Equiloc

Andaimes Para Construção Civil: conheça os tipos e como alugar

homem construindo Andaimes

São vários os detalhes que fazem uma construção bem-feita, como o cuidado nos acabamentos e a precisão na instalação de azulejos. Quando as situações exigem acesso a locais mais altos, você pode contar com o auxílio dos andaimes, estruturas de caráter provisório que são usadas para executar serviços em altura, trazendo mais segurança e organização para a obra.

Os andaimes são estruturas indispensáveis na construção civil, seja na pintura, na demolição, na reforma ou na manutenção. Este artigo é um guia completo sobre os tipos de andaime, como selecionar o andaime ideal para a sua obra, quais as normas envolvidas no dimensionamento de andaimes e demais instruções úteis para garantir a segurança em sua utilização.

A principal função de uma estrutura composta por andaimes é a de fornecer o acesso às áreas mais elevadas e servir como plataforma, criando uma área de trabalho com maior mobilidade e impactando diretamente a produtividade da obra.

Legislação aplicada sobre a utilização de andaimes em obras

As principais normas que tratam dos andaimes são a ABNT 6494 e a NR 18. A Norma Regulamentadora do Trabalho e Emprego (NR 18) define que, no dimensionamento de andaimes, as estruturas de sustentação e fixação devem ser realizadas por profissionais legalmente habilitados e devem ser projetadas e construídas de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estão sujeitas.

A norma determina, também, alguns critérios para os locais de instalação: solo antiderrapante, nivelado e com forração completa. É obrigatório que os andaimes possuam rodapé e sistema de guarda-corpo. As escadas de acesso também são importantes para que o trabalhador tenha mais segurança ao subir e descer do andaime, sem precisar escalar sua própria estrutura.

Para os fabricantes, a norma determina que estes estejam devidamente inscritos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e que todas as peças sejam identificadas com a referência do tipo, o lote e o ano de fabricação.

Principais peças que compõem a estrutura de um andaime

Quando se aluga um andaime, além de escolher fornecedores confiáveis é preciso conhecer bem as peças para realizar a montagem de forma correta e segura. Falamos rapidamente sobre elas acima e vamos agora entender cada uma com detalhes:

  • painéis metálicos com dimensões de 1×1 m, 1×1,5 m e 1×2 m: a cada metro de altura, dois painéis devem ser dispostos em paralelo;
  • diagonais de 1,41 m, 2,12 m e 2,83 m: a cada 3 metros de altura, uma diagonal deve ser disposta para dar firmeza à estrutura.
  • barras de ligação de 1 m, 1,5 m e 2 m: a cada 3 metros de altura, duas barras devem ser conectadas aos painéis, unindo as duas torres;
  • sapatas fixas: vão na base da torre para dar firmeza à estrutura em relação ao piso;
  • sapatas ajustáveis: também usadas na base para corrigir pequenos desníveis e irregularidades;
  • rodízios: usados para deslocamento de torres em pisos nivelados;
  • plataformas de 1 m, 1,5 m e 2 m: colocadas sobre a estrutura, fornecem a base para realização do trabalho;
  • escadas: usadas para que os colaboradores atinjam as plataformas de trabalho; Elas são específicas para cada tipo de andaime (Fachadeiro, Tubular, etc) e são montadas em módulos.
  • guarda-corpo: peça disposta nas laterais da área de trabalho para evitar quedas e fornecer apoio lateral. Fique atento ao material utilizado: o guarda-corpo nunca deve ser feito de corda, porque ela não garante a estabilidade necessária para a proteção do trabalhador;
  • rodapé: peça usada no entorno da área de trabalho, próximo ao piso. Sua função é evitar que materiais e ferramentas de trabalho caiam sobre alguém que estiver passando embaixo do andaime. O trabalhador pode chutar acidentalmente um martelo, por exemplo, e ferir uma pessoa.

Importante: durante a montagem, os trabalhadores devem usar os equipamentos de proteção individual (saiba mais sobre eles na sequência do artigo) e todas as peças devem ser içadas, sem comprometer a estabilidade das torres.

