a maioria das ferramentas, também existem diversas variações de esmerilhadeiras. Além de suportarem diferentes tamanhos de discos que definem os cortes, as variações de esmerilhadeiras servem para trabalhar em diferentes ambientes.

Algumas são livres de fios e são pequenas, facilitando o uso externo e em lugares sem energia, por exemplo. Enquanto isso, existem esmerilhadeiras de voltagens maiores, que precisam de eletricidade ou compressão de ar, recomendadas para obras internas.

Você verá agora quais são os 3 tipos de esmerilhadeiras disponíveis no mercado e como cada uma pode se encaixar na sua rotina de trabalho ou passatempo de final de semana.

Esmerilhadeira angular

Existem 4 modelos diferentes de esmerilhadeiras angulares, todos baseados em polegadas, exercendo funções diferentes para discos diferentes.

A esmerilhadeira angular 4.1/2, por exemplo, serve para fazer acabamentos, remover rebarbas em itens fundidos e limpar peças enferrujadas.

Já a esmerilhadeira angular 5, apesar de realizar trabalhos de lixamento e tirar rebarbas, é excelente no corte e desbaste de metais e pedras.

Enquanto isso, a esmerilhadeira angular 7 é indicada para superfícies metálicas, fazendo acabamento de solda, desbaste de metal e limpeza de superfícies oxidadas.

Por fim, a esmerilhadeira angular 9 é um modelo potente e o principal uso é para cortar pedras e metais com eficiência. Devido a sua potência, é recomendado para ambientes internos.

Esmerilhadeira à bateria

Assim como a esmerilhadeira angular, a ferramenta à bateria também suporta vários tipos de discos, porém esse não é seu maior benefício, pois seu diferencial está em outra parte.

A melhor parte da esmerilhadeira à bateria é a mobilidade, já que a mesma é completamente livre de fios, podendo levá-la para qualquer lugar, sendo indicada para trabalhos em ambientes externos e sem energia elétrica.

A parte negativa, porém, é que essa ferramenta não é tão potente quanto a esmerilhadeira angular ou pneumática. Por isso, certifique-se que o trabalho é compatível com esse tipo de máquina.

Esmerilhadeira pneumática

A esmerilhadeira pneumática é, sem dúvidas, um dos melhores modelos, pois apresenta uma série de vantagens para sua segurança e trabalho. A começar pela potência e forma de uso, pois essa ferramenta funciona a partir de um motor compressor de ar, sendo mais compacta e tendo uma potência muito boa, a chamada potência/peso.

Além disso, com a esmerilhadeira pneumática seus riscos de tomar choques elétricos caem para quase zero; possibilidade real em caso de uso da angular, também chamada de esmerilhadeira elétrica, pois um fio desencapado pode terminar em um acidente.

Tipos de discos da esmerilhadeira

esmerilhadeira operando

Agora que você entendeu quais são os tipos disponíveis e quais são as vantagens e desvantagens de cada, é necessário saber qual modelo de disco você usará, já que cada um é indicado para um material e serviço diferentes.

Em geral, existem três discos principais: o disco de corte, de desbaste, e o disco flap. Apesar do nome dos discos ser auto explicativos, vale destacar que eles também podem ser usados para funcionalidades extras além do que sua denominação sugere.

Confira agora os 3 tipos de discos de esmerilhadeiras principais do mercado:

Disco de corte

A principal função desse disco é proporcionar o corte rápido e potente em diversos tipos de materiais, sendo principalmente discos de espessura fina. Esses discos fazem com que, com pouco esforço, possamos fazer cortes precisos, rápidos e fáceis.

Outro ponto positivo dos discos de corte é que normalmente são mais silenciosos que os outros, soltando também menos poeira.

Entre os materiais que esse tipo de disco pode cortar estão: plástico, pedra, mármore, inox, metais não ferrosos e metais comuns.

Portanto, o disco de corte é, sem dúvidas, um dos acessórios mais importantes para esmerilhadeiras, pois pode cortar diversos materiais de forma simples e prática.

Disco de desbaste

Já o disco de desbaste tem a função de dar acabamento aos objetos, estejam eles soldados ou não. Ele tem uma vida útil maior, pois contém fibras de vidro e abrasivos, o que torna o disco consequentemente mais grosso e pesado.

