Equiloc

Instalação de ar-condicionado: prepare o imóvel para recebê-lo

gerenciamento de obras homens dando aperto de mãos

As reformas são realizadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas em suas casas. Seja para ampliar cômodos, mudar paredes de lugar ou instalar novos aparelhos, elas devem ser planejadas e executadas de acordo com os seus desejos e as tendências do mercado da engenharia civil.

O ar-condicionado já é um item bastante utilizado hoje em dia. Ele tem a função de regular a temperatura, a umidade e a ventilação do ar nos ambientes internos de uma residência. Com o passar dos anos novas tecnologias surgiram, permitindo o uso de aparelhos mais simples e eficientes.

Entretanto, é preciso respeitar certas regras e determinações para realizar a instalação de ar-condicionado. Algumas pessoas não as conhecem e acabam tomando atitudes equivocadas e que atrapalham o desempenho desses aparelhos.

Portanto, neste post, você vai aprender como deve ser feita a preparação do imóvel para a instalação de ar-condicionado. Citamos critérios importantes e que devem ser levados em consideração em suas decisões. Confira a seguir.

Características do sistema

O sistema de ar-condicionado é composto por duas partes: uma interna e outra externa ao ambiente. A primeira é responsável pela condensação do ar. Dessa forma, há produção de água que deve ser escoada de maneira correta por um dreno. Ela também é chamada de unidade evaporadora, pois permite a entrada e saída de ar. Já a segunda, tem uma condensadora que realiza o tratamento do ar.

Esse modelo tem o nome de ar-condicionado split e apresenta grandes vantagens para seus usuários. Uma delas é a comodidade para controlar a temperatura dos ambientes, bastando utilizar apenas um controle remoto. Com uma instalação prática e rápida, ele é uma das modalidades mais utilizadas no mercado.

Entretanto, é necessário ter muita atenção antes de instalá-lo. A distância entre as unidades não pode exceder 30 metros, o que pode comprometer o uso dessa solução em determinadas situações.

Desse modo, a escolha de sua localização é uma etapa a ser pensada com cuidado e atenção. O aparelho de saída de ar deve ser ligado por tubos e fio até a outra parte do sistema. Quanto menor for a distância percorrida, menor será o custo com materiais e mão de obra. Veja, abaixo, a composição dessa infraestrutura:

  • tubos em alumínio ou cobre, chamadas de tubulação frigorífica, que devem ser dimensionados de acordo com as cargas térmicas do sistema;
  • tubulação elétrica que alimenta os aparelhos;
  • tubos em PVC que têm a função de drenar a água, direcionando-a para a rede pluvial da residência.

Essas tubulações podem ser executadas juntamente com as instalações hidráulicas, sendo posicionadas dentro das paredes prontas. Caso as alterações da reforma não exijam a construção de novos cômodos ou ambientes, será necessário quebrar as paredes ou pisos ou embuti-las no forro.

Recomendações para instalação de ar-condicionado

Todos esses elementos não podem interferir nas instalações elétricas e hidráulicas. Caso a residência seja construída em alvenaria estrutural, as tubulações devem ser deixadas aparentes. Outra dica importante está relacionada ao posicionamento da evaporadora.

Ela não deve ser colocada em um lugar com grande incidência de raios solares e nem muito próxima de aparelhos elétricos que podem ser danificados com a saída de água. Lembre-se também de deixar 15 cm entre o teto esse aparelho para facilitar os processos de limpeza, manutenção e troca de filtros.

Antes de tomar qualquer atitude, faça uma pesquisa de mercado e encontre uma empresa ou um profissional especializado no assunto e descubra uma solução adequada às suas necessidades.

Como você pode perceber, uma reforma deve ser muito bem planejada. Qualquer deslize pode colocar em risco o cumprimento dos prazos e a redução de despesas. Por isso, você deve estar preparado para superar problemas e utilizar técnicas eficientes

Agora que você já conhece as melhores práticas para a instalação de ar-condicionado, siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades da construção civil e seus equipamentos: Facebook e Linkedin!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.