Equiloc

Lixadeira Angular: Melhores marcas, preços e onde alugar

terraplanagem obra

Você provavelmente já deve conhecer a lixadeira angular, que é uma lixadeira manual de acionamento elétrico ou pneumático. Um disco de corte ou de lixamento fixo nela gira em alta rotação, quando comparado a outras ferramentas.

Atualmente, as lixadeiras angulares fazem parte de quase todas as empresas e oficinas particulares. E é possível encontrá-las em várias versões, para as mais diversas aplicações.

No texto de hoje, vamos falar um pouquinho mais sobre a utilidade lixadeira angular, os preços, que variam de acordo com a marca, e onde você pode alugar este equipamento. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O quê é a lixadeira angular?

lixadeira angular braço

Muito utilizada em diversos tipos de obra, a lixadeira angular é o equipamento perfeito para tratar superfícies abauladas de forma circular, ou seja, materiais que se inclinam produzindo lados côncavos e/ou convexos.

É uma lixadeira específica para desbaste, não apresentando o mesmo desempenho para trabalhos em acabamento. O seu funcionamento se dá através de discos de lixa, produtos de alta resistência e durabilidade.

Normalmente, a lixadeira angular possui um motor potente para tratar desde a madeira ao aço com agilidade e rapidez, necessitando que o operador faça pouco esforço físico. Inclusive, esta é uma das suas principais vantagens, pois por ser leve e fabricado em um design ergonômico, a máquina traz conforto para quem a maneja por muitas horas seguidas, contribuindo ainda mais para o resultado desejado do projeto.

Uma ótima dica para garantir uma maior vida útil ao produto, é acionar o gatilho que faz o disco girar apenas no momento em que equipamento estiver bem firme sobre a base a ser trabalhada. Do contrário, se você levar a lixadeira ligada de encontro ao objeto, corre o risco de fazer um desbaste desigual ao longo de sua extensão. Isso sem falar que é muito perigoso, pois você acaba ficando exposto de forma arriscada em relação ao disco que gira velozmente nessa situação.

Você também consegue melhorar o desempenho da máquina utilizando o disco adequado para tal superfície, bem como usar lubrificantes para evitar o ressecamento das peças e fazendo com que elas atinjam sua capacidade máxima de operação.

É importante ressaltar que todos os trabalhadores que atuam com a lixadeira angular devem utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados, entre eles óculos e luvas próprios.

Qual a diferença entre lixadeira e esmerilhadeira

lixadeira angular engenheiro

Muitas pessoas acabam confundindo o uso de uma lixadeira com o de uma esmerilhadeira. isso porque elas possuem funções e até mesmo o visual parecido.

Entretanto, ao conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, é possível perceber que elas têm utilidades diferentes. Veja abaixo quais são as principais diferenças entre essas duas máquinas.

Podemos dizer que a grande diferença entre a lixadeira e a esmerilhadeira está na rotação de cada máquina. Aliás, são elas que dão a potência para os equipamentos e tornam cada um deles ideal para materiais mais delicados ou mais pesados.

A esmerilhadeira é a que trabalha na maior rotação, que chega a mais de 11 mil RPM (rotações por minuto). Isso faz com que ela tenha uma potência bem grande, considerada perfeita para cortar peças metálicas mais pesadas, como aço e aço inox. Além disso, ela também pode ser utilizada para fazer desbaste de peças, que é o processo de afinar e desgastar até tirar totalmente as rebarbas, principalmente em peças soldadas.

E é justamente por conta dessa alta rotação que a esmerilhadeira não deve ser usada como lixadeira, pois pode acabar estragando totalmente peças mais finas, partir a lixa no meio e até mesmo provocar acidentes.

Em contrapartida, a lixadeira possui número de rotação mais baixa (em média 5.500 RPM) e, com o próprio nome diz, é uma ferramenta utilizada para lixar diversos materiais, como madeira, metal e plástico. No caso da lixadeira angular, apenas madeira.

Para quê serve a lixadeira angular?

lixadeira angular peao

A principal utilidade da lixadeira angular é para desbastamentos de madeira. A sua função é desgastar o material, por isso não é recomendada para dar acabamento.

Dependendo do trabalho que se deseja realizar, é possível usar lixas mais apropriadas, sendo elas finas ou grossas.

Lixadeira angular para madeira

Como vimos, a lixadeira angular é utilizada para desgastar diversos tipos de madeira.