Tipos de andaimes utilizados na construção civil

Encontramos no mercado, para venda e locação, andaimes de diversos tipos e utilidades na construção civil. Grande parte deles é constituída por metal ou madeira, mas existem também estruturas mistas.

Para evitar acidentes, que não são raros, deve-se escolher o tipo de estrutura de acordo com as características do serviço. E seja qual for o andaime, é fundamental que ele passe por uma cuidadosa inspeção antes do uso.

Abaixo, listamos os principais tipos de andaimes encontrados no mercado.

Andaimes simplesmente apoiados

Este tipo de andaime possui sua estrutura apoiada de forma simples e é utilizado mais comumente por pintores e carpinteiros em razão da altura de até 2 metros.

Andaimes móveis

São estruturas apoiadas sobre rodas, por isso devem ser instaladas em superfícies planas. São metálicos, de fácil montagem e mais comumente utilizados em trabalhos de acabamento.

Andaimes suspensos mecânicos

A sustentação deste tipo de andaime é feita por meio de cabos de aço e guinchos. O estrado move-se verticalmente para realizar trabalhos como instalação de revestimentos, cerâmicas e emboços.

Andaimes em balanço

Este tipo de andaime projeta-se para fora do edifício por meio de vigamentos ou estruturas em balanços. Podem ser deslocáveis ou fixos.

Andaimes fachadeiros

Muito utilizados em fachadas por permitirem melhor acesso dos trabalhadores. São constituídos por elemento vertical simples (EVS), elemento vertical com escada (EVE), diagonal X, barra de ligação, guarda-corpo e piso metálico (elemento horizontal). Para saber a quantidade de cada peça necessária para sua fachada, você deve fazer um projeto ou pedir ajuda para a locadora.

Cadeira suspensa

É utilizada também em trabalhos de pintura e limpeza e, de acordo com a NR 18, pode ser usada somente quando não há possibilidade de instalar outros tipos. Trata-se de uma espécie de cadeira constituída por um assento de aço preso a cabos também de aço.

Como instalar e utilizar andaimes com segurança

homem trabalhando em Andaimes

Na maioria das vezes, os acidentes com andaimes acontecem por negligência na hora da instalação ou utilização. Todo cuidado é pouco para evitar fatalidades.

Reunimos algumas boas práticas para instalação e utilização de andaimes com foco na prevenção de acidentes. Confira abaixo nossa lista!

Utilize sempre uma área de montagem adequada

A principal causa de acidentes com andaimes é a instalação em áreas inadequadas, com superfícies irregulares ou que apresentem riscos para o acesso dos trabalhadores. Para garantir a segurança, o solo precisa ser compacto, a fim de suportar o peso e não sofrer mudanças prejudiciais em dias chuvosos.

Escolha uma área isolada para a instalação

Para evitar acidentes, a montagem deve ser realizada em locais onde não há muito trânsito de pessoas que não tenham envolvimento com a obra.

Fique atento na utilização de andaimes para construção civil com rodinhas

Em razão do recurso da mobilidade aplicada ao andaime, deve-se tomar cuidado para não realizar a instalação deste tipo de andaime próximo a estruturas elétricas.

Não instale um modelo com rodinhas que supere a altura de 6 metros. Não mova a estrutura com pessoas ou objetos sobre ela e, antes de subir no andaime, certifique-se sempre de que os freios e calços estão corretos.

Faça checagens regulares durante a utilização

Ao longo da montagem e durante a utilização, realize checagens da estrutura, do alinhamento e de possíveis sinais que indiquem o uso excessivo ou a necessidade de substituição do material.

Fique sempre atento às diagonais internas

Só retire as diagonais internas após a realização dos serviços. Evite retirá-las em vãos simultâneos. Utilize sempre a escada adequada à estrutura para o acesso superior.

Confira o estado dos pranchões

Os pranchões são estruturas que vão suportar o peso do próprio andaime e também das pessoas e objetos. Por isso, devem ser fixados de forma segura nos dois apoios.

Confira sempre o estado dos pranchões e substitua estas peças em caso de sinais de má conservação. Verifique também se os pranchões não se projetam mais de 15 cm além das barras transversais. Se eles forem muito largos, podem inclinar.

