Equiloc

Locação de equipamentos para construção civil: Vantagens e como funciona

Locação de equipamentos para construção civil em Betim e Contagem

A locação de equipamentos para a construção civil é uma constante.

Isso porque vários seguimentos da engenharia, independentemente de suas características ou do seu porte, necessita de máquinas ou ferramentas para o desempenho de suas funções e serviços, já que elas otimizam o trabalho dos funcionários.

Nesse caso, a locação de maquinário para construção civil é muito útil e pode ajudar a progredir a sua empresa de muitas formas, já que proporciona uma economia de tempo e dinheiro com qualidade de serviço. 

Em um canteiro de obras, por exemplo, um ponto muito importante é a sua organização. Mas como mantê-la? A locação de maquinário pesado pode ser o seu primeiro passo, pois além de manter o lugar ordenado, também é responsável por manter a produtividade durante toda a rotina de trabalho. 

No artigo que preparamos para você, explicaremos mais vantagens de comprar ou alugar máquinas, como esse processo funciona, o que você precisa saber durante o estabelecimento de um contrato de locação e muito mais. 

Neste texto você vai saber: 

  • O que é e como funciona a locação de equipamentos para construção civil?
  • O que levar em conta na hora de planejar a locação dos equipamentos?
  • Qual é a legislação e contrato de locação de equipamentos? 
  • Artigos 565 e 566 do Código Civil
  • Quais são as vantagens da locação de equipamentos na construção civil? 

O que é e como funciona a locação de equipamentos para construção civil?

Locação de equipamentos para construção civil: Vantagens e como funciona

A locação de máquinas para construção civil é uma solução usada pelas empresas que pretendem economizar e procuram diversidade, segurança e rapidez em seus serviços de forma geral, além de ser uma boa ajudante na hora de realizar a gestão do canteiro. 

Todo o processo de aluguel de equipamentos para a construção civil funciona de maneira muito prática: consiste na procura de uma empresa que realiza este procedimento e, depois de achá-la, no estabelecimento de um contrato pelo tempo acordado por ambas as empresas. 

Neste contrato devem estar explícitos os direitos e deveres tanto da empresa locadora quanto do locatário, de forma que nenhuma irregularidade ocorra no processo de locação de maquinário na construção civil.

Quem realiza essa procura geralmente são os responsáveis pela obra, já que eles sabem todos os equipamentos e demandas necessárias para cada uma das etapas da construção e também para as funções realizadas no canteiro de obras. 

Geralmente, a própria companhia que é dona dos dispositivos faz a sua entrega e retirada em dia e horários combinados e pré-estabelecidos. Apesar disso, é necessário encontrar uma empresa de locação de ferramentas bastante confiável para realizar todo esse processo mencionado com confiança e responsabilidade. 

Locação de equipamentos: o que levar em conta na hora de planejar

Locação de equipamento para construção civil checklist

Para realizar a locação dos equipamentos da forma correta, deve-se levar em conta alguns pontos fundamentais, sem os quais imprevistos podem ocorrer. Veja a seguir quais são eles:

Saber quais equipamentos são necessários, assim como suas quantidades, ou seja, calcular a locação de máquinas

É claro que as máquinas vão variar muito de acordo com o que a sua empresa precisa, mas elas são, basicamente, divididas em duas categorias: pouco usadas e muito caras. Veja mais sobre isso a seguir:

  • Máquinas muito caras: Mesmo que uma ferramenta seja bastante utilizada durante a construção, se ela custar muito caro, é mais vantajoso continuar alugando-a, apesar de ser também necessário um planejamento para comprá-la no futuro. 
  • Máquinas pouco usadas: As máquinas pouco usadas são aquelas que são quase nunca requisitadas. Por exemplo, se a obra precisar de um serviço específico, o mais recomendado é alugar o equipamento necessário, e não comprá-lo.

