Equiloc

Graute: o que é, quais as vantagens e como preparar?

graute traco graute

Entre alguns dos materiais mais utilizados na construção civil estão o cimento, a areia, a brita e a argamassa. Mas você sabia que existe um material com uma importância gigantesca na construção civil que você pode nunca ter ouvido falar? O nome dele é graute!

Pois é, mesmo para aqueles que trabalham nas obras e construções podem nunca ter ouvido falar desse material. 

Se você está entre essas pessoas, não se preocupe – é natural não conhecer o graute.

Mas se você está neste artigo, não vamos deixar nenhuma dúvida sobre ele! Vamos te contar sobre o que é, qual a sua composição e as melhores formas de utilizá-lo em sua construção ou reforma.

Vem com a Equiloc descobrir!

O que é graute?

graute graute preco

O graute é um tipo de material de construção capaz de fornecer aumento de resistência em obras de construção ou reforma. Atuando como um tipo de concreto ou argamassa, ele é capaz de fazer com que os vazios decorrentes da concretagem sejam preenchidos. Com isso, evita-se que algumas patologias da construção possam ocorrer – como é o caso das bicheiras.

Quando isso acontece, pode haver casos em que é possível ver problemas no concreto quando endurecido, trazendo a visualização de elementos estruturais como as armaduras. Em todos os casos, o fenômeno não é desejável e é necessário que se tome alguma ação para evitar danos ainda maiores.

Como sabemos, há duas formas de ação para evitar estes efeitos indesejados em uma estrutura: o preventivo e o corretivo. O graute, quando bem empregado, faz o preenchimento desses vazios, agindo de forma preventiva.

Ele, assim como diversos materiais da construção civil, é uma mistura de alguns elementos. Em sua composição são utilizados os seguintes materiais: água, areia, cimento e brita zero ou pedras de pequenas dimensões.

Para que serve o graute?

graute concreto graute

Como dissemos anteriormente, uma das principais funções do graute numa obra de construção civil é fornecer uma resistência maior ao concreto preenchendo os vazios decorrentes da concretagem. Entretanto, há ainda mais algumas funções que ele pode desempenhar.

– Corrigir falhas na estrutura

O graute pode agir de várias formas, mas a principal forma é corrigindo falhas na estrutura. Quando não há nenhum tipo de exposição das armaduras, pode-se utilizar o graute de forma corretiva na estrutura. 

Dessa forma, aliado à argamassa estrutural (sempre na proporção correta e dosado por profissional experiente), pode-se utilizar para fazer o reparo seja durante ou após a obra ter finalizado. 

Para que o reparo seja feito da forma correta e corrija as falhas de forma definitiva, é importante ainda que a consistência seja similar à do concreto anteriormente aplicado, bem como aderência entre o material novo e o antigo.

– Aumentar a resistência das paredes

Além disso, o uso do graute pode ser feito para preencher as colunas e vigas de sustentação, bem como para levar a um aumento de resistência de paredes. Dessa forma, ao aplicá-lo em locais onde o vão apresentar muita carga concentrada em um grande espaço.

Ao utilizá-lo nestes espaços, o graute faz a mesma função do que a que citamos anteriormente – preencherá os vazios, trazendo um fortalecimento do concreto gerando assim um reforço estrutural consistente sem que seja necessário fazer qualquer mudança no projeto.

– Encamisamento de elementos de estrutura metálica

Uma das piores patologias que pode atingir o concreto é a corrosão das armaduras. De igual modo, para as estruturas metálicas como um todo, a corrosão é um efeito indesejável pois leva à consequências como a redução das suas capacidades estruturais, podendo chegar ao nível de colapso.

Sendo assim, é necessário e indicado que se tome algumas atitudes de modo a reduzir os riscos de corrosão nas estruturas. Com o graute é possível fazer isso ao utilizá-lo no encamisamento de elementos de estrutura metálica. 

Dessa forma, não haverá chance para que a corrosão esteja em contato com as armaduras ou estruturas metálicas, aumentando assim a resistência e a vida útil da sua construção.