Esse tipo também tem a capacidade de realizar cortes, mas como essa não é a sua função principal, os cortes não saem com tantas rebarbas e o processo é muito mais lento, devido ao seu peso e aos materiais de que é feito.

Em suma, o real foco do disco de desbaste é fazer o acabamento em metais, apesar de também ser aplicável para outros materiais.

Disco flap

Esse acessório é uma evolução do chamado “disco de lixa”, porque além de ter como objetivo principal a lixação, sua serra é formada por diversas camadas de lixas.

A diferença do disco flap para o de desbaste é a delicadeza, já que o flap serve para fazer acabamentos delicados, em áreas pequenas e levemente cortadas, principalmente em superfícies de metais.

Portanto, ao usar esse disco para fazer o acabamento de um cano, por exemplo, você irá preservar grande parte do brilho do metal, já que a delicadeza no flap não traz grandes prejuízos ao material.

Como usar a esmerilhadeira

esmerilhadeira operario

Muito bem, você já sabe o que é uma esmerilhadeira, para que ela serve, quais são seus tipos e para que serve cada disco. Só está faltando uma coisa: aprender a usá-la. Apesar de potente, se manuseada da maneira correta, é um equipamento seguro.

É importante salientar que, em caso de não confiança para usar essa ferramenta, contrate algum profissional ou tente se especializar mais na área, porque a firmeza no corte é essencial para fazer um bom trabalho, e o mais importante, não se machucar.

Com essa ressalva, podemos partir para o manual de uso de esmerilhadeiras:

Escolha o tipo de esmerilhadeira mais adequado ao serviço

Não existem três tipos de esmerilhadeiras sem motivo. Cada um apresenta tamanho, potência, encaixe para disco e mobilidade diferentes, e todos esses fatores precisam ser levados em consideração antes de começar a trabalhar.

Para trabalhos leves e pequenos, a ferramenta à bateria é a mais recomendada, pois é de fácil mobilidade e não muito potente. Já para trabalhos pesados, opte pela esmerilhadeira angular ou pneumática, dependendo da potência e do local de trabalho.

Por fim, não se esqueça que acessórios podem ser acoplados a esmerilhadeiras, então selecione uma que te permita usar o que é necessário.

Use o tipo de disco mais adequado ao serviço

Após selecionada a esmerilhadeira ideal para o tipo de trabalho, o disco precisa ser escolhido de forma igualmente criteriosa. Para trabalhos pequenos, como cortar azulejos e madeira, pequenos discos, de 115 mm, são o suficiente.

Já para trabalhos mais pesados, como cortar metais e concreto, por exemplo, discos de cerca de 230 mm são a opção recomendada, pois são mais grossos, contém materiais mais resistentes e só se encaixam em esmerilhadeiras profissionais.

Em geral, quase tão importante quanto manusear o aparelho do modo certo, é escolher os equipamentos ideais para realizar a obra.

Manuseie corretamente o equipamento

Especialistas dizem que a esmerilhadeira deve ser usada por alguém com experiência. Isso é dito pois a posição em que o trabalho ocorre é relevante para se evitar acidentes.

Exemplo: No desbastamento de um material, a esmerilhadeira precisa estar num ângulo de 35 graus. Enquanto, para cortar peças, independente da espessura do material, o equipamento tem que estar em pé, num ângulo de 90 graus.

Outra recomendação é para que nunca se acople um disco incompatível com a esmerilhadeira: cada espécie da ferramenta contém seus próprios tipos de discos, que constam no manual de uso do produto.

Todas essas instruções fazem com que o trabalho executado seja feito com excelência e aumentem a durabilidade da esmerilhadeira.

Esteja atento às regras de segurança de uso do equipamento

Existem algumas recomendações básicas e específicas para a segurança no uso dessa ferramenta, e aqui estão elas:

  • Use máscaras, luvas e óculos protetores;
  • Levante o disco em contato com o material antes de desligar a máquina.
  • No caso de esmerilhadeiras elétricas, teste para ter certeza de que a distância entre o local de trabalho e o cabo é segura;
  • É preciso segurar a máquina com firmeza e com as duas mãos para que ela não escape;
  • Concentre todas as suas atenções no uso da ferramenta para não prejudicar seu trabalho e sua vida;
  • Não utilize a esmerilhadeira quando existirem crianças por perto.