Apesar dessa divisão, existem alguns equipamentos mais comuns para serem alugados e utilizados na construção civil. São eles: 

  • A retroescavadeira, que realiza transporte de materiais de construção mais leves, auxilia em escavações, pequenas demolições, nivelamento, paisagismo, dentre outros trabalhos. 
  • O rolo compactador, muito útil para comprimir e diminuir os resíduos existentes em um canteiro de obras, deixar espaços planos e ajudar no caso de aterros e fundações. 
  •  As plataformas elevatórias, que são uma boa escolha para o caso de mais estabilidade no terreno, alcançar um terreno mais estável, rebocar a parte externa da construção e realizar pinturas e manutenções. 
  • A pá carregadeira, que transporta materiais, escava e faz demolições e nivelações no solo. 
  • O trator ou máquina esteira, um equipamento de muitas utilidades incluindo empilhamento, limpeza final e terraplanagem. 

Quanto às quantidades, é necessário ficar atento ao que será usado e mantido no canteiro ao mesmo tempo ou em dois canteiros simultaneamente. 

Também é muito importante fazer um planejamento da duração do projeto e fazer uma pesquisa de que equipamentos comprar e quais é mais vantajoso realizar uma locação. 

Pesquisar empresas fornecedoras  

Antes de realizar o seu aluguel, pesquise e escolha bem a companhia com a qual fará todo o processo. Quando estiver fazendo essa análise, busque referências e veja se ela oferece todo o suporte técnico necessário, montagem e a manutenção dos equipamentos.

Dê prioridade a empresas próximas a área da obra, avaliando a localização do locador na pesquisa por máquinas e equipamentos. Isso porque a proximidade facilita muito a entrega e a devolução dos aparatos. 

Na hora de realizar o processo de locação, também é muito importante ficar atento, analisando o uso da máquina durante todos os processos da obra no que diz respeito ao seu funcionamento regular e sua entrega correta.  

Verificar a qualidade dos equipamentos 

Todas as máquinas, antes de serem alugadas, precisam ser revisadas e é preciso confirmar se a manutenção delas está em dia. Para isso, é recomendado ter conhecimento técnico sobre os equipamentos, principalmente no caso do gestor de obras ou o responsável por ela.

Comparar preços e condições

Principalmente nos tempos de pós-pandemia nos quais vivemos, em que a economia apresenta estabilidade, é preciso procurar equipamentos de qualidade pelo melhor preço. Uma das muitas vantagens do aluguel de máquinas é garantir que a sua empresa trabalhe com equipamentos sempre novos e atualizados por um custo acessível.

Qual é a legislação e contrato de locação de equipamentos? 

No desenvolvimento de um contrato de locação de equipamentos, todos os detalhes devem ser incluídos, pois apenas dessa forma será possível defender-se no caso de situações incômodas ou imprevistos que possam acontecer. 

Dessa forma, assim como acontece no caso de qualquer outra locação, o aluguel de equipamentos acontece com base em uma série de acordos que devem ser seguidos pelos dois lados, pois determina relações entre a locadora e o locatário. 

Artigos 566 e 569 do Código civil

De acordo com o artigo 566 do Código Civil, cabe à companhia locadora: 

  • Entregar o equipamento ao locatário, com todos os acessórios pertencentes a ele em bom estado. 
  • Garantir que o uso do equipamento seja feito de forma pacífica, durante todo o tempo de contrato firmado, não sendo possível a devolução antes do final do prazo estabelecido. 

Por outro lado, é dever do locatário, de acordo com o artigo 569 do Código Civil:

  • Utilizar o equipamento para o fim a ele destinado, conforme a sua natureza e circunstâncias. 
  • Zelar pela integridade da máquina.
  • Pagar o aluguel no prazo pré-estabelecido. 
  • Informar ao locador sobre a turbação de terceiros. 
  • Devolver o bem nas condições pré-estabelecidas, ao fim do contrato, salvo os desgastes naturais causados pelo uso. 
  • Devolver o equipamento apenas ao término do contrato, salvo se o aluguel proporcional seja pago, assim como o valor da multa prevista nesse caso. 

