Equiloc

GLP ou GN: qual o melhor para o seu projeto?

GLP ou GN: qual o melhor para o seu projeto?

A área da construção civil é bastante desafiadora, visto que engenheiros, arquitetos e demais profissionais sempre precisam encontrar soluções mais eficientes e seguras para os seus empreendimentos. Diante dessa realidade, é muito importante aprender um pouco mais sobre o GLP ou GN e decidir qual é a melhor opção para o seu projeto.

Atuar com planejamento e estratégia é imprescindível nessa área, aprendendo e dominando não apenas as principais orientações de instalação de cada tipo, mas também usando as disposições da ABNT como um guia para que tudo dê certo no final. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema!

Os sistemas de gás no mercado atual

A tendência de boa parte do mercado atual é optar pelo sistema de gás encanado, tendo em vista que essa é uma escolha que alia praticidade e eficiência, sobretudo por oferecer uma série de vantagens, como o fornecimento constante e a não exigência do armazenamento de botijões na residência ou estabelecimento comercial, por exemplo.

Entretanto, para isso, é indispensável que o projeto da obra seja elaborado de maneira adequada e que o próprio imóvel esteja em uma cidade que ofereça esse serviço, que ainda pode ser incomum em algumas regiões do Brasil. Além disso, ter um profissional capacitado e uma equipe técnica especializada também é muito importante.

GLP (gás liquefeito de petróleo)

GLP é a sigla utilizada para denominar o gás liquefeito de petróleo, que nada mais é do que o famoso gás de cozinha, comercializado normalmente em botijões. Algumas edificações mais modernas, no entanto, têm sistemas de encanamento específicos, nos quais o abastecimento pode ser feito por meio de cilindros.

Um dos seus grandes inconvenientes é que as cargas devem ser trocadas periodicamente, o que pode ser importuno, sobretudo se isso ocorrer com muita frequência. Uma de suas vantagens é que todos os fogões e cooktops a gás já saem de fábrica prontos para receber o GLP, sem a necessidade de adaptações.  

GN (gás natural)

Já a sigla GN diz respeito ao gás natural, uma alternativa que vem ganhando muito espaço atualmente no Brasil. Projetos que optam pelo GN tem o seu abastecimento feito por meio de encanamentos específicos, que são mais comuns nos grandes centros urbanos e em empreendimentos residenciais mais modernos. 

Embora a maioria dos eletrodomésticos saiam de fábrica para o uso do GLP, já é possível achar modelos de fogões e cooktops a gás adaptados para o GN. Além disso, essa opção tem a vantagem do fornecimento constante, sem a necessidade de troca de botijões, assim como uma chama mais estável, excelente para o preparo de alimentos.

As duas opções têm excelentes vantagens e algumas desvantagens. Escolhendo GLP ou GN para modificar ou construir o seu imóvel, o importante é saber que ambos são regulamentados por normas da ABNT, que tratam das Redes de Distribuição Interna para Gases Combustíveis em Instalações Residenciais.

E você, prefere o GLP ou GN? Gostou deste conteúdo ou ainda ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário para nós aqui no blog!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.