Existem diversas opções no mercado, mas a lixadeira angular de 7 polegadas possui maior produtividade e é ideal para quando você precisa de um trabalho mais pesado de lixação, com desbaste maior. Ou seja, é perfeita para lixar madeiras maciças, que ainda vão receber uma camada de proteção, com verniz ou pintura.

Por outro lado, essa lixadeira não é indicada para o lixamento de madeiras que precisam de fino acabamento, pois o movimento circular da lixa pode deixar riscos na madeira.

A grande vantagem dessa ferramenta é que ela é muito leve, o que facilita o seu manuseio.

Vantagens da lixadeira angular

Podemos citar entre as principais vantagens da lixadeira angular:

  • Alta durabilidade;
  • Maior resistência ao calor;
  • Estrutura anti pó;
  • Engrenagens usinadas para maior potência, em alguns modelos.

Quantos watts tem uma lixadeira angular?

Muito utilizada no setor automotivo, industrial e em serralherias, a lixadeira angular possui discos usuais com diâmetros de 100 mm, 115 mm, 125 mm, 150 mm, 180 mm e 230 mm.

É possível encontrar lixadeira angular com diversos wats, desde 800 w até 2.200 w, como é o caso da Makita SA7021.

Quais os cuidados que devem ser tomados ao usar uma lixadeira angular?

lixadeira angular

Engana-se quem pensa que não é necessário nenhum tipo de cuidado para utilizar uma lixadeira angular.

Imagine um disco de 7 polegadas de diâmetro e que gira numa velocidade de 8.500 rpm, que é algo parecido com 288 Km/h. Quando esse disco se rompe, cada um dos seus pedaços sai numa direção diferente na mesma velocidade de rotação, cortando o que aparecer na frente.

Este é o motivo pelo qual se deve tomar uma série de cuidados antes e durante a operação de lixadeiras. Abaixo mostraremos algumas dicas de segurança no trabalho para lidar com essa máquina.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Os EPIs indicados para operadores de lixadeira angular são:

  • Protetor auricular: para proteger o aparelho auditivo contra o ruído proveniente do equipamento;
  • Óculos de segurança ou viseira: para evitar acidentes com partículas em projeção;
  • Avental de raspa: neste caso, pode ser avaliada a necessidade de utilização de tal EPI;
  • Máscara: para evitar a inalação de partículas pequenas.

Material frágil

Sabemos que o disco usado nos trabalho de desbaste ou corte é frágil e pode se quebrar. Por isso, evite batê-lo contra o solo ou deixá-lo em contato com umidade, pois isso pode fragilizar ainda mais esse equipamento, diminuindo muito sua vida útil.

Roupas

Evite usar roupas muito frouxas quando estiver usando a lixadeira angular, pois isso pode ser um agente causador de algum acidente.

Ferramentas

Use ferramentas apropriadas para colocar ou retirar os discos abrasivos do equipamento.

Uso do disco

Quanto ao uso do disco, é preciso estar atento a alguns pontos como:

  • Não usar força excessiva, pois o disco do equipamento não foi projetado para suportar o seu peso;
  • Se notar trepidação no momento do lixamento, procure averiguar o que pode estar errado;
  • Utilizar o disco específico para o trabalho a ser realizado, pois o uso de discos não compatíveis com o trabalho são um dos grandes causadores de acidentes com o equipamento.

Eletricidade

É importante estar atento a alguns pontos relacionados à eletricidade a fim de evitar acidentes. Entre eles podemos citar:

  • Não usar o equipamento se estiver com fios desencapados, pois há o risco de levar um choque quando estiver lixando algo, perder a consciência e acabar se cortando sem perceber.
  • Não usar o equipamento sem o plugue da tomada elétrica.  Essa simples atitude evita o risco de choque.
  • Manter o cabo de alimentação a uma distância segura do equipamento.

Desligando e guardando

Quando finalizar o trabalho com uma lixadeira angular, é importante esperar um pouco até que o disco pare de girar completamente para, então, só depois guardar o equipamento.

Outro ponto que deve ser levado em conta é como você vai guardar a lixadeira. O ideal é que ela seja colocada em um lugar adequado e que fique com o disco virado para cima.

Treinamento

É fundamental que a lixadeira angular seja operada por pessoas treinadas para tal função, a fim de evitar qualquer tipo de acidente. Portanto, nunca permita que pessoas não treinadas operem o equipamento.