O que é e como fazer um contrato de locação de equipamentos para a construção civil

O contrato que se estabelece para a locação de maquinário destinado à construção civil coleta dados específicos do locatário e deixa todas as cláusulas, assim como seus direitos, deveres e penalidades bem claros.

Ele é, basicamente, um documento gerado no momento em que a empresa locadora transfere o direito de uso de um equipamento ao locador. Nele, pode haver ou não prazos determinados e também é nesta apólice que consta o valor previamente combinado durante a negociação. 

Locação de equipamento para construção civil contrato

Para fazer um contrato de locação de máquinas para a construção civil deve-se acrescentar as seguintes informações:

  • Os nomes do locatário e do locador.
  • A descrição dos equipamentos e das máquinas. 
  • O preço pré-estabelecido.
  • O prazo para a entrega. 
  • As hipóteses de rescisão e prorrogação do contrato. 
  • Penalidades.
  • O pagamento.
  • A locação de maquinário com o operador.  

A nota fiscal de locação de equipamentos

A nota fiscal deve sempre ser emitida após a transição do produto ser concluída, já que o objetivo dela é comprovar ou documentar a prestação de serviços de modo adequado, além de também ser responsável pelo recolhimento de impostos. 

Antes de emitir a nota de locação de equipamentos, é importante saber que, neste caso, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) não incidirá sobre o processo, desde que o bem material volte para onde ele saiu. Portanto, este documento serve apenas para comprovações formais. 

Então, para emitir a nota fiscal de locação de equipamentos, deve também estar no documento:

  • A natureza da operação a ser feita. No caso, “remessa em locação”;
  • CFOP: 5.949 ou 6.949, que depende do caso;
  • Nas “informações complementares”, deve constar: “Não-incidência do ICMS conforme art. 7º, IX, do RICMS/00, aprovado pelo Decreto nº 45.490/00”.

No caso da empresa locadora, poderá ser emitida uma nota fiscal de remessa, com o objetivo de acompanhar a trajetória do produto até a sua chegada ao destino. 

Vistoria de recebimento e vistoria de devolução

Tanto ao receber quanto ao devolver uma máquina durante uma locação, o equipamento deve receber uma vistoria, onde conste que ele veio com todos os seus acessórios, bem como se ele está funcionando corretamente, bem como foi acordado no contrato pré-estabelecido. 

Quais são as vantagens da locação de equipamentos na construção civil? 

Entenda as vantagens da locação de equipamentos para sua obra

Geralmente as empresas optam por alugar equipamentos na construção civil ao invés de comprá-los. Mas por que isso acontece? Veja a seguir.

  • Redução de gastos

Essa questão da economia fica com certeza entre as primeiras vantagens vistas pelos empreendedores ao cogitar a locação de ferramentas para a obra. Isso porque ele pode ter acesso a diversos tipos de máquina sem ter um custo maior do que o já previsto no caixa. 

Sendo assim, o aluguel se apresenta como uma forma muito eficiente de reduzir gastos principalmente pelo valor fixo mensal ser menor do que seria no caso da compra definitiva do maquinário. Isso sem contar a possível depreciação do material que por vezes acontece no caso de compras. 

Além disso, a locação é um investimento sem desperdícios no sentido de que a construção só terá o maquinário necessário para o momento, o que, além de auxiliar na organização do canteiro, também contribui para a redução de gastos. 

Ainda nesse quesito, o investimento só será direcionado para o que for estritamente preciso, preservando assim o fluxo do caixa. A locação pode ser muito útil nesse caso porque você pode prever os gastos sem que eles ultrapassem um valor fixo no fim da obra. 

  • A possibilidade de ter sempre equipamentos atualizados e diversificados

As tecnologias estão sempre mudando e evoluindo, com novas atualizações a todo momento. Considerando esse fato, a locação de maquinário na construção civil é uma das maneiras mais convenientes de trabalhar sempre com materiais novos e atualizados por um preço bem mais acessível. 

