Equiloc

Iluminação natural residencial: veja 5 formas de implementar

Iluminação natural residencial: veja 5 formas de implementar

O conceito de sustentabilidade tem surgido em diversos projetos de construção ou de reforma de imóveis. Soluções inteligentes, que permitam um bom aproveitamento dos recursos, fazem com que a relação entre construção civil e meio ambiente fique mais equilibrada. Prova disso está na valorização cada vez maior da iluminação natural residencial.

Você conhece todos os benefícios dessa prática? Mais do que agregar um diferencial aos empreendimentos, a presença da luz solar gera vantagens que são facilmente percebidas no dia a dia dos moradores. Fique conosco para entender a importância dessa energia e saber como usá-la a seu favor!

Como aproveitar a luz natural no imóvel?

Existem várias formas de fazer isso em casas térreas ou em apartamentos. O ideal é incluir as estratégias no projeto inicial da construção, mas nada impede que edifícios prontos recebam algumas adaptações.

Confira 5 excelentes ideias para implementar a iluminação natural em um imóvel.

1. Planejar a posição das aberturas

É fácil perceber que o número de portas e janelas determina a intensidade da luz que chega aos cômodos internos. O que muita gente esquece é que a posição dessas aberturas também interfere na quantidade de horas que os raios solares permanecerão dentro dos recintos.

Por isso, ao construir ou reformar um ambiente, observe a trajetória do sol na região onde o imóvel está situado. O ideal é instalar as principais aberturas nas fachadas que têm maior incidência de luz natural — no hemisfério sul, por exemplo, as paredes voltadas para a face norte são as que mais recebem insolação ao longo do dia.

2. Alterar a disposição dos móveis

Essa é uma mudança simples que pode fazer toda a diferença na quantidade de luz que chega aos ambientes. Afinal, nem sempre percebemos que a presença de um elemento volumoso pode estar bloqueando a entrada do sol na residência.

Em todo caso, procure observar a disposição da mobília em cada cômodo para se certificar de que o layout escolhido é o mais adequado. Se perceber armários altos ao lado das janelas ou próximos de uma porta, por exemplo, afaste-os alguns centímetros.

3. Decorar o imóvel com cores claras

Tons suaves como bege, cinza-claro e branco refletem melhor a luz, seja natural, seja artificial. Por isso, devem ser suas escolhas na hora de pintar paredes, revestir pisos ou cobrir forros com diferentes acabamentos.

Quando aplicadas nas principais superfícies, as cores claras são capazes de potencializar a iluminação natural residencial. Combinadas com espelhos, que refletem o brilho do sol, fazem com que a claridade chegue a diferentes espaços da casa, gerando sensação de amplitude. 

4. Utilizar elementos de vidro

A transparência se torna uma ótima aliada quando o assunto é tirar proveito da luz natural. Ela pode ser obtida por meio de materiais como o acrílico e o vidro. Este tem muitas aplicações, podendo ser empregado nas janelas, nas portas, no guarda-corpo de uma varanda/sacada e até nas divisórias internas.

Em algumas partes das paredes, é possível fazer o fechamento com tijolo de vidro. O material permite a passagem da claridade de fora para dentro, fazendo com que tudo pareça mais amplo e iluminado. Outra alternativa é fazer a delimitação de um jardim de inverno com folhas de vidro que vão do piso ao teto.

Para quem deseja obter iluminação zenital (que vem de cima), vale verificar a possibilidade de abrir partes do teto e, nesses espaços, colocar domos e sheds. São como rasgos cobertos com vidro ou com chapas de policarbonato e permitem a entrada da luz solar.

5. Instalar recursos funcionais

Muitos elementos que compõem uma residência podem ter funções diversas. Painéis vazados e paredes de cobogós, por exemplo, embelezam ambientes enquanto facilitam a entrada da luz. Por isso, são ótimos recursos para adotar na hora de compor divisórias.

Outras soluções podem facilitar o controle da claridade em casa. Bons exemplos são os brises, dispositivos arquitetônicos que permitem regular a intensidade da luz que chega a um recinto. As chamadas bandejas ou prateleiras de luz atuam de forma semelhante. Instaladas na parte interna ou externa, recebem os raios solares e direcionam os feixes para pontos específicos do ambiente.

Como complemento de todos esses recursos, você pode adotar cortinas com pouca espessura. Se forem modelos leves e trabalhados com cores claras, permitirão a passagem da luz de maneira discreta.

Por que valorizar a iluminação natural residencial?

A luz solar é uma energia abundante em países tropicais. Logo, pode ser facilmente obtida e desfrutada em várias regiões brasileiras. Deixar que entre nas residências e ilumine diversas áreas pode trazer inúmeros benefícios.

Confira, a seguir, bons motivos para valorizar a iluminação natural.

Reduzir despesas

Ter luz solar abundante é uma ótima maneira de reduzir o consumo de energia elétrica. Afinal, com claridade suficiente vinda de fora, você não precisa manter lâmpadas acesas ao longo do dia. O resultado é uma redução considerável nas despesas com a conta de luz, o que garante economia para toda a família.

Preservar recursos

Aproveitar o melhor de cada fonte energética e eliminar desperdícios são ações básicas para elaborar um projeto sustentável. Assim, ao fazer uso da luz natural, você contribui para a preservação de recursos.

A energia obtida por meio de usinas hidrelétricas, por exemplo, resulta de um processo que impacta o ecossistema e diferentes formas de vida (espécies da fauna e da flora, comunidades ribeirinhas e pescadores). Reduzir seu uso ou substituí-la pela energia solar representa uma atitude consciente que beneficia o homem e a natureza.

Manter a casa saudável

Como se não bastasse o benefício da economia, a presença da luz natural também ajuda a manter o lar mais saudável. Isso porque cria uma atmosfera agradável e acolhedora, aumentando o bem-estar dos moradores.

A saúde das pessoas também é afetada positivamente, já que os raios solares ativam a produção da vitamina D no corpo humano. Esse nutriente melhora a absorção do cálcio e fortalece os ossos, além de liberar hormônios responsáveis pela sensação de felicidade.

Obter conforto visual

Melhorar a estética dos cômodos é outro bom motivo para derrubar algumas paredes e deixar o sol entrar. Isso porque a claridade natural deixa tudo mais bonito e aconchegante aos olhos de quem observa um recinto bem iluminado.

O efeito de lugar amplo, arejado e saudável valoriza o imóvel, tornando-o mais atrativo para potenciais compradores. Esse pode ser um ponto a favor caso você precise colocá-lo à venda em algum momento.

Embora pareçam óbvias, as vantagens da iluminação natural residencial podem passar despercebidas para muitas pessoas. É importante que você tenha todas em mente sempre que for planejar uma obra de reforma ou de construção, de modo que possa reduzir cada vez mais o uso da luz artificial em sua casa.

As informações deste artigo ajudaram você? Aproveite e assine a nossa newsletter para acessar outros conteúdos do blog.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.