Não improvise

Quando o andaime precisar atingir níveis mais altos, novas montagens devem ser feitas até a altura necessária. Nunca tente aumentar seu tamanho de forma improvisada, colocando escadas comuns sobre as tábuas.

Além de não garantir o equilíbrio que o trabalhador precisa, a escada vai colocar pressão em um ponto específico e, sem a distribuição correta do peso, a estrutura do andaime fica comprometida.

Observe a altura máxima permitida

As normas técnicas determinam limitações em relação à altura dos andaimes. A torre deve considerar a largura da base. Para bases de 1×1 m, as torres podem atingir no máximo 4 metros de altura. Com bases de 1,5×1 m, a altura máxima chega a 6 metros, e para bases de 2×1 m, a 8 metros.

Muito cuidado com o excesso de peso

A gente sabe como é corrido o dia a dia de uma obra. Mas, devemos pensar na segurança em primeiro lugar. Às vezes, o trabalhador acaba colocando mais material do que é recomendado para evitar muitas subidas e descidas no andaime. Ganhar tempo dessa forma não vale a pena, pois o excesso de peso na estrutura pode causar sérios acidentes.

Utilize sempre os equipamentos de proteção individual

Os EPIs são de uso obrigatório para que os operários se movimentem em segurança sobre o andaime e protejam-se contra quedas e outros acidentes. Confira os principais equipamentos indicados para o trabalho em altura:

  • cinto de segurança tipo paraquedista, com tira dupla: evita quedas caso o operário se desequilibre;
  • cinto porta-objetos: mantém as ferramentas na altura da cintura, deixando o operário com as mãos livres para segurar o corrimão da escada de acesso, por exemplo. O cinto também evita que os materiais fiquem espalhados pelo andaime, podendo causar tropeções e quedas;
  • capacete: impede que a cabeça seja atingida caso algum material caia de andaimes superiores;
  • botas antiderrapantes: garantem proteção e estabilidade aos pés;
  • óculos de proteção: evita que fagulhas e respingos atinjam os olhos;
  • luvas de raspa: protegem as mãos e garantem aderência a superfícies.

6 dicas para evitar estresse na hora de locar um andaime

homem trabalhando nas alturas andaimes

1. Certifique-se da condição do andaime

O andaime é um equipamento complexo, constituído de diversas peças cujo funcionamento deve ser impecável para evitar acidentes. Então, na hora de locar, peça seu funcionário mais experiente para checar cada peça. Mesmo na pressa de concluir sua obra, nunca faça adaptações nos andaimes alugados.

2. Leia o manual de instruções

Com frequência, seus funcionários tentarão aprender a usar o equipamento seguindo a perigosa filosofia do “aprender fazendo”. Para ter a segurança completa, leia o manual de instruções e capacite seus operários no manuseio do equipamento. Explicamos acima os principais cuidados, mas cabe à sua empresa se certificar do cumprimento.

3. Restrinja o acesso ao andaime

Somente os operários capacitados devem trabalhar com o andaime. Para se certificar disso, é interessante repassar com eles os cuidados que deverão ter antes do início do uso. Aqueles que não souberem as normas de segurança devem ser proibidos de acessar o andaime.

4. Verifique o local da montagem

O andaime deve ser montado sobre uma superfície plana para evitar desníveis, que podem resultar em quedas. Também não é recomendado montá-los em superfícies muito lisas, pois, nesses casos, ele não firmará muito bem no chão. No caso dos andaimes elétricos, verifique sempre se a instalação elétrica está adequada em termos de voltagem, amperagem e localização.

5. Não guarde objetos desnecessários em cima do andaime

A desorganização é uma das principais causas de acidente nas obras. Assim, deixe somente o estritamente necessário no andaime para evitar a queda dos objetos e o desequilíbrio dos usuários do equipamento.

4 cuidados na hora de organizar a locação de um andaime

1. Conferir os aspectos legais do contrato

São diversos os tipos de contrato que envolve a locação de equipamentos. Analisar os aspectos sobre os principais pontos do contrato antes de assiná-lo ajuda a esclarecer duvidas sobre responsabilidades e alinha expectativas em relação ao serviço.