– Fixar equipamentos e máquinas

Embora menos utilizado, também é possível utilizar o graute para fazer a fixação de alguns equipamentos em bases – a essa técnica podemos dar o nome de “grauteamento”. 

A fixação de equipamentos pesados (normalmente prensas, estruturas metálicas ou pontes rolantes) acontece em ambientes estruturais e o grauteamento ocorre para que haja um aumento da resistência, bem como agilizar o processo de colocação destas estruturas.

Um exemplo clássico de grauteamento nesta aplicação é a colocação de colunas em estrutura metálica no piso concretado. 

Com uma base de graute, essa colocação ocorre de maneira fácil e rápida, agilizando assim todo o processo de construção.

Composição do graute

graute graute para que serve

O graute é composto por água, areia, cimento e pedras pequenas (normalmente brita zero). Nele pode (e é recomendável) acrescentar alguns aditivos industrializados para fazer a regulagem da densidade da mistura.

Quando bem utilizado e na consistência correta, pode haver um aumento de resistência – porém isso só é possível quando utilizamos os elementos nas proporções corretas.

Além disso, existem diversos fabricantes que já produzem em escala o graute – Entre os principais está a Vedacit, que vende opções de até 25kg no mercado.

É importante dizer ainda que há de se diferenciar os seguintes produtos: Argamassa Graute e Concreto Fluido Super Graute. Cada um deve ser utilizado seguindo as aplicações que você deseja.

Tipos de graute

Basicamente há dois tipos de graute com relação às suas composições: mineral ou orgânico. Confira abaixo as diferenças:

– Graute mineral

O graute mineral é o tipo mais utilizado nas obras de construção civil. A sua composição é à base do Cimento Portland com aditivos (muitos dos Cimentos já vem com esses aditivos em sua composição de fábrica). Entre os principais estão a sílica, o calcário e materiais que fazem o retardamento de cura. 

Esse tipo de graute é mais barato, pois a parte mais cara dela é exatamente o cimento, amplamente utilizado nas obras. 

– Graute orgânico

O graute orgânico também é uma boa opção, embora na maior parte das vezes tenha aplicações mais específicas. Entre elas está o preenchimento de fissuras, que ocorre de forma mais fácil devido a ser um material mais fluido e menos denso comparado ao mineral.

Entretanto, este é mais caro devido ao fato de ser feito com resinas do tipo epóxi derivadas do petróleo. Por isso, seu uso deve ser apenas para aplicações que exijam alguma característica especial como a citada anteriormente e utilização em altas temperaturas como é o caso de ambientes industriais. 

Vantagens do uso do graute

graute composicao do graute

– Facilidade na aplicação

Para aplicar o graute em sua obra, não é necessário nenhum tipo de treinamento especial por parte da mão de obra. Serventes e pedreiros podem preparar as misturas sem grande dificuldade. 

Os únicos problemas que podem acontecer é com relação à quantidade de material e também à formação de bolhas (que pode ser evitada com a compactação do material).

– Pouca necessidade de água

Além disso, o graute possui muito pouca necessidade de água. Para usar como argamassa, a Quartzolit recomenda 2,6L para o saco de 20kg. 

Já para o concreto, são 3L para os mesmos 20kg, mas 50% de brita zero, fazendo com que a mistura tenha uma boa consistência para ser aplicada.

– Possui alta resistência

Como dissemos ao longo deste artigo, um dos principais motivos para se utilizar o graute em sua construção é a alta resistência que ele pode fornecer às estruturas. Além disso, o graute tem também uma boa resistência própria, inclusive contra agentes químicos e biológicos.

– Confere mais proteção à estrutura

Um dos principais fatores que podem levar a problemas nas estruturas são as patologias da construção. Duas das que mais afetam as construções de concreto armado são a corrosão – que levam a danos químicos e estruturais terríveis e os vazios na estrutura, que formam as chamadas bicheiras.