Dicas gerais

Agora vamos falar um pouco mais sobre algumas dicas gerais que envolvem o uso da lixadeira angular.

  • Evite aglomeração de pessoas no local em que estiver funcionando uma lixadeira angular. Isso porque o equipamento pode projetar partículas a longas distâncias. Portanto, somente mantenha no local de trabalho aqueles cuja permanência for inevitável e forneça EPIs a todas elas.
  • Nunca, em hipótese alguma, toque na parte em rotação.
  • Não pressione o disco lateralmente, pois ele não foi projetado para isso.
  • Mantenha o local de trabalho sempre organizado, pois a bagunça e a desordem pode ser uma causadora de acidente.

Agora que você já sabe quais os cuidados devem ser tomados ao utilizar uma lixadeira angular, não se esqueça de segui-los à risca para evitar acidentes durante a operação.

Quais as principais marcas de lixadeira angular?

Vamos conhecer agora as principais marcas de lixadeira angular disponíveis no mercado. Confira qual a mais adequada para o seu perfil.

Lixadeira angular DeWALT

A lixadeira angular 7” (180 MM) da DeWALT é robusta e durável, e possui motor protegido contra abrasão e engrenagens usinadas. A sua caixa de engrenagem é reforçada em alumínio, com encaixes para a empunhadura lateral em ambos os lados. Também possui interruptor de gatilho com trava para uso contínuo.

Lixadeira angular vonder

A lixadeira angular vonder 7″ é indicada para lixamentos em geral. Ela pesa apenas 3,5 kg, conferindo praticidade e conforto ao operador. Possui punho auxiliar com 3 posições de ajuste, facilitando o manuseio da máquina, botão de trava do eixo, botão de trava do interruptor e motor com dupla isolação, garantindo maior segurança e praticidade durante o uso.

Lixadeira angular makita sa7000

A lixadeira angular de 7″ da makita possui motor potente de 1.400W com alta resistência ao calor, para proteger do sobreaquecimento. Conta com cabeçote protetor de plástico que facilita o polimento, escovas de carvão auto-desligantes e gatilho largo para facilitar a operação da ferramenta.

Qual o preço de uma lixadeira angular e onde alugar?

lixadeira angular tábua

O preço de uma lixadeira angular pode variar de acordo com a marca e também a sua potência. De modo geral, podemos dizer que o valor varia entre R$ 500,00 a R$ 800,00.

Apesar de não ter um preço muito elevado, você pode optar por alugar a lixadeira angular, pois assim evita transtornos com manutenção ou troca de peças.

Aluguel de lixadeira angular na grande BH: Locadora Equiloc

Aluguel de lixadeira angular na grande BH é com a Equiloc. isso porque oferecemos um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil, além presentear os nossos clientes com o máximo em comodidade para realizar suas locações.

Todos os nossos equipamentos estão sempre atualizados para garantir a melhor qualidade e durabilidade, além de serem revisados antes de cada entrega para certificar que estão em perfeitas condições.

Também possuímos um time de atendimento altamente qualificado, eficiente e ágil para encontrar o que você precisa ou solucionar dúvidas.

E, para garantir maior agilidade em nossa logística, disponibilizamos uma frota exclusiva e motoristas à disposição para os serviços de entrega, coleta e manutenção em nossos equipamentos.

Conclusão

Já sabemos que a lixadeira angular é uma grande aliada daqueles que necessitam fazer desbastamentos de madeira, ou seja, desgastar o material para depois serem finalizados com verniz ou uma pintura. Entretanto, é preciso frisar que este equipamento não é recomendado para dar acabamento.

Uma vez definido qual o trabalho a ser realizado, é fundamental escolher o disco mais adequado, a fim de evitar danos à superfície.

Outro ponto importante é tomar os cuidados necessários a fim de evitar acidentes não somente com quem está operando a lixadeira angular, mas também para os profissionais que estão no mesmo ambiente.

Também é importante ressaltar que para conquistar o resultado desejado é imprescindível optar por um equipamento de qualidade. E isso você encontra na Equiloc.

Com um preço acessível você pode alugar uma lixadeira angular para realizar o seu trabalho, sem precisar se preocupar com os gastos de transporte e manutenção.

Quer saber mais sobre isso? Então entre em contato conosco agora mesmo e faça um orçamento sem compromisso!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.