Com os andaimes não há diferença, cada locadora trabalha de uma maneira e não há uma opção melhor, todas vêm acompanhadas de seus prós e contras em relação ao preço, qualidade, assistência, etc. Por isso, você deve sempre analisar o que é vantajoso para a sua empresa, especificamente, naquele momento.

2. Planeje o orçamento e a utilização do andaime

A locação não se trata de uma modalidade de prestação de serviços, em que o contratado fica responsável pelos riscos do negócio. Ao contrário, na maioria dos contratos, a responsabilidade pela deterioração, perda e má utilização — salvo raras exceções — é de responsabilidade do contratante.

Por isso, é importantíssimo planejar muito bem a utilização do equipamento, pois deve-se garantir o ótimo uso por profissionais bem treinados. Infelizmente, por não se tratar de um equipamento da sua empresa, alguns funcionários podem ser negligentes no cuidado, pensando que você não arcará com os riscos. Portanto, o aluguel de sucesso obedece a três regrinhas:

  • é utilizado onde é realmente necessário;
  • é manuseado por quem realmente sabe;
  • é utilizado exatamente no tempo em que é empregado.

Além disso, outro cuidado importante é o planejamento orçamentário. Os andaimes de qualidade são estruturas complexas e, por isso, têm um custo um pouco elevado. Então, você precisa otimizar seu orçamento para saber por quanto tempo você pode pagar e qual é o impacto desse aluguel no custo do seu produto final.

Por fim, vale a pena olhar se a empresa oferece um seguro concomitante ao aluguel. Com isso, você evita despesas inesperadas em casos de acidentes, roubo ou deterioração.

3. Saiba o que perguntar para o locador

Antes de fechar qualquer negócio, é importante fazer algumas perguntas para o seu locador. Afinal, isso é importante para você fazer uma escolha correta e ainda garantir um bom resultado. No caso dos andaimes, algumas perguntas interessantes são:

  • O locador indica alguém para a montagem?
  • Quais o acessórios necessários para meu tipo de serviço?
  • Qual o modelo de andaime mais adequado para meu tipo de trabalho?
  • Quais são os custos de mobilização e desmobilização?
  • Qual é a manutenção necessária do equipamento durante o período de locação?
  • Há alguma taxa extra?

Quando você quiser alugar um produto de alta qualidade, que valha o seu tempo, dinheiro e energia, então você precisa escolher a melhor empresa de locação de equipamentos para obras. Certifique-se de aplicar essas dicas que podem ajudá-lo a encontrar o caminho correto, cobrir suas necessidades e lhe salvar de experiências estressantes ao alugar seus equipamentos para obras.

4. Registre toda a movimentação relacionada ao andaime alugado

Você não pode confiar somente em sua memória para saber tudo o que se passa com o equipamento alugado. No final da obra, é muito comum que peças sejam perdidas, andaimes de diferentes locadoras se misturam e caso a organização não esteja bem feita, custos não previstos podem surgir. Para evitar futuros problemas judiciais, anote tudo: o momento em que o equipamento chegou à sua empresa, quando ele foi montado, por quais manutenções ele passou, quais funcionários o utilizaram, a hora e o dia da entrega para o locatário, etc.

Dessa forma, você constrói uma documentação que pode ser uma prova útil diante de algum litígio. Tome todos os cuidados que listamos acima na sua obra para garantir a segurança na utilização dos andaimes.

Conclusão

A Equiloc aluga painéis metálicos de altíssima qualidade para que você possa montar o seu andaime. Para nos manter focados no que sabemos fazer de melhor, não disponibilizamos a montagem desses equipamentos, mas, se desejar, indicamos empresas confiáveis para fazer seu projeto de montagem e executá-lo com bastante zelo.

Não arrisque o bom andamento de sua obra, alugue seus andaimes com a Locadora Equiloc. Mantemos nossos equipamentos sempre atualizados e com revisões periódicas para que você tenha total segurança. Acesse agora nosso site e peça um orçamento.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.