Durante a negociação da locação de máquinas, é possível reajustar e também programar o aluguel e o tipo do maquinário de acordo com a sua demanda por tecnologia diversificada. Dessa forma, a qualidade é garantida com ferramentas de alto nível. 

  • Otimização da logística e armazenamento  

A eventual compra do maquinário pode se tornar um problema quando se trata de armazená-lo, já que esse tipo de material demanda um grande espaço físico e outros custos sem o seu devido retorno. Com a locação, esse problema é eliminado, já que basta devolver a peça e liberar espaço na sede quando não houver mais necessidade de usá-la.

Além disso, há o fato das empresas locadoras de equipamentos oferecerem produtos a pronta-entrega que evita uma espera desnecessária na chegada do produto e o eventual atraso da construção

  • Atuação rápida no suporte técnico

Sabemos que a logística de uma obra envolve muitos fatores, tais como:

  • Manter os equipamentos que não estão num canteiro de obras em um depósito seguro.
  • Transportar as máquinas de um local para outro do canteiro ou depósito a depender da necessidade de usá-las. 
  • Organizar o uso dos equipamentos em diferentes obras para evitar o desperdício.
  • Fazer a manutenção preventiva do maquinário regularmente, para não gerar desgastes e aumentar seu tempo de vida útil.

Se algum dos fatores descritos acima falhar, isso resultará em prejuízo para a companhia que está realizando a construção. Por isso, elas optam pelo aluguel, uma opção segura, visto os riscos que correm.

As empresas que oferecem aluguel de maquinário também incluem no contrato o oferecimento de assistência técnica no caso de necessidade. Então, com a manutenção dos equipamentos feita regularmente, há muito mais chances das máquinas funcionarem adequadamente, sem nenhum problema. 

Além disso, o serviço de manutenção feito pela própria empresa dispensa a contratação de uma equipe voltada apenas para suporte técnico. 

  • Crescimento na produtividade 

Como o maquinário está sempre disponível e atualizado para as diferentes demandas de trabalho, a produtividade dos colaboradores crescerá muito devido a essa facilidade, já que o desempenho crescente afetará a agilidade do cumprimento de tarefas. 

  • Deduções fiscais no imposto de renda 

Por fim, uma vantagem da locação de máquinas na construção civil que, por vezes, passa despercebida é a possibilidade do abate de certa quantia ao declarar ao declarar a contratação de empréstimo do maquinário no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ). 

Isso ocorre porque a locação de maquinário é considerada uma despesa mensal na qual é possível conseguir uma dedução fiscal. 

Faça a locação de equipamentos para a sua obra com a Equiloc

Com nossos serviços, você economiza tempo e dinheiro realizando um orçamento rápido e personalizado, 100% online e com o melhor custo-benefício, além de receber os equipamentos atualizados e de última geração solicitados em sua própria obra. 

Temos uma diversidade no maquinário que corresponde a todos os equipamentos necessários para as etapas da sua construção civil. Por isso, não tenha dúvidas: 

 Locação de maquinário em Betim e Contagem é com a Equiloc!

Conclusão

Existem diversas formas de economizar no que diz respeito à construção civil e a principal delas é justamente o planejamento, que envolve a análise e escolha da locação de ferramentas, por exemplo.

 Isso porque, além de facilitar o trabalho na obra e evitar atrasos, também possibilita que atualizações tecnológicas no maquinário sejam sempre feitas. Por meio da locação é que se pode ter uma otimização no armazenamento e na logística dos processos na construção sem contar vantagens como as deduções fiscais no imposto de renda. 

Tudo isso deixa claro que a locação do maquinário é bastante vantajosa e pode ser o passo que faltava para o seu planejamento: dê esse passo agora mesmo realizando a locação dos equipamentos com a Equiloc!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.