Qual a faixa de preço de uma esmerilhadeira?

esmerilhadeira trabalho

Depende de qual atividade você está querendo exercer.

Esmerilhadeiras pequenas para uso doméstico ou de atividades simples são mais baratas, enquanto equipamentos de marcas conceituadas e destinadas para serviços mais pesados são mais caras.

É possível encontrar esmerilhadeiras mais baratas, como a Esmerilhadeira Angular 4.1/2 Pol. 700W – MULTILASER-HO04, por cerca de 150 reais, até ferramentas de alto nível, como a Esmerilhadeira Angular 7 Pol. 2500 W – MAKITA-GA7040S, na casa dos 1000 reais.

Ou seja, existem esmerilhadeiras para todos os tipos e todos os gostos, com dezenas de fabricantes e centenas de lojas que buscam te oferecer o melhor preço.

Como escolher uma boa esmerilhadeira?

Assim como na maioria das áreas do mercado, marcas experientes e conceituadas costumam fazer produtos de boa qualidade, o que pode ser um bom norte para sua escolha.

Checar a potência que a esmerilhadeira chega vai te informar se aquela ferramenta é, no ditado popular, “pau para toda obra”, ou se é focada apenas em pequenos cortes.

Por fim, se a esmerilhadeira tem suporte para acessórios que te auxiliam na limpeza das peças já trabalhadas, por exemplo, esse é um sinal de que você está se deparando com um ótimo equipamento.

Esmerilhadeira Angular 4 1/2″, disponível para aluguel na Locadora Equiloc

Nem sempre temos a confiança de que o produto que vamos comprar será realmente bom, se será usado com frequência, ou mesmo se iremos nos acostumar com aquele equipamento específico.

Portanto, caso seja de seu desejo testar esmerilhadeiras, como a Angular 4.1/2 antes de comprar, ou mesmo realizar uma obra específica, que não necessitará dessa ferramenta novamente, você pode alugá-la na Equiloc.

Esmerilhadeira Angular 7″, disponível para aluguel na Locadora Equiloc

Porém, caso seu trabalho seja mais específico para acabamento de soldas de superfícies metálicas, a esmerilhadeira angular 7 também está disponível para aluguel na Equiloc.

A Equiloc tem os melhores equipamentos do mercado, disponíveis para aluguel a qualquer momento. Cada item é testado e certificado de que está funcionando com perfeição, tudo para sua proteção e trabalho bem executado.

No caso da angular 7″, pode ter certeza de que seus acabamentos sairão impecáveis, com ferramentas novas e prontas para uso.

Como alugar equipamentos para construção civil na Locadora Equiloc?

Se você se interessou e tem desejo de alugar algum equipamento conosco, é muito simples!

Primeiramente, acesse nosso site e confira todas as categorias de produtos disponíveis clicando no botão “quero alugar um produto agora”. Após isso, selecione o tipo de produto e qual em específico você gostaria de alugar.

Preencha os dados pedidos como data de locação e entrega, seu CEP, dados adicionais do produto selecionado e pronto; em apenas 30 minutos você será contactado para discutir seu interesse no aluguel do equipamento.

Conclusão

Ao chegar no fim deste artigo, conseguimos entender tudo sobre as esmerilhadeiras e como elas são importantes para as obras.

Os conceitos básicos da esmerilhadeira e sua história foram apresentados, para que seja possível se situar sobre sua função nos dias atuais.

Foram descritos os três tipos de esmerilhadeiras disponíveis, com todas as suas características, incluindo suas vantagens e desvantagens, e a função que cada uma exerce.

Por fim, você aprendeu o passo a passo de como se utilizar uma esmerilhadeira, entendendo a importância de cortar, lixar e desbastar nos ângulos certos, e com as configurações de equipamento e acessórios corretos.

Recomendamos a leitura do artigo aspirador de obra, para que após seus trabalhos com a esmerilhadeira, todo o ambiente fique limpo. Você não vai se arrepender!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.