Como preparar o graute?

graute graute impermeabilizante

– Limpeza do local da aplicação

Para que o graute seja aplicado da forma correta, o local deve estar limpo de qualquer tipo de poeira e gordura. A limpeza deve ser feita de forma a evitar o acúmulo de água, pois o graute só pode ser aplicado em locais secos.

– Mistura da massa

Para que a massa tenha o desempenho ideal, deve-se seguir as recomendações do fabricante. Neste caso, pegamos o produto fabricado pela Quartzolit como referência.

Uso como Argamassa

Para a utilização do graute na argamassa, deve-se seguir a seguinte proporção:

  • 2,6 litros de água limpa
  • 20 kg de mistura de graute para argamassa

Para outras quantidades, basta fazer a proporção.

Uso como Concreto

Já para a utilização de concreto, é recomendável que se utilize a seguinte proporção:

  • 3,0 litros de água limpa
  • 20 kg de mistura de graute para concreto
  • 10 kg (50%) de brita zero ou 5 kg (25%) de brita 1 sem presença de matéria orgânica

Não há necessidade de mistura mecanizada. 

É importante saber que o produto deve ser completamente utilizado em até 1h depois da mistura, já que após esse tempo a mistura com cimento Portland começa o processo de endurecimento. Ao reduzir a fluidez, a maioria dos processos não podem prosseguir com a mesma eficiência.

– Aplicação

Para aplicar o graute, é necessária a utilização de formas como no caso de uma concretagem comum – Estas devem ser umedecidas logo antes da aplicação do material.

Deve-se tomar cuidado para preencher por inteiro o vão ao qual se objetiva fazer o preenchimento. Dessa forma, não haverá a criação de bolhas, que poderá gerar os vazios e as possíveis bicheiras como no caso do concreto convencional.

– Secagem do graute

A secagem do graute começa a acontecer aproximadamente 30 minutos após o início da mistura com a água. Por isso, é muito importante que todo o volume do material seja utilizado em no máximo 60 minutos.

O endurecimento em si acontece entre 1h30 e 2h a partir do início do processo.

Graute pré-misturado ou feito no canteiro de obra? Qual o melhor?

A utilização do graute pode ser das duas formas. Entretanto, não há dúvidas de que a melhor opção tanto pelo lado econômico quanto de garantia de resultado se dá ao utilizarmos o graute pré-misturado ou industrializado.

Isso ocorre pois estes passam por um controle de qualidade muito mais intenso e eficaz se comparamos com o preparado em obra.

Além disso, há um maior controle do tempo de cura, fazendo com que os processos sejam cronometrados e feitos nos tempos corretos. 

Qual o rendimento do graute

graute graute quartzolit

De acordo com a Quartzolit, o graute tem o rendimento em camada simples (até 900 cm³) de 6kg por m².

Já quando estamos falando de camadas duplas acima de 900 cm³, o rendimento é de 8,5kg por m².

Quanto custa o graute?

O graute industrializado é vendido em diversos tamanhos sendo os mais convencionais os sacos de 20 e 25kg.

É possível encontrar os de 20kg por volta de 25 a 30 reais. Há várias marcas que produzem esse material, sendo as principais a Sika, Axton e Quartzolit (a mais cara e normalmente com melhor qualidade).

Conclusão

graute graute

Como pudemos ver, há muitas vantagens em usar o graute como um material de construção complementar em sua obra. Além de ajudar no aumento de resistência do concreto convencional, ele também evita patologias como a corrosão das armaduras e as bicheiras.

Além disso, o material apresenta bom custo benefício e rendimento, podendo ser utilizado sem a necessidade de treinamento específico de mão de obra.

Embora haja a possibilidade de produzir o graute in loco, o graute industrializado é a melhor opção por causa do bom controle de qualidade e uso dos aditivos corretos por parte das fabricantes. 

Caso ainda assim você deseje fazer o seu próprio graute, fique de olho na quantidade e invista na qualidade dos aditivos que você irá colocar junto ao cimento.

Por fim, considere utilizar o graute em obras cuja resistência do concreto pode se transformar em um problema futuro.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.